Os tipos de calvície masculina

homens sentados em uma praça apresentando diferentes tipos de calvície
BLOG OMENS / Perda de cabelo
logo da Omens
Escrito por

Seth Zanette

Revisado por

Dra. Aline Erthal

CRMSP 199.764
Última atualização

11 de julho 2023

A calvície (ou alopecia androgenética) é uma das razões mais comuns da queda de cabelo masculina. Dados divulgados pela Sociedade Brasileira do Cabelo apontam que mais de 40 milhões de brasileiros sofrem com essa condição. 

Esse tipo de queda capilar está associada ao processamento da testosterona no corpo e afeta diretamente a autoestima masculina. Para melhor entender a condição e tratá-la, diversos pesquisadores estudaram a questão, desenvolvendo maneiras próprias de classificar a calvície masculina. 

Hoje, no artigo da Omens, vamos entender algumas das principais formas de classificar a alopecia androgenética. Vem com a gente entender melhor os tipos de calvície masculina.

Por que existem várias formas de classificar a calvície masculina?


Antes de mais nada é importante ressaltarmos que não existe apenas uma forma de classificar a calvície masculina. Ao longo do tempo, muitos pesquisadores desenvolveram teses diferentes classificação. As principais diferenças entre elas estão na complexidade da descrição de cada tipo de calvície.

Alguns sistemas são bem simples, partindo da descrição da recessão da linha do cabelo. Outras, levam em conta o que possivelmente afetou a recessão capilar.

Atualmente, a classificação mais utilizada para calvície masculina é a Escala Norwood-Hamilton. Por isso daremos um destaque maior a ela. Veremos de forma mais rápida a escala Koo. É possível também que alguns médicos utilizem o próprio sistema de classificação. Porém, normalmente, a classificação é feita com alguma escala já existente.

Por que é importante saber o tipo de calvície?


Essas escalas não foram criadas à toa. Na realidade, elas são uma importante ferramenta no diagnóstico e tratamento da alopecia androgenética. 

Como já vimos em artigos anteriores aqui na Omens, existem diversos tratamentos para a calvície. Para além de tratamentos com medicamentos, é possível também a realização de implantes capilares e outras tantas terapias. 

Por isso, as escalas que classificam a calvície masculina ajudam a entender qual o melhor tratamento, ou mesmo se algum tratamento não funcionará com todo seu potencial.

Existem escalas dedicadas à calvície feminina?


Sim, existem diversas escalas dedicadas exclusivamente à calvície feminina. Na atualidade, a mais utilizada é a de Ludwig. 

Como se classificam os tipos de calvície?


Escala Norwood-Hamilton

A escala Norwood-Hamilton é a junção de duas escalas complementadas uma pela outra. A primeira foi criada por John Hamilton, um anatomista, em 1951. 

Para essa primeira classificação, foram observados 300 homens com queda de cabelo. Baseando-se nisso, Hamilton criou um sistema que documentava a evolução do afinamento capilar em oito estágios diferentes com três subgrupos.

Posteriormente, a classificação feita por Hamilton foi melhorada pelo Dr. O’Tar Norwood, dermatologista e cirurgião especializado no implante capilar, em 1975. Para essa revisão da escala criada por Hamilton, foram observados mil homens com calvície. 

Após essa observação, o Dr. Norwood constatou que o afinamento e queda dos cabelos pode começar tanto nas têmporas bem como na coroa (no topo da cabeça). O afinamento e queda vai se espalhando até atingir todo o couro cabeludo.

Com as modificações realizadas em 1975, a Escala Norwood-Hamilton ficou da seguinte forma:

  • Estágio 1 (ou Tipo I) ou Estágio de Controle, quando o homem ainda têm a cabeça cheia de cabelos, com poucos ou nenhuns sinais de calvície ou uma linha de cabelo um pouco recuada, nas têmporas;
  • Estágio 2 (ou Tipo II), em que a linha do cabelo está um pouco mais recuada nas têmporas, geralmente de forma simétrica;
  • Estágio 3 (ou Tipo III), quando a linha do cabelo está ainda mais recuada nas têmporas, sendo possível identificar a forma da letra M quando olhamos de cima;
  • Estágio 4 (ou Tipo IV), em que a linha do cabelo continua a recuar, desta vez formando um U quando olhamos o cabelo de cima;
  • Estágio 5 (ou Tipo V): nesse estágio da calvície, o formato de U continua a avançar, sendo que a coroa (o todo da cabeça) também começa a perder fios de cabelo;
  • Estágio 6 (ou Tipo VI), quando na frente e no topo da cabeça já não existem mais fios de cabelo. As duas áreas calvas agora se juntam, e não há nenhuma faixa de cabelo entre elas. Os cabelos se concentram basicamente nas partes laterais da cabeça;
  • Estágio 7 (ou Tipo VII): último estágio da calvície, em que a queda de cabelo começa a afetar também as partes laterais.

A Variante Tipo A foi observada por Norwood e conta com algumas diferenças dos estágios anteriores. 

  • Diferença 1: a parte frontal do cabelo progride em cair sem deixar uma ilha na parte central da cabeça;
  • Diferença 2: não existe uma queda de cabelo simultânea no centro da cabeça. A parte frontal do cabelo progride ao cair até a parte de trás da cabeça.

Escala Koo

A escala Koo existe para simplificar a escala Norwood-Hamilton e para registrar outros tipos de calvície, auxiliando médicos cirurgiões dedicados ao implante capilar. Para desenvolver esse sistema foram estudados 1.700 homens com calvície de padrão masculina. A partir desse estudo, foram criadas 6 categorias de calvície:

  • Calvície Tipo M, onde a queda de cabelo começa nas têmporas e se estende de forma triangular, dando a impressão de formar um M quando vista de cima;
  • Calvície Tipo C, onde a queda de cabelo nas têmporas se estende e forma uma curva, dando a impressão de formar uma letra C;

Os tipos M e C de calvície não possuem queda de cabelo acontecendo no topo da cabeça. 

  • Calvície Tipo O, quando a queda de cabelo só acontece no vertex (ou topo da cabeça), mantendo a linha de cabelo nas têmporas e nas laterais
  • Calvície Tipo U, em que a queda de cabelo acontece nas têmporas e se junta com a queda de cabelo no topo da cabeça, formando um U e deixando apenas os cabelos nas laterais e na parte posterior da cabeça intactos;
  • Calvície Tipo MO e CO são junções de tipos diferentes de calvície. O tipo MO associa a queda de cabelo nas têmporas em formato M com a queda de cabelo no topo da cabeça em formato O. O tipo CO associa a queda de cabelo nas têmporas em formato C com a queda de cabelo no topo da cabeça em formato O. Em ambos os casos, uma faixa de de cabelo separa uma região sem cabelo da outra.

Conclusão


Os tipos de entrada e de calvície nos mostram o quão diferentes podem ser os estágios de queda de cabelo em cada homem. Além disso, podemos perceber que quanto mais rápido iniciamos o tratamento de calvície, melhores resultados serão obtidos 

Por isso, contar com a ajuda de um dermatologista fará com que você evite uma progressão intensa da calvície.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?