Sangue no esperma: causas e tratamentos

Um picolé derretendo, todo vermelho cor de sangue, representando o problema no esperma
BLOG OMENS / Sexualidade
logo da Omens
Escrito por

Caio Vega

Dr. João Arthur Brunhara Alves Barbosa
Revisado por

Dr. João Brunhara

CRMSP 161.642
Última atualização

30 de maio 2023

Um sêmen de coloração marrom ou avermelhada pode indicar a presença de sangue no esperma: chamamos esse fenômeno de hemospermia.

Embora esse sintoma pareça assustador, muitas vezes não se trata de um problema grave.

O esperma é composto de espermatozoides vindos do epidídimo e de fluidos produzidos pelas vesículas seminais, próstata e outras glândulas mucosas pequenas. A presença de sangue no esperma pode, portanto, ser um sinal de uma lesão nessas diferentes estruturas.

Causas de sangue no sêmen

Na maioria das vezes, a presença de sangue no esperma acontece de forma inadvertida, assim, sem que os médicos consigam explicar de imediato a causa. Nesses casos, o problema desaparece espontaneamente, dentro de alguns dias ou meses.

  • A causa mais comum que se conhece é a biópsia da próstata. O sangramento pode permanecer por várias semanas após a intervenção. O mesmo pode acontecer também após uma vasectomia.

As causas conhecidas menos comuns incluem, por exemplo:

Em casos muito raros, a presença de sangue no esperma é o resultado de tumores nas vesículas seminais e nos testículos.

Na África, na Índia ou em certas regiões do Oriente Médio, um verme parasita (Schistosoma haematobium) provoca, com frequência, infecções urinárias e a presença de sangue na urina ou no sêmen.

Às vezes, o sangue pode estar presente no esperma em virtude da tuberculose.

Hemospermia: causas e tratamento [Omenscast #50]

No episódio de Omenscast de número 50, o médico urologista João Brunhara vai abordar os tratamentos e as causas da hemospermia. A transcrição do áudio você poderá encontrar aqui.

Sangue no esperma: diagnóstico

Geralmente, a presença de sangue no esperma não é grave e não exige qualquer exame específico. Ainda assim, você deve consultar um médico caso surja algum destes sintomas mais preocupantes:

  • um sangramento que acontece várias vezes (a menos que você tenha feito recentemente uma biópsia da próstata);
  • inchaço nos testículos;
  • viagem a uma das regiões onde vivem os vermes parasitas de que falamos anteriormente;
  • perda de peso, febre, sintomas urinários, dores nos testículos ou no abdome inferior/períneo, ou qualquer outro sintoma associado.

Quando o homem apresenta algum desses sinais de alerta, é importante consultar um médico.

Após os 35 anos de idade, mesmo que não haja nenhum sintoma em particular, é necessário consultar um médico.

O que o médico vai fazer?

Com uma série de perguntas, o profissional vai identificar eventuais sintomas e vai conhecer o histórico médico do paciente. Geralmente, a avaliação clínica e o conhecimento do histórico médico são suficientes para explicar a presença de sangue no esperma.

O médico poderá, por exemplo, fazer as seguintes perguntas:

  • Faz quanto tempo que você observou a presença de sangue no sêmen?
  • Fez uma biópsia da próstata recentemente?
  • Houve a presença de sangue na urina ou teve dificuldade para urinar, ou notou algum corrimento no pênis (sinais de uma infecção urinária)?
  • Foi diagnosticado com uma doença da próstata, como a hiperplasia prostática benigna?

O médico irá examinar, então, os órgão genitais em busca de qualquer vermelhidão, inchaço ou sensibilidade exagerada. Além disso, pode ser necessário realizar um exame de toque retal para excluir a possibilidade de próstata aumentada.

Consulte um urologista ONLINE e inicie seu tratamento hoje

Marcar Teleconsulta Agora

Receba receita médica, remédios e encaminhamento para exames

Quais os exames e tratamentos?

Na maioria das vezes, principalmente em homens com menos de 35 anos de idade (ou em quem fez uma biópsia da próstata recentemente), a presença de sangue no esperma não é patológica e se resolve naturalmente.

Mesmo assim, pode ser necessário examinar a urina e o esperma para detectar qualquer infecção ou problema.

Mas, dependendo dos sintomas, da idade do paciente e do exame médico, outros exames podem ser realizados, especialmente se o médico suspeitar de câncer de próstata.

Quanto aos medicamentos, isso irá depender da causa, mas normalmente nenhum tratamento é necessário. Isso porque, nesses casos mais comuns, não encontramos nenhuma causa.

Doenças da próstata e efeitos na ereção [Vídeo]

As doenças da próstata têm uma relação (seja direta ou indireta) com a disfunção erétil e cada situação requer um tratamento diferente. Pode ser uma doença benigna ou um câncer de próstata, pode haver de uma forma ou de outra associações a problemas de ereção – e até mesmo problemas de ejaculação precoce, ejaculação retrógrada ou perda de libido. A relação pode se dar até por conta de medicamentos para hiperplasia da próstata.

Sangue no esperma: conclusão

Na maioria das vezes, não encontramos a causa da presença de sangue no sêmen. Portanto, um esperma marrom ou avermelhado não é um sinal de câncer ou disfunção sexual.

Deve-se realizar exames mais completos em homens com mais de 40 anos que tenham apresentado sintomas por mais de um mês.

Para os homens mais jovens, é necessária uma consulta em caso de sintomas incomuns:

  • um sangramento que persiste por mais de um mês (a menos que você tenha feito recentemente uma biópsia da próstata);
  • inchaço nos testículos;
  • perda de peso, febre, sintomas urinários, dores no saco escrotal ou no abdome inferior/períneo, ou sintomas associados;
  • ou visita a uma das regiões de que falamos no início do artigo.

Referências

Consulte online um médico ou psicólogo especializado em sexualidade

A Omens é uma plataforma de saúde dedicada à saúde sexual e mental, que reúne médicos urologistas, terapeutas sexuais e farmacêuticos com o objetivo de construir soluções seguras, de qualidade e acessíveis a todos.

Por isso, a plataforma permite que você consulte online médicos especialistas em temas sobre sexualidade, além de psicólogos sexólogos. As consultas online podem ser feitas por mensagens, pelo celular ou por videochamada, por exemplo, além de apresentar muitas outras vantagens:

  • Consulte um médico ou psicólogo especializado na área, que trata diariamente de problemas relacionados ao sexo.
  • Pague menos da metade do valor de uma consulta presencial com um urologista.
  • Agende uma consulta para o mesmo dia! (no Brasil, aliás, muitos pacientes têm de esperar vários meses até conseguir agendar uma consulta presencial com um urologista)
  • Peça pela plataforma os medicamentos necessários para o seu tratamento e, então, eles serão entregues discretamente na sua casa por uma farmácia certificada
  • Além disso, evite o desconforto ou a vergonha na sala de espera de um consultório ou em farmácias

16 comentário(s) sobre “Sangue no esperma: causas e tratamentos

  1. Yves says:

    Tenho sentido ardência ao ejacular há cerca de 20 dias, recentemente notei que saiu um pouco de sangue. O que seria?

  2. Rodrigo da Silva caetano says:

    Olá doutor tem 1 semana que começou a sair sangue no sêmen, mas agora tá ficando amarronsado, o que pode ser

  3. Luciano Rodrigues Andrade says:

    Bom dia estou com meu esperma saindo uma cor vermelha e isso acontece quando fico muito tempo sem ter relação sexual
    Quando me masturbo sai vermelho

  4. José willime de moura says:

    Quando eu faço relação sexual com minha esposa o esperma tá saído marrom e o meu testículos esquerdo doe frequentemente

  5. Claudinei andreoni says:

    Boa noite meu esperma sai com sangue percebi faz uns 20 dias ainda não fui a um médico tenho 52 anos estou tomando sevastatina Losartana e atenolol pode ser reação desses medicamento

    • Dr. João Brunhara says:

      Existem algumas causas de sangue no esperma como inflamações ou infecções nos testículos, epidídimos e vesícula seminal, além de todas que listamos no texto. Mas esses remédios em princípio não causam o problema que você relatou, Claudinei.

  6. Abner Franco says:

    Olá Dr, boa noite. Estou com esse problema de sangue no sêmen já de uns tempos, fui ao especialista aqui da minha cidade e ele pediu vários exames de sangue e de urina, pediu US da prostata, abdômen e da bolsa escrotal, porém segundo ele não deu nada. no diagnóstico das US da bolsa escrotal, deu hidrocele e trombose parcial do plexo pampiniforme. Então ele disse que era só um cisto e passou um remédio por nome Das…. mas continuo com o mesmo problema. Devo tomar outro medicamento? Se sim, qual? Agradeço a atenção!

    • Dr. João Brunhara says:

      Olá, Abner. Você precisa de uma avaliação médica para entender a causa e o tratamento do seu problema, a hematospermia. A trombose do plexo pampiniforme pode ser corrigida com cirurgia. A hidrocele também, mas dificilmente ela tem relação com o sangue no esperma. Já a trombose que você mencionou poderia sim ser um dos fatores. Quanto a medicamentos, não existem outros para iniciar para já pelo que você relata, mas ressalto que você precisaria de uma consulta médica.

  7. Wilson Batista de Oliveira says:

    Meu esperma está com cores marrom o quê faço, tenho 48 anos. O que faço para marcar uma consulta com um médico especialista

    • Dr. João Brunhara says:

      Você tem disponibilidade para se consultar online, Wilson? Porque, se sim, basta acessar o site da Omens e clicar em CONSULTAR. Então, você vai responder um questionário rápido e confidencial para o urologista ficar a par da sua dificuldade, aí você já pode agendar a teleconsulta: para a data que você quiser e da forma que você preferir (por telefone, vídeo, mensagens). As consultas custam a partir de R$ 69.

  8. Domingos silva says:

    Que tipo de medicamentos para tratar esperma marron faz algumas dor na costa
    Por favo mi indica un medicamento

Comentários não permitidos.

× Como posso te ajudar?