Omenscast #21: Tribulus terrestris

Omenscast, o minicast da sua saúde sexual: hoje falaremos sobre o tribulus terrestris
BLOG OMENS / Tratamentos
Escrito por

Caio Vega

Revisado por

Dr. João Brunhara

CRMSP 161.642
Última atualização

1 de setembro 2021

No nosso 21º episódio do Omenscast, o médico urologista João Brunhara vai apresentar a realidade sobre o Tribulus terrestris: o que as pesquisas científicas falam sobre a substância?

Seja bem-vindo ao blog da Omens e fique à vontade para ouvir o nosso podcast! A transcrição do áudio também está logo abaixo.

Se você chegou até aqui, você está querendo saber mais sobre esse fitoterápico que ficou bastante popular, o Tribulus terrestris. Algumas pessoas tomam para ganhar massa muscular, enquanto outras tomam para melhorar na parte sexual. Mas, então, para que serve o tribulus terrestris? Afinal, o tribulus tem benefícios comprovados? Vamos tirar essas dúvidas e muitas outras.

Olá, eu sou João Brunhara, médico urologista, e esse é o podcast da Omens sobre saúde sexual masculina.

Primeiramente, vamos começar com o básico: o tribulus terrestris é uma erva, ou planta herbácea, que existe em quase todas as regiões do mundo. 

Há séculos, ele é usado em culturas populares como um afrodisíaco e estimulante sexual, principalmente na Europa. E, em anos mais recentes, começaram a surgir estudos científicos testando os efeitos do tribulus terrestris no corpo.

Mais especificamente, alguns estudos feitos na Bulgária mostraram que homens com baixa libido, após tomar tribulus por 2 meses, tiveram um aumento significativo do seu desejo sexual. E, por sinal, outros estudos mostraram que o tribulus ajuda na libido feminina também.

Já como tratamento da disfunção erétil (a chamada “impotência“), por exemplo, os resultados são conflitantes. Tem estudos que mostram um efeito significativo, enquanto em outros o efeito foi insuficiente para resolver o problema de ereção.

Como o tribulus age no corpo?

Essa resposta ainda permanece um pouco desconhecida.

Sabemos que em estudos feitos em animais, de fato o tribulus aumenta o nível de testosterona no sangue, por exemplo, em ratos. Mas, nos estudos em humanos, esse aumento hormonal não foi comprovado. Com isso, acredita-se que o tribulus pode, sim, melhorar a libido, mas por mecanismos que não necessariamente envolvem a testosterona.

E, por exemplo, um homem jovem fazendo academia que quer ganhar mais massa muscular – tomar tribulus ajuda nesses casos? Ao que tudo indica, pelos estudos feitos até hoje, o tribulus não altera a massa muscular, composição corporal ou performance em atividades esportivas. Por outro lado, parece existir um efeito positivo do tribulus em reduzir o colesterol e melhorar o controle da glicose no sangue. 

E, então, para quem está interessado nesse efeito sobre a libido:

Como tomar tribulus terrestris?

Os estudos sobre libido utilizaram doses que variam desde 250 a 1500 miligramas por dia, apresentando bons resultados de efeito e de segurança nessa faixa, às vezes tomada uma vez ao dia ou dividida em uma dose diurna e outra noturna. Independente do formato, seja em cápsula, ou como tribulus terrestris em pó, o importante é atentar para a dose diária utilizada.

Como tomar tribulus para impotência?

Nesse caso, como os resultados de pesquisas científicas foram inconclusivos, e para pacientes que desejam usar o tribulus, nós recomendamos que haja associação com outros fármacos para garantir melhores resultados. Por exemplo, pode ser feita uma associação com uma dose baixa diária de tadalafil para potencializar a ereção. Aliás, para quem tem contraindicações ao tadalafil, ou deseja iniciar apenas com remédios naturais, pode ser feita uma associação do tribulus terrestris com maca peruana, dentre outros fitoterápicos mais estudados para disfunção erétil. 

Quanto tempo demora para o tribulus fazer efeito?

Alguns estudos demonstram efeitos já a partir de uma semana, mas a maioria das pesquisas tiveram a avaliação de efeito padronizada 2 meses após iniciar o tratamento

Agora, falando sobre os possíveis efeitos colaterais do tribulus terrestris: será que são muito intensos? Na verdade não. Dentro das doses estudadas, o tribulus é seguro de ser usado, e até efeitos colaterais leves como azia e dor de estômago são incomuns.

E, de forma prática, com relação ao preço do tribulus terrestris, ele pode variar bastante, já que não se trata de uma medicação com preço tabelado, e sim de um fitoterápico que pode ser produzido por várias fontes diferentes. Mas é importante ressaltar: só consuma medicamentos provenientes de fontes confiáveis e verificáveis.

Se você tem algum tipo de queixa relacionada a sua libido ou ereção, então se consulte com um médico urologista, que te ajudará a investigar as causas do problema e apontar o melhor tratamento para o seu caso. 

E se você ainda tem dúvidas ou comentários, continue essa conversa nas nossas páginas no Instagram, Youtube, Facebook, ou no blog. Vejo você lá!

O atendimento personalizado de um urologista pode te ajudar!

Teleconsultas (por chat, vídeo ou celular) com médicos especialistas em saúde sexual masculina: a partir de R$ 69.

Prescrição médica e entrega a domicílio de medicamentos e tratamentos manipulados.

Agendar Teleconsulta

e receber tratamento médico!


Fontes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *