Lubrificante à base d’água: as dúvidas mais comuns

cachoeiras de água que lembram os efeitos do lubrificante
BLOG OMENS / Sexualidade
logo da Omens
Escrito por

Seth Zanette

Dr. João Arthur Brunhara Alves Barbosa
Revisado por

Dr. João Brunhara

CRMSP 161.642
Última atualização

18 de julho 2023

Continuando a série de publicações da Omens com as principais dúvidas dos nossos leitores e pacientes da plataforma de consultas, hoje falaremos um pouco sobre os lubrificantes à base d’água.

Vamos responder às principais dúvidas sobre o produto e como ele pode ajudar a obter uma melhor e mais saudável vida sexual.

O que é o lubrificante à base de água?


Afinal, o que é e para que serve o lubrificante à base d’água? O lubrificante a base d’água nada mais é do que um lubrificante íntimo, utilizado para relações sexuais, que usa a água como base principal para ser produzido. Além disso, existem lubrificantes feitos a partir de silicone e óleos.

Eu tenho obrigatoriamente que usar lubrificante à base de água?


Então, quando se trata de sexo e sexualidade, existem poucas regras a serem seguidas em 100% dos casos. No caso do lubrificante à base d’água, não é necessário utilizá-lo ou escolher apenas os que tiverem água na composição.

Existem pessoas que possuem mais lubrificação vaginal que preferem não utilizar lubrificante. Além disso, existem ainda pessoas que prefiram utilizar outros tipos de lubrificantes.

Portanto, o ideal é escolher o que melhor se aplica ao seu corpo e suas necessidades durante os momentos íntimos.

Pequeno guia dos lubrificantes íntimos [Omenscast #30]

No nosso 30º episódio do Omenscast, o médico urologista João Brunhara vai apresentar diversas informações úteis sobre os lubrificantes íntimos! Você sabe qual escolher? A transcrição do áudio você poderá encontrar aqui.

Por qual razão o lubrificante à base d’água é melhor?


O que podemos destacar, no entanto, são as grandes vantagens dos lubrificantes à base d’água. Segue uma lista de razões por que esse tipo de lubrificante é considerado um dos melhores:

  • risco muito menor de causar alguma alergia;
  • não há reação com o látex utilizado em preservativos, a sua segurança está 100% mantida;
  • são mais fáceis de serem encontrados para venda;
  • não mancham roupas ou tecidos de nenhum tipo.

Portanto, não existe obrigação de utilizar lubrificante à base d’água, mas definitivamente esses produtos são melhores para sua saúde íntima.

Como escolher um bom lubrificante: qual o melhor?


Qual o melhor lubrificante: à base d’água ou silicone? A primeira dica é nunca comprar um produto que não seja específico para a região íntima. Se a sua pele for naturalmente sensível, opte por lubrificantes feitos à base de água ou de silicone. Além de garantirem a lubrificação, também não comprometem a proteção da camisinha.

As principais vantagens do lubrificante de silicone são uma duração maior após a aplicação e a possibilidade de usar no chuveiro ou em ambientes com água.

O ideal é não utilizar lubrificantes com adição de anestésicos. Esses produtos podem dificultar a identificação de lesões durante o sexo e por consequência expor as áreas genitais a riscos de saúde. Além disso, escolha marcas conhecidas, leia o rótulo para se certificar de que não existe nenhum ingrediente ao qual você apresenta alergia.

Gel deslizante = mais lubrificação e suavidade

Frasco de gel deslizante (lubrificante íntimo) da Omens

Sinta-se mais confortável tanto sozinho como a dois!

Quero o meu!

Lubrificante beijável, com sabor, pode dar problema?


Não é comum que lubrificantes à base d’água e com sabor dêem algum problema. Quando isso ocorre, é devido a uma alergia ou reação da pele no contato com alguma substância do produto. O ideal é ler o rótulo antes de adquirir o lubrificante e identificar se existe algum ingrediente que pode ter causado uma reação adversa. 

E o preço: lubrificantes à base d’água são mais baratos?


