Com minoxidil e finasterida juntos, os resultados são melhores?

mãos masculinas despejando um pouco da combinação de minoxidil e finasterida tópicos
BLOG OMENS / Perda de cabelo
logo da Omens
Escrito por

Seth Zanette

Revisado por

Dra. Aline Erthal

CRMSP 199.764
Última atualização

16 de agosto 2023

Minoxidil e finasterida são dois medicamentos muito conhecidos utilizados para o tratamento da calvície masculina. Só que a combinação dos dois ainda desperta dúvidas. Afinal, misturar minoxidil e finasterida aumenta a eficácia do tratamento? Quais os efeitos colaterais mais comuns? 

No artigo de hoje, a Omens te mostra como essa combinação age no corpo e responde às principais dúvidas sobre sua utilização. Vem com a gente nessa!

Posso usar minoxidil + finasterida?


Sim, é possível utilizar minoxidil e finasterida (e trichosol como base da mistura). E sim, existem benefícios no uso de um medicamento em associação com o outro. A ação dos dois remédios é complementar e, como veremos em algumas pesquisas publicadas sobre o assunto, eles trazem resultados benéficos ao tratamento da alopecia androgenética em homens. 

Como a combinação afeta o corpo?


A finasterida é um medicamento que impede a transformação da testosterona em dihidrotestosterona, a famosa DHT. Ela é um dos hormônios responsáveis pelo afinamento e queda dos fios de cabelo. O papel da finasterida é reduzir as taxas de DHT no couro cabeludo quando aplicada de forma tópica ou quando é ingerida.

Já o minoxidil é um vasodilatador e quando aplicado no couro cabeludo, dilata os vasos sanguíneos levando mais nutrientes até o folículo capilar. Existem também pesquisas que mostram o efeito do Minoxidil nas fases de crescimento capilar. O medicamento acelera as fases de queda e, por consequência, as fases de nascimento e maturação do fio.

Quando utilizados em conjunto, os efeitos se sobrepõem, tornando a combinação um ótimo tratamento para a calvície. 

Minoxidil + Trichoxidil + TrichoSol em spray

borrifador contendo minoxidil com trichoxidil e trichosol em formato spray

Consulte um dermatologista ONLINE a partir de R$ 79

Começar tratamento agora

Finasterida oral + Minoxidil Tópico


Um dos formatos de combinação que pode ser feito com minoxidil e finasterida é o formato tópico + oral. As dosagens que geralmente são utilizadas (e que as pesquisas que vamos citar testaram) foram a combinação de finasterida 1mg com Minoxidil 2% e 5%.

Em um estudo realizado com 450 homens chineses, foi testada a eficácia de três tipos de terapia: apenas com finasterida 1mg, apenas com minoxidil tópico 5% e a terapia combinada. Os resultados mostraram que a finasterida sozinha teve resultados melhores que o minoxidil sozinho e a terapia combinada obteve resultados melhores que ambas as terapias solo.

Em uma outra pesquisa, publicada na Indian Dermatology Online Journal, foram observados pacientes que já faziam uso do minoxidil ou finasterida como monoterapia (ou seja, sem a adição de outros medicamentos), que retomaram o tratamento com os medicamentos combinados. Nos resultados de comparação antes e depois, mais de 80% dos pacientes obtiveram um resultado ótimo no crescimento capilar.

Os resultados foram avaliados de três em três meses, até que o estudo alcançasse 12 meses. Ou seja, os resultados com esse tipo de terapia podem levar de 3 meses até um ano para serem notados.

Finasterida tópica + Minoxidil Tópico


O primeiro formato de combinação (finasterida oral com minoxidil tópico) é mais comum do que o reforço do minoxidil tópico com a finasterida tópica. Isso porque o uso da finasterida tópica é uma novidade no tratamento para a calvície, e seu uso ainda não está bem regulamentado. As dosagens testadas são: finasterida tópica 0,1% e minoxidil 3% e 5%. 

Para esse tipo de combinação, um estudo comparou o uso da solução finasterida-minoxidil tópica com apenas o minoxidil tópico 3%. Apesar de os diferentes grupos testados não apresentarem resultados muito discrepantes um do outro na contagem de fios, a combinação de minoxidil e finasterida mostrou um avanço significativo nas fotos globais dos pacientes.

Efeitos colaterais


Mas e quanto aos efeitos colaterais? Quando misturamos minoxidil e finasterida eles são maiores? 

Segundo os testes e pesquisas, os efeitos colaterais e as chances deles acontecerem não se modificam das monoterapias. A finasterida e o minoxidil são medicamentos que afetam o organismo de formas diferentes e seus efeitos colaterais são poucos e tem baixa chance de acontecerem. 

Os efeitos colaterais com relação à disfunção sexual também são raros de acontecer. Mas atenção: gestantes não podem manusear ou utilizar finasterida. Nem mesmo quando o medicamento é combinado com o minoxidil. 

Além disso, as contraindicações dos dois medicamentos continuam. Por isso, lembre-se que o acompanhamento de um dermatologista é essencial.

Finasterida + Saw Palmeto + Biotina EM CÁPSULAS

duas cápsulas ao lado de um frasco de finasterida com saw palmeto e biotina

Consulte um dermatologista ONLINE a partir de R$ 79

Começar tratamento agora

Escolhendo apenas um: finasterida ou minoxidil?


Então, qual seria o melhor tratamento: finasterida, minoxidil ou uma combinação dos dois? 

Antes de responder essa pergunta, é necessário saber o histórico de saúde, idade, estilo de vida e o que está causando a queda capilar em cada paciente. Não é possível indicar qual a melhor terapia sem saber todas essas informações. Sem elas, é até arriscado indicar medicamentos. 

Se formos considerar as pesquisas comparativas, podemos entender que existe uma eficácia maior na combinação de minoxidil e finasterida. Mas as dosagens precisam ser melhor estudadas para que se chegue em uma conclusão. 

Conclusão


É possível realizar o tratamento da calvície com uma terapia combinada de finasterida e minoxidil. Porém, um dermatologista poderá indicar se essa é a melhor forma de lidar com a calvície ou se existem outros tipos de medicamentos que podem ajudar.

COMENTÁRIOS SOBRE “Com minoxidil e finasterida juntos, os resultados são melhores?

  1. Marcio medeiros says:

    Quanto tempo tem q se usar essa medicação eu estou tomando vai fazer 3 meses e está saindo os cabelos ! Eu usava proteses capilar e resolvi fazer um tratamento pra depois fazer o implante estou vendo resultado com finasterida e minoxidil

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?