O que é líquido seminal?

coco com o líquido caindo para fora
BLOG OMENS / Sexualidade
logo da Omens
Escrito por

Caio Vega

Revisado por

Dr. João Brunhara

CRMSP 161.642
Última atualização

4 de maio 2022

É muito comum que as pessoas confundam o que é líquido seminal e o que é líquido pré-ejaculatório. Mas eles não são a mesma coisa e a diferença é muito simples.

O líquido seminal é o principal composto do esperma. Uma das maiores funções desse fluido é nutrir e proteger os espermatozoides até a vagina. O líquido seminal, portanto, está presente no momento da ejaculação.

Em contrapartida, o líquido pré-ejaculatório é um fluido liberado durante a excitação sexual: não é sêmen! Apesar disso, ele pode conter uma pequena quantidade de espermatozoides (às vezes presentes na uretra).

Aos primeiros sinais de excitação, o homem libera uma série de fluidos.

Afinal, o que é líquido seminal?

É um fluido produzido no momento da ejaculação. Embora muitos o conheçam como esperma ou sêmen, os dois não são a mesma coisa: o líquido seminal é um dos componentes do sêmen.

As vesículas seminais e a próstata produzem as secreções necessárias para a formação do líquido seminal. Ele é composto de aproximadamente 60-75% das secreções das vesículas seminais e 20% da próstata. Além disso, há nele uma pequena quantidade de líquido pré-ejaculatório.

As glândulas de Cowper produzem o líquido pré-ejaculatório, encontrado em pequenas quantidades no fluido seminal. Esse fluido contém sobretudo vitaminas, prostaglandinas, testosterona, açúcares e minerais (cálcio, magnésio, potássio, etc.).

Por fim, todos os elementos que mencionamos se combinam para formar o esperma. O esperma (ou sêmen) é, portanto, um composto de líquido seminal (secreções da próstata e das vesículas seminais), de líquido pré-ejaculatório (secreções das glândulas de Cowper) e de secreções do epidídimo.

Qual a sua função?

Rico em nutrientes, o líquido seminal fornece energia aos espermatozoides. Ligeiramente básico (ph entre 7 e 8), ele permite o desenvolvimento ideal dos gametas (células sexuais) masculinos. Sua função é proteger e nutrir os espermatozoides, principalmente dentro da vagina, onde ele será capaz de conduzi-los até o óvulo.

A falta de líquido seminal pode, portanto, ser um problema real em caso de gravidez desejada.

Ainda com dúvidas? Saiba mais sobre o esperma [Vídeo]

Você sabe, por exemplo, qual a composição do esperma e onde ele é produzido? Sabia que não tem a ver apenas com os testículos? E vamos falar de fertilidade também: por quanto tempo o esperma (e os espermatozoides) se mantém fertéis? E outras coisas que deixam os homens preocupados: e quanto à cor do esperma? Tem como melhorar o gosto do esperma ou mesmo aumentar a quantidade? E, por fim, ingerir esperma realmente pode trazer benefícios? Saiba mais no canal da Omens no YouTube.

O que é o líquido pré-ejaculatório?

Por outro lado, são as glândulas de Cowper (localizadas ao redor da uretra do homem) que produzem o líquido pré-ejaculatório. As secreções dessas glândulas se iniciam a partir da excitação sexual. Por isso, podemos emitir o líquido pré-ejaculatório em outras situações que não a masturbação e o ato sexual.

Esse fluido possui duas funções:

  • Lubrificante natural: lubrificar a vagina e facilitar a movimentação do prepúcio.
  • Proteção: o fluido limpa a uretra do homem e atua como uma barreira contra a acidez da vagina. Assim, os espermatozoides podem fecundar em boas condições o óvulo.

Líquido pré-ejaculatório, gravidez e ISTs

Por fim, alguns esclarecimentos importantes:

  • Embora o líquido pré-ejaculatório não contenha esperma em sua composição, ele ainda pode provocar a gravidez. Isso porque acontece dos espermatozoides permanecerem na uretra e acabarem dentro do líquido pré-ejaculatório. Por isso, a técnica de retirar o pênis de dentro da vagina antes da ejaculação (coito interrompido) não é um método contraceptivo confiável.
  • Assim como o esperma, o fluido pré-ejaculatório também pode transmitir ISTs.

