Não são todos que gostam ou que conseguem usar gel lubrificante. Além disso, assim como a hora de colocar o preservativo, essa pausa pode ser incômoda para algumas pessoas. No entanto, o lubrificante pode ser útil em muitos casos: seja de um ponto de vista médico para alguns, seja simplesmente para trazer mais prazer à experiência.
Por prazer ou utilidade, aqui vamos listar os benefícios do uso de géis lubrificantes e explicar como escolher o melhor produto para você.
Índice
O gel lubrificante e seu uso no sexo
À primeira vista, podemos pensar que gel lubrificante só é útil para mulheres, mas ele tem utilidade também para os homens!
Retardar a ejaculação
Para muitos homens, usar lubrificantes pode ser bastante eficaz em auxiliar no tratamento da ejaculação precoce.
Em algumas pessoas, a ejaculação precoce pode estar ligada a uma hipersensibilidade da glande. Assim, o uso de um gel lubrificante pode tornar o atrito menos intenso e diminuir a excitação masculina, atrasando a ejaculação.
Isso não resolve todos os problemas relacionados à ejaculação precoce, claro, mas pode ajudar ao mesmo tempo os parceiros e parceiras que não possuem lubrificação natural suficiente.
Lubrificar o preservativo
Para o conforto de ambos parceiros, o gel lubrificante pode ser útil também quando aplicado na parte exterior da camisinha.
É importante salientar que, em média, uma relação sexual com preservativo multiplica a resistência do atrito por três. Ainda que a camisinha seja lubrificada com antecedência, isso nem sempre é suficiente.
É por isso que falamos que a questão da lubrificação não é apenas um problema feminino! Além disso, o lubrificante pode ser usado continuadamente para evitar que a mulher sofra com ardências caso o preservativo irrite.
Por fim, é possível aplicar o gel lubrificante na parte interna da camisinha. Isso torna o preservativo mais confortável para alguns homens.
Mas uma gota é o suficiente! Usá-lo em excesso pode expor você ao risco de o preservativo soltar durante o sexo…
Pequeno guia dos lubrificantes íntimos [Omenscast #30]
No nosso 30º episódio do Omenscast, o médico urologista João Brunhara vai apresentar diversas informações úteis sobre os lubrificantes íntimos! Você sabe qual escolher? A transcrição do áudio você poderá encontrar aqui.
Usando gel lubrificante em certos períodos da vida
O gel lubrificante pode ser útil a casais também, mesmo que não estejam usando camisinha.
Após uma gravidez
Isso pode ocorrer principalmente depois de uma gravidez, em um período no qual a mulher irá passar por uma secura vaginal durante algum tempo (de 2 a 3 meses normalmente).
É importante, sobretudo, não se pressionar durante esse período. Isso porque há o risco de a pessoa sentir dores e ainda prejudicar o retorno à libido normal.
Claro, isso não necessariamente ocorre com todas as mulheres. Mas você não deve deixar de usar um gel lubrificante em caso de dificuldade, pois, nesse período, é normal ocorrerem ressecamentos na região íntima.
Menopausa
Esse é certamente o momento em que uma mulher pode precisar mais de um gel lubrificante. A menopausa surge, em média, por volta dos cinquenta anos.
O uso de lubrificantes ajuda a evitar eventuais dores e a tranquilizar a pessoa.
Gel deslizante = mais lubrificação e suavidade
Sinta-se mais confortável tanto sozinho como a dois!
Quero o meu!Ressecamento e contracepção
Contraceptivos como a pílula anticoncepcional ou o DIU podem provocar uma queda na libido para muitas mulheres e, ao mesmo tempo, uma redução na lubrificação vaginal.
Às vezes, basta mudar o método de contracepção. Mas se o problema persistir, pode-se recomendar o uso de gel lubrificante nas relações.
Erotismo
Muitas vezes usado para evitar dores durante o sexo, os lubrificantes também são usados para fins eróticos.
Há diversos géis que multiplicam as sensações das massagens e das estimulações.
Para algumas mulheres, o uso de gel lubrificante ao acariciar o clitóris, os lábios menores ou a vagina pode até mesmo facilitar o orgasmo. E os resultados também podem ser prazerosos aos homens!
Quais são as causas da perda de libido? [Vídeo]
O que é libido? A libido está muito ligada ao desejo sexual. É difícil de definir qual o nível normal, mas às vezes, as pessoas podem ter baixa libido, ou seja, uma falta de desejo sexual. Nesses casos de falta, quais é a razão da libido não estar como antes? Como lidar com a perda de libido? E mais: se estou com a libido baixa, tem como aumentar? E quais as relações entre a libido e a testosterona, ou melhor, a baixa testosterona? Entenda nesse vídeo.
Como escolher o seu gel lubrificante?
É melhor usar um lubrificante do que correr risco ao usar a própria saliva, que pode transmitir certas ISTs (como o herpes, por exemplo).
Quanto a qual lubrificante escolher: é preferível não utilizar um produto que contenha óleos vegetais ou derivados de petróleo, que enfraquecem a camisinha.
Dê preferência aos géis lubrificantes à base de água e ácido hialurônico (que retém a água).
Em uma relação monogâmica estável, quando não há uso de preservativos, os óleos vegetais não são um problema.
Enjoy!
Mais leituras
- Acta Paulista de Enfermagem, 2004, 17(4): 392-399. Uso da camisinha por adolescentes e jovens: avaliação da seqüência dos procedimentos.
- Revista Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia vol.34 no.7 Rio de Janeiro Julho 2012. Influência dos sintomas climatéricos sobre a função sexual de mulheres de meia-idade.
Devido a um acidente na coluna não consigo gozar sem ter que utilizar masturbação, qual lubrificante uso?
Isso é algo que você pode testar e decidir qual o que você gosta mais! Dá para começar com um à base d’água que cumpre o seu propósito de lubrificar, depois é possível testar outros que brincam com as sensações de esquentar/esfriar, etc.
Boa tarde caros
doutores, gostaria saber se pode se aplicar o gel lubrificante direitamento no penis e na vagina.
quais os efeito secundarios.
Sim, ele pode ser aplicado diretamente nos órgãos genitais, Henrique. Um gel deslizante à base de água não vai provocar nenhum efeito colateral.