De acordo com as pesquisas da equipe Omens, o lubrificante mais barato encontrado no mercado é de silicone. Porém, as faixas de preço se alteram muito pouco, e os lubrificantes à base d’água oferecem muito mais vantagens do que os outros tipos de lubrificantes. Portanto, mesmo que os produtos com base d’água não tenham o menor preço, vale mais a pena adquirí-los pelas suas vantagens.

Tenho um lubrificante à base d’água mas não sei usar: como e quando passar?


Como usar lubrificante à base d’água? O ideal é aplicar o lubrificante à base d’água diretamente no pênis, na camisinha ou no brinquedo sexual a ser inserido na vagina ou ânus. Dessa forma o produto vai se espalhar na penetração. 

  • Para aplicar na camisinha, coloque duas ou três gotas do lubrificante por fora e depois deslize o preservativo pelo pênis ou brinquedo sexual.
  •  Para aplicar diretamente no pênis ou no brinquedo sexual, aplique duas ou três gotas de lubrificante na ponta e depois use os dedos para espalhar o produto, criando uma camada fina.

Se necessário, como costuma ser com os lubrificantes à base d’água, reaplique durante o sexo para manter o local lubrificado.

9 coisas que você não deve fazer na cama [Vídeo]

Muitas pessoas continuam se perguntando sobre como fazer sexo bem. Não há dicas para o sexo perfeito, visto que a sexualidade não tem uma fórmula pronta. Mas se você quiser saber como ter relações sexuais evitando ao máximo uma experiência desagradável, separamos estas nove dicas para vocês. As dicas vão desde o que falar na hora h, a higiene sexual, como a higiene do pênis, até as preliminares, o sexo oral. Atente-se a essas dicas sobre o que fazer na cama – ou melhor, o que não fazer – para evitar uma experiência ruim quando chegar a hora.

Lubrificante à base d’água podem dar alergia mesmo assim?


Lubrificantes à base d’água não provocam alergia. Por isso são muito indicados. Mas também são facilmente removíveis, o que pode levar você a gastar mais lubrificante para manter o canal vaginal ou ânus lubrificado. Além disso, não é recomendado usar o lubrificante o tempo todo, apenas durante o ato sexual e depois lavar o local.

Utilizando o produto dessa forma, não há riscos de alergias, inflamações ou infecções – além de o prazer ao se explorar a própria sexualidade estar garantido.

Conclusão


Enfim, os lubrificantes à base de água oferecem pouco ou nenhum risco à saúde íntima de quem o utiliza. Por conta disso, é um dos tipos de lubrificantes mais recomendados e utilizados pelas pessoas. Além de ajudarem durante o sexo com parceiros, também ajudam na hora de explorar a própria intimidade. 

Se você, leitor(a), possui mais alguma dúvida a respeito dos lubrificantes, não deixe de comentar aqui em baixo. A equipe Omens está pronta para esclarecer quaisquer perguntas que existem sobre esse produto. E não deixe de ler outras publicações do nosso blog, onde falamos sobre sexualidade e como tirar o melhor proveito da sua relação com o outro e consigo.


Referências

Consulte online um médico ou psicólogo especializado em sexualidade

A Omens é uma plataforma de saúde dedicada à saúde sexual e mental, que reúne médicos urologistas, terapeutas sexuais e farmacêuticos com o objetivo de construir soluções seguras, de qualidade e acessíveis a todos.

Por isso, a plataforma permite que você consulte online médicos especialistas em temas sobre sexualidade, além de psicólogos sexólogos. As consultas online podem ser feitas por mensagens, pelo celular ou por videochamada, por exemplo, além de apresentar muitas outras vantagens:

  • Consulte um médico ou psicólogo especializado na área, que trata diariamente de problemas relacionados ao sexo.
  • Pague menos da metade do valor de uma consulta presencial com um urologista.
  • Agende uma consulta para o mesmo dia! (no Brasil, aliás, muitos pacientes têm de esperar vários meses até conseguir agendar uma consulta presencial com um urologista)
  • Peça pela plataforma os medicamentos necessários para o seu tratamento e, então, eles serão entregues discretamente na sua casa por uma farmácia certificada
  • Além disso, evite o desconforto ou a vergonha na sala de espera de um consultório ou em farmácias

2 comentário(s) sobre “Lubrificante à base d’água: as dúvidas mais comuns

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?