Consultar agora
Ereção

O pênis é um músculo? Dá para deixá-lo mais forte?

O pênis não é um músculo e, literalmente falando, não é possível fortalecê-lo.

Por outro lado, você pode usar remédios para ereção sob prescrição médica, para recuperar uma ereção forte. Além disso, você pode também fortalecer o assoalho pélvico, o que ajuda a obter ereções melhores. Afinal, o pênis já se mantém forte naturalmente: durante as relações sexuais ou durante a noite (ereções noturnas/matinais).

Faremos, então, uma breve visão geral do órgão genital masculino, da sua anatomia, função e como mantê-lo em bom estado.

O pênis não é um músculo

O aparelho genital do homem consiste em duas categorias de órgãos: internos e externos.

  1. Os órgãos externos são o saco escrotal (bolsa testicular) e o pênis.
  2. Os órgãos internos incluem os testículos (que produzem hormônios e espermatozóides), as glândulas (como a próstata) e canais que transportam urina e esperma.

Vamos nos concentrar, portanto, no órgão externo: o pênis.

Tudo sobre a anatomia do pênis [Omenscast #14]

No nosso 14º episódio do Omenscast, o médico urologista João Brunhara vai abordar tudo sobre o órgão sexual masculino: as partes do pênis, os diversos tipos, formatos e tamanhos. A transcrição do áudio você poderá encontrar aqui.

Anatomia do pênis

O pênis é composto de várias camadas de tecido:

  • os dois corpos cavernosos
  • o corpo esponjoso

Seu tamanho é variável de acordo com cada indivíduo, com cerca de 13cm em média (ereto).

A uretra atravessa o corpo esponjoso. A uretra é o canal que transporta a urina e o sêmen, terminando no meato uretral. Além disso, ela tem tanto uma função sexual (ejaculação) quanto uma função mictória (o ato de urinar).

A artéria cavernosa percorre o corpo carvenoso. No final do corpo esponjoso está a glande do pênis, rodeada pelo prepúcio, que cobre ou descobre o membro. O prepúcio é segurado pelo “freio”.

Tadalafil + Dapoxetina = ereção mais forte e por mais tempo!

Marcar Teleconsulta Agora

Consulte um médico ONLINE e receba o medicamento manipulado

Funções do pênis

Micção

A micção é o ato de urinar. A uretra evacua a urina através do meato uretral, localizado no final da glande.

Essa é a principal função do pênis.

Sensibilidade da glande

A glande é a área mais erógena e sensível do corpo masculino. Durante o ato sexual, essa área é estimulada e gera bastante prazer.

Ereção

A segunda função principal do pênis é o coito.

A ereção é causada pela excitação sexual. Assim, o pênis fica maior e duro, graças aos corpos esponjosos que se enchem de sangue até a glande.

O prepúcio é geralmente exposto durante a ereção, mas nem sempre esse é o caso.

Orgasmo e ejaculação

Quando a excitação sexual atinge o seu ponto máximo, os músculos da pélvis se contraem e expelem o esperma. Na maioria das vezes, o orgasmo acompanha a ejaculação (a expulsão do sêmen).

Hábitos saudáveis influenciam a ereção? [Vídeo]

Afinal, que você já sabe hábitos saudáveis, como boa alimentação e prática de esportes, ajudam em questões como melhorar a ereção, né? Mas muitos ainda precisam entender a relação entre álcool e problemas de ereção e entre drogas e impotência masculina. Nesse vídeo, o médico João Brunhara fala sobre tudo isso.

É possível fortalecer o pênis?

O pênis não é um músculo. Então, não tem como falarmos em “fortalecimento”.

No entanto, relações sexuais frequentes ajudam a conservar o pênis. Da mesma forma, a alimentação, o estilo de vida e seus hábitos podem ser benéficos ou prejudiciais para a libido.

O pênis também faz sua automanutenção enquanto dormimos. Tem sido observado, aliás, que as ereções na parte da noite ou de manhã contribuem verdadeiramente para a saúde do pênis.

Por fim, se você sofre de disfunção erétil, você pode, a qualquer momento, recorrer aos medicamentos para ereção, mediante a prescrição de um urologista.

Como você deve cuidar do seu pênis

Você pode privilegiar aquelas ações que são benéficas para a libido. Por exemplo, adotar uma dieta saudável, com frutas e vegetais, vitaminas e alimentos antioxidantes.

Evite principalmente o excesso de álcool e o tabaco! Eles não são prejudiciais apenas à libido, mas também aos tecidos.

Fazer esporte, ter uma noite de sono renovadora,… Todas as atitudes que possuem uma boa relação com o corpo e com a saúde mental são benéficas para manter o pênis saudável.

Fortalecendo os músculos pélvicos

O fortalecimento desses músculos traz muitos benefícios, inclusive ajudando a melhorar a qualidade das ereções e a duração das relações sexuais.

Tonificar os músculos do assoalho pélvico ajudará, consequentemente, a fortalecer seu pênis com ereções melhores.

Lembre-se que esses músculos estão diretamente relacionados à rigidez da ereção e à expulsão do esperma. Por isso, se a ejaculação é um reflexo dos músculos, aprender a controlá-los pode ajudar a retardar sua excitação.

Os músculos pélvicos não devem ser confundidos com os músculos abdominais. Chamamos a área do assoalho pélvico de períneo, que está localizada entre o ânus e os testículos.

Existem exercícios simples para fortalecer essa região, chamados exercícios de kegel.  

Melhore suas ereções com este treinamento ONLINE


Baixar 1ª Aula Grátis

Acesse exercícios desenvolvidos por urologistas e reduza o estresse que afeta o sexo

O pênis não é um músculo: conclusões

Ainda que o pênis pareça um músculo, seus corpos cavernosos e esponjosos não são. Essas estruturas se enchem de sangue durante a excitação sexual.

O sangue é então mantido lá por algum tempo, antes de deixar o pênis e fazer com que ele volte a ficar mole.

Por isso, não é fisicamente possível fortalecer os músculos do pênis ou aumentá-lo naturalmente.

No entanto, você pode contribuir para a saúde dele através de atitudes simples, hábitos saudáveis e exercícios (exercícios de Kegel) para fortalecer os músculos que estão indiretamente envolvidos na ereção (músculos pélvicos).

Se você tem algum problema de ereção, não hesite em falar com um especialista: a disfunção erétil pode ser facilmente tratada.

Fortaleça a sua ereção: urologistas disponíveis HOJE mesmo

Marcar Teleconsulta Agora

Consulte um médico pelo celular ou computador (a partir de R$ 79)


Referências

Consulte online um médico ou psicólogo especializado em sexualidade

A Omens é uma plataforma de saúde dedicada à saúde sexual e mental, que reúne médicos urologistas, terapeutas sexuais e farmacêuticos com o objetivo de construir soluções seguras, de qualidade e acessíveis a todos.

Por isso, a plataforma permite que você consulte online médicos especialistas em temas sobre sexualidade, além de psicólogos sexólogos. As consultas online podem ser feitas por mensagens, pelo celular ou por videochamada, por exemplo, além de apresentar muitas outras vantagens:

  • Consulte um médico ou psicólogo especializado na área, que trata diariamente de problemas relacionados ao sexo.
  • Pague menos da metade do valor de uma consulta presencial com um urologista.
  • Agende uma consulta para o mesmo dia! (no Brasil, aliás, muitos pacientes têm de esperar vários meses até conseguir agendar uma consulta presencial com um urologista)
  • Peça pela plataforma os medicamentos necessários para o seu tratamento e, então, eles serão entregues discretamente na sua casa por uma farmácia certificada
  • Além disso, evite o desconforto ou a vergonha na sala de espera de um consultório ou em farmácias
Dr. João Brunhara

Ver comentários

  • Após realizar exercício de jelqing forçadamente , o pênis perdeu a estabilidade, aquela firmeza de ficar apontado pra cima, mas mantem a ereção e atividade sexual normal. A Pergunta é, pode ter ocasionado estiramento de algum ligamento ou músculo interno? É possível reverter? Como voltar a ter a firmeza (pênis ficar apontado pra cima)?

  • Juca, podes ter expelido "remanescentes" de gozos, anteriormente havidos, que se acumulam após as relações sexuais, nos dutos prostaticos. Tal acúmulo é gradativo (teria que ter vida sexual bem ativa) para esse intervalo de tempo demorar menos (entre as massagens)!

  • Fazia 30 dias longe da esposa e tive orgasmo pela massagem externa da próstata uma única vez ... expeliu líquido tentei mais vezes a massagem mas não tive êxito .... gostaria de saber o motivo de não alcançar mais como a primeira vez....55 anos .... não curto massagem da próstata pelo ânus.

  • Não me masturbo e costumo fazer sexo uma vez por semana devido a rotina . Porém notei q após essa " rotina" minha ejaculacao não possui mais jatos e diminuiu bastante . É normal ?

  • Sou de Lisboa tenho 53 anos não consigo manter uma ereção mais que 5 segundos mas tenho muita vontade em sexo

  • Após um impacto meu pênis encurtou bastante e engordou. O endurecimento parece não alcançar a glande. Ocorre dificuldade de ejaculação nunca havida antes.

Publicado por
Dr. João Brunhara

Posts recentes

Todos os efeitos colaterais da dutasterida

A Dutasterida pode causar alguns efeitos colaterais, dentre os mais comuns está a dificuldade de…

29/04/2024

Entenda o papel crucial do DHT no organismo

O DHT é um hormônio derivado da testosterona que desempenha um papel vital no desenvolvimento…

23/04/2024

Seguro e acessível: soluções naturais e caseiras para foliculite

Já se deparou com carocinhos vermelhos que parecem espinhas? Pois é, essa inflamação nos folículos…

19/04/2024

Para que serve o pompoarismo masculino?

Você já ouviu falar em pompoarismo? Essa é uma técnica muito conhecida no mundo feminino,…

18/04/2024

Ozempic: quais são os efeitos colaterais desse medicamento?

O Ozempic (semaglutida) é um medicamento bastante conhecido, indicado para o tratamento do diabetes tipo…

17/04/2024

Como saber se tenho HIV?

O autoteste para HIV se encontra disponível em farmácias em todo o Brasil, na faixa…

16/04/2024