Como tratar a motilidade do esperma?

castanhas imitando espermatozoides e pimentão simbolizando a vagina
BLOG OMENS / Saúde geral
logo da Omens
Escrito por

Ranieri Soares

Dr. João Arthur Brunhara Alves Barbosa
Revisado por

Dr. João Brunhara

CRMSP 161.642
Última atualização

18 de julho 2023

Vamos falar sobre qualidade do sêmen? O espermograma é um exame essencial para avaliar a qualidade espermática do homem. Mas você sabe o que é motilidade espermática e como tratá-la caso estiver baixa? Não? Calma que nós aqui na Omens te explicamos!

Motilidade espermática: definição e exames


A motilidade espermática é a capacidade que o espermatozoide tem de se mover através do trato reprodutivo feminino e alcançar e fecundar o óvulo. É um dos fatores primordiais na determinação da fertilidade masculina.

O esperma deve ser capaz de avançar a uma taxa de pelo menos 25 micrômetros por segundo para ser classificado como “saudável”. Caso o espermatozoide não se mova nessa taxa, a condição é denominada astenospermia.

O exame não avalia a qualidade genética do esperma, mas sim o movimento. Se o esperma não nadar satisfatoriamente, possivelmente ocorrem problemas de fertilidade.

A motilidade normal do esperma é de cerca de 40%, chamamos esse parâmetro de motilidade total. Isto quer dizer que pelo menos 40% dos espermatozoides devem ser bons nadadores, ou seja, verdadeiros Michael Phelps!

Infertilidade masculina: diagnóstico e tratamentos [Omenscast #40]

Nesse episódio de número 40 do Omenscast, o médico urologista João Brunhara vai responder algumas dúvidas comuns sobre infertilidade masculina: como saber se o homem é estéril? Como descobrir? A transcrição do áudio você poderá encontrar aqui.

Como tratar a motilidade espermática?


Em primeiro lugar, é importante sempre consultar um médico especialista. É clichê, sabemos, mas só assim você poderá discutir as melhores possibilidades clínicas para elevar a motilidade do esperma. Além disso, é necessário melhorar a alimentação e procurar ter um estilo de vida mais saudável.

É indispensável ter uma dieta com uma alimentação equilibrada. Uma alimentação variada e saudável deve ingerir nutrientes que sejam saudáveis ao esperma – os ricos em zinco e arginina são fundamentais. Desse modo, a quantidade e a velocidade de esperma produzido pelo corpo aumentará.

Além disso, a dieta deve possuir alimentos integrais. Dê preferência por frutas, legumes, grãos integrais, frutos do mar, ovos, espinafre, alho, cenouras, carnes magras ou proteínas e laticínios. A variedade garante a ingestão de inúmeras vitaminas, minerais e antioxidantes que podem aumentar a motilidade do esperma de forma natural.

Portanto, são necessárias mudanças de hábitos! Por exemplo: evitar o álcool, o cigarro e o uso de drogas. Isso porque eles afetam negativamente a motilidade do esperma.

Aliás, é importante também manter um peso saudável: pratique exercícios físicos regularmente. A atividade física regular está ligada a diversos benefícios à saúde, incluindo o aumento da motilidade do sêmen ao regular os hormônios e contribuir com a perda de peso. Faça caminhadas, ciclismo ou corrida, por exemplo.

São medidas simples, mas eficazes, e colaboram para a melhora da fertilidade masculina.

Ainda é essencial evitar que o escroto fique superaquecido e assim garantir que os espermatozoides permaneçam saudáveis. Use roupas íntimas folgadas para manter os testículos arejados, pois calças e cuecas muito apertadas deixam a bolsa escrotal totalmente colados em volta dos testículos, superaquecendo-os; o ideal é colocar roupas de tecidos leves, que mantenham o local com cerca de 34°C para que a produção de esperma esteja 100%.

Consulte um urologista ONLINE e inicie seu tratamento hoje

Marcar Teleconsulta Agora

Receba receita médica, remédios e encaminhamento para exames

O que é baixa motilidade espermática?


