O que é líquido seminal?

BLOG OMENS / Sexualidade
Escrito por

Caio Vega

Revisado por

Dr. João Brunhara

CRMSP 161.642
Última atualização

1 de março 2021

É muito comum que as pessoas confundam o que é líquido seminal e o que é líquido pré-ejaculatório. Mas eles não são a mesma coisa e a diferença é muito simples.

O líquido seminal é o principal composto do esperma. Uma das maiores funções desse fluido é nutrir e proteger os espermatozoides até a vagina. O líquido seminal, portanto, está presente no momento da ejaculação.

Em contrapartida, o líquido pré-ejaculatório é um fluido liberado durante a excitação sexual: não é sêmen! Apesar disso, ele pode conter uma pequena quantidade de espermatozoides (às vezes presentes na uretra).

Aos primeiros sinais de excitação, o homem libera uma série de fluidos.

Afinal, o que é líquido seminal?

É um fluido produzido no momento da ejaculação. Embora muitos o conheçam como esperma ou sêmen, os dois não são a mesma coisa: o líquido seminal é um dos componentes do sêmen.

As vesículas seminais e a próstata produzem as secreções necessárias para a formação do líquido seminal. Ele é composto de aproximadamente 60-75% das secreções das vesículas seminais e 20% da próstata. Além disso, há nele uma pequena quantidade de líquido pré-ejaculatório.

As glândulas de Cowper produzem o líquido pré-ejaculatório, encontrado em pequenas quantidades no fluido seminal. Esse fluido contém sobretudo vitaminas, prostaglandinas, testosterona, açúcares e minerais (cálcio, magnésio, potássio, etc.).

Por fim, todos os elementos que mencionamos se combinam para formar o esperma. O esperma (ou sêmen) é, portanto, um composto de líquido seminal (secreções da próstata e das vesículas seminais), de líquido pré-ejaculatório (secreções das glândulas de Cowper) e de secreções do epidídimo.

CONSULTAR UM

UROLOGISTA ONLINE

Por que esperar para resolver algo que tem solução?

CONSULTAR UM UROLOGISTA ONLINE

Por que esperar para resolver algo que tem solução?

Qual a sua função?

Rico em nutrientes, o líquido seminal fornece energia aos espermatozoides. Ligeiramente básico (ph entre 7 e 8), ele permite o desenvolvimento ideal dos gametas (células sexuais) masculinos. Sua função é proteger e nutrir os espermatozoides, principalmente dentro da vagina, onde ele será capaz de conduzi-los até o óvulo.

A falta de líquido seminal pode, portanto, ser um problema real em caso de gravidez desejada.

O que é o líquido pré-ejaculatório?

Por outro lado, são as glândulas de Cowper (localizadas ao redor da uretra do homem) que produzem o líquido pré-ejaculatório. As secreções dessas glândulas se iniciam a partir da excitação sexual. Por isso, podemos emitir o líquido pré-ejaculatório em outras situações que não a masturbação e o ato sexual.

Esse fluido possui duas funções:

  • Lubrificante natural: lubrificar a vagina e facilitar a movimentação do prepúcio.
  • Proteção: o fluido limpa a uretra do homem e atua como uma barreira contra a acidez da vagina. Assim, os espermatozoides podem fecundar em boas condições o óvulo.

Líquido pré-ejaculatório, gravidez e ISTs

Por fim, alguns esclarecimentos importantes:

  • Embora o líquido pré-ejaculatório não contenha esperma em sua composição, ele ainda pode provocar a gravidez. Isso porque acontece dos espermatozoides permanecerem na uretra e acabarem dentro do líquido pré-ejaculatório. Por isso, a técnica de retirar o pênis de dentro da vagina antes da ejaculação (coito interrompido) não é um método contraceptivo confiável.
  • Assim como o esperma, o fluido pré-ejaculatório também pode transmitir ISTs.

O que é líquido seminal: conclusões

O líquido seminal é necessário para a fecundação do óvulo, já que ele possui um papel direto (de proteção e nutrição) dos espermatozoides. Sem ele, os espermatozoides não poderiam sobreviver, independentemente de estarem dentro ou fora da vagina.

Portanto, um problema no líquido seminal pode provocar esterilidade. Mas seria preciso realizar exames para determinar com certeza a causa.

Por fim, em relação ao líquido pré-ejaculatório, é importante saber que ele pode, sim, engravidar. Então, fique atento: os preservativos ainda são a melhor proteção contra as ISTs e a gravidez indesejada.

Consulte um médico especializado em sexologia na Omens

Omens.com.br é uma plataforma de saúde dedicada ao homem. Ela reúne urologistas, sexólogos e farmacêuticos para construir uma solução de qualidade, segura e acessível a todos.

A plataforma permite que você se consulte online com médicos especializados em sexologia. A consulta online pode ser feita por mensagem, telefone ou videochamada, além de apresentar muitas outras vantagens:

  • Consulte um médico especializado em sexualidade, que trata de distúrbios relacionados ao sexo diariamente.
  • Pague menos da metade do valor de uma consulta presencial com um urologista.
  • Agende uma consulta dentro de 24 horas (a espera média para uma consulta com um urologista especializado em sexologia no Brasil é de vários meses).
  • Peça pela internet os medicamentos necessários ao tratamento e eles serão entregues discretamente na sua casa por uma farmácia perto de você.
  • Evite o desconforto na sala de espera de um consultório ou na farmácia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *