Onde fica o ponto G do homem?

duas metades de uma laranja com um orifício no meio, representando o reto, que é onde fica o ponto g do homem
BLOG OMENS / Sexualidade
logo da Omens
Escrito por

Caio Vega

Revisado por

Dr. João Brunhara

CRMSP 161.642
Última atualização

22 de novembro 2021

Há também nos homens uma área sensível, similar ao ponto G feminino, mas com outro nome. Nas mulheres, o ponto G é uma área que foi descrita pela primeira vez pelo médico Gräfenberg. Mas onde fica o ponto G do homem?

Podemos dizer que ele fica na região da próstata: quando estimulado, ele pode promover o prazer e o orgasmo. Alguns até chamam a área de “ponto P”, em homenagem à próstata.

A região da próstata é sensível em todos os homens, mas claro que isso não significa que todos os homens vão senti-la da mesma forma! É preciso ter um certo nível de intimidade também, além de conhecer o seu próprio corpo. É normal: alguns terão prazer através do ânus, enquanto outros não.

Próstata: o “ponto G masculino”

Não existe realmente um termo médico específico para essa área: sabemos simplesmente que ela está localizada na próstata.

Vale lembrar que há práticas clínicas que utilizam como recurso o toque nesse ponto. Uma estimulação elétrica da próstata por via transretal, por exemplo, pode provocar uma ejaculação, mesmo sem o desejo do paciente.

Mas, voltando a falar de sexualidade: para muitos homens, estimular esse ponto sensível traz prazer. A área do períneo também é semelhantemente erógena.

Quando os estímulos à próstata levam ao orgasmo, o homem descreve uma sensação profunda, própria, muito diferente da ejaculação. Além disso, com bastante frequência, o orgasmo pela próstata ocorre separado da ejaculação.

Podcast: Desmistificando o orgasmo [Omenscast #26]

No nosso 26º episódio do Omenscast, o médico urologista João Brunhara vai falar um pouco sobre o ápice do prazer sexual: o orgasmo. Fique à vontade para ouvir o nosso podcast: a transcrição do áudio você poderá encontrar aqui.

O ponto G do homem: por que a região da próstata é sensível?

Porque esse ponto é repleto de terminações nervosas! Por isso, massagens na próstata (ou a penetração anal) podem trazer prazer àqueles que querem estimular a área. A própria região anal também possui diversas terminações nervosas.

O orgasmo prostático, ao contrário do orgasmo do pênis, é voltado para dentro, ou seja, é uma sensação interna e intensa. Ele ocorre durante as microcontrações dos músculos da região do ânus e da próstata.

Os músculos do assoalho pélvico, dessa forma, desempenham um papel importante no momento do orgasmo prostático: eles vão fazer os órgãos internos vibrarem até a próstata. Por fim, é importante lembrar que, em geral, toda a área do períneo é solicitada durante as relações sexuais.

Onde fica e como alcançar o ponto G no homem?

Localizada dentro do reto (ânus), o “ponto G do homem” está entre a uretra e a próstata. Há, portanto, duas formas de massagear essa região sensível:

  • A área pode ser tocada, indiretamente, através do períneo: entre os testículos e o ânus. Mas, para estimular a próstata, é preciso massagear o períneo com um pouco mais de força.
  • Ou, diretamente, através do reto: essa região, como é bastante sensível, requer delicadeza e calma. Certas posições podem facilitar o seu acesso (com as nádegas empinadas para trás, por exemplo, ou com os joelhos dobrados e as coxas voltadas para o próprio peito).

Na relação sexual a dois, o estímulo ao ponto G masculino deve acontecer sobretudo como aliado aos outros estímulos. Assim, você não precisa tentar alcançar o orgasmo diretamente pela próstata, basta se permitir sentir prazer livremente.

E vale lembrar que muitas pessoas não querem receber esse tipo de estimulação, então o diálogo é fundamental para evitar aborrecimentos!

Por fim, dependendo das experiências e dos gostos de cada um, a fonte de prazer não vai estar localizada exatamente no mesmo ponto dessa mesma área.

Conclusão

O sexo anal requer alguns cuidados, particularmente porque essa área possui muitas terminações nervosas e é propícia à transmissão de ISTs.

Além disso, ela deve ser massageada e tocada de forma cuidadosa, para evitar cortes e risco de infecções.

Se você for usar um brinquedo sexual, lembre-se de usar um gel lubrificante à base de água para permitir uma penetração melhor. Caso contrário, lave suas mãos e corte as unhas!

Por fim, em caso de penetração, usar um preservativo é essencial para se proteger da maioria das ISTs.

Consulte online um médico ou psicólogo especializado em sexualidade

A Omens é uma plataforma de saúde dedicada à saúde sexual e mental, que reúne médicos urologistas, terapeutas sexuais e farmacêuticos com o objetivo de construir soluções seguras, de qualidade e acessíveis a todos.

Por isso, a plataforma permite que você consulte online médicos especialistas em temas sobre sexualidade, além de psicólogos sexólogos. As consultas online podem ser feitas por mensagens, pelo celular ou por videochamada, por exemplo, além de apresentar muitas outras vantagens:

  • Consulte um médico ou psicólogo especializado na área, que trata diariamente de problemas relacionados ao sexo.
  • Pague menos da metade do valor de uma consulta presencial com um urologista.
  • Agende uma consulta para o mesmo dia! (no Brasil, aliás, muitos pacientes têm de esperar vários meses até conseguir agendar uma consulta presencial com um urologista)
  • Peça pela plataforma os medicamentos necessários para o seu tratamento e, então, eles serão entregues discretamente na sua casa por uma farmácia certificada
  • Além disso, evite o desconforto ou a vergonha na sala de espera de um consultório ou em farmácias

5 comentário(s) sobre “Onde fica o ponto G do homem?

  1. Luiz S. NASCIMENTO says:

    Também sinto este maravilhoso prazer só não fico sem pelo menos uma vez por semana. Será que faz mal.

  2. Marcos says:

    É normal não sentir atração por homens ,ao mesmo tempo ter orgasmo anal tipo a noite inteira,no caso eu tenho um brinquedinho ele é muito grande,mais eu fiz redutor,daí ele não chega em pegar na próstata,só sei que eu gozo anoite inteira

  3. Amigo says:

    É um prazer impar. Como minha próstata não havia sido “percebida” em Exame de Imagem, fui ao Andrologista, que incluiu no exame a glande/pênis e testiculos! Quando ele foi massageando, para sair residuos dos dutos da próstata, que relaxamento! Inicio do atendimento, já havia dito a ele que embora homem cis, mas sinto atração por homem e ali uma área que tenho orgasmo! Depois de ter ejaculado, senti forte vontade de urinar, ele ainda disse que as supra renais, depois que se recebe estimulos sexuais, aceleram o funcionamento e no exame não deixa de ter havido estimulos na região!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *