Drogas e impotência masculina

um cigarro de maconha: você sabe quais drogas podem causar impotência masculina?
BLOG OMENS / Ereção
logo da Omens
Escrito por

Caio Vega

Dr. João Arthur Brunhara Alves Barbosa
Revisado por

Dr. João Brunhara

CRMSP 161.642
Última atualização

7 de junho 2023

Assim como o álcool e o tabaco (e seus derivados, como cigarro, charuto, narguilé, etc.), outras drogas também podem influenciar a libido e principalmente a ereção. Afinal, as drogas possuem alguma relação com a impotência masculina? Elas impactam (de forma negativa ou positiva) a sexualidade? Varia de uma pessoa para outra?

Ainda existem muitos mitos sobre o assunto… Por isso, hoje vamos falar sobre as drogas mais comuns e o impacto delas na ereção. Vamos distinguir aqui dois tipos de drogas: as que possuem efeito relaxante, tranquilizante (cannabis) e as que têm efeitos mais estimulantes (cocaína).

A Omens contará para você o básico sobre as drogas e como ela pode impactar os problemas de ereção.

Drogas e disfunção erétil: a cannabis influencia?

O efeito relaxante da maconha pode ajudar a pessoa a “se soltar”, facilitando a excitação e, portanto, a ereção.

Mas, sem tratar de qualquer problema legal relacionado ao uso da cannabis, vamos nos ater estritamente às consequências médicas desse consumo:

  1. Em primeiro lugar: não é tão evidente o limite entre uma pequena dose, que poderia ter um efeito positivo, e uma dose que provoca sonolência (e talvez dificuldade em ejacular). Esse limite pode ser ultrapassado rapidamente.
  2. Em segundo lugar, há o poder viciante da maconha: muitos acabam não conseguindo mais relaxar sem utilizar a droga.

Além disso, a cannabis também apresenta consequências negativas para o cérebro a longo prazo, prejudicando a função cerebral. Da mesma forma, sabe-se bem que o uso da droga provoca alterações significativas na fertilidade masculina e na qualidade do esperma.

Por outro lado, estudos recentes demonstraram que o uso da cannabis está relacionado a um pequeno aumento nos níveis de testosterona no sangue. Porém, não há estudos que demonstrem que esse aumento discreto tenha alguma relação com as melhorias na satisfação ou na frequência sexual.

Dessa forma, a comunidade médica tem dificuldade em reconhecer os efeitos benéficos da cannabis na sexualidade. Simplesmente porque as consequências negativas pesam sobre as positivas.

Do mesmo modo, um médico não poderia prescrever a um paciente um medicamento cujos efeitos colaterais fossem maiores que os benefícios. Portanto, podemos evitar o uso de drogas que tenham mais efeitos negativos que vantagens.

Disfunção erétil aos 40 anos [Omenscast #4]

No quarto episódio do Omenscast, o médico e urologista João Brunhara, especialista em sexualidade masculina, analisará os problemas de ereção em homens mais jovens, na faixa etária dos 40 anos. A transcrição do áudio você poderá encontrar aqui.

Qual a influência de drogas estimulantes (como a cocaína) na impotência masculina?

Alguns homens que consomem drogas estimulantes, como a cocaína, costumam dizer que a substância pode aumentar a libido ou melhorar o desempenho sexual (aumentando a duração de suas ereções).

Mas aqui, novamente, temos uma consequência tripla do uso dessas drogas:

  1. Primeiramente, há um risco muito alto de dependência, com consequências por vezes destrutivas para a saúde a longo prazo.
  2. O segundo problema está relacionado ao psicológico e à sexualidade. Quando a pessoa já teve relações sexuais estimuladas artificialmente por esse tipo de droga (as sensações vêm com mais facilidade, as ereções são mais longas, etc.), o retorno à “normalidade” poder ser muito difícil. Muitos passam a ter a impressão de que as relações são fracas ou superficiais, quando na verdade estão completamente normais.
  3. Em terceiro lugar, a cocaína produz, a médio e longo prazo, efeitos devastadores à circulação sanguínea, bem como aos pequenos vasos chamados de microcirculação. Dessa forma, seu uso é uma importante fonte de doenças cardíacas como o infarto agudo do miocárdio, mesmo entre jovens. Se, por um lado, esse efeito no coração pode provocar um infarto, no fluxo sanguíneo do pênis, a cocaína pode provocar como efeito a médio prazo uma disfunção erétil orgânica severa.

É por isso que o uso dessas drogas também deve ser evitado. Isso acontece porque deixamos nossos corpos habituados a sensações que eles não conseguem encontrar na realidade. Assim, os efeitos psicológicos também podem ser bastante prejudiciais.

Disfunção erétil tem tratamento: consulte um urologista HOJE

Marcar Teleconsulta Agora

Garanta ONLINE sua receita e receba seu remédio ou manipulado

Drogas e impotência masculina: conclusão

A longo prazo, o consumo de drogas nunca é bom para a saúde, embora possa ser benéfico a curto prazo em situações específicas.

Por um lado, é difícil estabelecer o limite entre uma dose benéfica e uma prejudicial: cada organismo funciona de maneira diferente e não tolera a droga da mesma forma.

Além disso, mesmo o consumo de drogas mais “brandas”, como a cannabis, trará consequências negativas à saúde a longo prazo. Quando a maconha é associada ao tabaco, os efeitos são ainda mais perigosos para a saúde.

E nós sabemos que o tabagismo é um dos piores inimigos das nossas artérias e, portanto, também da ereção

Você pode avaliar a sua função erétil com o famoso Índice Internacional.

Por fim, já que qualquer droga pode ser viciante e prejudicar o funcionamento do cérebro, é extremamente perigoso acostumar o nosso corpo ao seu uso – especialmente para fins sexuais.

Se você sente que possui um problema com o consumo de drogas, você pode procurar ajuda em organizações como os Narcóticos Anônimos.

Consulte online um médico ou psicólogo especializado em sexualidade

A Omens é uma plataforma de saúde dedicada à saúde sexual e mental, que reúne médicos urologistas, terapeutas sexuais e farmacêuticos com o objetivo de construir soluções seguras, de qualidade e acessíveis a todos.

Por isso, a plataforma permite que você consulte online médicos especialistas em temas sobre sexualidade, além de psicólogos sexólogos. As consultas online podem ser feitas por mensagens, pelo celular ou por videochamada, por exemplo, além de apresentar muitas outras vantagens:

  • Consulte um médico ou psicólogo especializado na área, que trata diariamente de problemas relacionados ao sexo.
  • Pague menos da metade do valor de uma consulta presencial com um urologista.
  • Agende uma consulta para o mesmo dia! (no Brasil, aliás, muitos pacientes têm de esperar vários meses até conseguir agendar uma consulta presencial com um urologista)
  • Peça pela plataforma os medicamentos necessários para o seu tratamento e, então, eles serão entregues discretamente na sua casa por uma farmácia certificada
  • Além disso, evite o desconforto ou a vergonha na sala de espera de um consultório ou em farmácias

15 comentário(s) sobre “Drogas e impotência masculina

  1. ajuda eu ai says:

    Tem dois meses sem usar cocaina, sem bebidas. sou fumante querendo parar. Tem 1 mes que faço musculação. Minha ereção tem dias que é bem fraca, outras parece uma rocha, mas perco o estimulo rápido. Isso sozinho
    4 dias atrás sai com uma moça, demorei pra ter ereção e perdi muito rápido não conseguindo a penetração! Após, dormir umas duas horas conseguimos transar por duas vezes com um certo intervalo pequeno e satisfatório. A dúvida é que parando de fumar, uma (trt) me ajudaria ?

  2. Deise says:

    Bom dia!

    Meu esposo sempre teve uma via sexual satisfatória, mas a cerca de cinco anos mais ou menos começou a ter problemas de ereção e ejaculação precoce. Hoje estamos vivendo uma situação complicada, pois já foi a vários urologistas e não resolvem o problema, cada dia fica mais difícil tanto para mim quanto para ele . Gostaria muito da ajuda de vocês, Ele tem 59 anos e eu 56 anos. Nunca usou drogas , mas era fumante a cerca de 10 anos parou.

  3. Roberto Francisco da Silva says:

    Tem 12 anos que foi liberto da cocaína graças a Deus conheci minha mulher logo em seguida fomos morar juntos depois casamos tivemos muita relação e sempre quando vou ter relação perco a ereção ou as vezes o pênis fica duro e depois amolece as vezes penso que a cocaína causou isso na função erétil sofro muito com isso as vezes ela pensa que com ela as vezes tem vontade de me separar pó causa disso muito triste chato deselegante

  4. Marmito says:

    Sou usuário, há bastante tempo, ao contrário de alguns relatos, fico extremamente excitado. Na realidade em estado normal, por mais cansado que eu esteja vou pra cima. Quando cheiro entro em parafuso, faço declarações, digo diversas besteiras. Minha esposa diz que fico diferente, insistente e muito obsceno talvez. Não querendo me gabar, não sei o que é brochar. Sempre tomo a iniciativa mas ao fazer uso simplesmente fico louco.

  5. Andreia says:

    Boa noite
    Bom lendo os comentários de algumas mulheres me identifico pois meu marido usa cocaína e tbm não tem desejo sexual ficamos dias ,semas sem relação isso me deixa muito mal já não sei o que fazer pra ajudar elesl

  6. Denise kirch says:

    Meu marido era usuário de crack maconha e bebida,era muito potente toda hora me procurava pra ter relação, agora parou de usar álcool e drogas faz 40 dias me procura uma vez por semana ,será que é normal depois que para de fazer o uso?Tô até estranhando isso já tentei falar com ele sobre isso mas ele nunca consegue me dar uma resposta.

  7. Elen says:

    Meu namorado usa cocaína com frequência e é fumante, tem apenas 35 anos mais usa desde a adolescência, somos namorados a pouco tempo e faço tudo pra animar ele, ele me procura 2/3 vezes no mês inteiro, e quando fazemos sexo ele não rende muito e até brocha, fico na dúvida se ele não sente tesão em mim, sendo que a maioria dos homens me desejam, ou se ele se masturba já que vive na internet ou está de fato me traindo, só sei que o nosso relacionamento infelizmente não vai longe.

  8. Juninho says:

    Uso cocaína faz 7 anos, sempre de forma recreativa aos finais de semana, ultimamente estou adepto do uso durante a semana e sozinho, devo me preocupar?

  9. Fulano says:

    Usei cocaina por dois quase três meses não direto aos finais de semana sexta sábado e domingos comecei na véspera de Natal em uma noite usei mais que já estava abituado isso foi em fevereiro fui trabalhar senti que tinha algo estranho coração acelerado e senti que meu penis estava diferente cheguei do trabalho tentei me masturbar e nada estou sofrendo com várias dificuldades pra ter ereções principalmente se beber ou estiver em pé observação usei drogas apenas algumas vezes depois do ocorrido mais não foi cocaina desde o dia 20 fevereiro de 2022 estou com esses problemas não sei o que fazer e estou sem esperanças

  10. Weraldo de Carvalho ferreira says:

    Estou com 69 anos, fumei cigarro dos 18 até os 53 anos, depois disso nunca mais fumei. Não bebo bebidas alcoólicas vivo uma vida normal e um poço sedentária, gostaria de saber, o porque de sempre gostar extremamente de sexo com mulheres e hoje estar completamente sem libido nenhum, o meu pênis está totalmente fragilizado, as vezes toco punhetas e ainda sinto o gozo mais ele não endurece de geito nenhum, inclusive aogozar a quantidade deesperma é muito pequena. Quero saber se tenho algumas chances de voltar ao meu normal e o que preciso fazer, obrigado.

  11. Juliana prada says:

    Meu esposo é usuário de cocaína,e parece ser autista, não sente desejo como homem normal,me procura uma vez ou outra na semana,eu que estou desanimada,pois não sei como ajuda lo,sei que existem traumas do passado e por isso não o julgo,o que faço?

  12. Averilda Araujo says:

    Meu marido é usuário de maconha antes acredito q usava outras . Ele brocha algumas vezes tenta as vezes até conseguir outras não ! Isso acontece tem uns 7 a 8 anos

  13. Bruna says:

    Meu marido usa cocaína todos as noites começa as 22 e só vai deitar 7 ou 8 da manhã, eu amo ele nunca briguei por traição nunca soube mais a cocaína e o fim do meu casamento não sei mais oq fazer ele já falou q n vai parar me trata como uma rainha faz td pra min e pras minhas filhas q duas n e dele mais n vejo mais meu marido dormir ao meu lado, nem abraço nem beijo n tenho vontade pq ele fica usando droga e isso n me dá nenhum ânimo triste isso casamento acabar por causa da droga

  14. Rosalice Moreira says:

    Meu marido fica meses sem ter relações ,usa craque todos os dias.
    Seria esse fator q está a influênciar a impotência dele? Usa craque,no vulgar noia, sente medo,se tranca todo e não funciona mesmo.penso até q ele me trai.O craque faz isso e detalhe é fumado e misturam com tabaco

    O craque conhecido como noia,provoca medo,seria esse fator q nem me procurar ele procura.
    Ficamos meses sem relações sexuais.Penso até bq ele me trai.Muito ruim essa sensação,pois não me sinto desejada.Estou para colocar um fim nesse casamento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?