Dutasterida funciona? Diferentes dosagens e formatos

Dutasterida funciona para muitos, sim
BLOG OMENS / Perda de cabelo
logo da Omens
Escrito por

Caio Vega

Revisado por

Dra. Aline Erthal

CRMSP 199.764
Última atualização

15 de agosto 2023

A dutasterida (ou “Avodart”, o produto de referência, ou seja, a marca da substância) é utilizada para tratar a próstata aumentada. Apesar disso, os médicos podem prescrever a dutasterida como off-label (uso diferente do objetivo inicial do medicamento) para a calvície masculina.

Como funciona


A dutasterida funciona de forma semelhante à finasterida, mas pode ser mais eficaz. Assim como a finasterida, a dutasterida inibe a atividade da 5alfa-redutase tipo 2. No entanto, ela inibe também o tipo I da enzima. O bloqueio dos dois tipos de enzima diminui ainda mais a dihidrotestosterona (DHT) e reduz o risco de danos aos folículos capilares.

Esses tratamentos podem retardar ou prevenir a queda de cabelo e podem estimular folículos adormecidos, mas ainda “funcionais”. Entretanto, eles podem fazer pouco pelos folículos que já ficaram inativos. Por isso, a sua utilização em um estágio mais precoce da perda de cabelo terá resultados mais favoráveis.

Dutasterida 0,5 e outras dosagens


Atualmente a dutasterida é produzida apenas em cápsulas de 0,5 mg. Além disso, você também pode encontrar as mesmas cápsulas de Dutasterida 0,5 mg sob o nome Avodart, a marca que fabrica o princípio ativo.

Esse tratamento está disponível nas drogarias, mas também é possível comprar dutasterida em farmácias de manipulação.

Os melhores produtos para queda de cabelo masculina [Vídeo]


A Dra. Aline Erthal explica nesse vídeo diferentes produtos para o tratamento de queda de cabelo para que você não gaste dinheiro com medicamentos que não são ideais para você!

Prescrição de dutasterida para perda de cabelo


A dutasterida é normalmente prescrita para perda de cabelo na dosagem de uma cápsula de 0,5 mg, tomada uma vez por dia.

Em estudos comparativos com a finasterida 1 mg, a dutasterida 0,5 mg mostrou ter uma melhor performance após 24 semanas. No entanto, uma vez que estamos falando de uma indicação off-label, esse medicamento ainda não é a primeira escolha dos médicos para o tratamento da calvície, sendo reservado para casos mais avançados ou resistentes ao tratamento. 

Respeite as orientações médicas

O seu médico sempre deve conhecer aspectos particulares da sua saúde, seu histórico médico e seus objetivos. Portanto, tome sua medicação exatamente como foi prescrita.

Se você tiver dúvidas sobre a dosagem de dutasterida, fale com seu médico e não altere a dose ou o horário sem a aprovação dele(a).

Consulte um dermatologista ONLINE e comece o tratamento já

Marcar Teleconsulta Agora

Receba orientação médica sobre calvície: a partir de R$ 79

Injeções: mesoterapia com dutasterida


As injeções de dutasterida são um novo tratamento off-label para pacientes do sexo feminino e masculino com alopecia androgenética (calvície). Essa é uma opção de tratamento complementar ao tratamento que o paciente realiza em casa, que pode potencializar os resultados, mas NÃO substitui o tratamento convencional, que deve ser mantido diariamente.

Como é o procedimento?

As injeções de dutasterida também são conhecidas como “mesoterapia com dutasterida” e consistem em microinjeções. A substância é injetada diretamente no couro cabeludo para que possa penetrar na pele. Depois ele chega ao folículo piloso, bloqueando os hormônios androgênicos que tornam o cabelo mais fino e curto. Como resultado, o cabelo fica mais grosso e mais forte. Pode-se realizar o procedimento com anestesia tópica ou local, o que minimza o desconforto.

O procedimento completo leva cerca de 20 minutos e não é necessário nenhum pré ou pós-tratamento. Não costuma deixar marcas visíveis e o paciente pode retornar imediatamente às suas atividades normais.

Efeitos colaterais da injeção de dutasterida

Sabe-se que o uso de dutasterida oral pode ter alguns efeitos colaterais. Possíveis efeitos colaterais que foram relatados são: depressão, ansiedade, disfunção sexual, mudanças de humor, aumento dos seios, ganho de peso e outros.

Microinjeções podem causar um desconforto menor: a chance reduz com a aplicação de uma anestesia tópica ou local antes da injeção. A área tratada pode ficar sensível por alguns dias após o tratamento; no entanto, a dor é mínima e não exige medicação analgésica. A injeção afeta apenas a área tratada e não parece causar nenhum efeito colateral sistêmico, mas novamente: são necessários mais estudos para confirmar isso.

Cuidados

Sabemos que as mulheres sob uso de dutasterida oral não podem engravidar durante o tratamento e 6 meses após a interrupção, devido a alterações sexuais no feto. O mesmo vale para o tratamento com microinjeções. 

Não sabemos se a dutasterida altera a fertilidade dos homens. Sabemos que o medicamento oral pode ser eliminado através do sêmen, mas não há grandes estudos que mostrem se as injeções intralesionais de dutasterida podem ser eliminadas da mesma forma.

Um pequeno estudo mostrou que o sangue dos pacientes não absorveu a dutasterida que eles receberam durante o tratamento, mas ainda são necessárias mais pesquisas.

Implante capilar masculino: conhecendo o procedimento [Vídeo]


O implante capilar é algo muito procurado por quem sofre com perda de cabelo e procura uma solução definitiva, mas muitos não sabem os tipos de implantes que existem, a diferença entre eles, preços e até se podem fazer ou não. Por isso, neste vídeo, a Dra. Aline Erthal tira todas as suas dúvidas sobre o assunto.

Conclusão: onde comprar dutasterida?


Você pode adquirir a dutasterida em farmácias convencionais ou de manipulação, sempre com prescrição médica. Como se trata de um medicamento oral de uso contínuo, é essencial uma avaliação médica rigorosa antes de iniciar esse tipo de tratamento.


Referências

5 comentário(s) sobre “Dutasterida funciona? Diferentes dosagens e formatos

  1. Américo Rico says:

    Minoxidil era seguro e ultra eficaz fazia nascer cabelo em cima de cabelo, funcionava logo na primeira aplicação, vasodilatação potente e seu efeito de hipertricose, é crime terem retirado este medicamento milagrosa das farmácias, usei sei que não provoca retmias cardíacas, palpitações, cefaleias, suores oi lá o que seja, faz é o cabelo voltar a crescer de novo, densidade muita e cada vez mais, parece não existir limites para seu crescimento, depois no limite de tudo isto, dá-se o resultado da super densidade e crescimento, por volta dos 10cm de comprimento e densidade excessiva o couro cabeludo não consegue respirar e acontece a transpiração, cabelo começa a cair devido a isso, a molécula deixa de fazer efeito, o couro cabeludo fica molhado de suor da transpiração devido ao calor térmico da cabeça em sequência da densidade e esse efeito de estufa e transpiração anula o efeito do minoxidil, parando de usar para a queda, ou rapando ou cortando curto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?