Minoxidil: tudo o que você precisa saber

as pesquisas mostram que o minoxidil pode apresentar bons resultados
BLOG OMENS / Perda de cabelo
Escrito por

Caio Vega

Revisado por

Dr. João Brunhara

CRMSP 161.642
Última atualização

4 de outubro 2021

O Minoxidil é um medicamento usado por homens para evitar ou ajudar no tratamento para a queda de cabelo. Ele aumenta os folículos capilares e garante que eles tenham mais nutrição e oxigênio, estimulando o crescimento do cabelo.

Se você está perdendo seu cabelo, provavelmente já ouviu falar nele. É um tratamento de queda de cabelo disponível sob vários formatos, utilizado para tratar a calvície de padrão masculino – ou alopecia androgenética. Com esse guia, você saberá tudo sobre o tratamento: como ele funciona, benefícios, como usar o minoxidil e efeitos colaterais de minoxidil.

O que é todo esse burburinho em torno do minoxidil e da queda de cabelo?

Você tem notado um espaço vazio na sua cabeça? Ou buracos na sua barba? Você está se perguntando como corrigir esta queda de cabelo? A queda de cabelo costuma reduzir a nossa auto-estima e nos impactar psicologicamente. 

O minoxidil pode ser uma solução. Homens em todo o mundo têm usado a substância para tentar superar seus problemas de queda de cabelo e você pode experimentar. Aplicando a substância em seu couro cabeludo e também incorporando-o em sua rotina capilar, você poderá ter resultados positivos para tratar a queda de cabelo.

Mas precisamos lembrar que, como evidenciado por estudos clínicos, o minoxidil funciona até certo ponto e para certos tipos de calvície. Entretanto, o minoxidil não funciona para todos. E, mesmo que funcione, você provavelmente não voltará a ter todo o cabelo que perdeu, além de poder levar meses até perceber resultados. 

O que é minoxidil? Nós explicamos!

Por exemplo, podemos fazer uma relação entre o uso do Minoxidil e a ida à academia para fazer exercícios. Você precisará de certo esforço para sair da cama e ir para lá, mas você provavelmente se sentirá bem depois de suas práticas no dia a dia.

Assim como acontece com uma rotina de exercícios correta, com a aplicação adequada de Minoxidil e conselhos de especialistas, você também poderá alcançar resultados que valerão a pena com o tempo. Mas lembre-se: da mesma forma que você vai à academia regularmente, você precisa usar o produto de forma consistente para ver os resultados.

Dessa forma, por quanto tempo usar minoxidil é uma pergunta que, para respondermos, dependerá muito do seu caso.

Como um vasodilatador, o fármaco aumenta parcialmente os folículos capilares e a circulação sanguínea onde quer que seja aplicado. Então, com esse aumento e abertura, assegura-se que os folículos capilares fiquem mais ricos em nutrição e tenham também um aumento de oxigênio, estimulando e prolongando a fase do crescimento do cabelo.

O Minoxidil não afeta os hormônios. Na verdade, ele aumenta o tamanho dos folículos capilares que se reduziram e encolheram com o tempo devido às mudanças hormonais. É por isso muitos usam a substância não só para o crescimento, mas também para a espessura dos cabelos.

Minoxidil funciona?

Em um estudo, 11.000 pessoas fizeram o uso do minoxidil tópico durante pelo menos um ano. Assim, 92% alegaram resultados de justos a excelentes para retardar ou parar a queda de cabelo.

Em outro grande estudo clínico, que levou à aprovação do medicamento nos Estados Unidos em 1987, 40% dos homens tinham crescimento de cabelo moderado a denso. Em um estudo observacional de um ano, 62% dos 984 homens que usavam 5% de minoxidil relataram uma redução na queda do cabelo. Além disso, quanto ao crescimento do cabelo, a substância foi classificada como “muito eficaz” por 16% dos participantes, “eficaz” em 48%, “moderadamente eficaz” em 21%, e “ineficaz” em 16%. Por fim, os efeitos colaterais foram mínimos.

O minoxidil funciona melhor para homens com menos de 40 anos de idade, pois uma vez que a queda de cabelo se espalha por uma grande área, é menos provável que o tratamento produza benefícios. Quanto mais jovem você for e quanto mais cedo você iniciar o tratamento, melhores tendem a ser os resultados.

Uma pesquisa comparou a taxa de crescimento do cabelo para homens que têm alopecia androgênica masculina: homens que receberam 5% de minoxidil tópico tiveram um pico de crescimento de cabelos maior do que os homens que usaram 2% da solução tópica de minoxidil. O estudo também revelou que o uso consistente do produto durante um período de cinco anos obteve um efeito que se manteve sustentado a longo prazo.

Segundo as pesquisas, o minoxidil funciona

Para que todo esse processo seja suavizado e para garantir que o minoxidil funciona, é essencial ter em mente que podem ser necessários pelo menos 2 a 3 meses para se ver resultados. Ao utilizar esse tratamento, é importante também lembrar que o progresso do produto depende de cada caso. Para algumas pessoas, é rápido e funciona maravilhosamente, para outras, pode ser um processo maior e não tão suave.

O minoxidil é mais eficaz e funciona melhor quando usado com um rolo derma, pois estimula o fluxo sanguíneo e a produção de colágeno para o couro cabeludo, assegurando um crescimento capilar grosso e forte. Além disso, pode ajudar no aumento da absorção de soluções tópicas, como o próprio minoxidil, sendo um tratamento para queda de cabelo mais eficaz.

Como usar o Minoxidil?

A forma de se usar o minoxidil pode variar, dependendo de qual você comprar. Uma das perguntas mais comuns é como aplicar minoxidil no couro cabeludo? Estes são alguns passos que você pode seguir nesse caso:

  • Certifique-se de que seu cabelo e couro cabeludo estejam secos.
  • Se você estiver usando um conta-gotas, preencha o conta-gotas até a marca indicada na bula, e depois aplique a dose na região afetada de seu couro cabeludo.
  • Se você estiver usando um spray, divida seu cabelo para revelar a área afetada de seu couro cabeludo, segure o spray a uma distância de 1 a 2mm do couro cabeludo e pulverize 1ml da solução duas vezes.
  • Evite molhar seu cabelo por pelo menos quatro horas após a aplicação.
  • Um estudo de 2002 revela que o minoxidil precisa ser usado duas vezes ao dia. Além disso, 5% da substância funciona mais rapidamente do que 2%. Novamente isto depende de pessoa para pessoa. O tratamento geralmente leva de 2 a 3 meses para mostrar resultados.

O minoxidil pode ajudar no crescimento da barba?

Embora em alguns relatos, o minoxidil tenha provocado algum crescimento de pelos no rosto, ainda não há estudos confirmando que as barbas crescem mais espessas ou mais rápidas com seu uso.

Apesar disso, você pode encontrar comunidades online por todo o mundo, que reuniram relatos, técnicas, dicas, progresso, e muito mais sobre como acabar com falhas em seus pelos faciais, com a aplicação de minoxidil em diferentes partes do rosto para ajudar no crescimento da barba.

Quem pode usar Minoxidil?

Você pode estar em dúvida se qualquer pessoa pode usar Minoxidil. Como já apresentado, recomenda-se esse tratamento (pois ele funciona melhor) em homens mais jovens, em geral com menos de 40 anos de idade e enfrentando os primeiros sinais de calvície. Mesmo porque não se obtém efeito algum em pessoas que já estão completamente carecas.

Mas calma! Isso não quer dizer que você não possa usar o minoxidil mais velho, caso encontre seus primeiros sinais de calvície em uma idade mais avançada.

Minoxidil: há contraindicação?

Além disso, a substância pode ser contraindicado para algumas pessoas. As seguintes condições indicam quando você não pode usar Minoxidil:

  • Você não tem um histórico familiar de queda de cabelo.
  • Sua queda de cabelo aparece de repente e cai em manchas.
  • Você tem menos de 18 anos de idade.
  • Seu couro cabeludo está vermelho, comichão, infectado ou doloroso de tocar.
  • Sua queda de cabelo é causada por produtos para o cabelo, produtos químicos ou métodos de tratamento do cabelo, como o cultivo de milho.
  • Sua queda de cabelo é causada por outras condições, por exemplo: uma doença da tireóide ou alopecia areata, deficiências nutricionais, cicatrizes no couro cabeludo ou medicamentos e tratamentos (como a quimioterapia).
  • Se você tem doença cardíaca, consulte seu médico antes de começar o tratamento.

Efeitos colaterais

Minoxidil faz mal? Na verdade, os efeitos colaterais do minoxidil dependem da pele de cada homem, da dosagem e da reação de sua pele à absorção do minoxidil. Tendo isto em mente, alguns dos possíveis efeitos que são enfrentados são os seguintes:

  • Coceira ou irritação cutânea;
  • Acne no local de aplicação;
  • Queimadura do couro cabeludo;
  • Possivelmente aumento da queda do cabelo;
  • Inflamação ou dor na raiz do cabelo
  • Inchaço da face

Você pode estranhar o fato de dizer que às vezes o minoxidil causa queda de cabelo, mas isso ocorre à medida que seus folículos capilares empurram para fora os cabelos velhos para dar lugar a novos crescimentos. 

Além destes, é possível encontrar outros efeitos colaterais, mais graves, embora também muito mais raros, como:

  • fraqueza ou vertigem
  • inchaço de suas mãos ou pés
  • dores no peito

Enquanto estes sinais dependem de pessoa para pessoa, o melhor é ter em mente que sempre se deve consultar um médico. Dependendo dos sintomas e da sua pele, a dose pode ser reduzida ou podem ser tomados os cuidados necessários para garantir que o minoxidil possa ser tornado de forma segura e sustentável para seu uso a longo prazo.

Você sabia? Um resumão sobre o produto

Minoxidil precisa de receita médica?

No Brasil, de modo geral, o Minoxidil é um remédio de venda livre. A maioria de seus formatos podem ser comprados tranquilamente pela internet ou em farmácias, por exemplo. A exceção é o caso do Minoxidil em comprimido, de via oral, que deve ser prescrito por um dermatologista e comprado junto a uma farmácia de manipulação, com uma receita.

Apesar disso, independente de qual formato você for comprar, obter a opinião de um médico especialista antes de usar minoxidil é sempre fundamental. O médico poderá avaliar suas condições de saúde existentes, sua necessidade de minoxidil e avaliar qual fórmula é a melhor para você.

É importante lembrar que o minoxidil funciona de forma diferente para pessoas diferentes e esse é um dos motivos que tornam a consulta médica importante para aumentar a eficácia do minoxidil.

Como comprar Minoxidil?

É possível encontrá-lo em diversos formatos e concentrações, sendo as mais comuns, quando falamos de uso direto, as de 2%, 5% e 10%, de forma que estudos já mostraram um resultado mais efetivo da fórmula de 5% se comparada à de 2%, além desta ser considerada a ideal.

Algumas das principais formas que você pode encontrar o minoxidil são loção capilar, gel e espuma. Além destas, mais recentemente tem se tornado mais comum a prescrição do medicamento em comprimido, mas ele só pode ser comprado com receita médica, novamente, sendo necessário você manter acompanhamento médico.

Dependendo da quantidade de minoxidil colocado nos produtos e seu uso, além do local em que está sendo vendido, os preços dos produtos variam. Com uma pesquisa rápida, encontra-se preços que variam de R$40 a até R$300. Há tanto composto com minoxidil barato quanto outros mais caros. A melhor maneira de saber qual é o melhor minoxidil para comprar é olhar para sua eficácia e seus ingredientes.

Não deixe de verificar o teor de álcool na fórmula do minoxidil. Quanto menor o teor de álcool, menores serão os efeitos colaterais em um couro cabeludo seco e escamoso. Outra dica boa é verificar se o produto é testado e clinicamente comprovado seu funcionamento: cuidado para não cair em propaganda de minoxidil barato demais!

Considerações finais

O minoxidil melhora o fluxo sanguíneo para o couro cabeludo e é por isso que o cabelo volta a crescer. Quando você para de usá-lo, seu fluxo sanguíneo diminui e a nutrição absorvida também diminui, e é por isso que o cabelo será perdido.

Um hábito a incorporar é a disciplina. Não podemos enfatizar isso o suficiente, mas para que o minoxidil funcione, você precisa usá-lo diariamente por pelo menos 3 meses para que o cabelo perdido volte a crescer.

Você pode fazer isso tornando o Minoxidil uma parte de sua rotina diária. Assim como você perderá músculo se parar de ir à academia, você perderá todo o progresso do crescimento do cabelo se parar com o tratamento.

Lembre-se: depende muito de cada caso. Enquanto para algumas pessoas, o minoxidil pode ser o melhor tratamento para queda de cabelo, para outras pode ser que outro produto seja melhor que minoxidil, pois o minoxidil não funciona sempre para qualquer um. E, mesmo se funcionar para você, é provável que não cresça todo o seu cabelo de volta.

Por fim, vale lembrar que Minoxidil não é o único produto contra queda de cabelo masculino, existem outros produtos, como a finasterida ou dutasterida. Mas caberá a você e ao seu médico entender se para o seu caso o melhor medicamento para queda de cabelo seria de fato o minoxidil ou finasterida, por exemplo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *