Tudo sobre o esperma: composição, quantidade e função!

onda do mar espirrando
BLOG OMENS / Sexualidade
logo da Omens
Escrito por

Caio Vega

Dr. João Arthur Brunhara Alves Barbosa
Revisado por

Dr. João Brunhara

CRMSP 161.642
Última atualização

23 de maio 2023

O esperma (ou sêmen) é um líquido produzido pelo corpo masculino, expelido através da uretra no momento da ejaculação. Nesse composto, encontram-se os espermatozoides, necessários à reprodução e à fecundação do óvulo! Mas ele tem alguma outra função além da reprodução? A qualidade do esperma pode ser alterada? Qual a sua consistência? Seu cheiro? A Omens vai contar a você tudo sobre essa pequena secreção do sexo masculino!

O esperma no microscópio: composição e função


Formado de líquido seminal e de vários compostos celulares (espermatozoides, hormônios do crescimento, nutrientes, células-tronco e oligoelementos), o esperma possibilita a fecundação do óvulo e o processo de reprodução.

Além disso, o sêmen de homens férteis normalmente contém acima de 15 milhões de espermatozoides por ml, sendo que muitas vezes esse número é bem maior

Quando essa média é menor, falamos em oligospermia (baixa quantidade de espermatozoides). Às vezes, isso ocorre como resultado de uma cirurgia de próstata, por causas genéticas, devido a uma infecção na infância (como a caxumba), com a presença de varicocele, dentre diversas outras causas possíveis…

Qual é a quantidade “normal” de esperma?

A quantidade de esperma no momento do orgasmo masculino varia entre 1,5 a 4,5 ml, considerando um período de 2 a 3 dias sem ejaculação. Essa quantidade pode variar de acordo com a frequência das ejaculações: a partir de 2 ejaculações por dia, normalmente se produz menos de 1 ml de sêmen.

O esperma tem a função de, graças ao líquido seminal, proteger e nutrir os espermatozoides. Assim, ele contém vitaminas C e B12, cálcio, fósforo, magnésio, zinco, potássio e açúcares (frutose e sorbitol).

É possível aumentar a produção de esperma? Relações com a testosterona

O nível de testosterona (hormônio masculino produzido pelos testículos) influencia a produção de esperma. Embora não seja possível aumentar a produção de sêmen, ela pode diminuir em função do nível de testosterona, especialmente durante a andropausa.

Quanto menos hormônios masculinos, menor a produção de esperma. É possível controlar ou até repor tais níveis de testosterona – mas apenas sob acompanhamento médico, caso a baixa na testosterona envolva efeitos colaterais incômodos.

Além disso, é importante ressaltar que a reposição de testosterona afeta intensamente a produção de espermatozoides, podendo até levar à infertilidade persistente dependendo do caso.

Aliás, a quantidade de sêmen produzido não afeta de forma alguma nem a duração, nem a qualidade das relações sexuais.

Quando procurar um andrologista [Omenscast #18]

No nosso 18º episódio do Omenscast, o médico urologista João Brunhara vai esclarecer todas suas dúvidas sobre a andrologia e o trabalho do andrologista. Queremos ajudar você que está procurando a orientação de um especialista! A transcrição do áudio você poderá encontrar aqui.

Proporção entre espermatozoides, líquido seminal e outras secreções

Os espermatozoides representam apenas 1% do volume total do esperma.

Então, o esperma é composto, em sua maior parte, de líquido seminal (65-75%), secreções produzidas pela próstata (25-30%) e de outro líquido secretado pelas glândulas bulbouretrais (1%).

As glândulas bulbouretrais (ou glândulas de Cowper) estão localizadas sob a próstata e também produzem o líquido pré-ejaculatório.

O pH do sêmen é de cerca de 7,2 a 7,8 – levemente alcalino.

Para concluir sobre a composição do esperma, ressaltamos que, ainda assim, o líquido pode conter (um certo número natural de) bactérias, além de vírus, como o HIV, a hepatite B ou ainda o herpes.

Os preservativos ainda são a melhor proteção quando não se está em uma relação estável por um longo período de tempo.

Ejaculação e fecundação

A ejaculação é a manifestação do orgasmo masculino, caracterizada pela liberação de esperma para fora do corpo (através da uretra).

Essa ejaculação é provocada por diferentes contrações musculares; ela é um reflexo. Não se pode controlar esse reflexo, mas é possível controlar a excitação e, assim, retardar ou antecipar a ejaculação.

Enfim, a ejaculação do sêmen permite, quando possível, a fecundação do óvulo na vagina.

Se você quiser saber mais sobre o orgasmo masculino, consulte o nosso artigo aqui no blog sobre o assunto.

Problemas no relacionamento? Parceiro com alguma dificuldade?

Marcar Teleconsulta Agora

Converse ONLINE com um psicólogo especialista em sexualidade

A cor do esperma pode mudar?


O esperma é geralmente esbranquiçado (ou levemente amarelo) e transparente. Mas como as proporções dos diferentes componentes do sêmen podem mudar de pessoa para pessoa, a cor também pode variar um pouco.

Por outro lado, em caso de relações sexuais frequentes, ele também pode adquirir uma coloração mais clara, mais transparente, à medida que a quantidade diminui.

Se o esperma estiver amarelo, isso não significa necessariamente que se trate de uma doença, já que essa cor surge devido à oxidação de uma proteína (espermina) responsável pelo seu odor.

Se houver uma mudança de cor atípica, sobretudo se o sêmen ficar esverdeado (ou se houver sangue presente), deve-se consultar um médico para garantir que não haja uma infecção.

O caminho e a corrida dos espermatozoides


São os testículos que produzem os espermatozoides (em 92 dias). Em seguida, as caudas (flagelos) são formadas durante a passagem pelo epidídimo, antes de atravessar o canal deferente e finalmente alcançar os ductos ejaculatórios.

Nessa etapa, os espermatozoides se misturam ao líquido seminal, que possui uma função protetora e nutritiva (principalmente quando os espermatozoides se encontram na vagina). Esse fluido é produzido pelas vesículas seminais, onde o esperma está armazenado por enquanto e onde ele, enfim, se mistura com as secreções da próstata.

Durante a ejaculação, o sêmen é, então, expulso pela uretra: os espermatozoides chegam à vagina em poucos segundos, onde sobrevivem apenas por alguns dias por causa da acidez do canal.

Sem um óvulo para fecundar, eles permanecem no muco cervical do colo uterino por 1 a 5 dias.

O que é ereção matinal? [Vídeo]

A ereção matinal, ou seja, acordar de manhã com o pênis ereto é um fenômeno comum na vida de um homem. Mas por que isso acontece? A razão disso é tão misteriosa assim? Quais são as causas instintivas e biológicas das ereções matinais?

Qual o gosto do esperma?


Na realidade, nem todos os espermas têm o mesmo cheiro ou gosto! Ambos aspectos são influenciados pelas diversas proteínas que o constituem.

Dá para controlar o cheiro e o gosto?

A alimentação tem um papel importante no odor e no sabor: comer frutas, por exemplo, trará açúcar ao esperma! O álcool e alguns vegetais (cebola, nabo, etc.) darão a ele um gosto mais amargo ou ácido…

É claro que o esperma nunca terá gosto de sorvete de morango! Ainda assim, pode ser interessante notar essas mudanças, dependendo da higiene ou da alimentação.

Em termos de consistência, podemos dizer que o esperma é um líquido mais denso. Depois ele se liquefaz um pouco a fim de permitir que os espermatozoides avancem na vagina em direção ao óvulo.

No entanto, a consistência também é variável: às vezes é mais líquida ou mais consistente, dependendo das proporções das secreções e do fluido seminal.

Por fim, se as ejaculações forem muito frequentes, o esperma perde a sua consistência e se torna mais líquido, mais transparente. A explicação é simples: o corpo não teve tempo suficiente para repor o sêmen.

Após um curto período sem ejaculações (2 a 3 dias), o esperma retorna à sua consistência e cor normais.

Esperma e fertilidade: QUALIDADE é mais importante que QUANTIDADE


A quantidade de esperma (ou de ejaculação) não afeta necessariamente a fertilidade. Por outro lado, a má qualidade do sêmen, principalmente a baixa concentração de espermatozoides, pode influenciar.

Um espermograma pode revelar certas irregularidades. Os exames irão focar:

  • no pH;
  • no volume ejaculado;
  • na concentração de espermatozoides por ml;
  • na motilidade e vitalidade dos espermatozoides;
  • no formato (morfologia) dos espermatozoides;
  • na presença ou ausência de leucócitos que indiquem uma possível infecção.

Conclusão


Elemento essencial para a fecundação do óvulo, a fabricação do esperma é um processo complexo e sua composição também é rica em substâncias!

No caso de operações de risco (como em um câncer de próstata ou de testículos), é possível conservar uma amostra de esperma, caso a pessoa queira ter filhos futuramente.


Fontes

Consulte online um médico ou psicólogo especializado em sexualidade

A Omens é uma plataforma de saúde dedicada à saúde sexual e mental, que reúne médicos urologistas, terapeutas sexuais e farmacêuticos com o objetivo de construir soluções seguras, de qualidade e acessíveis a todos.

Por isso, a plataforma permite que você consulte online médicos especialistas em temas sobre sexualidade, além de psicólogos sexólogos. As consultas online podem ser feitas por mensagens, pelo celular ou por videochamada, por exemplo, além de apresentar muitas outras vantagens:

  • Consulte um médico ou psicólogo especializado na área, que trata diariamente de problemas relacionados ao sexo.
  • Pague menos da metade do valor de uma consulta presencial com um urologista.
  • Agende uma consulta para o mesmo dia! (no Brasil, aliás, muitos pacientes têm de esperar vários meses até conseguir agendar uma consulta presencial com um urologista)
  • Peça pela plataforma os medicamentos necessários para o seu tratamento e, então, eles serão entregues discretamente na sua casa por uma farmácia certificada
  • Além disso, evite o desconforto ou a vergonha na sala de espera de um consultório ou em farmácias

7 comentário(s) sobre “Tudo sobre o esperma: composição, quantidade e função!

  1. Paulo Oliveira says:

    Muito bom. Achei que soubesse muito sobre espermatozoides (tenho 63 anos), mas depois que li as explicações de voces foi que aprendi muito. Parabéns e obrigado.

  2. Observador says:

    Pelo bem estar que senti em fazer oral, quando namorei por alguns anos, até pensei será que a penetracao vaginal possa ser uma das razões da longevidade feminina superior a nossa? Homens idosos parecem ter um envelhecimento “mais acelerado”, seria por começar um descompasso metabólico: alimentação com menos absorção de nutrientes e gozos ocorrendo?

  3. Opy says:

    “Assim, ele contém vitaminas C e B12, cálcio, fósforo, magnésio, zinco, potássio e açúcares (frutose e sorbitol)”

    Existe a chance do homem sofrer com falta desses nutrientes por causa da ejaculação frequente?

  4. Barriga Branca says:

    Muito esclarecedor. Que tal vocês escreverem sobre produtos que prometem aumentar a quantidade de esperma, pra gozar igual a um cavalo!?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?