DHT Off e DHT Blocker: isso funciona?

exemplo de suplemento intitulado dht off ou dht blocker na mão de uma pessoa
BLOG OMENS / Perda de cabelo
logo da Omens
Escrito por

Seth Zanette

Revisado por

Dra. Aline Erthal

CRMSP 199.764
Última atualização

23 de agosto 2023

A calvície causada pela ação de hormônios é um problema que preocupa milhares de homens em todo o mundo. E, por conta disso, surgem produtos milagrosos que muitas vezes não cumprem tudo o que prometem. 

Esse é o caso quando falamos sobre os bloqueadores de DHT vendidos online, com o nome de DHT OFF e DHT Blocker. Esses produtos, que em suas propagandas dizem fazer verdadeiros milagres de forma natural, na realidade não são tão efetivos assim. 

Vamos entender juntos o que é prometido e como esses supostos bloqueadores agem no corpo. 

O que é a DHT?


A DHT ou dihidrotestosterona é um hormônio resultante do processamento da testosterona. Ele é um dos fatores que leva a calvície masculina, ou alopecia androgenética. O DHT atinge o couro cabeludo e, aos poucos, faz com que os folículos capilares produzam fios cada vez menores e mais finos, o que dificulta o crescimento capilar. 

É por isso que muitas pessoas procuram eliminar o hormônio em busca de acabar com a calvície. Mas nem sempre é essa a causa da queda de cabelo e nem sempre a escolha do tratamento envolve apenas os bloqueadores de DHT. Além disso, existem bloqueadores que funcionam de fato, e outros que não funcionam. 

O que é um bloqueador de DHT?


Um bloqueador de DHT é um medicamento ou suplemento que impede a DHT de fazer seus efeitos no couro cabeludo. Existem bloqueadores de DHT que inibem a ação do hormônio de diversas formas. Mas também existem certos suplementos vitamínicos que fazem esse tipo de trabalho, apesar de existirem poucos produtos naturais que ajudam no processo de bloqueio da DHT.

Os melhores produtos para queda de cabelo masculina [Vídeo]


A Dra. Aline Erthal explica nesse vídeo diferentes produtos para o tratamento de queda de cabelo para que você não gaste dinheiro com medicamentos que não são ideais para você!

Composição


O DHT Off é um suplemento vitamínico. Na sua composição está uma série de vitaminas, além de zinco, biotina, ferro, cobre e outros nutrientes. Todos eles interessantes para a manutenção do cabelo, mas nenhum com o efeito de bloquear a DHT. 

Já o DHT Blocker, um produto importado, que não é aprovado pela FDA (food and drug administration, que é a autoridade que regulamenta medicamentos e alimentos nos EUA), tem como um de seus ingredientes principais o saw palmetto e as sementes de abóbora. Estes podem ter um efeito benéfico no bloqueio da DHT. Ele também tem outros componentes, mas que não têm qualquer comprovação científica de ajudarem a bloquear a DHT.

O que é prometido?


As promessas são muitas. Os suplementos bloqueadores de DHT prometem:

  • Uma melhora de mais de 90% do crescimento dos fios na primeira semana de uso;
  • Mais força, brilho e viço nos fios de cabelo;
  • Ativação dos folículos perdidos devido à ação da DHT;

Tudo isso com uma fórmula natural, utilizando plantas e vitaminas que dispõem de todos os nutrientes de que nossos fios precisam. Mas será mesmo que dá para confiar?

Consulte um dermatologista ONLINE e comece o tratamento já

Marcar Teleconsulta Agora

Receba orientação médica sobre calvície: a partir de R$ 79

Funciona?


Os suplementos bloqueadores de DHT, em sua maioria, não funcionam como o esperado. Apenas vitaminas e nutrientes, sozinhos, não têm o poder de bloquear a ação da DHT a ponto de tratar a alopecia androgenética

Os ingredientes interessantes, que têm estudos direcionados ao seu uso, são o saw palmetto e as sementes de abóbora. Mesmo assim, não se sabe a quantidade desses produtos presentes nos suplementos bloqueadores. Nem mesmo se estão de fato presentes em todas as formulações. 

DHT Off e DHT Blocker: o que diz a ANVISA

A Anvisa já realizou a proibição de outros bloqueadores de DHT antes. Mediante consulta no portal da ANVISA e com as informações que temos sobre o produto, o órgão não possui registro dos produtos citados. 

A maioria dos suplementos alimentares não precisa de registro sanitário segundo a RDC 240 de 26/07/2018 da ANVISA. Portanto, esses suplementos bloqueadores de DHT não passariam pela avaliação do órgão. 

E as vitaminas presentes nesses produtos? Não funcionam?


As vitaminas dentro desses suplementos são positivas para quem tem uma queda de cabelo relacionada a deficiência vitamínica. Do contrário, não são efetivas sozinhas para quem sofre de alopecia androgenética. 

Além disso, excesso de vitaminas também pode causar a perda de cabelo. Ou seja, a suplementação sem ajuda médica pode piorar a situação.

Finasterida + Saw Palmeto + Biotina EM CÁPSULAS

duas cápsulas ao lado de um frasco de finasterida com saw palmeto e biotina

Consulte um dermatologista ONLINE a partir de R$ 79

Começar tratamento agora

Efeitos colaterais


Apesar dos sites dos produtos bloqueadores informarem que não existem efeitos colaterais e justificarem o fato pelo produto ser natural, precisamos lembrar que toda suplementação precisa de supervisão médica, pois, quando mal indicada, pode ser prejudicial. 

A suplementação exagerada com vitaminas pode ser negativa para o corpo. Além de gerar mais queda de cabelo, pode afetar outros órgãos, como o fígado e os rins.

Existem bloqueadores de DHT que funcionam? 

Existem medicamentos que podem lidar com a ação da DHT e ajudar a tratar a queda de cabelo causada pelo hormônio. A finasterida, por exemplo, é um desses medicamentos que inibe uma enzima que transforma a testosterona em DHT. Por isso, o ideal é conversar com um dermatologista antes de iniciar tratamentos naturais que podem mais te prejudicar do que te ajudar. 

Conclusão


Quando existem alternativas comprovadamente benéficas para nosso corpo e que realmente tratam o problema da queda de cabelo, não há porque investir em alternativas que não terão um resultado certeiro. É por isso que o primeiro passo é procurar um especialista na questão e ser orientado para a melhor forma de lidar com a DHT e seus efeitos no cabelo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?