Omenscast #52: Entendendo a RTU de Próstata

Omenscast, o minicast da sua saúde sexual: hoje o assunto é a RTU de próstata
BLOG OMENS / Tratamentos
logo da Omens
Escrito por

Caio Vega

Dr. João Arthur Brunhara Alves Barbosa
Revisado por

Dr. João Brunhara

CRMSP 161.642
Última atualização

30 de maio 2023

No episódio de Omenscast de hoje, o médico e urologista João Brunhara vai esmiuçar a cirurgia de RTU de próstata para quem está preocupado com o procedimento.

Seja bem-vindo ao blog da Omens e fique à vontade para ouvir o nosso podcast! A transcrição do áudio também está logo abaixo.

O assunto de hoje interessa principalmente para os homens mais velhos ou para quem ajuda a cuidar da saúde deles.

Afinal, estamos falando de uma cirurgia de próstata, a RTU de próstata. Mas então, o que significa RTU de próstata? E para além do significado dessa sigla, o que é RTU de próstata, como ela funciona, e para quem essa cirurgia é indicada? Vamos explicar o procedimento, e falar ainda sobre a recuperação da RTU de próstata e também das possíveis complicações da RTU de próstata.

Eu sou João Brunhara, médico urologista, e esse é o Omenscast, o podcast da Omens sobre saúde masculina.

Bom, vamos começar pelo princípio:

A RTU de próstata é uma cirurgia para tratamento da hiperplasia prostática benigna, ou seja, o crescimento benigno da próstata que acontece praticamente em todos homens a partir dos 50 anos de idade. Inclusive nós fizemos um episódio explicando os detalhes e falando sobre os vários tratamentos para a hiperplasia da próstata. Se você já ouviu esse episódio, você vai saber que nem sempre é necessária uma cirurgia! Mas, nos casos mais extremos, é necessário um tratamento cirúrgico. E é aí que entra a RTU de próstata:

O que significa RTU de próstata?

RTU é uma sigla para ressecção trans-uretral. Esse nome complicado quer dizer: remoção cirúrgica através da uretra. E dizemos através da uretra, porque é literalmente isso: essa cirurgia NÃO envolve cortes na pele.

O cirurgião introduz um aparelho com uma microcâmera pelo canal da urina, ou seja, a uretra, e faz uma raspagem e cauterização do excesso de próstata por ali. O material dessa raspagem sai por dentro do aparelho, e depois é mandado para análise. E o mais importante: com essa raspagem, o canal da urina que estava obstruído pela próstata passa a ficar mais amplo, e o paciente volta a urinar melhor. 

Basicamente a RTU de próstata é indicada para pacientes com próstata aumentada que estão urinando mal, com jato fraco e esvaziamento incompleto da bexiga, mesmo depois de tomar remédios.

Mas existe mais uma particularidade importante: a RTU de próstata tradicional é uma cirurgia indicada para pacientes com uma próstata de até 80 gramas. Em homens com a próstata muito maior do que esse valor, a RTU não é ideal, porque a raspagem se torna insuficiente e o tempo necessário para abrir o canal se torna muito longo para o que o método permite.

Nos casos dessas próstatas maiores, existem algumas opções, como a cirurgia aberta (chamada de prostatectomia transvesical), robótica, ou outras modalidades, como a RTU com energia bipolar (que permite um tempo maior de cirurgia) ou a RTU de próstata a laser. Em especial, essa cirurgia a laser, chamada de HoLEP é muito eficaz, porque retira todo o miolo da próstata em bloco, e com o mínimo de sangramento. Por causa dessas vantagens, e de ser eficaz em próstatas de qualquer tamanho, a RTU de próstata a laser, ou HoLEP pode ser considerada o melhor método da atualidade, mas infelizmente ele é menos disponível do que a RTU tradicional. 

Recuperação e pós-operatório

Agora falando de alguns aspectos práticos: quanto tempo demora uma cirurgia de RTU? A cirurgia de RTU tradicional deve demorar até 1 hora e meia de cirurgia propriamente dita, fora o tempo de anestesia, preparo e posicionamento. Como eu disse antes, outros tipos de RTU, como a bipolar ou com laser podem demorar tempos mais prolongados.

O problema do tempo excessivo numa RTU tradicional é o uso muito prolongado de um líquido utilizado durante a cirurgia para irrigar a próstata e a bexiga por dentro do canal. Parte desse líquido é absorvido pelo organismo durante a cirurgia e, se a quantidade desse líquido for excessiva, acontece uma diluição dos sais minerais do sangue que pode trazer sintomas como vômitos e confusão mental. O nome dessa situação é sindrome pós RTU de próstata. Ela pode se evitar respeitando-se o limite de tempo da cirurgia ou escolhendo a modalidade adequada para o tamanho da próstata do paciente. 

Como é o pós-operatório da RTU de próstata?

Inicialmente o paciente fica internado em média por 2 dias após o procedimento. Durante esse período ele permanece utilizando um cateter na uretra, ou seja, uma sonda no pênis. Nos primeiros dois dias, essa sonda é lavada constantemente com soro fisiológico, para não deixar acumular sangue na bexiga após a cirurgia. Conforme transcorre o tempo, os resquícios de sangramento vão diminuindo, até o momento em que é possível desligar essa lavagem da sonda e, em seguida, retirá-la para o paciente urinar normalmente. Geralmente, esse momento ocorre no 2o dia após a cirurgia.

Normalmente o paciente recebe alta para casa após ter urinado com segurança pelo menos 2 vezes. Na cirurgia a laser, esse prazo pode ser mais curto, de apenas um dia; na cirurgia aberta, precisamos esperar alguns dias a mais para tirar a sonda.

Uma queixa muito comum no pós-operatório de RTU de próstata é a ardência para urinar e a presença de coágulos de sangue na urina nos primeiros dias. Esses sintomas são normais e até esperados e tendem a melhorar gradualmente. Em geral, essa é a queixa mais comum durante a recuperação após a RTU de próstata. No primeiro mês, também pedimos para o paciente evitar esforços físicos e se hidratar muito bem, para conseguir limpar bem a urina e terminar de remover os coágulos.

Quais são os problemas que podem surgir após a cirurgia de RTU?

Uma coisa que acontece em praticamente 100% dos casos é a perda da ejaculação. A capacidade de ereção e a libido NÃO mudam, e nem a capacidade de sentir o orgasmo. Porém, por conta da falta de contração da próstata, quando o orgasmo vem, ele é seco, sem saída de esperma. Na verdade, esse esperma fica acumulado na bexiga, e é eliminado quando o paciente urina da próxima vez. Mas a presença do esperma na bexiga não tem nenhuma consequência.

Um outro medo dos pacientes é a incontinência urinária após a RTU de próstata. Não é esperado acontecerem perdas de urina aos esforços, pois a cirurgia não altera o esfíncter urinário. Porém, em alguns casos pode ocorrer a incontinência de urgência, que é quando vem uma vontade muito grande de urinar e a pessoa não consegue segurar até chegar ao banheiro. Isso pode ocorrer como consequência de uma irritação da bexiga, seja em consequência do crescimento da próstata ou da própria cirurgia. Mas a boa notícia é que esse tipo de incontinência tende a ser temporário, e pode ser tratado com medicações.

Entre as complicações da RTU de próstata também existem casos em que o paciente pode voltar a urinar mal após a RTU. Se isso acontecer após anos da cirurgia, pode ser  um sinal de que a próstata voltou a crescer. Mas, se isso ocorrer em curto ou médio prazo, pode ser sinal de que a uretra sofreu um estreitamento em outro local, ou mesmo que a bexiga perdeu sua força e por isso não está permitindo um jato forte de urina. Em todos esses casos, é necessário fazer exames para identificar o problema e o melhor tratamento. 

Por fim, uma pergunta prática que pode ser muito relevante:

Qual o preço de uma RTU de próstata?

Primeiro, a RTU tradicional e a cirurgia aberta estão amplamente disponíveis no SUS. Por isso, é possível se tratar sem gastos adicionais através do sistema público brasileiro.

Já quando estamos falando de cirurgias particulares, os preços podem se tornar altos, pois se trata de uma cirurgia com 2 dias de internação e com uso de materiais tecnológicos como a microcâmera e o aparelho de vídeo utilizado durante a cirurgia. Além disso, o preço de uma RTU de próstata também varia bastante de acordo com os honorários médicos, pois existe grande variação entre equipes.

Conclusão

A RTU de próstata, seja tradicional ou a laser, é um tratamento muito eficaz para a hiperplasia prostática benigna quando bem indicado. Se você tiver sintomas urinários por causa do crescimento da próstata, ou está cuidando de alguém com esse problema, marque uma consulta com um urologista e se informe sobre qual o melhor tratamento para seu caso.

E, se você tiver dúvidas ou comentários, continue essa conversa nos nossos canais no Youtube, Instagram, Facebook, TikTok, ou no blog. Te vejo lá!

Consulte um urologista ONLINE e inicie seu tratamento hoje

Marcar Teleconsulta Agora

Receba receita médica, remédios e encaminhamento para exames

COMENTÁRIOS SOBRE “Omenscast #52: Entendendo a RTU de Próstata

  1. Gleydson pereira says:

    Fiz um procedimento de RTU de próstata, a exatamente 9 dias,e não consigo urinar bem. Pois percebi que o osteo da uretra estreito -se

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?