Como colocar uma camisinha?

banana com um preservativo exemplificando a forma correta de colocar uma camisinha
BLOG OMENS / Sexualidade
logo da Omens
Escrito por

Caio Vega

Dr. João Arthur Brunhara Alves Barbosa
Revisado por

Dr. João Brunhara

CRMSP 161.642
Última atualização

23 de fevereiro 2023

Os preservativos (masculino e feminino) protegem contra o HIV e a maioria das ISTs e é também um dos métodos contraceptivos mais seguros. Na verdade, é o único preservativo que cumpre ambas funções: proteção contra a maioria das ISTs e contracepção. No entanto, é importante escolhê-lo bem e saber como colocá-lo! Porque, para muitos homens, colocar uma camisinha é muitas vezes um momento delicado: além disso, acontece de o homem perder a ereção justamente nessa hora.

Para você ter uma ideia, por exemplo: uma pesquisa revelou que, na Europa nos últimos anos, cerca de 8 milhões de homens tiveram necessidade de alguma ajuda para manter ou recuperar a própria ereção depois de colocar a camisinha.

Saber colocar uma camisinha: uma questão de saúde individual e coletiva


Mencionamos o desconforto que o uso do preservativo pode causar e os problemas de ereção que podem vir como consequência. Mas o uso da camisinha é, antes de mais nada, uma questão de saúde não só pessoal mas coletiva.

Saúde individual, porque para quem usa um preservativo não adequado (ou mal colocado) há grandes riscos de que ele se rompa ou rasgue. Nesse caso, não só a pessoa corre um risco de infecção, como também a sua parceira ou parceiro. Ou seja, a sua primeira utilização como barreira contra as ISTs deixa de funcionar. Além disso, tem-se outras possíveis consequências: como a gravidez indesejada.

Enfim, a utilização de preservativos é uma questão de saúde coletiva por essas mesmas duas razões:

  • para proteger a população do risco de infecção ou da propagação de ISTs
  • e para evitar gravidezes indesejadas

Por esse motivo, a camisinha continua a ser o melhor método contraceptivo até o momento, já que é a melhor proteção contra as ISTs.

Respondendo suas dúvidas sobre a camisinha masculina [Omenscast #25]

No nosso 25º episódio do Omenscast, o médico urologista João Brunhara vai explicar tudo sobre a camisinha masculina: dúvidas, como usar, alergias, problemas de ereção… A transcrição do áudio você poderá encontrar aqui.

Porque às vezes é difícil usar camisinha?


Já mencionamos em um artigo anterior que é necessário saber escolher o preservativo, mas saber colocar a camisinha também é muito importante.

E acontece que muitos homens perdem a sua ereção (ou precisam de ajuda para mantê-la) quando chega a hora de se proteger!

É um fenômeno bastante natural: ter de se concentrar em fazer algo racional nem sempre é excitante ou fácil. O homem pode perder a excitação e, por estar concentrado em outra coisa, às vezes também perde a ereção.

Alguns homens podem também perder a ereção no decorrer da relação sexual, devido à falta de sensação ou atrito na glande e no pênis. Daí a importância de escolher o preservativo certo, para que também a pessoa possa se concentrar nas próprias sensações.

O atendimento personalizado de um urologista pode te ajudar

Marcar Teleconsulta Agora

Consulte um médico ONLINE e comece com o tratamento já!

Dicas básicas


A seguir, vamos te dar alguns conselhos sobre como colocar uma camisinha de uma forma simples. Isso irá proteger ambos parceiros de ISTs, de “falhas” (perda de ereção) e talvez até de um bebê!

Primeiro, algumas dicas gerais: depois daremos conselhos mais “técnicos”.

  • Guarde as camisinhas sempre por perto! Perder tempo à procura do preservativo quando chega a hora também pode fazer você perder a excitação e a sua ereção… Você pode ter uma sempre no bolso, no carro, ou debaixo do seu travesseiro! Não importa onde, desde que ela esteja de fácil acesso.
  • O segundo conselho: abra a embalagem do preservativo com um pouco de antecedência, tendo o cuidado de manter a camisinha bem guardada, é claro. Fazer isso ajuda a perder menos tempo quando chegar o momento de usar o preservativo.

Pequeno detalhe importante: para abrir corretamente a sua camisinha, é importante tomar cuidado para não rasgar o preservativo! Então, com essa segunda dica, ou seja, abrindo a embalagem com um pouco de antecedência, você tem menos chances de abrir o preservativo às pressas, de forma errada, quando chegar a hora.

  • A terceira e mais importante dica é colocar o preservativo pouco antes da penetração. Colocar a camisinha pode diminuir um pouco a excitação. Colocar o preservativo um pouco antes da penetração ajuda às vezes a recuperar o estímulos (e, assim, a excitação) aos poucos.
  • Quarta dica: você pode também usar um cock ring (anel peniano) no preservativo na base do pênis. Ele pode ajudar a manter a ereção e assegurar que a camisinha não escorregue.
  • E, por fim, a nossa última dica básica: escolha uma camisinha adaptada à sua sensibilidade. Se a sua excitação geralmente cai por falta de atrito na hora da penetração, prefira preservativos mais finos.

Como não perder a ereção na hora de colocar a camisinha? [Vídeo]


Problemas de ereção quando se coloca o preservativo é muito comum. “Brochar” no momento de por a camisinha infelizmente acontece mais do que esperamos, e os motivos podem ser vários: desconcentração, ansiedade, nervosismo, etc. Mas como por a camisinha sem passar por um problema de ereção? Pode ser necessário um medicamento para disfunção erétil? Entenda!

Colocando o preservativo: instruções


Você quer saber como se abre a embalagem? Em que direção colocar a camisinha? Como desenrolar? etc., etc. Vamos lá, então:

O preservativo masculino

  • Antes de mais nada, certifique-se de abrir com delicadeza a embalagem para não rasgar o preservativo. Você pode, por exemplo, apertar e deslizar a camisinha para um lado e abrir a embalagem do outro. É importante não utilizar objetos pontiagudos, o preservativo já tem uma abertura fácil justamente por isso.
  • Depois, é necessário ter o cuidado de colocar a camisinha na direção certa: ela é lubrificada por fora. Para descobrir qual a direção certa, você pode tentar desenrolar um pouco o preservativo antes de colocar no pênis. Quando tiver a certeza de que está colocando corretamente, continue desenrolando a camisinha no pênis ereto. Além disso, não se esqueça de apertar o pequeno reservatório da ponta do preservativo para evitar a formação de uma bolha de ar.
  • Desenrole o preservativo suavemente até a base do pênis, nunca se esquecendo de pressionar a extremidade da camisinha. O preservativo deve estar lubrificado por fora e deve se desenrolar facilmente. Caso contrário, pode ser que o produto não seja o certo para você (muito pequeno, muito grande, etc.) ou esteja do lado errado.

Se for esse o caso, troque de preservativo.

Algumas dicas extras:

  • Você pode usar um gel lubrificante à base de água a qualquer momento para melhorar a sensação ou para facilitar a penetração. O gel lubrificante também pode ser utilizado na hora de colocar a camisinha, mas tome cuidado para não perder o preservativo durante o sexo. Geralmente ele tem de se adaptar bem ao pênis e ser fácil de inserir.
  • Se a hora de colocar o preservativo ainda for um momento difícil para você, apesar dos nossos conselhos, lembre-se que essa hora também pode ser prazerosa e uma boa oportunidade: você pode pedir ajuda à sua parceira ou parceiro para se sentir mais tranquilo.
  • Um último conselho importante: é comum perder a ereção ao colocar o preservativo. Não deixe que a situação perca o controle! Aproveite o sexo de outras formas além da penetração: há muitas outros jeitos de se obter prazer. E depois de ficar alguns minutos se estimulando de outras formas, a ereção tende a voltar rapidamente.

