Omenscast #1: Como evitar a ejaculação precoce?

Omenscast, o minicast da sua saúde sexual: o assunto de hoje é Ejaculação Precoce
BLOG OMENS / Ejaculação precoce
logo da Omens
Escrito por

Caio Vega

Dr. João Arthur Brunhara Alves Barbosa
Revisado por

Dr. João Brunhara

CRMSP 161.642
Última atualização

6 de dezembro 2022

No primeiro episódio do Omenscast, o médico e urologista João Brunhara, especialista em sexualidade masculina, discute a Ejaculação Precoce e seus possíveis tratamentos e prevenções.

Seja bem-vindo ao blog da Omens e fique à vontade para ouvir o nosso podcast! A transcrição do áudio também está logo abaixo.

Se você chegou até aqui, você tem curiosidade, já teve ou conhece alguém que já teve ejaculação precoce. Estamos falando de uma situação em que o homem goza rápido demais ou antes do que ele gostaria. O problema é que, cá entre nós… Todo homem na vida, pelo menos algumas vezes, goza antes do que gostaria! Então, afinal, o que é ejaculação precoce?

Eu sou João Brunhara, médico urologista, e esse é o podcast da Omens sobre saúde sexual masculina.

Para alguns, a definição é uma ejaculação que vem em até 2 minutos depois da penetração. Para outros, a ejaculação precoce é quando o homem chega ao orgasmo antes do parceiro ou parceira em pelo menos metade das vezes. Deixando pra lá um pouco essas definições, o importante é saber que o problema é relevante quando ele atrapalha a vida sexual da pessoa ou do casal, independente de quanto tempo correu no cronômetro.

Ansiedade e ejaculação precoce

As causas são muito variadas, mas quase sempre envolvem uma personalidade ansiosa. Em outros casos, existe uma sensibilidade aumentada da glande, que leva a uma excitação rápida demais. Algumas pessoas têm ejaculação precoce desde o começo da vida sexual, e outras só têm esse problema em casos específicos, como quando estão com um parceiro ou parceira novos.

No geral, mesmo que a causa inicial não tenha sido a ansiedade, depois que o problema começou, a ansiedade e o medo de que aconteça de novo começam a causar um ciclo vicioso. Por isso a pergunta mais frequente que eu ouço desses pacientes é:

Como controlar a ejaculação precoce? Como resolver?

A ejaculação precoce é provavelmente o problema sexual mais comum entre os homens, com uma taxa estimada em 30% ao redor do mundo. Uma pesquisa no Brasil mostrou que pelo menos metade dos homens já sofreu com isso em algum momento da vida.

Por exemplo, um caso muito típico é o de jovens que têm 16 ou 18 anos e ficam muito ansiosos no começo da vida sexual. Muitas vezes são pessoas que têm uma personalidade ansiosa na vida, e no sexo não é diferente. Nesses casos, é comum ter ejaculação precoce desde a primeira relação e isso se torna um padrão se não tiver algum tipo de mudança de rumo.

Mas também existem as pessoas que passaram a ter ejaculação precoce depois de um episódio específico. Pode ter sido um período de estresse muito grande, ou talvez o início de um relacionamento novo e que gera muita expectativa. Esses casos também podem ser agravados pela insegurança com a própria ereção, o que pode acontecer muitas vezes depois dos 40 anos de idade.

E, então, como evitar a ejaculação precoce? Ou melhor:

Como tratar a ejaculação precoce depois que ela surgiu?

Felizmente, existe tratamento natural para a ejaculação precoce, mas os resultados só chegam com tempo e paciência.

Qual médico devo procurar para ejaculação precoce?

Em primeiro lugar, para controlar a ejaculação precoce é preciso saber controlar a ansiedade, e contar com a ajuda de psicólogos se for necessário. Também é importante recuperar a confiança e quebrar o ciclo vicioso, com técnicas de relaxamento e táticas pra recuperar a tranquilidade. O objetivo é diminuir a pressão na hora da relação. Para esse caminho, exercícios e treinamentos da musculatura penial podem ser cruciais pra ter bons resultados.

Basicamente, a ejaculação depende de ordens do cérebro, de nervos que transmitem essas ordens, e de músculos que se contraem. No fim das contas, onde tem músculo, dá pra fazer treinamento. O mesmo princípio de quando você treina bíceps ou peitoral na musculação. Dominar essa musculatura e aprender a relaxá-la é um passo importante pra controlar a ejaculação precoce.

Enquanto esse aperfeiçoamento não chega, existem opções temporárias no tratamento pra ejaculação precoce. Pra algumas pessoas, tomar uma ou duas cervejas com a sua parceira ou parceiro antes das preliminares ajuda a quebrar um pouco a tensão e também acaba retardando a ejaculação. Mas esse não é o caso pra todo mundo, já que algumas pessoas não tomam álcool, e outras até tomam, mas isso não resolve o problema delas.

Urologistas que cuidam da ejaculação precoce recomendam:

Então, existem as opções de medicamentos. Algumas boas opções são remédios por via oral como a paroxetina ou dapoxetina, que são antidepressivos mas trazem o efeito colateral de retardar a ejaculação e, por isso, passaram a ser usados para o tratamento da ejaculação precoce.

Existem também opções de anestésicos locais pra diminuir a sensibilidade da glande. Isso diminui a excitação e retarda a ejaculação, mas em algumas pessoas a anestesia acaba cortando o clima e o prazer.

De qualquer forma, o importante é ter em mente que o objetivo é atingir o controle satisfatório e duradouro, sem o uso de medicações a longo prazo.

Se você ficou com dúvidas ou quer fazer algum comentário, visite o nosso blog e continuamos a conversa lá!

Até a próxima!

Consulte um urologista HOJE para tratar a ejaculação precoce

Marcar Teleconsulta Agora

Atendimento médico ONLINE (a partir de R$ 79), com receita médica

5 comentário(s) sobre “Omenscast #1: Como evitar a ejaculação precoce?

  1. Rafael de Jesus Gonçalves says:

    Eu gostei muito da matéria, só que eu já sou uma pessoa idosa e esse problema da ereção já vem a muito tempo e agora depois dos tratamentos para câncer da próstata aí os problemas piorou de vez que aí ficou ruim porque é difícil ficar ereto e quando acontece ficar já ejacula logo na penetração, qual o médico que pode mim ajudar superar esse problema pois eu j faço acompanhamento com o urologista

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?