Onde fica o ponto G do homem?

BLOG OMENS / Sexualidade
Escrito por

Caio Vega

Revisado por

Dr. João Brunhara

CRMSP 161.642
Última atualização

20 de dezembro 2020

Há também nos homens uma área sensível, similar ao ponto G feminino, mas com outro nome. Nas mulheres, o ponto G é uma área que foi descrita pela primeira vez pelo médico Gräfenberg. Mas onde fica o ponto G do homem?

Podemos dizer que ele fica na região da próstata: quando estimulado, ele pode promover o prazer e o orgasmo. Alguns até chamam a área de “ponto P”, em homenagem à próstata.

A região da próstata é sensível em todos os homens, mas claro que isso não significa que todos os homens vão senti-la da mesma forma! É preciso ter um certo nível de intimidade também, além de conhecer o seu próprio corpo. É normal: alguns terão prazer através do ânus, enquanto outros não.

Próstata: o “ponto G masculino”

Não existe realmente um termo médico específico para essa área: sabemos simplesmente que ela está localizada na próstata.

Vale lembrar que há práticas clínicas que utilizam como recurso o toque nesse ponto. Uma estimulação elétrica da próstata por via transretal, por exemplo, pode provocar uma ejaculação, mesmo sem o desejo do paciente.

Mas, voltando a falar de sexualidade: para muitos homens, estimular esse ponto sensível traz prazer. A área do períneo também é semelhantemente erógena.

Quando os estímulos à próstata levam ao orgasmo, o homem descreve uma sensação profunda, própria, muito diferente da ejaculação. Além disso, com bastante frequência, o orgasmo pela próstata ocorre separado da ejaculação.

O ponto G do homem: por que a região da próstata é sensível?

Porque esse ponto é repleto de terminações nervosas! Por isso, massagens na próstata (ou a penetração anal) podem trazer prazer àqueles que querem estimular a área. A própria região anal também possui diversas terminações nervosas.

O orgasmo prostático, ao contrário do orgasmo do pênis, é voltado para dentro, ou seja, é uma sensação interna e intensa. Ele ocorre durante as microcontrações dos músculos da região do ânus e da próstata.

Os músculos do assoalho pélvico, dessa forma, desempenham um papel importante no momento do orgasmo prostático: eles vão fazer os órgãos internos vibrarem até a próstata. Por fim, é importante lembrar que, em geral, toda a área do períneo é solicitada durante as relações sexuais.

Onde fica e como alcançar o ponto G no homem?

Localizada dentro do reto (ânus), o “ponto G do homem” está entre a uretra e a próstata. Há, portanto, duas formas de massagear essa região sensível:

  • A área pode ser tocada, indiretamente, através do períneo: entre os testículos e o ânus. Mas, para estimular a próstata, é preciso massagear o períneo com um pouco mais de força.
  • Ou, diretamente, através do reto: essa região, como é bastante sensível, requer delicadeza e calma. Certas posições podem facilitar o seu acesso (com as nádegas empinadas para trás, por exemplo, ou com os joelhos dobrados e as coxas voltadas para o próprio peito).

Na relação sexual a dois, o estímulo ao ponto G masculino deve acontecer sobretudo como aliado aos outros estímulos. Assim, você não precisa tentar alcançar o orgasmo diretamente pela próstata, basta se permitir sentir prazer livremente.

E vale lembrar que muitas pessoas não querem receber esse tipo de estimulação, então o diálogo é fundamental para evitar aborrecimentos!

Por fim, dependendo das experiências e dos gostos de cada um, a fonte de prazer não vai estar localizada exatamente no mesmo ponto dessa mesma área.  

Conclusão

O sexo anal requer alguns cuidados, particularmente porque essa área possui muitas terminações nervosas e é propícia à transmissão de ISTs.

Além disso, ela deve ser massageada e tocada de forma cuidadosa, para evitar cortes e risco de infecções.

Se você for usar um brinquedo sexual, lembre-se de usar um gel lubrificante à base de água para permitir uma penetração melhor. Caso contrário, lave suas mãos e corte as unhas!

Por fim, em caso de penetração, usar um preservativo é essencial para se proteger da maioria das ISTs.

Consulte um médico especializado em sexologia na Omens

Omens.com.br é uma plataforma de saúde dedicada ao homem. Ela reúne urologistas, sexólogos e farmacêuticos para construir uma solução de qualidade, segura e acessível a todos.

A plataforma permite que você se consulte online com médicos especializados em sexologia. A consulta online pode ser feita por mensagem, telefone ou videochamada, além de apresentar muitas outras vantagens:

  • Consulte um médico especializado em sexualidade, que trata de distúrbios relacionados ao sexo diariamente.
  • Pague menos da metade do valor de uma consulta presencial com um urologista.
  • Agende uma consulta dentro de 24 horas (a espera média para uma consulta com um urologista especializado em sexologia no Brasil é de vários meses).
  • Peça pela internet os medicamentos necessários ao tratamento e eles serão entregues discretamente na sua casa por uma farmácia perto de você.
  • Evite o desconforto na sala de espera de um consultório ou na farmácia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *