Você sabe o que é o tantrismo?

O tantrismo pode estar relacionado tanto ao budismo como ao hinduísmo
BLOG OMENS / Sexualidade
logo da Omens
Escrito por

Caio Vega

Dr. João Arthur Brunhara Alves Barbosa
Revisado por

Dr. João Brunhara

CRMSP 161.642
Última atualização

28 de outubro 2021

Hoje abordaremos um tema bastante extenso: as origens do Tantrismo (Tantra) e os seus vários rituais, através do Hinduísmo e do Budismo.

Isso porque o aspecto sexual é apenas um pequeno ramo dos ensinamentos do tantrismo (um termo inventado no século XIX no Ocidente). Na realidade, ele é uma religião complexa e voltada para a espiritualidade.

O termo Tantrismo é derivado da palavra sânscrita tantra, que significa “regra” ou “tratado”.

Ela designa um conjunto de textos, doutrinas, rituais e métodos de iniciação que têm influenciado a maioria dos ramos do hinduísmo, incluindo o budismo.

O tantrismo pode ser expressado através de diferentes práticas: yoga, ensinamentos de iniciação ou ritos – para citar apenas alguns.

Tantrismo: quais as origens?


O termo tantra corresponde a um sistema metafísico prático (voltado para a ação) cujas origens provêm da Índia. Nesse sistema existem dois princípios simbolizados pelo masculino e pelo feminino, que seriam a base do universo.

O Tantra tradicional é um “caminho de transformação integral do ser humano”, passando através do corpo e dos cinco sentidos.

Enquanto o Vedismo (uma cultura importada para a Índia antiga por povos do Irã) colocou o desejo (Kama) na origem da Criação, o Bramanismo desenvolveu uma ideologia mais restritiva.

O tantrismo quis, portanto, restabelecer o desejo no centro do seu caminho de libertação, com base em dois princípios essenciais: uma “presença” omnisciente e uma “ação de conscientização”. Shiva (macho) simboliza essa “presença” e Shakti (fêmea) representa um princípio ativo e exteriorizado dessa divindade masculina.

Hoje, muitas pessoas interpretam o termo Tantra como práticas que estão muito longe do espírito original do Tantrismo.

Guia dos afrodisíacos [Omenscast #28]

No nosso 28º episódio do Omenscast, o médico urologista João Brunhara vai explicar um pouco mais sobre os afrodisíacos: quais existem e funcionam de verdade? Se você está procurando por uma abordagem médica e detalhada sobre o que é afrodisíaco, você veio ao lugar certo! A transcrição do áudio você poderá encontrar aqui.

Doutrina do Tantra (Tantrismo)


Para o Tantrismo alcançar esse caminho de libertação, foi necessário integrar a noção de desejo na espiritualidade, através de rituais e exercícios baseados em meditação e no yoga. 

A ideia era transformar o próprio corpo a fim de integrá-lo com as leis do universo. E, para conseguir isso, usou-se o desejo como símbolo da energia do mundo.

Tudo isso é entendido a partir da manifestação e do contato feitos com uma divindade.

Essa divindade possui dois símbolos:

  • um do deus (Shiva), representando o masculino: ação de conscientização, mas inativa;
  • e do feminino, Shakti: o princípio ativo (exteriorizado de Shiva) e criador da energia.

Tantrismo e sexualidade


Tantrismo e energia vital

Muitos veem no tantrismo uma forma de “aumentar a satisfação sexual”. No entanto, a sexualidade é apenas uma pequena parte dos escritos tântricos.

Por estarem localizados nas mesmas áreas anatômicas, a energia sexual e a energia vital estão associadas: a fonte dessa energia vital, por exemplo, estaria localizada no cóccix.

Em teoria, prestando atenção às regiões genitais, se conseguiria através de diferentes práticas (yoga, por exemplo) despertar e libertar a energia da vida, de modo a difundi-la no corpo para alcançar o êxtase.

É nesse quesito que dizemos que o Tantrismo está voltado para a satisfação sexual. Mas uma observação importante: essa satisfação sexual passa primeiro pela nossa atenção ao próprio interior.

É a atenção que prestamos de forma diferente a certas zonas do corpo, o que nos permite despertá-las e, mais tarde, uma satisfação sexual maior. O prazer vem em segundo lugar e do interior do corpo (não do exterior).

CONTROLE a ejaculação com este treinamento online


Baixar 1ª Aula Grátis

Aprenda 13 técnicas elaboradas por urologistas e garanta tratamento DEFINITIVO

Tantrismo: entre a espiritualidade e a sexualidade

O tantrismo deve, portanto, ser visto como uma forma de desenvolver todo o ser. Através de diferentes técnicas, espera-se que ele traga um despertar dos sentidos, permitindo principalmente que a pessoa se conheça melhor, libertando tensões ou refinando as próprias percepções.

Nesse sentido, ele pode ajudar a resolver problemas sexuais (tais como “falhas” muitas vezes psicológicas).

No entanto, tal como o Kâmasûtra, a sexualidade é apenas um fragmento do ensino tântrico: ele ensina um estilo de vida muito mais amplo. E a meditação, massagem ou exploração dos sentidos são técnicas ou meios para alcançar um nível superior de consciência através do êxtase.

Acredita-se que a difusão de energia vital no corpo promove um estado de bem-estar e de realização pessoal.

Onde entra a massagem no Tantrismo?

A massagem permite que os dois corpos se aproximem através do despertar dos sentidos. Ela é um convite ao amor-próprio.

Além disso, é através da massagem que se consegue despertar a energia vital (ou energia sexual). Por conta disso, pode-se considerar a massagem tântrica como erótica.

A atração e a excitação sexual são fenômenos naturais: então, mesmo que a massagem tântrica não tenha essa função primária, ela pode naturalmente conduzir a essas sensações. 

Mas não se trata de uma busca pelo orgasmo. É uma massagem entre duas pessoas desinteressadas.

A excitação pode ser sentida como uma vibração, um estremecimento, ou uma energia difusa em todo o corpo.

Como envelhecer bem e ter uma vida sexual ativa? [Vídeo]

Todos sabem que as experiências da sexualidade na terceira idade não são as mesmas de antes, mas temos algumas dicas sobre como envelhecer bem mantendo uma vida sexual ativa. Se o avanço da idade talvez deixe o sexo na terceira idade mais difícil, com problemas de ereção ou mesmo perdas de libido, então você pode desde já manter a saúde (sexual e geral) em dia, com atividades físicas e outras estratégias. Confira os conselhos do médico urologista João Brunhara!

História do Tantrismo


Hinduísmo tântrico

Como dissemos, Tantra, para o Hinduísmo, significa tanto “regra” como “tratado” ou “método”.

Há, portanto, duas tradições principais:

  • a tradição Vishnuite: culto a Vishnu (deus supremo simbolizado por mantras);
  • e os Shivaístas, caracterizados pelos ágama e pelo tantra: respectivamente a “tradição” ou o culto a Shiva.

Para realizar os ritos tântricos, era necessário iniciar uma prática de meditação, de mentalização ou de controle da respiração. Há também sessões de declamação (recital).

De acordo com alguns autores, o foco das práticas religiosas tântricas era sexual, seja de forma simbólica ou real. Por exemplo, algumas formas de yoga se destinavam a permitir a união à energia shakti. O yoga se baseou, então, numa descrição sutil do corpo e dos seus centros energéticos.

Era, portanto, necessário receber a iniciação de um mestre competente. Certas práticas sexuais podiam, para os mais experientes, ser realizadas com posições de yoga.

Durante esses ritos tântricos, as práticas tinham que possibilitar a transgressão da noção de bem e mal, alcançando um estado de poder e libertação.

Havia assim dois caminhos do Tantrismo, que podiam ser seguidos simultaneamente.

Budismo tântrico

O budismo tântrico surgiu entre os séculos III e IV, com base no hinduísmo. No século VII, um compêndio completo escrito em sânscrito se difunde no Tibete, através de vários mestres indianos, nepaleses e afegãos.

O budismo também atinge certos territórios do sudeste asiático (como, por exemplo, na China). Mais tarde, ele terá também grande influência no Japão.

No budismo, o Tantra é interpretado como “continuidade” ou “integração”.

Na prática, o objetivo é desenvolver a sabedoria, a compaixão, a morte da ignorância e uma perfeita compreensão das “realidades intrínsecas”. Ao contrário do hinduísmo, o budismo não tem divindades com uma natureza própria.

  • Os textos tântricos encontram-se em um ramo do budismo, apresentados como superiores a outras práticas. Certas práticas de yoga, por exemplo, permitem um despertar de consciência mais rápido.

A prática reservada aos iniciados de alto nível pode ter transmitido uma imagem erótica ou sexual do budismo tântrico.

O Tantrismo no Ocidente

O Ocidente frequentemente vê o tantrismo como uma forma de “transgressão” (algo que não respeita necessariamente a lei moral estabelecida). Essa fama contribuiu para o seu sucesso (na Europa e em outros locais).

O aspecto sexual de certos ritos raros (reservado aos já iniciados na prática) reforçou o aspecto fantasioso e místico do Tantrismo para os ocidentais.

O tantrismo pode representar tanto a desobediência às proibições morais e sociais como o uso da energia sexual (ou força).

No entanto, mesmo que tenha suscitado fantasias para alguns países, devemos abordar o assunto de forma mais complexa, tanto religiosa como espiritual.

Aqui, essa ideia dá à luz a muitos círculos esotéricos ou espirituais.

Melhore suas ereções com este treinamento ONLINE


Baixar 1ª Aula Grátis

Acesse exercícios desenvolvidos por urologistas e reduza o estresse que afeta o sexo

Conclusão: o que podemos tirar de tudo isso?


Vimos que o Tantrismo se baseia em um sistema muito mais rico do que simplesmente uma “prática subversiva” ou “sexual”.

Em particular, o grau de espiritualidade ou religião que requer para sua prática é elevado. Sem esquecer, por fim, que uma iniciação exigente e longa é necessária para tentar alcançar esse alto estado de consciência.

O corpo e o espírito estão, portanto, intimamente ligados para essas diferentes religiões e tradições: o aspecto sexual do Tantrismo corresponde apenas a um dos aspectos do ser humano.

E esse aspecto em si representa apenas uma pequena parte do complexo sistema hindu e budista.


Referências

Consulte online um médico ou psicólogo especializado em sexualidade

A Omens é uma plataforma de saúde dedicada à saúde sexual e mental, que reúne médicos urologistas, terapeutas sexuais e farmacêuticos com o objetivo de construir soluções seguras, de qualidade e acessíveis a todos.

Por isso, a plataforma permite que você consulte online médicos especialistas em temas sobre sexualidade, além de psicólogos sexólogos. As consultas online podem ser feitas por mensagens, pelo celular ou por videochamada, por exemplo, além de apresentar muitas outras vantagens:

  • Consulte um médico ou psicólogo especializado na área, que trata diariamente de problemas relacionados ao sexo.
  • Pague menos da metade do valor de uma consulta presencial com um urologista.
  • Agende uma consulta para o mesmo dia! (no Brasil, aliás, muitos pacientes têm de esperar vários meses até conseguir agendar uma consulta presencial com um urologista)
  • Peça pela plataforma os medicamentos necessários para o seu tratamento e, então, eles serão entregues discretamente na sua casa por uma farmácia certificada
  • Além disso, evite o desconforto ou a vergonha na sala de espera de um consultório ou em farmácias

2 comentário(s) sobre “Você sabe o que é o tantrismo?

  1. Epi Filho says:

    Boa tarde, se eu for fazer massagem tântrica com um terapeuta, estarei de alguma forma fazendo parte da religião budista ou hindu?

  2. Luis Carlos de Barros says:

    É permitido o sexo (penetração) pelo terapeuta numa sessão feminina? Mesmo que na hora ou antes da sessão ela deseja q aconteça,?
    Outra pergunta, nesse contexto, quais os códigos éticos,protocolos de segurança, cuidados c saúde, por parte do terapeuta, q este deve seguir?
    Pode ser considerado abuso, qdo um terapeuta se aproveite do cliente e faça sexo natural, penetração, mesmo que a cliente ou cliente o permita na hora ou antes da sessão,??

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?