Entende-se como baixa motilidade espermática quando o esperma provavelmente não avançará em direção ao óvulo a tempo de fecundá-lo.

Segundo critérios da Organização Mundial de Saúde, uma amostra seminal deve apresentar pelo menos 32% de espermatozoides que se movem de forma rápida ou lenta, mas progressivamente. Assim são capazes de alcançar o óvulo e realizar a fecundação.

O esperma pode ser muito lento, não progressivo ou pode simplesmente nadar em círculos e não em caminhos rápidos e retos.

O médico pode diagnosticar o paciente com a condição de astenospermia. As causas da astenospermia podem ser diversas, ainda que muitas vezes esteja associada a infecções na região dos testículos. As causas da baixa motilidade dos espermatozoides nos homens variam: em alguns casos, é genético; em outros, pode ser uma condição médica ou em razão do estilo de vida pouco saudável, por exemplo. O ambiente ao redor igualmente pode desempenhar um grande papel na motilidade do esperma.

A astenospermia refere-se a defeitos na motilidade dos espermatozoides – essa é uma das causas principais de infertilidade masculina. Por isso, é sempre importante consultar um médico especializado.

O diagnóstico da astenospermia é simples e pode ser feito com um espermograma básico. Após o homem ejacular em um recipiente apropriado, seu sêmen é levado à análise em laboratório, onde é feita a contagem dos espermatozoides, além de serem avaliadas suas condições de motilidade e tempo de vida.

Se você realizou o exame de espermograma e nele apresentou baixa quantidade de espermatozoides, é preciso investigar se a causa é hormonal, a fim de seguir tratamento medicamentoso, ou em virtude de varicocele, que possui tratamento cirúrgico.

Para vencer a infertilidade devido à astenospermia, podem-se usar tecnologias de reprodução assistida, como a injeção intracitoplasmática de espermatozoides.

Como engravidar de homem com baixa motilidade?


Quando um homem possui astenospermia, as chances de ele engravidar sua parceira são baixas. Mas ainda assim, é possível uma gravidez espontânea, principalmente se forem realizadas medidas como mudanças de estilo de vida e correção da varicocele (isso é, se houver uma varicocele).

E, se mesmo assim não for possível uma gravidez espontânea, existem os métodos de reprodução assistida. Se o casal deseja de fato ter um filho, é interessante pensar em tratamentos de inseminação artificial intrauterina ou fertilização in vitro.

A fertilização intrauterina é um dos métodos viáveis para que isso possa acontecer. A técnica consiste essencialmente na colocação do esperma diretamente no útero de modo artificial. Se o problema do homem é apenas com a mobilidade de seu esperma, a dificuldade pode ser resolvida com esse procedimento. Outro procedimento que, do mesmo modo, pode ser uma alternativa é a fertilização in vitro que, apesar de não ser o mais barato, tem uma boa eficácia.


Referências

Consulte online um médico ou psicólogo especializado em sexualidade

A Omens é uma plataforma de saúde dedicada à saúde sexual e mental, que reúne médicos urologistas, terapeutas sexuais e farmacêuticos com o objetivo de construir soluções seguras, de qualidade e acessíveis a todos.

Por isso, a plataforma permite que você consulte online médicos especialistas em temas sobre sexualidade, além de psicólogos sexólogos. As consultas online podem ser feitas por mensagens, pelo celular ou por videochamada, por exemplo, além de apresentar muitas outras vantagens:

  • Consulte um médico ou psicólogo especializado na área, que trata diariamente de problemas relacionados ao sexo.
  • Pague menos da metade do valor de uma consulta presencial com um urologista.
  • Agende uma consulta para o mesmo dia! (no Brasil, aliás, muitos pacientes têm de esperar vários meses até conseguir agendar uma consulta presencial com um urologista)
  • Peça pela plataforma os medicamentos necessários para o seu tratamento e, então, eles serão entregues discretamente na sua casa por uma farmácia certificada
  • Além disso, evite o desconforto ou a vergonha na sala de espera de um consultório ou em farmácias

3 comentário(s) sobre “Como tratar a motilidade do esperma?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?