Consultar agora
Tratamentos

Citrato de Sildenafila: para que serve realmente?

Para que serve o citrato de sildenafila? Pois a reposta é simples: ele é usado para tratar problemas de ereção masculinos, também chamados de “impotência”. Quando combinado com estímulos sexuais, a substância trabalha aumentando o fluxo sanguíneo no pênis, ajudando o homem a alcançar e manter uma ereção.

Diferentes usos: para que serve o citrato de sildenafila

O citrato de sildenafila (também chamado apenas de sildenafil) possui dois usos.

Em seu uso mais frequente, ele é usado para tratar a disfunção erétil, também chamada de impotência, ou seja, a incapacidade de um homem em obter ou manter uma ereção.

Em segundo lugar, a função do sildenafil (Revatio) é melhorar a prática de exercícios em adultos com hipertensão arterial pulmonar (HAP: pressão arterial alta nos vasos que transportam sangue para os pulmões, causando falta de ar, tonturas e fadiga).

Crianças geralmente não devem tomar citrato de sildenafila, mas, em alguns casos, o médico pode decidir que o Revatio é o melhor medicamento para tratar os sintomas de uma criança.

A sildenafila pertence a uma classe de remédios chamados inibidores da 5-fosfodiesterase (PDE5). Assim, ela trata a disfunção erétil aumentando o fluxo sanguíneo em direção ao pênis durante a estimulação sexual. É esse aumento no fluxo sanguíneo, portanto, que pode provocar a ereção.

Aliás, se você está tomando o citrato de sildenafila para tratar a disfunção erétil, você deve estar ciente de que ele não aumenta o desejo sexual. Além disso, a Sildenafila não impede a gravidez ou a propagação de doenças sexualmente transmissíveis, como o HIV (vírus da imunodeficiência humana).

Tudo sobre o sildenafil [Omenscast #3]

No terceiro episódio do Omenscast, o médico e urologista João Brunhara, especialista em sexualidade masculina, apresentará o Citrato de Sildenafila, ou simplesmente Sildenafil. Ele explicará detalhadamente o que é o medicamento, para que ele serve de fato e qual o seu tempo de duração. A transcrição do áudio você poderá encontrar aqui.

Como tomar sildenafil


Antes que você comece a usar a sildenafila, é muito importante ler a bula que vem na caixa que você comprou na farmácia. Além disso, se você tiver alguma dúvida, entre em contato com seu médico ou um farmacêutico.

Para tratar a disfunção erétil, tome o medicamento por via oral, seguindo as orientações do seu médico (geralmente se recomenda tomar um comprimido somente quando necessário). Tome a sildenafila no mínimo 30 minutos e no máximo 4 horas antes da relação sexual (tomando 1 hora antes, garante-se maior eficácia), mas jamais tome mais de 1 comprimido por dia.

É bom saber que o ideal é tomar a sildenafila (25mg, 50mg ou 100mg) de estômago vazio, pois uma refeição muito gordurosa pode retardar o efeito do medicamento.

A dosagem indicada vai depender da sua condição de saúde, da sua resposta ao tratamento e de outros remédios que você está tomando. Por isso, não deixe de informar seu médico sobre todos os medicamentos que você toma, inclusive aqueles com receita médica, os de venda livre e produtos à base de ervas naturais.

Disfunção erétil tem tratamento: consulte um urologista HOJE

Marcar Teleconsulta Agora

Garanta ONLINE sua receita e receba seu remédio ou manipulado

Duração, efeitos, para que serve na realidade

O citrato de sildenafila pertence a uma classe de substâncias chamadas inibidoras de fosfodiesterase tipo 5 (PDE5). Uma classe de medicamentos é, na verdade, um grupo de remédios que agem da mesma forma. Portanto, esses medicamentos são frequentemente utilizados para tratar condições semelhantes.

A sildenafila funciona de diferentes maneiras, dependendo do problema a ser tratado:

  • Para problemas de ereção: a sildenafila funciona aumentando o fluxo sanguíneo em direção ao pênis, o que ajuda o indivíduo a obter ou manter uma ereção. Mas o medicamento só funciona se você estiver excitado. A sildenafila tem efeito médio de 4 horas e pode durar até 8 horas no organismo. Isso significa, então, que o remédio facilita a ereção durante esse período e não que você terá uma ereção de 8 horas!
  • Para pessoas com hipertensão arterial pulmonar: a sildenafila funciona relaxando os músculos e abrindo os vasos sanguíneos nos pulmões. Isso diminui a pressão arterial. O sildenafil retarda a progressão da doença, enquanto o torna mais apto a exercícios físicos.

Como os problemas de ereção podem se desenvolver com o passar dos anos [Vídeo]


Muitos pensam que problemas de ereção só ocorrem com homens mais velhos, mas a disfunção erétil em jovens está muito presente hoje em dia. Você sabe o que provocam esses problemas de ereção? Então, acompanhe com o Dr. João Brunhara a evolução da disfunção erétil, incluindo sintomas, tratamento e os problemas de ereção psicológicos.

Efeitos colaterais: a bula do citrato de sildenafila

O citrato de sildenafila pode causar efeitos colaterais. Avise o seu médico se algum destes sintomas ocorrer:

  • Dores de cabeça
  • Azia e queimação no estômago
  • Diarreia
  • Ondas de calor (sensação de calor repentina)
  • Sangramentos no nariz ou nariz entupido/congesto
  • Dificuldade para dormir
  • Dormência, sensação de queimação ou formigamento nos braços, mãos, pés ou pernas
  • Dores musculares
  • Alteração na visão das cores (ver uma tonalidade azul nos objetos ou ter dificuldade para distinguir o azul do verde)
  • Sensibilidade à luz

Alguns efeitos colaterais podem ser graves. Por isso, se você apresentar algum dos seguintes sintomas, entre em contato com seu médico imediatamente:

  • Perda repentina e severa da visão (para mais informações, ver abaixo)
  • Visão embaçada
  • Diminuição ou perda súbita da audição
  • Zumbido nos ouvidos
  • Tontura
  • Desmaio
  • Dores no peito
  • Agravamento da falta de ar
  • Ereção dolorosa ou que dura mais de 4 horas
  • Coceira ou queimação ao urinar

Sildenafila e perda da visão

Alguns pacientes perderam, de forma repentina, parcialmente ou totalmente a visão após terem tomado sildenafila ou outros medicamentos similares. Mas tais casos são bastante raros e ligados a uma condição chamada Neuropatia Óptica Anterior Isquêmica Não-Arterítica. Pacientes que possuam esse diagnóstico, portanto, não devem usar a sildenafila.

Se você sofrer uma perda repentina de visão enquanto estiver tomando sildenafila, ligue para o seu médico imediatamente. Não tome mais comprimidos de sildenafil ou medicamentos similares, como tadalafila (Cialis) ou vardenafila (Levitra), até que você tenha conversado com seu médico.

Acidentes cardíacos e vasculares

Casos de ataque cardíaco, acidente vascular cerebral, arritmia cardíaca, sangramento no cérebro ou nos pulmões, pressão alta e morte súbita têm sido relatados em homens tomando sildenafila contra a disfunção erétil. A maioria dessas pessoas, no entanto, possuía problemas cardíacos antes de tomar o citrato de sildenafila. Não se sabe se esses episódios foram causados pelo tratamento, pela atividade sexual, por doenças cardíacas ou por uma combinação desses fatores.

Por isso, é muito importante conversar com seu clínico geral ou com um urologista sobre todo o seu histórico médico, para que o tratamento prescrito possa ser adaptado.

Perda de audição

Alguns pacientes experienciaram uma perda auditiva repentina após tomar sildenafila ou outros medicamentos similares: a perda auditiva geralmente envolvia apenas um ouvido e nem sempre melhorava quando a medicação era interrompida. Entretanto, não se sabe ao certo se ela foi causada pelo remédio.

