O que pode estar causando sangue na urina?

líquido vermelho em meio à agua como sangue na urina
BLOG OMENS / Sexualidade
logo da Omens
Escrito por

Seth Zanette

Dr. João Arthur Brunhara Alves Barbosa
Revisado por

Dr. João Brunhara

CRMSP 161.642
Última atualização

30 de julho 2023

Quando percebemos alterações na cor da urina, é normal ficarmos em alerta, afinal esse é geralmente o primeiro sinal de que algo não anda bem no nosso corpo. Além disso, é a principal forma de identificarmos a hematúria – ou sangue na urina.

Nesse artigo, vamos entender melhor quando esse sintoma aparece, o que fazer para tratá-lo e as diversas formas como ele se manifesta.

O que é a hematúria?


Hematúria é o termo técnico para a presença de sangue na urina. Às vezes a presença desse sintoma deixa a urina avermelhada, amarronzada ou rosa, dependendo da quantidade de sangue presente.

Existem, no entanto, tipos de sangue na urina que não alteram a cor dela. Isso porque o sangue está em pouquíssima quantidade.

Além disso, nem sempre uma urina com aspecto avermelhado ou mesmo com uma cor diferente do normal é sinal da presença de sangue. Assim como veremos nos próximos tópicos, alguns alimentos podem alterar a cor da urina.

Tipos de sangue na urina

O sangue na urina pode aparecer de diferentes formas. As características da hematúria podem, inclusive, ajudar a formar um diagnóstico preciso. 

O sangue na urina pode ser:

  • macroscópico ou microscópico: quando é perceptível na urina através da mudança de cor ou quando não é perceptível a olho nu;
  • com ou sem coágulos: quando a hematúria se apresenta na forma de coágulos, ela é visível a olho nu e pode ser indicação de que o sangramento está acontecendo em grandes quantidades;
  • persistente ou transiente, ou seja, pode acontecer de forma contínua ou parar e reaparecer com frequência;
  • dismórfica: quando as hemácias tem formato diferente do normal, o que pode ser diagnosticado através de exames;
  • isolada: quando não existem outros tipos de sintomas relacionados à hematúria.

Hematúria [Omenscast #49]

Em mais um episódio do Omenscast, o médico urologista João Brunhara vai orientar você que está preocupado com uma possível presença de sangue na urina. Percebeu que o xixi saiu marrom ou com pedaços mais escuros? Entenda qual pode ser o seu caso. A transcrição do áudio do podcast você poderá encontrar aqui.

As principais causas do sangue na urina


São muitas as possíveis causas do sangue na urina.

Em grande parte dos casos, o problema está diretamente relacionado ao trato urinário, porém, ainda assim, existem diversos diagnósticos relacionados a esse sintoma.

Por isso é que quando existe alteração na coloração da urina e a desconfiança de que o culpado pela mudança é a presença de sangue, procure imediatamente um médico

A causa desse tipo de problema tanto pode ser fácil de tratar como pode ser uma condição séria (um tumor no trato urinário, por exemplo). Então, vamos conferir juntos as causas mais comuns da hematúria:

Infecções do trato urinário

Essa é uma das principais causas do sangue na urina. As infecções no trato urinário (ou ITU) podem acontecer em todo o sistema urinário, desde a uretra até os rins. A infecção desse sistema ocorre quando uma bactéria adentra o corpo, geralmente através da uretra e sobe até se instalar nos diversos órgãos que fazem parte dele. 

É comum que além do sangue na urina, as ITU provoquem também vontade frequente de urinar, ardência e dor no baixo ventre. Os sangramentos provocados por essas infecções podem alterar ou não a cor da urina. Como a infecção urinária pode afetar diversas partes do trato urinário, para o diagnóstico correto é preciso realizar exames e procurar um médico o quanto antes. As complicações desse tipo de condição podem ser bastante sérias.

Inflamação na próstata e Hiperplasia prostática benigna

Outra infecção que pode levar ao sangue na urina masculina é a inflamação na próstata e a hiperplasia prostática benigna. Ambas as condições afetam diretamente a próstata. A inflamação pode ser causada por infecções ou outras condições de saúde. Inclusive, pode acontecer de uma infecção do trato urinário afetar a próstata e infectá-la. Portanto é imprescindível buscar ajuda médica para curar completamente um quadro de ITU, antes que cause complicações. 

