Consultar agora
Sexualidade

É normal se masturbar quando estamos em um relacionamento?

Desde que isso não substitua a sexualidade existente no relacionamento, é completamente saudável quando qualquer uma das partes do casal se masturba. Mas, caso a masturbação se transforme em uma prática muito solitária e exagerada, corre-se o risco de afastar o(a) parceiro(a).

Por outro lado, reconhecemos as suas vantagens para a saúde: especialmente quando os desejos sexuais (as libidos) são diferentes entre os parceiros.

Por fim, muitas vezes considerada um prazer solitário, a masturbação pode também ser vivenciada em casal!

Os benefícios da masturbação


Assim como as relações sexuais, a masturbação permite através do orgasmo liberar uma série de hormônios que provocam a sensação de bem-estar, prazer e euforia.

É verdade que se masturbar regularmente (seja solteiro, seja em um relacionamento) é algo bom, quando a prática não vira um excesso.

É uma ótima maneira de aliviar o estresse e a ansiedade principalmente. Ela pode ajudar até mesmo a manter um sono saudável, quando praticada antes de dormir.

Descobrir o próprio corpo

Através da masturbação, descobre-se o próprio corpo e as próprias reações. Assim, é possível identificar os músculos que entram em ação no momento do orgasmo (os músculos pélvicos), permitindo controlar melhor a excitação durante a relação sexual.

Por isso, para os homens que sofrem de ejaculação precoce, a masturbação pode oferecer uma melhor compreensão do reflexo ejaculatório e do ponto sem retorno.

A masturbação pode ser muito importante para a sua saúde

Aliviar o estresse, a ansiedade, ter um maior conhecimento sobre o corpo… Ou seja, a masturbação é boa para o corpo e para a mente!

Aliás, há estudos que dizem que ela poderia prevenir certas doenças, como o diabetes e o câncer de próstata. Além disso, a masturbação pode ser boa para o coração e fortalecer o sistema cardíaco… Ela também pode ajudar em relação à autoconfiança e à autoestima.

Masturbar-se sozinho pode ajudar a liberar alguns bloqueios: principalmente para homens que sofrem de disfunção erétil ligada ao estresse ou à ansiedade. Embora nem sempre isso fique claro na hora do sexo, saber que se é capaz de ter uma ereção por conta própria é importante, pode até ajudar a tranquilizar alguns homens.

Egg masturbador = mais prazer, com novas texturas e estímulos

Impulsione seus momentos a sós ou treine para não queimar a largada!

Quero o meu!

O que muda quando estamos em um relacionamento: casal se masturba?


De modo geral, os homens se masturbam mais do que as mulheres. Nos relacionamentos, por outro lado, a frequência é menor para ambos os parceiros. E isso é normal, já que os dois estão também compartilhando uma vida sexual.

Mas a masturbação ainda guarda todos os seus benefícios, desde que não se caia em excessos.

A libido nem sempre está em alta nas duas partes do casal e às vezes isso pode ser compensado quando uma das partes se masturba: isso é normal e saudável! Dessa forma, é possível reequilibrar aspectos da sexualidade, satisfazer o próprio desejo e, mais tarde, experienciar o sexo normalmente quando os dois se reencontrarem.

Masturbação dentro do relacionamento: por que muitas pessoas se sentem incomodadas?

A masturbação ainda é mal interpretada dentro do casal, sobretudo pelas mulheres que surpreendem seus namorados ou maridos. Algumas têm a impressão de que estão sendo traídas ou que não são mais capazes de satisfazê-los.

Às vezes, essas pessoas não vivenciam bem tal situação, trazendo sérias consequências, particularmente em termos de autoestima.

É por isso que é importante libertar a masturbação desses prejulgamentos do relacionamento. Aliás, em geral, os homens sentem menos vergonha ao saber que suas namoradas ou esposas estão se masturbando. Na maior parte dos casos, eles até acham isso excitante!

É importante conhecer o próprio corpo e entender como dar prazer ao outro – e isso também envolve a masturbação. 

Segundo pesquisas, para muitas mulheres, a prática da masturbação pode ser libertadora, além de permitir ter orgasmos mais facilmente com seus parceiros.

O truque é praticá-la com moderação e também não fazer dela um tabu dentro do relacionamento.

Desvendando a hipersexualidade [Omenscast #54]

No nosso 54º episódio do Omenscast, o médico e urologista João Brunhara vai abordar o mundo complexo da hipersexualidade, explorando seus sintomas, impactos e abordagens terapêuticas. A transcrição do áudio você poderá encontrar aqui.

Mas pode ser prejudicial a longo prazo quando o casal se masturba em excesso


O excesso raramente é uma coisa boa: quando a masturbação se torna descomedida, tanto para pessoas em um relacionamento como para os solteiros, ela prejudica a sexualidade.

Por exemplo, alguns homens (mais jovens, na maioria das vezes) podem se masturbar antes de cada relação sexual a fim de “durar mais tempo na cama”. Isso pode funcionar por um tempo, mas também pode ser perigoso.

Muitos se habituam a ter uma ejaculação rápida e recorrente através dessa prática. Às vezes, essa pode ser, mais tarde, a causa de uma ejaculação precoce.

Por fim, masturbar-se com muita frequência dentro do relacionamento pode prejudicar a libido. Masturbar-se todos os dias pode aumentar as chances de não sentir desejo no momento da relação sexual com o(a) parceiro(a).

Conclusões


Quando o assunto é masturbação, tudo é uma questão de frequência e de ter um relacionamento saudável com o próprio corpo e com a(o) parceira(o).

A masturbação não é uma coisa ruim em si: muito pelo contrário, quando praticada ocasionalmente. Ela apresenta muitos dos benefícios que mencionamos.

Entretanto, a fantasia nunca deve substituir a realidade: se você se acostumou a se divertir apenas sozinho, quando chegar a hora da relação, você pode não experimentar muita coisa com a(o) parceira(o). Por isso, tenha cuidado com a dependência e com práticas perigosas.

Acha que você ou seu parceiro está exagerando na masturbação?

Marcar Teleconsulta Agora

Consulte ONLINE um psicólogo especialista em sexualidade

Há os casais que se masturbam…

Além disso, apesar da masturbação ser frequentemente vista como uma prática solitária, você pode aprender a vivê-la também a dois! As mulheres que têm dificuldade em ter um orgasmo, por exemplo, podem se masturbar no final de uma relação sexual.

O principal é ouvir um ao outro e viver momentos bons juntos. A masturbação, assim como o uso de brinquedos sexuais, não deve assustar os casais caso não se torne uma prática solitária muito recorrente!


Consulte online um médico ou psicólogo especializado em sexualidade

A Omens é uma plataforma de saúde dedicada à saúde sexual e mental, que reúne médicos urologistas, terapeutas sexuais e farmacêuticos com o objetivo de construir soluções seguras, de qualidade e acessíveis a todos.

Por isso, a plataforma permite que você consulte online médicos especialistas em temas sobre sexualidade, além de psicólogos sexólogos. As consultas online podem ser feitas por mensagens, pelo celular ou por videochamada, por exemplo, além de apresentar muitas outras vantagens:

  • Consulte um médico ou psicólogo especializado na área, que trata diariamente de problemas relacionados ao sexo.
  • Pague menos da metade do valor de uma consulta presencial com um urologista.
  • Agende uma consulta para o mesmo dia! (no Brasil, aliás, muitos pacientes têm de esperar vários meses até conseguir agendar uma consulta presencial com um urologista)
  • Peça pela plataforma os medicamentos necessários para o seu tratamento e, então, eles serão entregues discretamente na sua casa por uma farmácia certificada
  • Além disso, evite o desconforto ou a vergonha na sala de espera de um consultório ou em farmácias
Dr. João Brunhara

Ver comentários

  • Meu namorado diz q não e viciado em punheta, mais esses dias vesti uma fantasia e fiz uma surpresa pra ele, ele veio me beijando toda o pau deu ficou ereto mais ao mesmo tempo amolecia e não conseguiu transar comigo... Agora ele quer q eu use um vibrador pra estimular na hora, não sei o q fazer...

    • Converse com ele, veja se a causa pode ser psicológico ou física e oriente a procurar um profissional da saúde responsável.

Publicado por
Dr. João Brunhara

Posts recentes

Entenda o papel crucial do DHT no organismo

O DHT é um hormônio derivado da testosterona que desempenha um papel vital no desenvolvimento…

23/04/2024

Seguro e acessível: soluções naturais e caseiras para foliculite

Já se deparou com carocinhos vermelhos que parecem espinhas? Pois é, essa inflamação nos folículos…

19/04/2024

Para que serve o pompoarismo masculino?

Você já ouviu falar em pompoarismo? Essa é uma técnica muito conhecida no mundo feminino,…

18/04/2024

Ozempic: quais são os efeitos colaterais desse medicamento?

O Ozempic (semaglutida) é um medicamento bastante conhecido, indicado para o tratamento do diabetes tipo…

17/04/2024

Como saber se tenho HIV?

O autoteste para HIV se encontra disponível em farmácias em todo o Brasil, na faixa…

16/04/2024

O espermatozoide: tempo de vida, trajeto e outras dúvidas

O espermatozoide é a célula reprodutiva do sexo masculino e desperta muita curiosidade e até…

15/04/2024