Os resultados reais da finasterida: estudo científico

frasco de finasterida tópico em spray
BLOG OMENS / Perda de cabelo
logo da Omens
Escrito por

Seth Zanette

Revisado por

Dra. Aline Erthal

CRMSP 199.764
Última atualização

16 de agosto 2023

Com o passar dos tempos, os medicamentos evoluem e mais formas e dosagens recebem testes visando um tratamento mais fácil e eficaz. A finasterida é um desses medicamentos que, com novas pesquisas, foi então se adaptando para se tornar eficiente e prático na hora da utilização.

No artigo de hoje, vamos ver alguns artigos científicos atuais sobre a finasterida, a fim de entender a eficácia e efeitos de novas formas de aplicação.

Finasterida tópica: estudos


A finasterida tópica é um avanço recente no tratamento para alopecia androgenética (ou calvície). Na maioria dos casos, os médicos indicam a finasterida no formato oral.

Vamos citar aqui três estudos diferentes.

O primeiro é uma revisão de estudos publicada pelo Journal of Drugs and Dermatology, em que sete pesquisas passaram pela reavaliação de pesquisadores. Essa revisão de estudos determinou que a concentração adequada de finasterida é de 0.25%, mas que ainda faltam mais estudos para determinar se é possível utilizá-lo em mulheres e ainda qual o melhor veículo para a solução tópica de finasterida.

O próximo estudo foi publicado no Journal of the European Academy of Dermatology and Venereology, com 452 homens com alopecia androgenética. Durante a pesquisa, a finasterida tópica e a finasterida oral tiveram efeitos positivos e benefícios para todos os envolvidos, com menos efeitos colaterais sistêmicos no caso da tópica.

No terceiro estudo, por fim, publicado na International Journal of Clinical Pharmacology and Therapeutics, a finasterida oral e a finasterida tópica foram comparadas em 24 homens com alopecia androgenética. Em ambos os casos, percebeu-se um resultado significativo na redução de DHT após 1 semana de uso dos tratamentos. 

Finasterida + Saw Palmeto + Biotina EM CÁPSULAS

duas cápsulas ao lado de um frasco de finasterida com saw palmeto e biotina

Consulte um dermatologista ONLINE a partir de R$ 79

Começar tratamento agora

Finasterida com Minoxidil: estudos


Além da versão tópica, a finasterida pode ser combinada com minoxidil tanto no formato tópico quanto no formato oral a fim de ter seus efeitos potencializados.

Em um primeiro estudo, o minoxidil tópico foi fortificado com finasterida tópica. Nessa pesquisa, selecionaram 50 homens com alopecia androgenética e que já tratavam a questão com finasterida oral. Mais de 80% dos participantes mantiveram os bons resultados do tratamento prévio. 

Outro estudo testou a combinação da finasterida oral com o minoxidil tópico em 450 homens coreanos. 422 desses homens tiveram bons resultados no tratamento da calvície. Os resultados do uso de finasterida com o minoxidil foram ótimos.

Finasterida oral: estudos


A finasterida oral foi testada diversas vezes até ser selecionada como tratamento padrão para a calvície masculina.

Em um estudo recente sobre a medicação, publicada no Indian Journal of Dermatology, testou-se a finasterida 1mg em comprimidos e sua eficácia foi ótima em 59% dos participantes. 

Outro estudo avaliou o uso de finasterida oral 1mg em 5 anos em pacientes com calvície. Os resultados de melhora para a condição foram de 85% dos participantes. 95% deles preveniram que a calvície avançasse. 

Consulte um dermatologista ONLINE e comece o tratamento já

Marcar Teleconsulta Agora

Receba orientação médica sobre calvície: a partir de R$ 79

Conclusão


A Finasterida é um medicamento que ainda passa por avaliação e muitas pesquisas. Principalmente para se chegar em um consenso sobre a melhor forma de utilização. O ideal é que para determinar a melhor forma de utilizar a finasterida, você faça uma consulta com um dermatologista.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?