Já a hiperplasia prostática benigna é um aumento da próstata comum sem relação com malignidade, ou seja, sem uma condição de saúde relacionada a ela.  Acontece em pessoas com próstata com mais de 50 anos.

Consulte um urologista ONLINE e inicie seu tratamento hoje

Marcar Teleconsulta Agora

Receba receita médica, remédios e encaminhamento para exames

Cálculos renais e Cistos nos rins

Os cálculos renais são extremamente comuns, tanto em homens quanto em mulheres de qualquer faixa etária. Também conhecidas como pedras nos rins, quando acontecem vem acompanhadas de dores fortes nas costas. O sangramento na urina pode ser causado pelo deslocamento dos cálculos renais pelo trato urinário. A doença do rim policístico, ou cistos nos rins, também podem provocar a hematúria, apesar de ser uma condição mais rara.

Tumores (na Bexiga, nos Rins, na Próstata)

Outra possibilidade é que exista algum tumor localizado na bexiga, rins ou próstata. Os tumores no trato urinário são mais comuns em homens, pessoas acima de 50 anos e fumantes. São a causa de hematúria mais preocupante.

Além do sangue na urina, podem não existir outros sintomas. 

O diagnóstico precoce pode ser o fator chave para o tratamento e cura desse tipo de tumor. Principalmente quando se trata do câncer de próstata. Portanto, não deixe de fazer exames regulares e visitar um médico urologista anualmente.

Inflamações nos rins (Nefrites)

As inflamações nos rins, ou nefrites, são mais comuns em pessoas jovens e mulheres, além de não apresentarem outros sintomas como dor, ardência, febre, etc. Para seu diagnóstico é preciso realizar exames mais detalhados, já que as inflamações nos rins podem ter sua causa relacionada com outras doenças ou aparecerem por si só. 

Distúrbios glomerulares

Os distúrbios glomerulares ou problemas na filtragem dos rins podem permitir que glóbulos vermelhos e proteínas não sejam filtrados adequadamente. Esses problemas de filtragem podem ter diversas causas. Desde doenças em outros pontos do corpo, como diabetes, até lúpus e problemas do sangue. 

Causas menos comuns de sangue na urina


Endometriose

A endometriose é um problema que afeta o ciclo menstrual. Nele, a parede que reveste o útero (o endométrio) cresce para outros pontos do corpo, e quando descama também atinge esses outros pontos, incluindo a bexiga, podendo provocar sangue na urina. Esse tipo de problema provoca dor intensa, períodos menstruais irregulares e precisa de tratamento contínuo.

Tuberculose do trato urinário

Difícil de ser diagnosticada, a tuberculose urinária é rara, mas pode acontecer. O bacilo de Koch pode entrar em contato com outras áreas do corpo e infectá-las. Quando acontece no trato urinário, a tuberculose pode demorar a ser diagnosticada pela pouca presença da bactéria na urina.

Consulte um urologista ONLINE e inicie seu tratamento hoje

Marcar Teleconsulta Agora

Receba receita médica, remédios e encaminhamento para exames

Alimentos podem provocar urina vermelha?


Sim, alguns alimentos podem deixar a urina avermelhada, como é o caso da beterraba, do ruibarbo e alguns corantes presentes em alimentos. 

Por isso, se notar uma coloração avermelhada na urina lembre-se se consumiu algum desses alimentos recentemente antes de se preocupar. 

Gravidez pode causar sangue na urina?


Outra preocupação comum ao ver a urina mudando de cor é com o sangramento da nidação que acontece após o implante do óvulo na parede do útero. Afinal, sangue na urina pode ser gravidez?

Os sangramentos vaginais (como acontece durante a menstruação, ou mesmo os sangramentos de escape) podem cair juntamente com a urina durante a micção. Porém o sangramento da nidação é muito pequeno. Ou seja, pode não cair do canal vaginal para a urina. Então a hematúria não deve ser considerada como um sinal de gravidez. Antes, é mais provável que alguma condição de saúde esteja provocando o sangue na urina. Pessoas gestantes que apresentam sangue na urina, precisam procurar o médico para entender se há uma infecção urinária em andamento ou não.

Estresse causa sangue na urina?


O estresse em si não pode causar sangue na urina. Porém, pode haver uma ligação entre episódios recorrentes de infecção urinária e estresse. Antes de mais nada, é preciso descartar outras condições, como Nefrites, tumores, infecções por bactérias, etc. A hematúria pode estar ligada a muitas outras doenças e outros diagnósticos precisam ser averiguados.

Exames podem causar sangue na urina?


Sim, alguns exames podem causar sangue na urina. É o que se espera, por exemplo, em biópsias dos rins, alguns exames na próstata ou na bexiga. Se esse for o caso, o médico que está acompanhando o seu caso, dará um aviso de que esse sintoma será comum.

Medicamentos podem causar sangue na urina?


Sim, alguns medicamentos podem causar sangue na urina. Dentre as medicações mais comuns que causam esse efeito estão a penicilina, aspirina e heparina.

Como é feito o diagnóstico?


Como você pôde perceber, a hematúria pode ser sinal de diversas doenças. Algumas mais graves e outras de mais fácil tratamento.  O diagnóstico pode variar de acordo com o histórico médico, idade, sexo e estilo de vida do paciente. Além de serem levados em consideração outros sintomas além do sangue na urina.

São necessários exames de urina e é obrigatório realizar um exame de imagem (ultrassom ou, idealmente, tomografia). Em alguns casos, é necessário também fazer um exame chamado cistoscopia, em que é introduzida uma microcâmera por dentro da bexiga para visualizar seu interior.

Consulte um urologista ONLINE e inicie seu tratamento hoje

Marcar Teleconsulta Agora

Receba receita médica, remédios e encaminhamento para exames

Quando é necessário procurar ajuda médica?


Sangue na urina é um sintoma que exige consulta médica o mais rápido possível. Ou seja, é preciso procurar ajuda médica desde a primeira vez que você percebe mudança na coloração da urina que possa indicar sangue. Exatamente por se tratar de um sintoma que diversas condições têm em comum, desde uma infecção urinária até mesmo tumores na bexiga. 

Todas elas exigem a intervenção de um médico para receita de medicamentos e realização de exames. O ideal é procurar um médico urologista para uma primeira consulta. Caso seja necessário, será feito o encaminhamento para oncologistas ou nefrologistas.

Alguns outros sinais que, juntamente a hematúria, pode indicar que é preciso procurar um médico são:

  • vômito e náusea;
  • dores lombares ou dor no baixo ventre;
  • febre;
  • perda de peso;
  • calafrios.

Quais as complicações advindas da hematúria?


A hematúria pode ser um sinal de doenças mais graves ou de outras com um tratamento mais simples. Por isso é um sintoma que não deve ser ignorado.

Quando o sangue na urina é proveniente de um tumor, ignorar o sinal pode levar ao aumento do câncer e pior significativa da condição, além de dificultar a cura e tratamento.

Quando é sinal de infecção, a falta de tratamento adequado pode levar a um risco de sepse grave e até choque séptico.

Como é tratado o sangue na urina?


Depende muito do tipo de condição que provocou o sintoma. No caso de infecções do trato urinário, serão utilizados antibióticos para combater a bactéria presente no corpo. 

Quando existem doenças mais complicadas, como tumores, o médico levará em conta o estágio do câncer, sua localização e os possíveis tratamentos para seu caso.

Hematúria é um sinal de que algo não está bem


E é um sinal que não deve ser ignorado. Ao notar mudança de coloração na urina que não pode ser explicado pelo consumo de alimentos, procure imediatamente o médico. Do contrário, você pode estar colocando a sua saúde em risco.

Referências


Consulte online um médico ou psicólogo especializado em sexualidade

A Omens é uma plataforma de saúde dedicada à saúde sexual e mental, que reúne médicos urologistas, terapeutas sexuais e farmacêuticos com o objetivo de construir soluções seguras, de qualidade e acessíveis a todos.

Por isso, a plataforma permite que você consulte online médicos especialistas em temas sobre sexualidade, além de psicólogos sexólogos. As consultas online podem ser feitas por mensagens, pelo celular ou por videochamada, por exemplo, além de apresentar muitas outras vantagens:

  • Consulte um médico ou psicólogo especializado na área, que trata diariamente de problemas relacionados ao sexo.
  • Pague menos da metade do valor de uma consulta presencial com um urologista.
  • Agende uma consulta para o mesmo dia! (no Brasil, aliás, muitos pacientes têm de esperar vários meses até conseguir agendar uma consulta presencial com um urologista)
  • Peça pela plataforma os medicamentos necessários para o seu tratamento e, então, eles serão entregues discretamente na sua casa por uma farmácia certificada
  • Além disso, evite o desconforto ou a vergonha na sala de espera de um consultório ou em farmácias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?