Minoxidil para barba funciona?

homem passando no rosto minoxidil para crescer barba
BLOG OMENS / Perda de cabelo
logo da Omens
Escrito por

Seth Zanette

Revisado por

Dra. Aline Erthal

CRMSP 199.764
Última atualização

18 de junho 2024

Sim, o minoxidil na barba funciona, mas os resultados podem não ser tão mágicos como se espera.

Para entender melhor como esse medicamento age nos pelos faciais e se ele é um tratamento viável para obter uma barba mais cheia e sem falhas, acompanhe o artigo de hoje da Omens. Nele, vamos responder algumas das principais dúvidas sobre o assunto:

O que é minoxidil?


Minoxidil é um medicamento vasodilatador utilizado inicialmente para tratar a hipertensão e que, posteriormente, passou a fazer parte do tratamento contra a queda de cabelo masculina e feminina. 

Apesar de não ser indicado para o tratamento de perda de pelos faciais, é amplamente utilizado para o crescimento e engrossamento de pelos em outras regiões, como na barba e nas sobrancelhas. É claro que para utilizar o minoxidil nesses casos, a indicação médica dermatológica é essencial e determina se o tratamento trará benefícios ou não.

Como funciona o minoxidil para barba?

Assim como os cabelos que crescem no couro cabeludo, os pelos da barba também passam pelas fases anágena, catágena e telógena. 

Na barba, os efeitos do minoxidil no ciclo de crescimento são similares aos efeitos no couro cabeludo. Basicamente, essa medicação avança o tempo da fase telógena no folículo capilar. Ou seja, o pelo cai e renasce mais rapidamente do que naturalmente faria. Só que na barba, esse ciclo é mais rápido, levando alguns meses para acontecer completamente.

Então, isso quer dizer que ele funciona em todos os casos?

Não exatamente. O Minoxidil pode ser bastante eficaz em alguns casos onde a barba apresenta falhas, quando existe alguma dificuldade na formação dos fios devido a hormônios (como é o caso de homens trans ou pessoas não binárias que desejam ter a barba) ou mesmo no caso de homens cis que experimentam o afinamento do pelo devido a idade. 

Porém, existem muitas outras causas da perda de pelos faciais ou mesmo do afinamento e queda do pelo. Para problemas como infecções por fungos, foliculites ou obstrução do folículo, outros tratamentos podem ser necessários, e o minoxidil não é o mais indicado.

As melhores fórmulas para você: minoxidil, spray ou oral

Marcar Teleconsulta Agora

Consulte um dermatologista ONLINE e manipule o seu tratamento já!

Qual o melhor minoxidil para barba?


Você encontrará o minoxidil no formato tópico ou oral. Como tratamento para problemas na barba, o indicado é utilizar o minoxidil tópico que é encontrado nas concentrações de 2% até 15%. É importante que para o tratamento correto você passe por uma consulta dermatológica onde o médico responsável dirá não só se o minoxidil é a forma correta de tratar o problema, como também indicará a dosagem correta baseando-se no seu histórico médico. 

Sabendo disso, vamos entender os resultados de pesquisas para cada dosagem e qual minoxidil apresentou uma melhor eficácia. 

Minoxidil 3% e 2%

As pesquisas indicam que o minoxidil 3% e 2% tem resultados seguros e promissores no aumento e engrossamento dos fios da barba. 

Duas pesquisas foram desenvolvidas sobre o assunto, uma delas publicada no The Journal of Dermatology indica que o minoxidil 2% é seguro para a utilização no crescimento de pelos faciais. O outro estudo direcionado exclusivamente ao crescimento da barba realizada pela Japanese Dermatological Association utilizou o minoxidil 3% e obteve resultados satisfatórios e seguros no crescimento da barba dos participantes.

Hoje, o preço do Spray Minoxidil 2% com 120ml está em média R$ 80,00.

Minoxidil 5%

Quanto ao Minoxidil 5% não existem muitas pesquisas a respeito do seu uso e efeitos na barba. Porém, essa é uma das soluções tópicas mais utilizadas para tratar a perda de cabelo masculina, com ótimos resultados. Se você decidiu que quer tentar utilizar o minoxidil 5%, o ideal é conversar com um dermatologista de confiança antes de começar o tratamento.

Hoje, o preço do Spray Minoxidil 5% com 120ml está em média R$ 40,00.

Modo de uso: como usar o minoxidil na barba?


Após a decisão de utilizar minoxidil na barba, outras dúvidas surgem. Afinal, como usar minoxidil na barba? Pode raspar a barba usando minoxidil? O que vai afetar ou não o tratamento? 

