O homem também pode ter orgasmos múltiplos? Como?

homem de costas excitado: o orgasmo múltiplo é sim possível
BLOG OMENS / Sexualidade
logo da Omens
Escrito por

Caio Vega

Dr. João Arthur Brunhara Alves Barbosa
Revisado por

Dr. João Brunhara

CRMSP 161.642
Última atualização

6 de setembro 2022

Mito, realidade ou fantasia? O orgasmo múltiplo masculino realmente existe? O assunto é um verdadeiro mistério, visto que a literatura científica não é clara sobre isso ainda. Mesmo assim, parece que esse tipo de experiência do orgasmo (como as mulheres, que podem gozar várias vezes na mesma relação) é acessível a todos, através de uma certa vivência e de treinamento.

A Omens vai compartilhar com você tudo o que sabemos para desmistificar o orgasmo múltiplo do homem!

Definição de orgasmos múltiplos


Ao contrário do orgasmo múltiplo feminino, o masculino poderia assumir duas formas: com ou sem ejaculação (o chamado orgasmo “seco”).

Portanto, para o homem ter vários orgasmos, a fase refratária (um período de queda na excitação após o orgasmo) precisaria ser curta ou inexistente.

Enquanto o corpo da mulher não possui esse limite, há quem questione a capacidade multiorgásmica do homem.

Período refratário e ejaculação

Na maioria das vezes, para o homem, o orgasmo se traduz em ejaculação. Em seguida, após as contrações da próstata e das vesículas seminais, incluindo vários espasmos intervalados por aproximadamente 0,8 segundos, inicia-se o período refratário.

Nesse período pós-ejaculação, a excitação cai. A duração da fase varia conforme vários fatores: idade, estado de saúde, parceira(o), etc.

A produção de hormônios como a prolactina e as endorfinas pode, por exemplo, estimular certas emoções e sentimentos (companheirismo, conexão emocional e amorosa ou até mesmo excitação).

Além disso, como dissemos, esse período de excitação ausente varia de pessoa para pessoa: pode ser de apenas 5 minutos, mas pode durar várias horas.

Não ter esse “intervalo vazio” é característica importante para o orgasmo múltiplo masculino. A inexistência da fase refratária pode ser o resultado de orgasmos secos ou de uma ejaculação sem esperma.

Portanto, é isso que dá a oportunidade ao homem de gozar repetidamente na mesma relação sexual.

Podcast: Desmistificando o orgasmo [Omenscast #26]

No nosso 26º episódio do Omenscast, o médico urologista João Brunhara vai falar um pouco sobre o ápice do prazer sexual: o orgasmo. Fique à vontade para ouvir o nosso podcast: a transcrição do áudio você poderá encontrar aqui.

Quantos homens conseguem atingir múltiplos orgasmos?


Na realidade, poucos homens possuem essa “capacidade”: segundo uma pesquisa recente, menos de 10% daqueles na faixa dos 20 anos de idade e menos de 7% dos com mais de 30 anos.

Outros estudos sugerem 2 tipos de orgasmos múltiplos masculinos:

  • orgasmos múltiplos, mas dispersos, com intervalos de alguns minutos entre eles
  • e orgasmos concentrados, ou seja, explosões de 2 a 4 orgasmos em um espaço de poucos segundos (até 2 minutos).

Fisiologicamente falando, esses orgasmos são semelhantes ao orgasmo “simples” do homem. Um estudo menciona que, no orgasmo múltiplo, o homem talvez não experimente o pico de prolactina (hormônio) durante o primeiro orgasmo – algo que geralmente acontece na ejaculação “padrão”.

Como o sexo SEM penetração pode ser BOM! [Vídeo]

Sexo sem penetração: como fazer? Será que estamos falando do tal “dry hump” ou, então, o foco é nas ditas “preliminares”? Estamos falando de um assunto que beneficia muito a sexualidade feminina (e masculina, pois pode te ajudar a não ter tanta preocupação com problemas de ereção ou mesmo de ejaculação precoce). Ainda assim, existem homens e mulheres que se perguntam se isso pode ser bom… Venha entender com a Omens!

O orgasmo múltiplo masculino é uma “aptidão” ou todos podem chegar lá?


Vários fatores podem ajudar a ter mais de um orgasmo em um curto período de tempo:

No entanto, ainda há poucas evidências médicas e fisiológicas que confirmem qualquer um desses fatores.

Em alguns casos, homens passam a ter orgasmos múltiplos após procedimentos médicos que reduzem ou eliminam a ejaculação (como a prostatectomia). Mas os fatores que influenciam esse fenômeno ainda são pouco estudados.

De qualquer forma, é possível treinar para modificar certos hábitos sexuais. Por exemplo, fortalecer os músculos do períneo permite perceber melhor as suas contrações, a fim de controlar a chegada da ejaculação com mais facilidade.

Certos exercícios respiratórios e movimentos pélvicos específicos são práticas conhecidas do budismo e do tantrismo, feitas com o objetivo de manter um nível de excitação estável. Dessa forma, pode ser possível encurtar o período refratário ou reaprender o reflexo da ejaculação.

Orgasmo múltiplo masculino: vantagens e limites


O orgasmo múltiplo pode apresentar como vantagem um prazer maior no momento do orgasmo. A sensação de prazer é mais forte, a relação dura mais tempo e a intensidade é percebida de maneira diferente.

A ejaculação “simples/tradicional”, por outro lado, combina forte intensidade e rapidez.

No entanto, buscar esse tipo de orgasmo a todo custo pode ser perigoso e trazer riscos. Isso porque pode aumentar o desejo por uma performance sexual excelente a todo momento, o que pode levar a disfunções sexuais, problemas no relacionamento e alteração da função orgânica da ejaculação.

Mas, claro, com moderação e paciência, vale ir atrás da experiência!

Conclusões


Apesar de muitos homens se interessarem pelo assunto, os pesquisadores ainda não conseguiram concluir a questão do orgasmo múltiplo masculino. Mas esse fenômeno existe, sim, ainda que aconteça com poucos homens.

Só é bom lembrar que você não precisa tentar alcançar essa sensação em todas as relações sexuais: isso pode se tornar um risco real para a sua saúde.

A experiência aparentemente pode ser acessível a todos os homens, mas o seu aprendizado é feito com calma, a longo prazo, sem apressar o corpo e os mecanismos naturais do organismo.

Outras fontes

Consulte online um médico ou psicólogo especializado em sexualidade

A Omens é uma plataforma de saúde dedicada à saúde sexual e mental, que reúne médicos urologistas, terapeutas sexuais e farmacêuticos com o objetivo de construir soluções seguras, de qualidade e acessíveis a todos.

Por isso, a plataforma permite que você consulte online médicos especialistas em temas sobre sexualidade, além de psicólogos sexólogos. As consultas online podem ser feitas por mensagens, pelo celular ou por videochamada, por exemplo, além de apresentar muitas outras vantagens:

  • Consulte um médico ou psicólogo especializado na área, que trata diariamente de problemas relacionados ao sexo.
  • Pague menos da metade do valor de uma consulta presencial com um urologista.
  • Agende uma consulta para o mesmo dia! (no Brasil, aliás, muitos pacientes têm de esperar vários meses até conseguir agendar uma consulta presencial com um urologista)
  • Peça pela plataforma os medicamentos necessários para o seu tratamento e, então, eles serão entregues discretamente na sua casa por uma farmácia certificada
  • Além disso, evite o desconforto ou a vergonha na sala de espera de um consultório ou em farmácias

28 comentário(s) sobre “O homem também pode ter orgasmos múltiplos? Como?

  1. S.Souza says:

    Sempre tive o hábito de manter forte a musculatura pélvica para aprimorar o prazer…ultimamente estou conseguindo ter vários orgasmos consecutivos sem ejacular, mas estou preocupado de estar com algum distúrbio no sistema nervoso, sempre soube que o orgasmo masculino dura aprox. 6 segundos, mas depois que aprendi a “gozar seco” estão durando entre 10 e 20 segundos. Isso é normal ou devo procurar um urologista? Sinceramente estou preocupado, não quero ser uma anomalia.

  2. Go says:

    Tive apenas uma vez um orgasmo multiplo, foi du c4r4lhoooo… Eu estava em uma grande conexão com meu parceiro e aconteceu….. Eu devia ter uns 23 ou 24 anos… Hj tenho 31 e nunca mais alcancei essa performance…. e nem fico tentando….. acho q se acontecer vai acontecer….rs

  3. Lethicia says:

    Vim aqui pesquisar, pq acabou de acontecer comigo kkkk.
    Estava atiçando o meu marido, e brincando com todas as zonas erógenas do corpo dele, lambi o pescoço, os mamilos, me esfreguei nua no corpo dele e deixei o pênis por último, pra aumentar o prazer, e toda vez que ele estava prestes a gozar, eu parava… E começava de novo kkk
    Quando eu percebi que ele tava louco tesão, comecei a estimular a próstata com o dedo e finalmente coloquei o pênis dentro da boca, dando aquela mamada suculenta, nesse momento intensifiquei os movimentos simultâneos, que era o dedo e a mamada e ele gozou horrores…
    Só que…
    Enquanto ele gozava, ele ainda urrava bastante de tesão, então continuei e coisa de 3/4 segundos depois, ele começou a gozar de novo.
    Ele teve duas ejaculações seguidas …
    Tô até agora sem acreditar, e muito feliz!

  4. Anônimo says:

    Vim pesquisar depois de ocorrer comigo ontem. Então fomos em um motel legal em na cidade, com hidro e tudo mais. Tomamos um belo banho de chuveiro onde começamos as carícias enquanto a banheira enchia. Em seguida com a água na bem quente liguei os motores e adicionei os sais aromáticos que fizeram bastante espuma. Entrei primeiro para testar a temperatura, foi quando ela tbm entrou e ficou de pé pois estava muito quente a água, puxei suas pernas sutilmente e o encaixe foi simétrico, sua vulva foi de encontro a minha boca e pude me deliciar com seus lábios de túlipa. Ela então se acostumou com a temperatura e foi descendo e massageou meu instrumento com seu clitóris bem excitado. Embriagados de prazer iniciamos as penetrações, seus movimentos eram mt bem coreografados, fiz questão de erguer os quadris para que meus olhos pudessem desfrutar daquela cena tbm. Mas logo ocupei minha boca com aquele seios tão redondos e suculentos. Deixei ela descansar um pouco apoiando aquela bunda maravilhosa no fundo da banheira, fui degustado lentamente cada ida e volta. Decidimos então ir para a cama onde ela deitou e já iniciou com o seu oral de boca de veludo, aproveitei e encaixei um 69. Ao mesmo tempo que recebia aquela chupada excepcional, saboreava tbm de uma buceta linda, chupando bem aquele clitóris simultaneamente estimulando o ponto G usando dois dedos. Não demorou para que ela tivesse um orgasmo em minha boca. Pude então apreciar aquela boca trabalhando tão bem. Estava no ápice e logo falei “mama todo esse leitinho”, ela continuou com os movimentos sincronizados entre lábios, lingua, e mãos (pois um mão estimulava o corpo enquanto a outra os testículos e a língua dança sobre a glande). E veio o primeiro orgasmo marcado pela ejaculação em sua boca, porém diferente das outras vezes, não veio a hipersensibilidade no órgão, logo falei que ela continuasse, não precisava parar. Fui sentindo que estava chegando novamente no clímax. Falei pra ela “contínua que tem mais para vc”, e incrivelmente, de forma mais intensa que a primeira veio o segundo orgasmo con direito a um tanto mais de ejaculação na quela boca de veludo. Aí sim meu corpo liberou tudo e senti a hipersensibilidade habitual e fiquei surpreso por ter gozado duas vezes seguidas.

  5. Andinho says:

    Rapaz estou super curioso sobre o assunto já tive vários relacionamentos e muitas transas mas hoje aconteceu algo que tive que vim pesquisar nunca aconteceu de ter orgasmos múltiplos sei que me lembro de 3 orgasmos ao mesmo tempo mas não sei se foram só 3 pq fiquei plasmático com o ocorrido queria muito poder entender mais sobre o assunto se tiver alguém pra poder explicar ficaria super grato não gosto muito de falar sobre minhas coisas mas essa tive que compartilhar tenho 40 anos né minha vida sexual é mais ativa de que quando tinha 20 isso é o que experiência ou agente quando fica mais velho melhora o libido

  6. JULIO JEFERSON ALVES DA SILVA says:

    JA ESCUTEI PESQUISEI E LI QUE HOMEM NAO CONSEGUE TER MULTIPLOS ORGASMOS POR VARIOS FATORES COMO IDADE, A DOMINUICAO DA LIBIDIO E TAMBEM QUE HOMEM NAO CONSEGUE TER ORGASMOS MULTIPLOS, SO’ QUE EU TIVE COM UMA MULHER QUE ME DEU UM PRAZER TAO GOSTOSO E INTENSO SEM EU PRECISAR PEDIR PRA ELA AQUILO QUE EU QUERIA QUE OUTRAS MULHERES FIZESSEM COMIGO, ELA ME FEZ TER ORGASMO MULTIPLOS TAO INTENSO E GOSTOSO QUE CHEGUEI A ENTRAR EM ‘ORBITA, ACHO QUE DEVO TER TIDO UNS 10 ORGASMO MULTIPLOS UM ATRAS DO OUTRO. SEMPRE FALAVAM QUE ERA DIFICIL UM HOMEM TER ORGASMOS MULTIPLOS , POIS EU TIVE MEU PRIMEIRO ORGASMO MULTIPLOS COM UMA PESSOA QUE FEZ COMIGO O QUE NENHUMA OUTRA MULHER FEZ, ME DEU E FEZ AQUILO QUE EU QUERIA QUE OUTRAS MULHERES FIZESSEM…E O ORGASMO MULTIPLO QUE EU TIVE COM ELA EU RESUMO EM UMA SO’ FRASE : EU ENTREI EM ‘ORBITA…

  7. Rosita says:

    Muito interessante esta matéria. Eu e meu esposo somos multiorgasmicos. E fico impressionada com a potência dele, há dias que ele tem até 12 orgasmos, e o minino são 3 ou 4, esse é o normal dele. Somos casados há 20 anos, ele tem 51 anos e eu 43. E sempre tive curiosidade de como pode ser possível isso… enfim … somos felizes na relação sexual.

  8. Cláudio says:

    Tive meu primeiro orgasmo faltando pouco mais de um mês pra completar 23 anos, e sempre tentei, mas não conseguia nem transando e nem me masturbando. Achava que tinha algum defeito ou algo do tipo, então, uma semana depois de finalmente marcar uma consulta com um urologista como um último apelo, pq queria me sentir como todos os homens normais, eu finalmente consegui ter um orgasmo. Acontece que desde então, posso contar na mão quantas vezes gozei apenas uma vez, e na maior parte dos casos, foi por opção, por estar com sono ou com pressa. Sempre tenho orgasmos múltiplos, já cheguei a ficar quase 10 minutos tendo um orgasmo atrás do outro, até que chega em um ponto em que eu simplesmente continuo gozando sem intervalo. Enquanto estiver estimulando, gozo sem parar, até que por fim chega um momento que eu fico tão exausto que msm sabendo que consigo ficar assim por mais tempo eu paro por cansaço. Tenho vontade de estudar o assunto só pra entender o que acontece comigo kkk. Já teve dia que me masturbei 6 vezes, e em todas gozei no mínimo 4 vezes. Detalhe: tem apenas 5 meses que eu descobri o que é um orgasmo, e de lá pra cá minha vida nesse sentido mudou bastante. É um assunto que queria discutir com alguém mas não tem nem como kkk. Os motivos pra ter ficado tantos anos sem conseguir ter um orgasmo (ao menos o que eu acho que são os motivos) não são dos mais felizes, mas ao menos hoje me sinto um homem normal.

  9. Luiz adriano says:

    Nossa eu tive uma vez 8 ou mais orgasmos um seguida o outro, só tive isso uma vez com uma mulher eu pensei que iria dar um troco pois não estava dando conta de controlar, e foi um tesão desgraçado de forte, se não fosse ela pra mim para acho tinha dado um infarto, até hoje isso não sai da minha cabeça pois tive várias relações e só tive 1 única experiência dessa do tipo com uma única mulher em específico, hoje sou casado a mais de 6 anos e nunca tive outro episódio desse orgasmo múltiplo, rapaz essa mulher que tive único orgasmo melhor da vida sou apaixonado por ela pois foi a única que me deu maior prazer de todas que fiquei.
    Pena que ela hoje está casada também 😢
    Minha idade 27 anos na época acho tinha uns 19

  10. Levi says:

    Mano tenho mania de quando estou me masturbando ser muito rápido aff, tem algo errado? E outra…
    Posso continuar a penetração dps de gozar na companheira?
    Ou pode acontecer algo?

    • Dr. João Brunhara says:

      Se você estiver usando preservativo, a ejaculação certamente irá vazar e há a possibilidade de gravidez e infecção sexualmente transmissível.
      Caso já não use camisinha, por opção dos dois, não vai fazer diferença continuar a penetração.

  11. Espantalho says:

    Vou deixar minha experiência aqui..
    Eu prático uma coisa muito interessante que ajuda a chegar num pico de prazer.muito maior..
    Se trata de durante a masturbação, quando estiver se aproximando do orgasmo interromper o ato e esperar alguns segundos para tentar novamente.
    A ejaculação falhada, se repete na próxima mas a questão mesmo é o prazer dado!
    Não acontece sempre, mas é possível alcançar um pico de prazer que chega a ser uma experiência surreal!
    Algo dificil de explicar..
    Testem!

  12. Ana Cristina says:

    Como explicar um homem que ejacula várias vezes durante a relação, com uma grande quantidade de esperma, mantém a ereção , é só apresenta orgasmo algum tempo depois?

  13. Ricardo says:

    Tenho 66 anos. A cerca de um ano comecei a sentir orgasmos múltiplos, chegando a 5 a 6 orgasmos seguidos com intervalos de aproximadamente 5 segundos. Na verdade os orgasmos só param quando paro de concentrar. Todos são intensos e prazerosos.

  14. Alex Rosa says:

    Orgasmo múltiplo masculino pode ser aprendido. Hoje tenho 40 anos e aprendi quando tinha 30.
    Aprendi a separar a ejaculação do orgasmo e a fazer sexo sempre no limite da tensão sexual. Orgasmos e ejaculações acontecem quando estou nesse limite. Tenho vários orgasmos e ejaculações até acabar o sêmen. Geralmente 3 ejaculações seguidas já me deixam seco. Só volto a ter sêmen depois de esperar uns 40 minutos. Se continuar fazendo sexo, vou sentir o prazer do orgasmo, vou sentir as contrações das ejaculações, mas não vai sair nada de sêmen.
    Eu tenho o período refratário, mas só quando ultrapasso o limite da tensão sexual que mencionei. Caso eu não ultrapasse, posso fazer sexo até ficar exausto de tanto orgasmo ou minha esposa ficar satisfeita. Só aí eu ultrapasso o ponto sem retorno propositalmente e tenho um último grande orgasmo, mesmo que seja seco.

  15. M Carlos Z says:

    recentemente experimentei dois tipos de orgasmos duplos. Ambos com dois picos de prazer com ejaculação. No primeiro tipo, houve um intervalo de cerca de dois minutos entre os picos e no segundo o intervalo foi bem mais curto, cerca de 5 segundos. Vale dizer que não esperava isso aos 63 anos. Acho que já tive experiências dessa natureza quando mais novo.

  16. Ademar Souza says:

    Caio, é louvável que você dedique espaço a temas como este, mas quero sugerir a você que consulte especialistas sobre o assunto. Mas já adianto que o fato de um(a) médico(a) ser urologista ou ginecologista não o faz um especialista em sexualidade humana. Sugiro a você a leitura sobre Taoismo, Tantra Yoga e livros como The Multi-orgasmic Man, The Multi-orgasmic Woman e The Multi-orgasmic Couple, de Mantak Chia e Rachel Carlton Abrams. A propósito, sou Neurofisiologista e praticante de Tantra Yoga desde os tempos de faculdade. Orgasmo e ejaculação masculina são fenômenos que normalmente são simultâneos, mas coordenados por vias nervosas, neurotransmissores e áreas cerebrais diferentes. Quando o homem aprende a ter orgasmo sem ejacular ele pode ter vários orgasmos sem perder a ereção até por horas. Homens que dominam estas técnicas fazem a alegria das mulheres multiorgásmicas.

    • Dr. João Brunhara says:

      Olá, Ademar. Obrigado pelas sugestões de leitura! Vamos visitar esses livros e talvez colocarmos como recomendação aqui no blog.
      É muito importante esta troca de experiências: os médicos urologistas são um dos profissionais que podem se especializar em assuntos sobre sexualidade, assim como psicólogos, fisioterapeutas e outros também podem vir a ser considerados especialistas no tema, a depender de sua área específica de estudos, pesquisa e trabalho.
      Agradecemos por compartilhar um pouco da sua experiência como praticante de Tantra Yoga!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?