Os remédios mais eficazes para calvície

lego do clark kent com o seu penteado usual: calvície tem remédio
BLOG OMENS / Perda de cabelo
logo da Omens
Escrito por

Seth Zanette

Revisado por

Dra. Aline Erthal

CRMSP 199.764
Última atualização

2 de fevereiro 2023

A calvície é um problema que afeta muitos homens e mulheres brasileiras. Segundo a Sociedade Brasileira do Cabelo, são mais de 40 milhões os que sofrem com a condição. Então, não é à toa que medicamentos tópicos ou orais foram desenvolvidos para tratá-la.

Mas com tantas opções, qual seria a melhor: existe muita diferença de um produto para outro? Quem consultar para entender melhor o problema da calvície? Existem remédios caseiros para o tratamento?

Venha com a Omens entender melhor o assunto!

Remédio para calvície funciona?


Sim, existe remédio para calvície que funciona! Inclusive todos aprovados pela Anvisa e com pesquisas fundamentadas por universidades brasileiras, como a UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais).

No entanto, antes de iniciar qualquer tipo de tratamento, você precisa saber que existem diversos motivos que desencadeiam queda de cabelo em homens e mulheres. Portanto, é necessário determinar a causa desta queda antes de iniciar um tratamento. 

Ao notar queda de cabelo relevante, deve-se procurar um médico dermatologista ou tricologista (dermatologista especializado em problemas capilares) para entender as causas. Após esse diagnóstico, pode-se buscar o melhor tratamento, seja ele oral ou tópico.

Pode ser que sejam diagnosticados problemas hormonais ou mesmo deficiências nutricionais. Assim, nesses casos, podem ser indicados tratamentos hormonais ou mesmo a utilização de suplementos para repor as vitaminas que estão deficientes. 

Lista dos remédios para calvície disponíveis


E quais seriam esses medicamentos disponíveis no mercado? Segue, então, a lista que a Omens fez para você, de remédios para calvície aprovados pela Anvisa:

  • Minoxidil: remédio muito utilizado na calvície hereditária masculina, age estimulando os folículos capilares e melhorando a circulação sanguínea no local, pode ser manipulado ou não;
  • Finasterida: inibe a enzima 5-alfa redutase tipo 2, (enzima mediadora da conversão da testosterona andrógena em DHT, substância que desencadeia a calvície);
  • Dutasterida: mecanismo semelhante ao da finasterida, porém inibe a enzima 5-alfa redutase do tipo 1 e 2;
  • Alfaestradiol: também inibe a enzima 5-alfa redutase tipo 1 e 2;
  • Espironolactona e acetato de ciproterona: são antiandrogênicos utilizados no tratamento da calvície feminina.

E a calvície feminina?

Apesar de ser uma condição que afeta muitos homens, a calvície, ou alopecia androgenética, também acomete mulheres. Isso acontece principalmente por alterações hormonais ou por predisposição genética. Nesses casos, existem opções mais direcionadas de tratamento, como a espironolactona e o acetato de ciproterona.

Além disso, pode ser necessário também um acompanhamento médico, considerando casos em que há alterações hormonais que influenciem outros órgãos do corpo.

Tem como eliminar a calvície de forma natural?


Já que a calvície ou alopecia androgenética é uma causa de perda de cabelo geneticamente determinada, com importante influência hormonal, NÃO é possível reverter o caso de formas naturais. Questões hormonais e genéticas estão em jogo, e é impossível que “remédios caseiros” para calvície masculina e feminina funcionem.

Mas, quando falamos em outras causas para perda de cabelos, como déficit de nutrientes, tração ou até mesmo estresse, mudanças na rotina e a utilização de suplementos naturais e fitoterápicos podem ser interessantes. E essas causas podem acontecer isoladas ou associadas a um quadro de calvície. É por isso que o ideal é procurar um médico dermatologista para entender o que está causando o seu quadro de alopecia.

Conclusão


A calvície é uma condição extremamente comum, que interfere na autoestima dos pacientes, mas que possui tratamento. Portanto, caso seja essa a sua queixa, procure um atendimento médico qualificado para entender melhor sua condição e buscar o melhor tratamento para ela.


Referências

3 comentário(s) sobre “Os remédios mais eficazes para calvície

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?