Na hora de aplicar e utilizar o minoxidil tópico na barba, o ideal é:

  • Tire uma foto antes de aplicar o produto, para futuras comparações depois das semanas de aplicação;
  • Limpe o rosto com água e sabão, de preferência um sabão com ph neutro para evitar irritações;
  • Aplicar o produto tópico onde você tem a falha na barba;
  • Repetir o procedimento na frequência determinada pelo seu dermatologista, por no mínimo 16 semanas;

Pode dormir com minoxidil na barba? O ideal é aplicar duas horas antes de dormir, já que o produto pode se espalhar para as áreas não desejadas ao ser transferido para o travesseiro e outras áreas encostarem nele. Após as duas primeiras horas, é possível ir dormir com o produto no rosto sim.

Outros cuidados a serem tomados para evitar que o minoxidil atinja outras áreas do corpo, ou cause efeitos colaterais são:

  • Aplicar sempre com a pele seca e limpa;
  • Lavar as mãos sempre após a aplicação;
  • Esperar duas horas para aplicar outros produtos na pele, como gel, protetor solar,etc.
  • Evitar lavar o rosto ou molhar o rosto antes dessas duas horas;
  • Não aplicar em regiões do rosto que estejam vermelhas, irritadas, cortadas ou infeccionadas;
  • Evite a região dos olhos;

Estilizar, raspar ou cortar a barba quando se está usando minoxidil é permitido e não interfere no tratamento. Basta tomar os cuidados anteriores, esperar a total absorção do medicamento pela pele para depois estilizar a barba como se deseja.

Quantas vezes por dia usar

Essa é uma dúvida comum. No geral, para a área da barba, indica-se a aplicação uma vez ao dia, mas na maioria dos casos não é necessária a aplicação diária. Quem determinará não só a dosagem de minoxidil, mas a periodicidade de aplicação é o médico dermatologista.

Quem pode usar o minoxidil na barba?


O minoxidil pode ser usado por qualquer pessoa acima de 18 anos que queira desenvolver ou melhorar o crescimento da barba.

Porém, como já mencionamos em outros tópicos, o minoxidil não é a melhor solução para todos os casos em que existe falha ou queda de pelos da barba. É necessário uma avaliação médica para determinar antes as causas do problema para saber se o minoxidil será o suficiente para solucioná-lo.

Dito isso, existem algumas condições que precisam ser comunicadas ao dermatologista caso queira começar seu tratamento com minoxidil. Comunique na consulta se:

  • Estiver tomando medicamentos para pressão, já que o minoxidil pode interagir com esses medicamentos;
  • Sofreu ou sofre de algum problema no coração, nos pulmões ou nos rins;
  • Teve ou tem algum tumor;

Existem efeitos colaterais?


Usar minoxidil para a barba é seguro, mas como todo medicamento, existe a possibilidade de alguns efeitos colaterais. Os mais comuns dentre eles são:

  • Irritação na pele;
  • Maior sensibilidade a luz solar;
  • Pele mais seca do que normal;
  • Coceira;
  • Ardência;

Em alguns casos mais raros, o minoxidil tópico pode causar:

  • tontura e náusea;
  • dor no peito;
  • inchaço nas mãos ou nos pés;

Em quanto tempo o minoxidil faz efeito na barba?


Os efeitos do minoxidil para a barba são muito aguardados por aqueles que fazem uso do tratamento. Como os pelos do rosto completam o ciclo de crescimento e queda mais rápido, os resultados também aparecem mais rapidamente do que o tratamento para perda de cabelo. Esperam-se os primeiros resultados em 3-4 meses de uso. O aparecimento desses resultados podem se estender em até 1 ano. 

Ele deixa manchas?

O minoxidil pode gerar irritação na pele e uma maior sensibilidade ao sol. Com isso, alguma exposição ao sol pode gerar vermelhidão e coceira. Esse tipo de reação pode ser evitada utilizando protetor solar e evitando a exposição direta ao sol durante o tratamento.

O tratamento é vitalício?

O minoxidil ajuda a crescer a barba enquanto está sendo utilizado. Após cessar a aplicação, os fios voltarão a sua aparência e quantidade anteriores. Ou seja, sim, o tratamento com o minoxidil deve ser feito de forma contínua para que se obtenham os resultados desejados.

Conclusão: minoxidil vale a pena para a barba?


Em alguns casos, o minoxidil vale a pena e seus resultados são positivos. Mas alguns fatores determinam se esse é ou não o tratamento correto. Dentre eles podemos citar as causas da queda de pelos da barba, o histórico de saúde do paciente, seus hábitos diários, bem como a dosagem e a quantidade de aplicações. Contar com um profissional da área da dermatologia pode garantir a eficácia do tratamento. Portanto, se você pretende utilizar minoxidil, consulte antes um médico.

1 comentário(s) sobre “Minoxidil para barba funciona?

  1. Fábio Júlio de Sá says:

    Estou usando o minoxidil mais toda vez que coloco para o crescimento da barba meus olhos começam a irritar, isso é normal?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?