Como saber se eu tenho satiríase?

pessoa fazendo um coração no box embaçado do chuveiro
BLOG OMENS / Sexualidade
logo da Omens
Escrito por

Seth Zanette

Dr. João Arthur Brunhara Alves Barbosa
Revisado por

Dr. João Brunhara

CRMSP 161.642
Última atualização

28 de março 2024

Quando falamos em satiríase ou compulsão sexual, a linha entre o que é saudável e normal para o que não causa dano é tênue e nem sempre percebida por quem sofre da condição. Por isso, é necessário buscar ajuda assim que os comportamentos sexuais começarem a causar sofrimento psicológico ou físico. 

Hoje, falaremos um pouco mais sobre a satiríase, como ela afeta os homens e como é possível buscar a ajuda e o tratamento necessário para essa condição. Vem com a Omens aprender um pouco mais sobre o assunto.

O que é satiríase?


A satiríase é uma condição caracterizada pela falta de controle dos impulsos sexuais em homens. 

É também chamada de hipersexualidade, vício em sexo, ninfomania masculina ou compulsão sexual. O nome vem da mitologia grega, dos sátiros, que eram entidades que frequentemente engajavam em atividades sexuais com as ninfas.

A satiríase, hipersexualidade ou vício em sexo não estão incluídos no DSM-5. Principalmente por ainda existir muito debate sobre o diagnóstico dessa compulsão. Apesar disso, se alguém desenvolve pensamentos ou ações compulsivas ligadas ao sexo, deve procurar ajuda profissional especializada e começar o quanto antes um tratamento para a questão.

Existem diferenças entre satiríase e ninfomania?

A satiríase é a condição da hipersexualidade ou do vício em sexo em homens. Já a ninfomania é a mesma condição, só que em mulheres. Em ambos os casos, o comportamento sexual excessivo causa sofrimento emocional, psicológico ou físico a quem sofre da compulsão.

O quão comum é essa condição?

Segundo estudo publicado no Journal of Psychopatology, estima-se que 2 até 6% da população mundial seja afetada pela condição de hipersexualidade. Além disso, em diversos estudos envolvendo pessoas que sofrem com o vício em sexo, mais de 80% dos entrevistados eram homens, como evidencia o artigo Epidemiology, Prevalence, and Natural History of Compulsive Sexual Behavior

Satiríase vs. libido alta: o que é normal e o que não é?

Uma das principais dúvidas é se uma libido mais alta é normal ou se isso configura já um vício em sexo. No geral, uma libido maior não é sinal de satiríase. Além disso, uma alta no desejo sexual não causa compulsão por sexo. A melhor forma de diferenciar libido alta de satiríase ou compulsão sexual é determinando se o desejo sexual está causando algum desconforto ou sofrimento físico e mental. Se esse não for o caso, então não há nada de errado em ter uma maior vontade de fazer sexo.

Desvendando a hipersexualidade [Omenscast #54]

No nosso 54º episódio do Omenscast, o médico e urologista João Brunhara vai abordar o mundo complexo da hipersexualidade, explorando seus sintomas, impactos e abordagens terapêuticas. A transcrição do áudio você poderá encontrar aqui.

Assédio sexual é proveniente da satiríase?

Nem sempre. É verdade que alguns indivíduos que sofrem de compulsão sexual podem chegar a cometer assédio sexual, mas nem toda pessoa que convive com a condição é um assediador. Pessoas com satiríase ou ninfomania podem inclusive sofrer de abusos sexuais devido a sua condição. É de extrema importância não confundir os dois e mais ainda não alimentar o preconceito com quem sofre com o vício. Isso apenas resulta em mais vergonha e culpa, o que atrasa consideravelmente o tratamento de muitos casos.

Problemas com libido exagerada? Com dificuldade em seguir a vida?

Marcar Teleconsulta Agora

Converse ONLINE com um psicólogo especialista em sexualidade

Sintomas


Os sintomas, ou melhor, os comportamentos que nos dizem que algo está errado com a forma como lidamos com o sexo ou o desejo sexual são: 

  • Praticar atividades sexuais com múltiplos parceiros, mesmo que isso signifique possível sofrimento físico ou mental;
  • Se masturbar continuamente mesmo que o ato provoque dor física ou sofrimento mental;
  • Praticar atividades sexuais de risco continuamente;
  • Praticar atividades sexuais compulsivamente com um mesmo parceiro;
  • Uso compulsivo de pornografia, sex cams ou sexting online;
  • Não conseguir controlar seu desejo sexual;
  • Não se sentir emocionalmente satisfeito mesmo após diversas práticas sexuais;
  • Sentimentos de culpa ou vergonha após a prática de atividades sexuais compulsórias;
  • Não praticar outros tipos de atividade (trabalho, lazer…) e não interagir socialmente em busca de satisfação sexual.

Como é feito o diagnóstico da satiríase?