Se você sentir uma perda súbita na audição ao tomar citrato de sildenafila, às vezes acompanhada de zumbidos no ouvido ou tonturas, contate seu médico imediatamente.

A sildenafila pode gerar outros efeitos colaterais. Comunique o seu médico se você tiver qualquer problema incomum enquanto estiver tomando esse medicamento.

Analisando a bula: a sildenafila é perigosa?

O citrato de sildenafila não é perigoso, desde que seja tomado sob a supervisão de um médico. É importante descrever com detalhes o seu histórico médico ao especialista, para que ele possa prescrever o medicamento e a dosagem que você precisa.

Assim, você estará se colocando em risco se (e somente se) você decidir encomendar remédios online sem consultar um médico antes. De fato, é muito comum que os medicamentos vendidos em sites não-oficiais sejam falsificados.

Problemas no relacionamento? Parceiro com alguma dificuldade?

Marcar Teleconsulta Agora

Converse ONLINE com um psicólogo especialista em sexualidade

“Para que serve o citrato de sildenafila”: nossa opinião

A sildenafila é uma substância muito eficaz em melhorar a ereção, pois ela aumenta o fluxo sanguíneo para os corpos carvenosos do pênis. Mas esse tratamento pode apresentar riscos e efeitos colaterais que podem piorar sua saúde geral. Portanto, convidamos você a consultar um médico urologista, online ou pessoalmente, para que o tratamento seja adaptado ao seu problema.

Aliás, importante: você não deve confiar em sites que lhe ofereçam medicamentos sem pedir receita médica. Então, cuidado para não se colocar em perigo e perder alternativas melhores para tratar dos seus problemas de ereção.

Indicações do sildenafil

Se você estiver tomando sildenafila para disfunção erétil, é improvável que você se perca na dosagem, pois o medicamento é tomado de acordo com a necessidade e não em um horário regular.

Para hipertensão arterial

Se você estiver tomando sildenafila para hipertensão arterial pulmonar, tome a dose esquecida assim que você se lembrar. Entretanto, se estiver quase na hora da sua próxima dose, pule a que você esqueceu e continue seguindo o cronograma normal. Não tome uma dose dupla para compensar uma esquecida.

Onde devo guardar os remédios?

Mantenha o medicamento na própria caixa onde ele veio, bem fechado e fora do alcance das crianças. Além disso, armazene os comprimidos à temperatura ambiente e longe do calor e da umidade (não guarde no banheiro).

É importante manter todos os medicamentos fora da vista e do alcance das crianças, pois muitas embalagens (como caixas organizadoras, colírios, cremes, adesivos, inaladores) não são à prova delas e os pequenos podem abri-las facilmente.

Em caso de alergia

Antes de tudo, antes mesmo de tomar sildenafila, informe o seu médico se você for alérgico à substância ou se tiver qualquer outra alergia. Esse produto contém excipientes que podem causar reações alérgicas ou outros problemas. Consulte um farmacêutico para obter mais detalhes.

Histórico médico

Fale na consulta sobre seu histórico médico, principalmente se nele houver:

  • problemas cardíacos (por exemplo: ataque cardíaco ou batimentos irregulares nos últimos 6 meses, dores no peito/angina, insuficiência cardíaca);
  • acidente vascular cerebral nos últimos 6 meses;
  • doença renal;
  • doença hepática;
  • pressão arterial alta ou baixa;
  • perda significativa de água corporal (desidratação);
  • histórico de ereções dolorosas ou prolongadas (priapismo);
  • condições que podem aumentar o risco de priapismo (por exemplo: doença falciforme, leucemia, mieloma múltiplo);
  • problemas oftalmológicos.

Precauções gerais

Esse medicamento pode causar tonturas ou problemas de visão. O consumo de álcool ou maconha (cannabis) podem te deixar mais tonto. Não dirija, nem conduza nenhuma máquina ou faça qualquer coisa que requeira um estado de alerta ou visão clara até que você se sinta seguro. Além disso, imponha um limite no consumo de bebidas alcoólicas.

Durante a gravidez, a sildenafila deve ser usada somente quando estritamente necessário. Como a pressão alta nos pulmões é uma condição grave, que pode prejudicar tanto uma mulher grávida quanto o seu feto, não pare de tomar esse medicamento a menos que seu médico lhe diga para fazer isso.

Se você estiver planejando uma gravidez, engravidou ou pensa que pode estar grávida, fale com seu médico sobre os benefícios e riscos do uso da sildenafila. A substância chega ao leite materno em pequenas quantidades. Consulte o seu médico antes de amamentar.

Melhore suas ereções com este treinamento ONLINE


Baixar 1ª Aula Grátis

Acesse exercícios desenvolvidos por urologistas e reduza o estresse que afeta o sexo

Contraindicações ao citrato de sildenafila

Aqui está uma lista com alguns casos em que o citrato de sildenafila pode ser contraindicado:

  • Se você tiver alergia à sildenafila ou a qualquer um dos componentes do Viagra, você deve informar seu médico para que ele possa encontrar uma outra dosagem ou uma alternativa ao tratamento da disfunção erétil.
  • Caso você tenha alguma doença cardíaca aguda ou insuficiência hepática grave, talvez não possa tomar sildenafil.
  • Se você teve um infarto, AVC ou taquicardia nesse intervalo de um ano, é necessário ser mais cuidadoso e informar seu médico antes de tomar sildenafila.
  • Comunique seu médico se você tiver problema de pressão baixa.
  • O sildenafil também é contraindicado se você estiver tomando nitratos que podem causar uma queda na pressão sanguínea.
  • Se você tem certas doenças oftalmológicas hereditárias, tais como retinite pigmentosa ou neuropatia óptica, a sildenafila pode representar um risco para a sua saúde.

Informe o seu médico sobre seu histórico

Além disso, você deve dizer ao seu médico se você fuma, se já teve uma ereção que durou várias horas e se perdeu recentemente muitos fluidos corporais (desidratação). A desidratação pode acontecer se você tiver febre, diarréia ou vômito, se suar muito ou se não beber líquidos o suficiente.

Algumas das doenças que você deve mencionar ao médico

Conte também, durante sua consulta com o médico, ou se você tem, ou se já teve:

  • doenças pulmonares (obstrução das veias dos pulmões);
  • úlcera estomacal;
  • doença cardíaca, renal ou hepática;
  • infarto;
  • batimento cardíaco irregular;
  • AVC (derrame cerebral);
  • dor no peito;
  • pressão alta ou baixa;
  • colesterol alto;
  • problemas de coagulação;
  • disfunções na circulação sanguínea ou nas células do sangue, como a doença falciforme (doença dos glóbulos vermelhos), mieloma múltiplo (câncer das células plasmáticas) ou leucemia (câncer dos glóbulos brancos);
  • condições que afetam a forma do pênis (por exemplo: angulação, fibrose ou doença de Peyronie);
  • ou diabetes.

Sildenafila e problemas oftalmológicos

Informe também seu médico se você ou algum membro da sua família tem ou já teve uma patologia no olho como a retinite pigmentosa (um problema oftalmológico hereditário que causa perda de visão) ou se já teve uma perda súbita e grave da visão. Principalmente, para este último, se foi dito que a perda foi causada por um bloqueio no fluxo de sangue dos nervos ópticos.

Em caso de dores no peito

Se você estiver tomando sildenafil para tratar uma disfunção erétil, informe seu médico se alguma vez um profissional da saúde aconselhou você a evitar atividades sexuais por razões médicas ou se você já teve dores no peito durante o sexo. Uma atividade sexual pode causar inquietação no seu coração, principalmente se você tiver doenças cardíacas.

Se você sentir dores no peito, tonturas ou náuseas durante o sexo, entre em contato com seu médico imediatamente e evite atividades sexuais bem como o uso da sildenafila até que seu médico permita novamente.

Tadalafil + Dapoxetina = ereção mais forte e por mais tempo!

Marcar Teleconsulta Agora

Consulte um médico ONLINE e receba o medicamento manipulado

Posologia (dosagens)

Para a maioria dos homens, a dose recomendada de sildenafila é de 50 mg. Mas ela pode variar, a depender de dois fatores: sua eficácia e a tolerância do paciente. A dosagem pode, então, ser aumentada até a dose máxima recomendada de 100 mg ou diminuída para 25 mg.

A frequência máxima recomendada para a dosagem é de uma vez por dia. Certifique-se de que seu médico saiba sobre todos os medicamentos que você está tomando e sobre qualquer outro problema médico que você tenha, pois sua dose pode precisar de ajustes.

Citrato de sildenafila 25mg

A sildenafila 25mg deve ser tomado uma hora antes das relações sexuais. Embora a dose inicial recomendada seja a de sildenafila 50g, geralmente, uma dose de 25mg pode ser o suficiente. Seu médico ajustará seu tratamento, se necessário.

Citrato de sildenafila 50mg

O citrato de sildenafila 50mg é a dose inicial recomendada para a maioria dos pacientes, sendo eficaz em 80% dos casos. No entanto, se o paciente sofrer efeitos colaterais, pode ser prescrito a ele a dose de 25mg. Ainda assim, se o tratamento não for eficaz o suficiente, o médico urologista pode julgar necessário aumentar a dose.

Citrato de sildenafila 100mg

O sildenafil 100mg é um comprimido que deve ser tomado 30 minutos antes das relações sexuais e é a dose mais alta que um médico pode prescrever. É importante discutir seu histórico de saúde com seu médico antes que você tome o medicamento pela primeira vez!

Citrato de sildenafila é viagra: composição e para que serve

O princípio ativo do Viagra é o citrato de sildenafila (nome do remédio genérico), portanto eles servem para o mesmo propósito.

A seguir, está uma lista dos excipientes presentes no medicamento: celulose microcristalina, lactose monoidratada, croscarmelose sódica, dióxido de silício, estearato de magnésio, hipromelose, macrogol, dióxido de titânio, corante alumínio laca azul.

Tenha uma ereção forte em 15 min. com tadalafila SPRAY

Marcar Teleconsulta Agora

Consulte um urologista ONLINE e receba o medicamento manipulado

Os diferentes fabricantes do sildenafil / sildenafila

Citrato de sildenafila – Genérico

Diversos laboratórios produzem o medicamento genérico, por exemplo:

  • Althaia
  • EMS
  • EuroFarma
  • Geolab
  • Germed
  • Medley
  • Neoquimica
  • Sandoz

Os comprimidos geralmente são redondos e azulados e podem vir nas seguintes dosagens e quantidades:

  • Sildenafila 25 mg em caixas com 1, 2, 4, 8 ou 12 comprimidos;
  • Citrato de sildenafila 50 mg em caixas com 1, 2, 4, 8 ou 12 comprimidos;
  • Sildenafila 100 mg em caixas com 1, 2, 4, 8 ou 12 comprimidos.

Citrato de sildenafila – Viagra (Pfizer)

No famoso Viagra, cujo princípio ativo também é o citrato de sildenafila, temos: 

  • 25 mg em caixas com 1, 2, 4 ou 8 comprimidos;
  • 50 mg em caixas com 1, 2, 4 ou 8 comprimidos;
  • 100 mg em caixas com 1, 2, 4 ou 8 comprimidos.

Os comprimidos possuem o formato de um losango com as pontas arredondadas, são azuis e possuem gravados numa das faces “Pfizer”, o nome do laboratório.  

Sildenafila ou Viagra: qual é a diferença?

A sildenafila é um medicamento para tratar da disfunção erétil disponível somente sob prescrição médica. Afinal, trata-se do genérico do Viagra, baseado na mesma substância. Ela possui exatamente o mesmo modo de agir que o Viagra e os mesmos princípios ativos.

Aliás, a principal diferença entre a sildenafila e o viagra é o preço. Desde que autorizaram a comercialização do genérico do Viagra no Brasil, muitos laboratórios podem fabricar o medicamento, tornando a concorrência mais intensa e os preços mais baixos.

Além disso, existem pequenas diferenças estéticas entre os produtos, mas nada que afete os efeitos.

Para obter medicamentos para disfunção erétil, seja a sildenafila ou o Viagra, você deve consultar primeiro um médico especialista na área.

Quais são os remédios para ereção? [Vídeo]

Como tratar a disfunção erétil e como melhorar a ereção? Quais são os remédios para ereção? Devo optar pelo viagra ou cialis, por exemplo? Além disso, existem soluções caseiras ou mesmo um viagra natural?

Nesse vídeo, o médico urologista Dr. João Brunhara explica um pouco sobre os medicamentos para ereção: quais são, quando podem ser utilizados, se possuem alguma receita ou devem ter acompanhamento médicos e cita outras formas, talvez menos conhecidas, como o sildenafil e o tadalafil, para que servem, e outros (como a técnica do anel peniano, por exemplo) e até soluções naturais.

Todos os medicamentos contra a Disfunção Erétil

Lista de medicamentos e tratamentos prescritos para disfunção erétil:

Fatos rápidos sobre a Sildenafila


Fontes

Consulte online um médico ou psicólogo especializado em sexualidade

A Omens é uma plataforma de saúde dedicada à saúde sexual e mental, que reúne médicos urologistas, terapeutas sexuais e farmacêuticos com o objetivo de construir soluções seguras, de qualidade e acessíveis a todos.

Por isso, a plataforma permite que você consulte online médicos especialistas em temas sobre sexualidade, além de psicólogos sexólogos. As consultas online podem ser feitas por mensagens, pelo celular ou por videochamada, por exemplo, além de apresentar muitas outras vantagens:

  • Consulte um médico ou psicólogo especializado na área, que trata diariamente de problemas relacionados ao sexo.
  • Pague menos da metade do valor de uma consulta presencial com um urologista.
  • Agende uma consulta para o mesmo dia! (no Brasil, aliás, muitos pacientes têm de esperar vários meses até conseguir agendar uma consulta presencial com um urologista)
  • Peça pela plataforma os medicamentos necessários para o seu tratamento e, então, eles serão entregues discretamente na sua casa por uma farmácia certificada
  • Além disso, evite o desconforto ou a vergonha na sala de espera de um consultório ou em farmácias

Dr. João Brunhara

Ver comentários

  • Gostei das informações detalhadas dos medicamentos e sua eficacia. A Omens explica e nao enrola . Obrigada

Publicado por
Dr. João Brunhara

Posts recentes

Entenda o papel crucial do DHT no organismo

O DHT é um hormônio derivado da testosterona que desempenha um papel vital no desenvolvimento…

23/04/2024

Seguro e acessível: soluções naturais e caseiras para foliculite

Já se deparou com carocinhos vermelhos que parecem espinhas? Pois é, essa inflamação nos folículos…

19/04/2024

Para que serve o pompoarismo masculino?

Você já ouviu falar em pompoarismo? Essa é uma técnica muito conhecida no mundo feminino,…

18/04/2024

Ozempic: quais são os efeitos colaterais desse medicamento?

O Ozempic (semaglutida) é um medicamento bastante conhecido, indicado para o tratamento do diabetes tipo…

17/04/2024

Como saber se tenho HIV?

O autoteste para HIV se encontra disponível em farmácias em todo o Brasil, na faixa…

16/04/2024

O espermatozoide: tempo de vida, trajeto e outras dúvidas

O espermatozoide é a célula reprodutiva do sexo masculino e desperta muita curiosidade e até…

15/04/2024