Como aumentar a testosterona naturalmente

homem forte sorrindo: a musculação ajuda a aumentar a testosterona naturalmente
BLOG OMENS / Sexualidade
logo da Omens
Escrito por

Seth Zanette

Dr. João Arthur Brunhara Alves Barbosa
Revisado por

Dr. João Brunhara

CRMSP 161.642
Última atualização

27 de fevereiro 2023

Já que a testosterona pode, sim, sentir interferências causadas pelo estilo de vida, é possível melhorar a produção hormonal de forma natural. No tutorial de hoje, a Omens te ensina passo a passo como aumentar a testosterona naturalmente:

Antes de começarmos


A testosterona é o hormônio responsável por manter a distribuição de gordura, a massa muscular, os pelos faciais e corporais, a produção de células vermelhas do sangue, a libido e a produção de esperma. É normal que durante o passar dos anos, os níveis de testosterona caiam (principalmente após os 40 anos de idade) e, com isso, alguns sintomas apareçam, como a falta de disposição, queda na libido, perda de massa muscular etc.

Para além da queda natural dos níveis da testosterona, existem outras condições médicas que podem levar a uma produção menor do hormônio. Nesses casos, o ideal é entender a causa do problema e tratá-lo com reposições adequadas, feitas com medicamentos prescritos.

O atendimento personalizado de um urologista pode te ajudar

Marcar Teleconsulta Agora

Consulte um médico ONLINE e comece com o tratamento já!

Mas, sem mais delongas, vamos à prática:

Passo 1: Implemente uma rotina de exercícios


Se você quer começar a aumentar seus níveis de testosterona naturalmente, o primeiro passo é modificar a sua rotina de exercícios. Isso porque existe uma associação entre uma maior gordura corporal e menores taxas de testosterona.

Pesquisas demonstraram que perder peso ajuda a aumentar a testosterona, além disso, a própria prática de atividade física aumenta os níveis de testosterona, mesmo em pessoas que já estão sem sobrepeso.

  • Comece estipulando uma rotina de exercícios de 30 minutos ao dia e aumente conforme o tempo;
  • Escolha principalmente treinos de resistência, como pular corda, ciclismo, corrida, yoga…

Passo 2: Melhore a alimentação


Nosso corpo é uma máquina complexa e a alimentação tem um papel fundamental em como ela funciona. Quando falamos em aumentar naturalmente as taxas de testosterona, o açúcar é um dos grandes vilões. Segundo um relatório emitido pela Sociedade de Endocrinologia, o açúcar (glucose) pode reduzir em até 25% os níveis de testosterona. Além disso, é importante lembrarmos que uma má alimentação pobre em nutrientes e feita de alimentos processados ajuda no ganho de peso. Outro vilão na hora de aumentar a testosterona naturalmente.

  • Comece cortando alimentos doces e o açúcar branco utilizado no dia a dia. Substitua por adoçantes naturais e deixe aos poucos de adoçar alimentos e bebidas;
    Prefira a ingestão de frutas cítricas e com pouca frutose, como limão, laranja, morangos…
  • Porcione adequadamente o prato. O ideal é que metade dele seja composto por algum tipo de salada e a outra metade seja divida em três: um terço para carboidratos, um terço para proteínas e um terço para grãos como feijão ou grão de bico;
  • Consuma alimentos ricos em zinco. Estudos sugerem que esse nutriente é essencial para regular as taxas de testosterona em homens saudáveis;
  • Evite consumir alimentos ultraprocessados e industrializados;
  • Evite ao máximo fast food;
  • Procure substituir carboidratos brancos por aqueles integrais.

Passo 3: Gerencie o estresse diário


Se submeter a estresse diário pode ter impactos negativos na saúde geral e reduzir a produção normal de testosterona. Além disso, como baixos níveis do hormônio podem levar a falta de ânimo e energia, isso pode gerar ainda mais estresse, tornando a situação toda um ciclo vicioso.

  • comece praticando uma caminhada ao ar livre, meditação ou yoga para relaxar;
  • procure diminuir as fontes de estresse diário;
  • por fim, para lidar com questões pessoais que possam colaborar para aumentar o estresse, terapia com um profissional psicólogo pode ajudar.

Passo 4: Implemente uma rotina de sono


Você sabia que com uma semana de sono mal dormido os níveis de testosterona podem diminuir bastante? Segundo este estudo do  Journal of the American Medical Association, a falta de uma boa noite de sono afeta gradualmente o hormônio masculino. O ideal é que uma pessoa adulta durma por volta de 9 horas a noite. Mas esse número pode variar de acordo com as necessidades de cada corpo. Experimente melhorar suas noites de sono e veja se os resultados são positivos.

Conclusão


Essas são formas naturais e caseiras de aumentar a testosterona. Porém, vale lembrar que elas serão efetivas principalmente para homens cis que precisam melhorar seus hábitos diários para alcançar uma melhor saúde.

Seguindo nossas dicas, você verá resultados a partir de alguns meses. Além de um aumento nos níveis hormonais, você também poderá sentir uma melhora na saúde geral do corpo.

É possível utilizar fitoterápicos para aumentar a testosterona? Sim, é possível, porém não é recomendável. Isso porque a maioria dos produtos não afetará tanto a produção do hormônio masculino quanto uma boa mudança de hábitos. Além disso, existe um grande risco no consumo de produtos não testados.  O preço médio dos fitoterápicos gira em torno de 60 a 80 reais. Caso escolha esse tipo de tratamento, é recomendado que consulte antes um médico urologista e avalie outras opções.


Consulte online um médico ou psicólogo especializado em sexualidade

Como marcar uma consulta na Omens?

A Omens é uma plataforma de saúde dedicada à saúde sexual e mental, que reúne médicos urologistas, terapeutas sexuais e farmacêuticos com o objetivo de construir soluções seguras, de qualidade e acessíveis a todos.

Por isso, a plataforma permite que você consulte online médicos especialistas em temas sobre sexualidade, além de psicólogos sexólogos. As consultas online podem ser feitas por mensagens, pelo celular ou por videochamada, por exemplo, além de apresentar muitas outras vantagens:

  • Consulte um médico ou psicólogo especializado na área, que trata diariamente de problemas relacionados ao sexo.
  • Pague menos da metade do valor de uma consulta presencial com um urologista.
  • Agende uma consulta para o mesmo dia! (no Brasil, aliás, muitos pacientes têm de esperar vários meses até conseguir agendar uma consulta presencial com um urologista)
  • Peça pela plataforma os medicamentos necessários para o seu tratamento e, então, eles serão entregues discretamente na sua casa por uma farmácia certificada
  • Além disso, evite o desconforto ou a vergonha na sala de espera de um consultório ou em farmácias

1 comentário(s) sobre “Como aumentar a testosterona naturalmente

  1. Antonio do Monte Santos says:

    Gostria de receber informações sobre saúde masculina, exercícios Kegel e outros relativos a melhora da ereção.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?