Existe bastante debate sobre o diagnóstico da compulsão sexual. Podem, inclusive, existir diferentes critérios para que se chegue em uma resposta concreta sobre a satiríase ou ninfomania. Não existe teste ou exame físico para diagnóstico desse tipo de condição. 

Sabendo disso, alguns dos pontos utilizados por profissionais que cuidam da saúde mental para identificar a compulsão sexual são:

  • Falta de controle em relação aos desejos sexuais, que se repete de forma contínua e que leva as práticas sexuais que citamos anteriormente;
  • Praticar atividades sexuais em detrimento da saúde física, mental ou independente dos resultados negativos dessas práticas;
  • Praticar atividades sexuais sem ganho algum de prazer físico ou emocional;
  • Comportamentos compulsivos que durem mais de 6 meses;

Existem fatores de risco?

Apesar das causas exatas da satiríase não serem conhecidas, existem alguns fatores que podem contribuir para que ela apareça. Dentre os maiores fatores de risco podemos citar:

  • Vícios em álcool ou outro tipo de droga;
  • Transtorno bipolar ou outro tipo de condição psicológica como ansiedade ou depressão;
  • Transtornos alimentares.
banana com marcas de batom

Tem cura?


A satiríase tem tratamento. Mas assim como outras compulsões, pode ser difícil identificar o problema e, por isso, alcançar a cura. Existe também outra batalha a ser vencida na hora de procurar a ajuda necessária: a vergonha e culpa que rondam toda essa condição. 

Quando o paciente chega no momento de procurar tratamento médico, o aconselhado é começar com alguma forma de terapia e acompanhamento psicológico. Além disso, podem ser adicionados ao tratamento medicamentos para reduzir a compulsão sexual.

Tratamento

Os tratamentos mais comuns para satiríase incluem:

  • Terapia cognitivo-comportamental; para auxiliar o controle dos comportamentos sexuais que causam sofrimento;
  • Medicamentos para reduzir a compulsão sexual ou para tratar condições subjacentes, como depressão e ansiedade;
  • Terapia em grupo;
  • Acompanhamento de um psiquiatra;

Possíveis complicações da condição

Como toda condição médica, a satiríase se não tratada pode ter consequências sérias para quem sofre com ela. Uma pessoa que passa pela compulsão sexual e não procura ajuda médica pode acabar impactando de forma negativa suas responsabilidades no trabalho, sua vida conjugal e sexual bem como sua própria saúde. Afinal, a satiríase pode levar à prática de atividades sexuais de risco, o que aumenta consideravelmente a chance de se infectar com ISTs. 

Conclusão: quando devo buscar ajuda médica?


A ajuda médica é necessária para evitar que os riscos à saúde física e psicológica continuem. Se percebeu um ou mais comportamentos que descrevemos acima, não sofra esse tipo de situação sozinho! Existem psicólogos e psiquiatras especializados no assunto que podem atender e te ajudar a superar a satiríase. 

Caso o seu parceiro sofra com compulsão sexual, conversem a respeito do problema e incentive a busca por ajuda médica. Uma rede de suporte é fundamental para que o tratamento do vício se torne efetivo e até mesmo para que se busque a ajuda médica.


Consulte online um médico ou psicólogo especializado em sexualidade

A Omens é uma plataforma de saúde dedicada à saúde sexual e mental, que reúne médicos urologistas, terapeutas sexuais e farmacêuticos com o objetivo de construir soluções seguras, de qualidade e acessíveis a todos.

Por isso, a plataforma permite que você consulte online médicos especialistas em temas sobre sexualidade, além de psicólogos sexólogos. As consultas online podem ser feitas por mensagens, pelo celular ou por videochamada, por exemplo, além de apresentar muitas outras vantagens:

  • Consulte um médico ou psicólogo especializado na área, que trata diariamente de problemas relacionados ao sexo.
  • Pague menos da metade do valor de uma consulta presencial com um urologista.
  • Agende uma consulta para o mesmo dia! (no Brasil, aliás, muitos pacientes têm de esperar vários meses até conseguir agendar uma consulta presencial com um urologista)
  • Peça pela plataforma os medicamentos necessários para o seu tratamento e, então, eles serão entregues discretamente na sua casa por uma farmácia certificada
  • Além disso, evite o desconforto ou a vergonha na sala de espera de um consultório ou em farmácias

2 comentário(s) sobre “Como saber se eu tenho satiríase?

  1. N says:

    Olá, tudo bem? Muito obrigada pelo texto. Eu acredito que meu parceiro tem um certo nível de satiríase. Mas o mesmo não busca ajuda. O que posso fazer por ele? Não acho saudável e não gostaria de vê-lo assim.

    • Dr. João Brunhara says:

      Apresenta esse texto pra ele… ou se inscreve na newsletter da Omens e vai passando alguns conteúdos aos poucos para o seu parceiro. Sabemos que é bem difícil, algumas pessoas têm muita resistência em reconhecer um problema e procurar ajuda. Mas você pode estar lá como apoio e disposto(a) a conversar sobre. O passo importante de buscar orientação é decisão dele.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?