Quais as causas de infecção urinária?

líquido amarelo em um erlenmeyer para exame de infecção urinária
BLOG OMENS / Sexualidade
logo da Omens
Escrito por

Seth Zanette

Dr. João Arthur Brunhara Alves Barbosa
Revisado por

Dr. João Brunhara

CRMSP 161.642
Última atualização

25 de outubro 2022

A infecção urinária é uma condição comum, mas que pode evoluir para quadros bastante graves caso não seja tratada. É por isso que evitá-la ao máximo é o ideal.

Por essa razão, a Omens vai te explicar quais as principais formas de uma infecção urinária se instalar no corpo humano. Algumas dessas formas podem ser evitadas com bastante facilidade, então acompanhe e proteja o seu corpo!

O que provoca uma infecção urinária? Conheça as principais causas


A infecção do trato urinário (ou ITU) é extremamente comum, configurando uma das infecções mais comuns no mundo. Ela é bastante predominante em pessoas do sexo feminino, mas pode acometer também os do sexo masculino. As bactérias que podem infectar o trato urinário, geralmente são, então:

  • Escherichia coli
  • Staphylococcus saprophyticus
  • espécies de Proteus,
  • Klebsiella,
  • Enterococcus faecalis.

A Escherichia coli é a bactéria mais comum, responsável por 80% dos casos. Essas bactérias podem entrar em contato com nosso sistema urinário de diversas formas. Então, vamos falar das principais causas logo abaixo:

Higiene íntima incorreta

A E. coli é uma bactéria que já está presente no nosso corpo: para sermos mais exatos, ela está na parte gastrointestinal. Portanto, quando a encontramos no nosso trato urinário, pode ser um sinal de que a higiene íntima não está sendo realizada de forma correta. Isso principalmente no caso de pacientes do sexo feminino, que anatomicamente são mais propensas a infecções desse tipo. Mesmo porque a uretra e o ânus se encontram mais perto um do outro, o que facilita a passagem da E. coli. Aliás, durante a limpeza após usar o banheiro, também pode haver infecção.

Portanto, o ideal é se limpar sempre da parte da frente para a parte de trás, nunca o contrário.

Uso recorrente de antibióticos 

Os antibióticos podem ser utilizados para curar diversas doenças, mas quando utilizados de forma errada ou sem a prescrição médica, causam mais problemas do que soluções. Isso porque esse tipo de medicamento afeta mais do que apenas bactérias ruins e pode minar as resistências do corpo contra infecções. Os antibióticos afetam agentes protetores importantes do corpo que, quando enfraquecidos, permitem que a ITU (infecção do trato urinário) aconteça com mais facilidade e de forma recorrente.

Segurar urina por muito tempo

O trato urinário é responsável por eliminar toxinas que afetam nosso corpo. Por si só, essa informação já deveria ser suficiente para convencer alguém a não segurar a urina por muito tempo, porém, além disso, ao urinar as bactérias que podem se instalar nas paredes do trato urinário são eliminadas.

Por isso, impedir que esse processo aconteça pode levar ao desenvolvimento de infecções. 

Pouca hidratação durante o dia

A hidratação é parte essencial de uma boa saúde, mas é um ponto ainda mais importante na hora de evitar a infecção urinária. Com uma ingestão maior de água, a urina se torna menos concentrada. Isso previne que cálculos e outras substâncias nocivas permaneçam no corpo por muito tempo. O ideal é que a ingestão de água seja de um litro e meio por dia.

Os medicamentos mais indicados para infecção urinária [Omenscast #46]

No nosso 45º episódio do Omenscast, o médico urologista João Brunhara vai falar sobre um tema que interessa tanto aos homens quanto às mulheres (às vezes até mais ao público feminino): as causas e os tratamentos da infecção urinária. A transcrição do áudio você poderá encontrar aqui.

Infecção urinária feminina tem causas diferentes?


Sim, existem causas da infecção urinária que podem atingir especificamente quem possui órgãos sexuais femininos.

Aliás, alguns momentos da vida podem proporcionar mais chance da ITU aparecer ou até mesmo doenças podem gerar o aparecimento da mesma. 

As condições que mais causam a infecção urinária feminina são principalmente:

  • a gestação, quando acontece uma mudança natural das bactérias que já vivem na vagina, além da compressão da bexiga;
  • a menopausa, na qual o pH vagina é naturalmente alterado e pode baixar as proteções da vagina contra bactérias;
  • diabetes, que pode alterar a sensação de esvaziamento da bexiga.

A recorrência da infecção urinária em pacientes do sexo feminino também é comum. Segundo o artigo Update in Adult Urinary Tract Infection (veja o artigo na seção de Referências), 24% das mulheres jovens vão passar novamente por uma reinfecção em até 6 meses.

Consulte um urologista ONLINE e inicie seu tratamento hoje

Marcar Teleconsulta Agora

Receba receita médica, remédios e encaminhamento para exames

Infecção urinária no homem


Em pessoas do sexo masculino, apesar de não ser extremamente comum, a infecção do trato urinário pode acontecer. Dentre as causas mais comuns da infecção urinária no homem podemos citar:

  • Prática de sexo anal desprotegido: quando a bactéria E. Coli pode entrar pelo trato urinário;
  • Hiperplasia Prostática Benigna: um aumento natural da próstata que pode dificultar a micção e, portanto, ser uma das causas da infecção urinária no homem.

Outras causas:

Além de todas as causas que já citamos anteriormente, o HIV também pode levar ao aparecimento de infecções no trato urinário por enfraquecer as defesas do corpo – tanto para pessoas do sexo feminino quanto do sexo masculino.

Quem tem ou teve cálculos renais ou vesicais pode também ter uma maior chance de desenvolver infecções urinárias.

Dicas para um sexo anal saudável [Vídeo]

Como fazer sexo anal? – é uma pergunta muito recebida aqui no blog. Por isso, convidamos o Dr. Vinicius Lacerda, cirurgião digestivo e influencer sobre assuntos de saúde LGBT, para separar algumas dicas de um sexo anal sem dor e saudável para todas as sexualidades.

Conclusão: como se contrai a infecção urinária?


A infecção urinária é contagiosa? Posso pegá-la de alguém? A resposta é não. O que pode acontecer é o deslocamento de bactérias do trato digestivo para o trato urinário. Essa ocorrência pode acontecer durante o sexo anal desprotegido ou no sexo vaginal após sexo anal. Por isso, Recomenda-se o uso da camisinha e a troca da proteção após sexo anal. 

Fora isso, o ideal é cuidar da higiene íntima, investir em uma boa hidratação diariamente e se proteger contra problemas como cálculos renais para evitar esse tipo de infecção.


Referências

Consulte online um médico ou psicólogo especializado em sexualidade

A Omens é uma plataforma de saúde dedicada à saúde sexual e mental, que reúne médicos urologistas, terapeutas sexuais e farmacêuticos com o objetivo de construir soluções seguras, de qualidade e acessíveis a todos.

Por isso, a plataforma permite que você consulte online médicos especialistas em temas sobre sexualidade, além de psicólogos sexólogos. As consultas online podem ser feitas por mensagens, pelo celular ou por videochamada, por exemplo, além de apresentar muitas outras vantagens:

  • Consulte um médico ou psicólogo especializado na área, que trata diariamente de problemas relacionados ao sexo.
  • Pague menos da metade do valor de uma consulta presencial com um urologista.
  • Agende uma consulta para o mesmo dia! (no Brasil, aliás, muitos pacientes têm de esperar vários meses até conseguir agendar uma consulta presencial com um urologista)
  • Peça pela plataforma os medicamentos necessários para o seu tratamento e, então, eles serão entregues discretamente na sua casa por uma farmácia certificada
  • Além disso, evite o desconforto ou a vergonha na sala de espera de um consultório ou em farmácias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?