O que é líquido seminal: conclusões

O líquido seminal é necessário para a fecundação do óvulo, já que ele possui um papel direto (de proteção e nutrição) dos espermatozoides. Sem ele, os espermatozoides não poderiam sobreviver, independentemente de estarem dentro ou fora da vagina.

Portanto, um problema no líquido seminal pode provocar esterilidade. Mas seria preciso realizar exames para determinar com certeza a causa.

Por fim, em relação ao líquido pré-ejaculatório, é importante saber que ele pode, sim, engravidar. Então, fique atento: os preservativos ainda são a melhor proteção contra as ISTs e a gravidez indesejada.

Consulte online um médico ou psicólogo especializado em sexualidade

A Omens é uma plataforma de saúde dedicada à saúde sexual e mental, que reúne médicos urologistas, terapeutas sexuais e farmacêuticos com o objetivo de construir soluções seguras, de qualidade e acessíveis a todos.

Por isso, a plataforma permite que você consulte online médicos especialistas em temas sobre sexualidade, além de psicólogos sexólogos. As consultas online podem ser feitas por mensagens, pelo celular ou por videochamada, por exemplo, além de apresentar muitas outras vantagens:

  • Consulte um médico ou psicólogo especializado na área, que trata diariamente de problemas relacionados ao sexo.
  • Pague menos da metade do valor de uma consulta presencial com um urologista.
  • Agende uma consulta para o mesmo dia! (no Brasil, aliás, muitos pacientes têm de esperar vários meses até conseguir agendar uma consulta presencial com um urologista)
  • Peça pela plataforma os medicamentos necessários para o seu tratamento e, então, eles serão entregues discretamente na sua casa por uma farmácia certificada
  • Além disso, evite o desconforto ou a vergonha na sala de espera de um consultório ou em farmácias

18 comentário(s) sobre “O que é líquido seminal?

  1. maria says:

    Estou tomando anticoncepcional desde o primeiro dia da menstruação desse mês, tudo certinho, nos horários certos. Tive a minha primeira relação sexual, usamos camisinha, entretanto, a primeira estourou bem antes da ejaculação, nós ouvimos ela estourar e rapidamente ele trocou e só foi ejacular com a segunda camisinha bem depois (cerca de uns 20 minutos depois). Corro algum risco de gravidez?????

    quando estourou nós ouvimos rápido e ele tirou na mesma hora, tenho ansiedade e minha cabeça ta a mil!!!

  2. Dora says:

    Eu era virgem e tive minha primeira relação sexual semana passada, começamos e ele introduziu o penis na minha vagina, mas não terminou, e não saiu nada do pênis, nem o liquido seminal, ele disse que eu ainda era virgem, pois quando eu senti o penis eu disse pra ele parar e ele tirou. Depois de alguns minutos tivemos relação de camisinha e no final ele disse que não gozou, mas vi um líquido branco parecendo leite na camisinha depois dele ter tirado e acabado a relação. No dia seguinte antes de completar 24h tomei a pilula do dia seguinte. Corro risco de estar grávida? Minha menstruação havia acabado fazia uns 3 dias e eu havia tomado o anticoncepcional um dia antes da relação, meu ciclo é irregular. Senti um pouco de dor na relação e não sangrou, não sei se o hímen foi rompido.

  3. Renata says:

    Eu e meu marido iniciamos a penetraçao sem camisinha. Com 5 minutos a colocamos e depois de muito tempo ele ejaculou. Estava em dia fértil. Minha menstruação n está atrasada. Porém, nos 4 meses anteriores, minha menstruação veio em ciclos diferentes. Um de 27, 25, 25, 28.
    Senti uns 12 dias antes dela vir, seios sensíveis e desconforto abdominal. Pode ser gravidez ou sintomas da tpm? Ela pode chegar essa semana ou dia 24, 25 ou 26 dependendo do ciclo desse mês.

  4. mariana mota says:

    Ola doutor, acabei pegando nas partes íntimas do meu namorado por cima do short jeans, que inclusive, estava molhado de liquido pré ejaculatorio, depois de uns minutos, entrei em casa e peguei água para ele e acabei lavando o copo só com água mesmo, logo em seguida toquei em minha ppk p ve se estava mt lubrificada e esqueci que não tinha lavado a mão com sabão, há riscos de ter espermatozoide nesse meio tempo? o espermatozoide teria como vencer a barreira da cueca e do short e ter chegado a minha mão?? me ajuda

  5. b says:

    Dr. qual a quantidade necessária de pré-gozo pra engravidar? Já que a fecundação precisa ser rápida, pois os espermatozoides aparentemente não reagem bem em contato com o ar. Se meu namorado estivesse liberando esse líquido e depois de alguns minutos tivesse introduzido em mim, ainda teria risco?

  6. Maria says:

    Dr, preciso muito tirar uma dúvida meu marido, as vezes tem sinais de líquido transparente na cueca. Isso depois de 2 ou 3 dias de nós termos relações, isso é normal? Ou é pq ele se excitou no dia em que aparece esse líquido?

  7. Maria says:

    olá, eu e um cara estávamos fazendo “brincadeirinhas” e quando eu levantei do colo dele, a calça dele estava molhada de liquido seminal (ou pré gozo) existe alguma chance de engravidar? (nós dois estávamos de roupa, porém o meu short também estava molhado com aquele liquido)

  8. Ben says:

    Sim, mas você esqueceu de dizer que o líquido pré-ejaculatório pode engravidar somente a partir do segundo coito interrompido, pois o homem ao retirar o pênis da vagina irá se masturbar e após isso alguns espermas ficam presos a uretra podendo ser arrastando pelo líquido pré-ejaculatório para dentro da vagina no segundo coito interrompido e dessa forma nadar até o óvulo e fecunda-lo.

  9. Laura says:

    Olá,meu namorado teve um ato de penetração mais n foi possível a perda da virgindade ou seja meu hímen n se rompeu,mais meu namorado ficou molhado na hora de meter por causa do líquido,mais era pouco tenho chances de engravidar?

  10. Ninha says:

    Dr. Meu namorado tava tentando penetrar em mim, porém não entrou porque ainda sou virgem, só que eu tava lubrificada e ele tava liberando aquele líquido, mas não chegou a entrar, só encostou na entrada, depois ele tirou e disse q depois de alguns segundos ele gozou, minha menstruação tá atrasada, não veio esse mês, hoje faz 14 dias que isso aconteceu (foi no dia 15), hoje é dia 29/10/ eu posso estar grávida?????

    • Dr. João Brunhara says:

      Existe a chance, embora ela não seja tão grande. Isso porque há a possibilidade de o líquido pré-ejaculatório conter espermatozoides. Mas, visto que a sua menstruação está atrasada, recomendo procurar um(a) ginecologista para você ficar mais tranquila.

  11. Lucas Mendes says:

    Olá, bom dia Dr.. Eu e minha mulher sempre transamos com camisinha mas ontem aconteceu de estourar. Porém, tínhamos acabado de iniciar o ato, não tinha nem 4 ou 5 minutos de penetração, a camisinha estourou no momento em que a gente teria trocado de posição, acabei forçando um pouco a entrada e creio que deva ter estourado por isso, mas retirei no exato momento e eu não estava nem perto de ter o orgasmo, porém o pênis estava dentro da vagina (parcialmente), corre o risco de ela engravidar? Ela não está no período fértil e após isso não continuamos o ato e ela limpou a região.

    • Dr. João Brunhara says:

      A chance é bastante reduzida. Fique tranquilo, Lucas. A única possibilidade é se o seu líquido pré-ejaculatório tiver se acumulado na camisinha e tiver escapado quando estourou, mas nem todos os homens possuem espermatozoides no líquido pré-ejaculatório.

  12. Henrique says:

    Olá não gozei na minha parceira,mas acho q aconteceu o liquido pré ejaculatorio ela pode engravidar mesmo assim?

    • Dr. João Brunhara says:

      Como dissemos abaixo, o líquido pré-ejaculatório pode conter espermatozoides em alguns homens. Então, se a ideia é não engravidar, o mais seguro é não realizar troca de fluidos com esse líquido dentro da vagina.

  13. FELIPE says:

    Boa tarde, Dr me tira uma dúvida o sêmen ou o liquido pré enjaculatorio seco, quando colocado o dedo dentro da vagina há possibilidades de engravidar?

    • Dr. João Brunhara says:

      Olá, Felipe. Não entendi bem essa questão do líquido seco que você comentou. De qualquer forma, vale lembrar que o líquido pré-ejaculatório pode conter espermatozoides em alguns homens. Então, se a ideia é não engravidar, o mais seguro é não realizar troca de fluidos com esse líquido dentro da vagina.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *