Inflamação na próstata: sintomas, causas e tratamentos

dois tomates cerejas grandes, de tamanho semelhante ao da próstata
BLOG OMENS / Sexualidade
logo da Omens
Escrito por

Seth Zanette

Dr. João Arthur Brunhara Alves Barbosa
Revisado por

Dr. João Brunhara

CRMSP 161.642
Última atualização

25 de agosto 2022

A inflamação na próstata, ou prostatite, é uma condição muito comum e que pode provocar uma série de sintomas desagradáveis. Assim, conhecer mais sobre o assunto pode ajudar a resolver os problemas mais rápido e melhorar sua qualidade de vida. 

Então, acompanhe a publicação da Omens e descubra o que é a prostatite, o que é bom para tratar a inflamação na próstata e muito mais!

O que é a inflamação na próstata?


A prostatite ou inflamação da próstata é, como o nome já diz, uma inflamação que pode acontecer múltiplas vezes ou de maneira única nessa glândula. Existem diversas causas para a prostatite, como veremos nos tópicos abaixo.

Essa é uma condição comum em pessoas que tenham algum fator de risco, como, por exemplo:

  • próstata aumentada, que acontece naturalmente em homens com mais de 50 anos;
  • prática do sexo anal sem proteção;
  • ter passado por alguma cirurgia ou biópsia na região da próstata.

Existe uma série de classificações para a prostatite. Primeiramente, vamos entender quando ela é considerada crônica ou quando é considerada aguda:

Prostatite crônica 

A prostatite crônica é a inflamação recorrente dos tecidos da próstata. Essa inflamação, portanto, pode estar associada a bactérias. Geralmente os sintomas na prostatite crônica são bem mais tênues.

No entanto, quando não há presença de bactérias nos exames de cultura realizados, a prostatite crônica é considerada síndrome da dor pélvica crônica.

Prostatite aguda

Já a prostatite aguda é um episódio súbito de inflamação da próstata, ou seja, os sintomas não acontecem de forma recorrente, mas em um caso isolado.

Nesse tipo de condição, os sintomas são mais fortes e limitantes, apesar de bem parecidos com os da prostatite crônica. Além disso, a cultura de bactérias precisa ser positiva.

Prostatite ou próstata inflamada [Omenscast #38]

No nosso 38º episódio do Omenscast, o médico urologista João Brunhara vai apresentar todos os detalhes da prostatite, ou seja, da próstata inflamada: sintomas, causas e remédios. A transcrição do áudio você poderá encontrar aqui.

Prostatite se transmite através do sexo?


A prostatite em si não é considerada uma IST, até porque ela pode ser causada por uma bactéria de infecção urinária comum. Porém, as infecções que podem estar causando a inflamação podem sim ser sexualmente transmissíveis, seja no caso de uma IST como Chlamydia ou gonorreia, seja uma bactéria fisiológica do canal anal que cause uma infecção após sexo anal desprotegido.

Portanto, recomendamos que, ao ser diagnosticado com essa condição, as relações sexuais sejam evitadas. Não só porque a infecção presente pode ser passada pelo sêmen, mas também porque a inflamação precisa ser tratada com repouso.

Além disso, a ejaculação durante a prostatite pode ser bastante dolorosa

Sintomas: os primeiros sinais de inflamação na próstata


Como já falamos anteriormente, os sintomas da inflamação na próstata podem ser mais fortes quando ela é aguda e mais leves na crônica. Apesar disso, os sintomas, quando aparecem, são bastante parecidos em ambos os casos:

  • ardência para urinar, 
  • vontade de ir ao banheiro toda hora, 
  • jato fraco, 
  • sangue na urina. 
  • febre, 
  • mal estar,
  • cansaço.

Ao sentir qualquer um desses sintomas, procure um médico urologista para consulta e realização de exames.

Consulte um urologista ONLINE e inicie seu tratamento hoje

Marcar Teleconsulta Agora

Receba receita médica, remédios e encaminhamento para exames

Como é a dor?

Existem alguns focos de dor que acontecem durante a prostatite:

  • dor ou ardência ao urinar;
  • dores pélvicas pela contração excessiva da próstata e dos músculos ao redor;
  • dor ao ejacular;
  • dor nos testículos, reto ou genitais.

A dor nessas regiões pode ser mais ou menos frequente dependendo se a condição é crônica ou aguda. Assim, quando crônica, as dores podem ir e voltar com certa frequência.

Inflamação na próstata causa impotência?

Uma pergunta comum é se inflamação na próstata causa impotência

Não, a prostatite NÃO causa impotência. Apesar disso, como dissemos no tópico anterior, ejacular durante um episódio de prostatite pode ser doloroso. Isso, por sua vez, pode afetar a vida sexual de quem sofre com a condição. Fora isso, não existe nenhum tipo de correlação entre inflamação na próstata e disfunção erétil.

Causas da inflamação na próstata


As causas da prostatite são múltiplas e dependem de cada caso. Existem pessoas que estão mais expostas a agentes facilitadores dessa condição, como já mencionamos anteriormente. No entanto, podemos dizer que existem diversos fatores que podem iniciar uma caso de inflamação na próstata. 

Infecções (Sexualmente Transmissíveis ou não)

O primeiro fator que pode causar uma prostatite são as infecções, que podem ser sexualmente transmissíveis ou provocadas por outros agentes bacterianos.

No caso dos agentes bacterianos, os casos mais comuns são de agentes infecciosos que migram do trato urinário para a próstata. As mais comuns são: Escherichia coli (80%), Pseudomonas, Serratia, Klebsiella (15%) e enterococos (5%).

Já quando falamos em prostatite por infecção sexualmente transmissível, os agentes de infecção mais comuns são a gonorreia e clamídia.

Ansiedade ou estresse

Existe também o fator psicológico que pode provocar um dos tipos de prostatite: depressão, ansiedade e estresse podem levar à Síndrome da Dor Pélvica Crônica.

Essa condição entra em questão quando não se encontra nenhum fator infeccioso durante os exames do paciente. A contração muscular excessiva na região da próstata gera certos efeitos psicológicos, como a ansiedade e estresse ligada a dor muscular. 

Hiperplasia prostática benigna 

A partir dos 50 anos, é normal que a próstata apresente um crescimento sem estar relacionada a nenhuma doença ou câncer. Isso se chama Hiperplasia prostática benigna e, como mencionamos anteriormente, pode ser um dos fatores que leva até a inflamação da próstata. Isso porque, com o aumento da próstata, mesmo que de forma natural, existem alguns sintomas que podem afetar a saúde e vida sexual do homem.

Prostatite tem cura?


No caso da prostatite aguda existe sim tratamento e cura. Isso porque geralmente esse tipo de caso está associado a infecções bacterianas e pode ser tratado com medicamentos prescritos por um urologista. 

No caso da prostatite crônica, existem tratamentos para aliviar ou prevenir os sintomas dos episódios de inflamação da próstata. Porém, a cura completa nesse tipo de caso não é possível. 

Remédios e tratamentos


O tratamento para a prostatite aguda é feito com antibióticos, já que se trata de uma infecção causada por bactérias. Essas bactérias se alojam na próstata e, portanto, pode ser um pouco difícil de curar completamente a infecção.

Além disso, podem ser prescritos medicamentos para aliviar os sintomas que possam estar afetando a vida normal do paciente. Por exemplo, quando existe dificuldade em urinar, podem ser prescritos relaxantes para a região da próstata e, quando há dor, podem ser prescritos antiinflamatórios.

No caso da prostatite crônica, o tratamento é um pouco mais complexo. Quando ela não é infecciosa, são utilizados medicamentos para evitar o estresse, que relaxam a musculatura e previnem a dor. 

Existe algum remédio natural para inflamação na próstata?

Mas o que é bom para cuidar da inflamação na próstata de forma natural? 

Bem, não existe remédio natural cientificamente testado e comprovado para curar a inflamação na próstata. O que existe são hábitos diários que ajudam a prevenir a inflamação e a não piorar a situação.

Por exemplo, deve-se evitar comidas apimentadas, muito condimentadas, café e refrigerante para que a inflamação não piore. Além disso, os banhos quentes ajudam a relaxar a musculatura e podem ser benéficos para a condição.

Fora isso, não existe comprovação de nenhum remédio caseiro para inflamação da próstata.

O atendimento personalizado de um urologista pode te ajudar

Marcar Teleconsulta Agora

Consulte um médico ONLINE e comece com o tratamento já!

Existe prevenção para a prostatite?


Sim, você pode prevenir a prostatite. A primeira e principal forma de evitar a inflamação na próstata é cuidando para que infecções urinárias não aconteçam.

Como vimos anteriormente, são as bactérias presentes nesse tipo de infecção que atacam a próstata, gerando inflamação. Portanto, não se esqueça de se hidratar bastante e não segurar urina por muito tempo.

Além disso, lembre-se que a prática sexual (anal ou não) sem proteção pode levar a infecções sexualmente transmissíveis. Essas, por sua vez, podem levar a inflamação da próstata. Portanto, cuidado com as IST’s. 

Conclusão: o que fazer quando a próstata está inflamada


Você percebeu um ou mais sintomas da nossa lista? Acha que pode estar com a próstata inflamada? O primeiro passo é procurar um médico urologista para realização de exames. O médico vai identificar se a prostatite tem causa infecciosa ou não e começar os tratamentos com medicamentos. 

A prostatite pode ser tratada de forma multidisciplinar e os sintomas podem ser resolvidos tanto na forma aguda quanto na forma crônica da doença. Não deixe de buscar um especialista e inicie já o tratamento para inflamação na próstata.


Referências

Consulte online um médico ou psicólogo especializado em sexualidade

A Omens é uma plataforma de saúde dedicada à saúde sexual e mental, que reúne médicos urologistas, terapeutas sexuais e farmacêuticos com o objetivo de construir soluções seguras, de qualidade e acessíveis a todos.

Por isso, a plataforma permite que você consulte online médicos especialistas em temas sobre sexualidade, além de psicólogos sexólogos. As consultas online podem ser feitas por mensagens, pelo celular ou por videochamada, por exemplo, além de apresentar muitas outras vantagens:

  • Consulte um médico ou psicólogo especializado na área, que trata diariamente de problemas relacionados ao sexo.
  • Pague menos da metade do valor de uma consulta presencial com um urologista.
  • Agende uma consulta para o mesmo dia! (no Brasil, aliás, muitos pacientes têm de esperar vários meses até conseguir agendar uma consulta presencial com um urologista)
  • Peça pela plataforma os medicamentos necessários para o seu tratamento e, então, eles serão entregues discretamente na sua casa por uma farmácia certificada
  • Além disso, evite o desconforto ou a vergonha na sala de espera de um consultório ou em farmácias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?