12 causas possíveis da dor ao urinar

líquido amarelo despejando em um copo, semelhante ao urinar
BLOG OMENS / Sexualidade
logo da Omens
Escrito por

Seth Zanette

Dr. João Arthur Brunhara Alves Barbosa
Revisado por

Dr. João Brunhara

CRMSP 161.642
Última atualização

4 de setembro 2022

A dor ao urinar pode ser um sintoma de doenças comuns e com fácil tratamento, mas também pode ser o primeiro sinal de uma condição mais grave. Hoje, a Omens apresenta a você 12 causas possíveis desse tipo de dor.

Mas lembre-se: o auto diagnóstico não é a melhor forma de tratar esse sintoma. Procure um médico e leve até ele as suas suspeitas e sintomas, pois apenas um profissional da saúde poderá indicar através de exames o que realmente está acontecendo. 

Sabendo disso, então, vamos às causas da dor ao urinar:

Dor ao urinar: o que pode ser?


Infecção urinária

A primeira causa – inclusive, a mais comum – de dor ao urinar e da dor no umbigo ao urinar é a infecção urinária. (Mas certamente ela acompanha outros sintomas).

Essa infecção acomete homens e mulheres e geralmente é causada por uma bactéria presente no nosso trato digestivo: a Escherichia coli.

É importante que a infecção urinária seja tratada corretamente, para que o caso não evolua para uma infecção em mais do que apenas um ponto do trato urinário, como veremos nos próximos tópicos.

Cistite

Se a infecção urinária engloba infecções em todo o trato urinário, a cistite é a infecção que afeta a bexiga. É uma doença comum e que pode ser tratada ou até mesmo combatida pelo próprio corpo, porém isso não significa que não se deve procurar um médico, principalmente caso a dor no umbigo ao urinar esteja presente.

Apenas o especialista poderá identificar se é o caso de se combater a infecção com medicamentos ou se se trata de uma outra condição.

Além disso, a cistite pode evoluir para uma pielonefrite, caso a bactéria suba pelo trato urinário.

Guia de remédios para cistite [Omenscast #34]

No nosso 34º episódio do Omenscast, o médico urologista João Brunhara vai falar sobre cistite, mais especificamente sobre seus remédios disponíveis. A transcrição do áudio você poderá encontrar aqui.

Uretrite

A uretrite é uma inflamação que atinge a uretra e que pode ser causada por uma bactéria ou por trauma local. Em ambos os casos, existe a dor ou ardência ao urinar. Ela também pode provocar uma dor na barriga ao urinar.

Quanto a uretrite é causada pela bactéria Neisseria gonorrhoeae, também responsável pela gonorreia, é chamada de uretrite gonocócica e, portanto, existe a chance do paciente também estar com gonorreia.

Inflamação nos rins (pielonefrite)

A inflamação nos rins, ou pielonefrite, é uma doença infecciosa que pode ser bastante grave. Ela atinge diretamente o local onde é produzida a urina e pode ser crônica ou aguda. Então, atenção: quando se trata de uma inflamação crônica nos rins, é possível perder a função renal aos poucos. 

Quando a pielonefrite é causada pela E. Coli, é comum que ela adentre pela uretra, suba até alcançar a bexiga e dali encontre os rins. Portanto, tratar de forma adequada qualquer infecção urinária é essencial para que o quadro não piore e alcance os rins.

Pedra nos rins

O cálculo renal ou pedra nos rins é como chamamos massas formadas pelos cristais existentes na urina. Eles podem se formar nos rins ou na uretra, causando muita dor. Isso porque esses cristais podem descer pelos ureteres ou se instalar ali, dependendo do seu tamanho, até serem expelidos ou retirados.

As cólicas são bastante fortes em uma das laterais e que irradiam para o abdômen. Você pode notar além da dor ao urinar, cheiro forte ou sangue na urina.

A melhor medida para impedir que as pedras nos rins aconteçam é garantindo uma boa hidratação, mas apenas como uma precaução, não quando já estiver com cálculo renal! Pois beber muita água já possuindo cálculos pode agravar a dor. Além disso, caso apresente sintomas procure um médico imediatamente.

Consulte um urologista ONLINE e inicie seu tratamento hoje

Marcar Teleconsulta Agora

Receba receita médica, remédios e encaminhamento para exames

Cálculo na bexiga

Pedra na bexiga, cálculo vesical ou cálculo na bexiga é o acúmulo de sais de cálcio na bexiga. Esse acúmulo provoca uma série de efeitos inflamatórios no trato urinário e pode provocar dor e ardência ao urinar. Esse tipo de problema ocorre com mais frequência em quem tem alguma dificuldade em esvaziar completamente a bexiga. Pode ocorrer em homens com hiperplasia prostática benigna, o que por si só dificulta o esvaziamento completo da bexiga. Além disso, as pedras podem se formar nos rins e descer pelos ureteres até a bexiga.

Inflamação da vulva (vulvovaginite)

A vulvovaginite é uma inflamação da vulva que pode ter suas origens tanto em uma infecção como irritação no local. É mais comum em quem é sexualmente ativo, já que é mais fácil que a troca de fluidos altere o equilíbrio normal de bactérias e fungos que já existem normalmente na vagina. Esse tipo de inflamação causa ardor ao urinar, corrimento excessivo e de aspecto e odor anormal e inchaço.

O tratamento da vulvovaginite, quando provocada por bactérias, envolve antibióticos. No entanto, caso houver outras causas, o ideal é mudar os hábitos para melhorar a situação.

Prostatite

A prostatite, uma inflamação da próstata, também pode provocar dor ao urinar no homem. Assim como nas infecções do trato urinário, caso seja provocada por uma bactéria, a infecção pode atingir a próstata, provocando a inflamação. Mas existem diversas outras causas para a prostatite, incluindo algumas que não são infecciosas.

Novamente, assim como em outros casos, a prostatite, quando causada por bactérias, pode ser tratada com antibióticos. Caso tenha outras causas, entretanto, o médico urologista tentará outras terapias para resolver a inflamação. Além de provocar a dor ao urinar, é possível que exista presença de sangue na urina e outros sintomas como febre e dor na região pélvica.

Doenças da próstata e efeitos na ereção [Vídeo]

As doenças da próstata têm uma relação (seja direta ou indireta) com a disfunção erétil e cada situação requer um tratamento diferente. Pode ser uma doença benigna ou um câncer de próstata, pode haver de uma forma ou de outra associações a problemas de ereção – e até mesmo problemas de ejaculação precoce, ejaculação retrógrada ou perda de libido. A relação pode se dar até por conta de medicamentos para hiperplasia da próstata.

Hiperplasia prostática benigna

A Hiperplasia Prostática Benigna é um inchaço que ocorre na próstata naturalmente, sem que haja alguma malignidade por trás da condição. Isso pode acontecer no homem de meia idade, assim provocando dor ao urinar e outros sintomas desconfortáveis.

Câncer

Não é de se estranhar que quando existe dor ao urinar exista também a possibilidade de que seja algum tipo de câncer. Portanto, falaremos aqui de dois tipos: o câncer de pênis e o câncer de bexiga. 

Vale lembrar que esse é mais um motivo para que o médico seja consultado o mais rápido possível. Caso seja de fato algum tipo de câncer, não há tempo a perder.

Câncer de pênis

Antes de mais nada, é importante dizer que o câncer de pênis é raro. Ele acontece com maior frequência em homens de 50 anos e o principal sintoma é uma ferida grande, que persiste e se localiza no pênis. Apesar de poderem existir outros sintomas, esse é o principal.

O tratamento consiste basicamente na quimioterapia, cirurgia e erradicação do tumor e pode variar de acordo com a extensão da área afetada.

Câncer de bexiga

O câncer de bexiga pode provocar dor ao urinar e é classificado de três formas diferentes dependendo do tipo de célula que o afetou. A propagação também depende do tipo de tecido que o câncer afeta, podendo chegar até os órgãos linfáticos.

Da mesma forma, as principais formas de tratamento são cirurgia, radioterapia e quimioterapia. Assim, a escolha da melhor forma de tratar o tumor depende da extensão da área afetada.

Consulte um urologista ONLINE e inicie seu tratamento hoje

Marcar Teleconsulta Agora

Receba receita médica, remédios e encaminhamento para exames

Tuberculose no trato urinário

A tuberculose no trato urinário é pouco conhecida, mas também pode provocar a disúria (dor ao urinar). Ela acontece muitas vezes pela falta de tratamento ou tratamento incompleto da tuberculose que afeta os pulmões. O bacilo de Koch se aloja no rim e, posteriormente, desce para a bexiga. Os principais sintomas são muita dor ao urinar e micção frequente com pouca urina.

Conclusão: o que tomar para dor ao urinar?


Como você pôde ver, existem diversas causas para a disúria (dor ao urinar). É por isso que, se você se pergunta o que tomar ao sentir dor ao urinar, a resposta é que depende da situação. Algumas envolvendo infecções podem ser tratadas com antibióticos, outras requerem mudanças de hábitos ou tratamentos mais intensos. É por isso que ao notar esse sintoma, é tão necessário procurar um médico e realizar exames. Apenas assim você poderá ter certeza do tratamento correto.


Referências

Consulte online um médico ou psicólogo especializado em sexualidade

A Omens é uma plataforma de saúde dedicada à saúde sexual e mental, que reúne médicos urologistas, terapeutas sexuais e farmacêuticos com o objetivo de construir soluções seguras, de qualidade e acessíveis a todos.

Por isso, a plataforma permite que você consulte online médicos especialistas em temas sobre sexualidade, além de psicólogos sexólogos. As consultas online podem ser feitas por mensagens, pelo celular ou por videochamada, por exemplo, além de apresentar muitas outras vantagens:

  • Consulte um médico ou psicólogo especializado na área, que trata diariamente de problemas relacionados ao sexo.
  • Pague menos da metade do valor de uma consulta presencial com um urologista.
  • Agende uma consulta para o mesmo dia! (no Brasil, aliás, muitos pacientes têm de esperar vários meses até conseguir agendar uma consulta presencial com um urologista)
  • Peça pela plataforma os medicamentos necessários para o seu tratamento e, então, eles serão entregues discretamente na sua casa por uma farmácia certificada
  • Além disso, evite o desconforto ou a vergonha na sala de espera de um consultório ou em farmácias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?