Omenscast #46: Infecção Urinária

Omenscast, o minicast da sua saúde sexual: hoje o assunto é infecção urinária
BLOG OMENS / Tratamentos
logo da Omens
Escrito por

Caio Vega

Dr. João Arthur Brunhara Alves Barbosa
Revisado por

Dr. João Brunhara

CRMSP 161.642
Última atualização

2 de novembro 2022

No nosso 46º episódio do Omenscast, o médico urologista João Brunhara vai falar sobre um tema que interessa tanto aos homens quanto às mulheres (às vezes até mais ao público feminino): as causas e os tratamentos da infecção urinária.

Seja bem-vindo ao blog da Omens e fique à vontade para ouvir o nosso podcast! A transcrição do áudio também está logo abaixo.

Tem gente que já teve infecções urinárias tantas vezes que só de começar a sentir os sintomas já sabe o diagnóstico! E, se durante a juventude, a infecção urinária afeta mais as mulheres, com o passar dos anos, homens também passam a ser vítimas mais frequentes desse problema. E pior ainda quando as infecções acontecem de forma repetitiva…

Mas, então, o que faz alguém ter infecção urinária, e o que piora a infecção urinária? E claro, também vamos falar sobre o que é bom para isso, ou seja, como tratar infecção urinária.

Eu sou João Brunhara, médico urologista, e esse é o Omenscast, o podcast da Omens sobre saúde masculina. Mas hoje vamos falar de um tema que interessa bastante para mulheres também.

Bom, primeiro o conceito mais básico:

O que é uma infecção urinária?

Trata-se da presença de uma bactéria na urina causando sintomas como dor no abdome, ardência para urinar, e uma vontade constante de ir ao banheiro, mas quando a pessoa chega lá, saem apenas algumas gotas.

Normalmente, fora de uma infecção, a urina é estéril, ou seja, não devem existir bactérias nela. Quando acontece a presença de bactérias causando sintomas, temos uma infecção urinária, e isso pode ser visto nos exames de urina.

A infecção urinária simples, apenas da bexiga, que chamamos de cistite, não deve causar febre. Porém, quando a infecção chega nos rins (a pielonefrite) ou na próstata (a prostatite), costuma existir febre e piora do estado geral.

A infecção urinária simples é tão comum que algumas estatísticas apontam que 80% das mulheres vão ter pelo menos algum episódio dessa infecção durante a vida.

Nos homens, essa proporção é bem menor durante boa parte da vida adulta. Porém, a partir dos 50 ou 60 anos de idade, com o crescimento da próstata, os homens também começam a sofrer com as infecções urinárias com mais frequência. Isso acontece porque, conforme a próstata cresce com a idade, ela começa a atrapalhar o fluxo de urina, e vai aumentando a dificuldade para esvaziar a bexiga. Quando esse esvaziamento é incompleto, a urina que fica parada na bexiga tende a se contaminar. No caso das mulheres, a idade também influencia a ocorrência das infecções, sendo mais comum após a menopausa.

Causas

Mas o fator de risco mais comum para ter infecções urinárias é ter um fluxo urinário baixo, ou seja, tomar pouca água e urinar pouco. Muitas pessoas que têm infecções urinárias por tomar pouca água resolvem o problema quando passam a se hidratar bem. Além disso, o fato de segurar a urina por muito tempo (não ir ao banheiro com frequência) também pode ser um vilão para causar infecções.

Principalmente em mulheres jovens, as infecções urinárias também são influenciadas pela frequência de relações sexuais. Sabemos que mulheres que têm relação mais do que 3 vezes por semana apresentam um risco maior de infecção urinária. Mas não que seja uma infecção sexualmente transmissível propriamente dita: simplesmente o ato sexual aumenta a chance da presença de bactérias comuns na urina.

Mas também é possível contrair alguma bactéria no sexo que cause sintomas urinários, como por exemplo a Chlamydia

Outros fatores de risco conhecidos são as malformações do trato urinário, a diabetes e as imunossupressões (como no caso de pessoas com AIDS que fizeram um transplante). Também possuem maior risco pessoas que usam dispositivos no trato urinário, como sondas de uso contínuo ou o cateterismo para esvaziar a bexiga. É o caso, por exemplo, de boa parte dos cadeirantes.

Tratamentos

Bom, depois de saber tudo isso, você deve querer saber como resolver esse problema, ou seja, qual o melhor medicamento para infecção urinária.

Primeiro, a explicação conceitual. Para combater uma bactéria, devemos usar algum antibiótico, que são remédios justamente feitos para matar bactérias.

Para ser mais exato, existem vários tipos de bactérias diferentes que podem causar infecção urinária. Portanto, o tratamento mais preciso seria a partir dos resultados de uma cultura de urina que mostre exatamente qual é o tipo de bactéria presente. Porém, sabemos que mais de 90% das infecções são causadas por bactérias que são sensíveis a alguns antibióticos. Por isso, costumamos iniciar o tratamento antes do resultado da cultura da urina, que pode levar até 3 dias para ficar pronto.

Alguns dos antibióticos mais usados nesse contexto são: norfloxacino, ciprofloxacino, bactrim, nitrofurantoína, ou o monuril, que tem a vantagem de ser uma medicação de dose única.

E, no contexto da gestante com infecção urinária, a penicilina e a cefalexina são muito úteis por serem seguras na gestação. Por exemplo, nessas situações, por ser da família da penicilina, costuma-se usar a amoxicilina para infecção urinária.

Tem alguns pacientes que nos perguntam:

A azitromicina serve para infecção urinária?

Mas aqui na verdade não, a azitromicina não tem a cobertura mais adequada para a maioria das bactérias que precisamos combater.

Duração do tratamento

Ela varia de acordo com o antibiótico escolhido: assim, existem desde opções de dose única até outras que envolvem tomar 1 comprimido 4 vezes ao dia por 7 dias; sendo que, nos casos de infecções mais graves, como a pielonefrite ou prostatite, a duração do tratamento é de pelo menos 2 semanas. Porém, após iniciar o antibiótico, os sintomas não desaparecem imediatamente, já que primeiro o remédio vai combater as bactérias. A inflamação decorrente da presença delas irá diminuir ao longo dos próximos dias.

Mas então:

Como aliviar a infecção urinária imediatamente?

Até que os antibióticos comecem a surtir efeito, podemos usar medicações que chamamos de sintomáticos, ou seja, servem para aliviar os sintomas mas não para curar a infecção propriamente dita. É o caso da fenazopiridina, conhecida popularmente como pyridium, que deixa a urina de coloração alaranjada e serve como um analgésico de vias urinárias, ou seja, reduz a ardência para urinar.

Também pode ajudar o uso de algum anti-inflamatório para controle das dores, como cetoprofeno ou nimesulida. Portanto, respondendo uma dúvida frequente, se a nimesulida serve para infecção urinária, a resposta é que ela ajuda a diminuir a dor, mas não a curar a infecção.

E muitas pessoas nos perguntam bastante:

Existe algum remédio natural para curar a infecção?

Por exemplo, algum chá para infecção urinária? Ou se adianta tomar suco de limão para infecção urinária. Até o momento, não temos conhecimento de que algum remédio natural possa curar a infecção urinária, mas sabemos que é importante tomar líquidos em abundância durante uma crise.

E outra coisa que pode ajudar são os banhos de assento com água morna ou até chá de camomila, mas com o intuito de aliviar os sintomas e não de curar. Por sinal, nesse quesito das frutas, alguns estudos mostram que tomar suco de cranberry (ou comer a fruta) com frequência pode reduzir o risco de novas infecções.

Se você tem infecções urinárias repetidamente, se consulte com um urologista para investigar as causas e elaborar uma estratégia para evitar novos episódios. E, se você tiver uma infecção urinária com febre, procure um pronto socorro rapidamente, pois pode ser uma doença potencialmente grave.

E, se você tiver dúvidas ou comentários, continue essa conversa nos nossos canais no Youtube, Instagram, Facebook, TikTok, ou no blog. Te vejo lá!

Consulte um urologista ONLINE e inicie seu tratamento hoje

Marcar Teleconsulta Agora

Receba receita médica, remédios e encaminhamento para exames

4 comentário(s) sobre “Omenscast #46: Infecção Urinária

  1. Itamar virira da Silva says:

    Boa noite Dr eu tenho uma indicação urinária, mais so sinto quando eu tenho relação sexual , gostaria de saber o remédio pra isso por favor Dr

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?