Enfim, após a ejaculação (ou antes do fim da relação sexual, se a ereção cair), remova cuidadosamente o preservativo. Sempre mantenha ele na base do pênis ao remover para evitar vazamento.  

Depois amarre o preservativo e jogue-o no lixo (não no vaso sanitário!).

O atendimento personalizado de um urologista pode te ajudar

Marcar Teleconsulta Agora

Consulte um médico ONLINE e comece com o tratamento já!

A camisinha feminina

Ela é muito menos usada que o preservativo masculino, mas a questão é a mesma: basta desenrolar bem o preservativo. É aconselhável estar em uma posição confortável: deitada, sentada ou em pé apoiada em uma cadeira.

É também necessário ter o cuidado de abrir delicadamente a embalagem para não rasgar o preservativo (nada de objetos cortantes).

  • Em seguida, certifique-se de que o anel interior esteja no fundo do preservativo. Você deve segurar o preservativo por esse anel, mantendo-o entre o polegar e o dedo indicador. Enquanto você segura o preservativo pelo anel de dentro, sem soltar, é só inserir o anel dentro da vagina o mais profundo possível. 

Normalmente são necessárias 3 ou 4 tentativas para se familiarizar com o modo de colocar essa camisinha.

  • Com o anel interior na parte de dentro do canal, o anel flexível exterior da camisinha deve ficar fora da vagina.

Para remover, o procedimento é o mesmo que do preservativo masculino: retire a camisinha cuidadosamente da vagina, coloque ela de volta na embalagem e jogue fora no lixo.

Pode parecer desagradável ou vergonhoso de se usar, e menos prático do que o preservativo masculino. Por essa razão, não é o método contraceptivo feminino mais utilizado pela maioria.

Por isso, é importante dedicar um tempo para escolher a melhor proteção ou contracepção para você.

Conclusão


Para alguns homens, o uso do preservativo é tão difícil que a única opção é usar uma dose baixa de medicação para disfunção erétil (para poder usar a proteção durante o sexo).

Nesses casos é, então, necessário uma consulta médica, pois é preciso verificar se a pessoa pode fazer uso desses medicamentos e garantir que eles não vão fazer nenhum mal à saúde.

Se ainda estiver com dificuldades na hora de colocar um preservativo, por razões não mencionadas no artigo, procure um profissional de saúde: não corra riscos.

Lembre-se disto: as camisinhas são a única proteção contra a maioria das ISTs, por isso cada relação sexual desprotegida é um risco potencial para a sua saúde.


Referências

Consulte online um médico ou psicólogo especializado em sexualidade

A Omens é uma plataforma de saúde dedicada à saúde sexual e mental, que reúne médicos urologistas, terapeutas sexuais e farmacêuticos com o objetivo de construir soluções seguras, de qualidade e acessíveis a todos.

Por isso, a plataforma permite que você consulte online médicos especialistas em temas sobre sexualidade, além de psicólogos sexólogos. As consultas online podem ser feitas por mensagens, pelo celular ou por videochamada, por exemplo, além de apresentar muitas outras vantagens:

  • Consulte um médico ou psicólogo especializado na área, que trata diariamente de problemas relacionados ao sexo.
  • Pague menos da metade do valor de uma consulta presencial com um urologista.
  • Agende uma consulta para o mesmo dia! (no Brasil, aliás, muitos pacientes têm de esperar vários meses até conseguir agendar uma consulta presencial com um urologista)
  • Peça pela plataforma os medicamentos necessários para o seu tratamento e, então, eles serão entregues discretamente na sua casa por uma farmácia certificada
  • Além disso, evite o desconforto ou a vergonha na sala de espera de um consultório ou em farmácias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?