O espermatozoide: tempo de vida, trajeto e outras dúvidas

BLOG OMENS / Sexualidade
logo da Omens
Escrito por

Seth Zanette

Dr. João Arthur Brunhara Alves Barbosa
Revisado por

Dr. João Brunhara

CRMSP 161.642
Última atualização

17 de abril 2024

O espermatozoide é a célula reprodutiva do sexo masculino e desperta muita curiosidade e até algumas dúvidas interessantes. Desde questões sobre fertilidade e gravidez, até mesmo dúvidas sobre os efeitos do esperma na pele, existem muitas questões interessantes sobre o assunto. 

Hoje, a Omens vai responder algumas das principais questões sobre os espermatozoides. Vem com a gente!

Onde é produzido o espermatozoide?


O espermatozoide é produzido nos testículos e essa produção começa já na adolescência. O sistema reprodutivo do sexo masculino é especialmente feito não só para criar os espermatozoides, mas para armazená-los corretamente. Todos os dias são produzidos milhões de espermatozoides com o tamanho por volta dos 0,05 milímetros. 

A produção dos espermatozóides começa nos tubos seminíferos, que são pequenos vasos localizados nos testículos. Nesses tubos estão pequenas células germinativas que viajam dali até os ductos epididimários. Durante essa viagem, os hormônios masculinos amadurecem as células germinativas tornando-as espermatozoides completos e férteis. 

É claro que algumas coisas podem acontecer com o espermatozoide durante essa maturação que o impedem de ser fértil. Alguns podem se tornar grandes demais, pequenos demais ou ter uma morfologia (um formato) diferente do esperado. O espermatozoide amorfo, ou seja, o que tem tamanhos diferentes do esperado ou com alguma imperfeição, acaba por não conseguir completar a fecundação.

Qual a diferença entre sêmen e esperma?

Sêmen é o líquido branco em que geralmente se encontra o esperma. O sêmen é comumente expelido pelo pênis ao atingir um orgasmo, apesar de não acontecer em todas as relações sexuais. Quando existe um orgasmo sem sêmen, chamamos o ocorrido de “orgasmo seco”.

O esperma, como já falamos anteriormente, são as células reprodutivas masculinas. Geralmente, o esperma é expelido juntamente com o sêmen durante o orgasmo. 

O esperma pode fazer parte do sêmen, mas não é o único componente dele. Além desse ingrediente, o sêmen é composto por vitaminas, minerais e outros nutrientes.

imagem representativa de espermatozoides chegando em um óvulo

Por quanto tempo vive um espermatozoide no epidídimo?


O espermatozoide pode se manter no epidídimo durante cinco ou sete dias. Até chegar lá, essa célula reprodutiva passou por volta de 2 meses sendo maturada e fazendo o caminho dos tubos seminíferos até os ductos epididimários.

O sistema reprodutor masculino está constantemente repondo os espermatozóides antigos por novos. De modo que quando as células já não se encontram mais férteis, novas chegam para tomar o seu lugar.

Por quanto tempo o espermatozoide sobrevive fora do corpo?


Fora do corpo, o espermatozoide pode morrer rapidamente. O tempo de vida dessa célula fora do corpo depende de alguns fatores que influenciam no quão rápido ela fica seca. 

Apesar do oxigênio em si não matar o espermatozóide, existem fluídos e nutrientes importantes dentro do corpo que o mantém vivo. Quando expelido para fora do corpo, esses nutrientes secam, levando a morte do espermatozóide.

  • Dentro do útero, o espermatozoide pode viver até 5 dias;
  • Em uma incubadora utilizada para fertilização in vitro, o espermatozoide pode viver até 72 horas;
  • Em uma banheira ou piscina, o espermatozoide seria morto em segundos, pela temperatura da água e os químicos nela contidos (então, se a ejaculação acontecer fora da vagina, existe pouca ou nenhuma chance de uma gravidez acontecer por esse meio);
  • Quando congelado em um ambiente ideal para sua sobrevivência, o espermatozoide pode durar muitos anos fora do corpo;

Mas cuidado! Quando a ejaculação acontece fora do corpo, mas perto da vagina, existe uma pequena chance do espermatozoide continuar vivo através dos fluídos vaginais. Com isso, ele consegue subir até o útero.

pênis de chocolate escorrendo

Caminho do espermatozoide: como o sêmen chega no útero


Após a ejaculação dentro da vagina, o espermatozoide utiliza os fluídos dentro da vagina para se movimentar até o óvulo. Apenas alguns minutos depois, o primeiro espermatozoide pode chegar até o seu destino. Porém, alguns fatores podem atrapalhar ou ajudar nessa missão.

O muco cervical é um desses fatores. Quando ele está muito espesso ou quando não existe em quantidade suficiente pode não facilitar o caminho do espermatozoide até o óvulo. O calor excessivo também pode afetar esse caminho e a mobilidade do espermatozoide até seu destino.

Quanto tempo pode levar para o espermatozoide fecundar o óvulo?

Pode levar de apenas alguns minutos até mesmo 5 dias. O espermatozoide pode viver e continuar se movimentando dentro do útero esperando pelo óvulo. Por isso é possível engravidar após relações sexuais durante a menstruação, apesar de ser um pouco mais difícil.

Bom para a pele? Afeta a acne? Algumas curiosidades estranhas sobre o esperma


Agora, vamos a algumas curiosidades interessantes sobre o esperma.

A alguns anos atrás, cosméticos se aproveitaram da premissa de que os espermatozóides são ricos em nutrientes para divulgar a informação de que esperma seria um bom tratamento para a pele. De fato, os espermatozóides são ricos em proteína, não existe confirmação científica alguma de que pode ajudar a combater cicatrizes de acne ou de que pode ajudar na manutenção da pele.

Existem também boatos de que o esperma seria um poderoso anti envelhecimento para a pele. A espermina encontrada no esperma é derivada da espermidina. A espermidina foi estudada e pode de fato ajudar nessa questão quando injetada nas células da pele, mas não existe evidência sobre sua eficácia quando aplicada topicamente. 

Aplicar esperma no rosto pode levar a nenhum benefício, mas a muitos malefícios. Não só aumenta as chances de uma infecção sexualmente transmissível, mas também pode levar a piora da acne, infecções e complicações na pele.

Para concluir: faz mal engolir esperma?


Por fim, nossa última pergunta é sobre engolir o esperma. O maior risco nesse ponto são as ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis). Apesar de os espermatozóides serem ricos em proteínas, engolir não afetará de forma significativa a dieta de alguém, nem positivamente nem negativamente.

Ou seja, fora a chance de ISTs, não existem outros malefícios associados à prática.


Consulte online um médico ou psicólogo especializado em sexualidade

A Omens é uma plataforma de saúde dedicada à saúde sexual e mental, que reúne médicos urologistas, terapeutas sexuais e farmacêuticos com o objetivo de construir soluções seguras, de qualidade e acessíveis a todos.

Por isso, a plataforma permite que você consulte online médicos especialistas em temas sobre sexualidade, além de psicólogos sexólogos. As consultas online podem ser feitas por mensagens, pelo celular ou por videochamada, por exemplo, além de apresentar muitas outras vantagens:

  • Consulte um médico ou psicólogo especializado na área, que trata diariamente de problemas relacionados ao sexo.
  • Pague menos da metade do valor de uma consulta presencial com um urologista.
  • Agende uma consulta para o mesmo dia! (no Brasil, aliás, muitos pacientes têm de esperar vários meses até conseguir agendar uma consulta presencial com um urologista)
  • Peça pela plataforma os medicamentos necessários para o seu tratamento e, então, eles serão entregues discretamente na sua casa por uma farmácia certificada
  • Além disso, evite o desconforto ou a vergonha na sala de espera de um consultório ou em farmácias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?