Falta de sensibilidade no pênis: possíveis causas

O objetivo da Omens é dar explicações sobre a falta de sensibilidade do pênis e suas possíveis causas. A imagem mostra uma abobrinha amarela que lembra o formato de um pênis nem um fundo azul.
BLOG OMENS / Ereção
Escrito por

Caio Vega

Revisado por

Dr. João Brunhara

CRMSP 161.642
Última atualização

17 de janeiro 2021

O pênis, principalmente a glande, é a parte mais sensível do corpo masculino. Como a glande é repleta de nervos, ela é extremamente sensível à estimulação sexual. No entanto, com o passar da idade, a pele vai ficando menos sensível, causando uma falta de sensibilidade no pênis. E isso vale não só para o órgão sexual mas também para o resto do corpo.

Em alguns casos, aliás, essa perda da sensibilidade pode acontecer de forma extremamente rápida.

A falta de sensibilidade no pênis pode ser o início de um círculo vicioso, porque ela fará com que os estímulos percam um pouco a sua eficácia. A resposta mais fraca aos estímulos, por sua vez, resultará em uma ereção mais fraca. E um pênis mais mole é menos sensível do que um pênis totalmente ereto.

Há diversos fatores que podem causar uma diminuição anormal da sensibilidade do pênis.

A falta de sensibilidade no pênis e a diabetes

A causa mais comum da perda de sensibilidade na glande e no pênis é a diabetes. Isso porque, quando o nível de açúcar no sangue permanece muito alto por muito tempo, o sistema nervoso fica prejudicado. Assim, os danos ao sistema nervoso levam à falta ou a alterações da sensibilidade.

Em casos de sensibilidade reduzida, os nervos são menos capazes de transmitir os impulsos nervosos. E é quando os nervos do pênis são afetados que falamos em neuropatia diabética.

Dependendo de até que a glicemia danificou os nervos, é possível recuperar parte da sensibilidade estabilizando os níveis de glicose no sangue.

CONSULTAR UM

UROLOGISTA ONLINE

Por que esperar para resolver algo que tem solução?

CONSULTAR UM UROLOGISTA ONLINE

Por que esperar para resolver algo que tem solução?

Pênis sem sensibilidade e outras causas de neuropatia

Em segundo lugar, a sensibilidade do pênis pode ser afetada por uma deterioração dos nervos (neuropatia), causada por outra coisa que não a diabetes. Na maioria das vezes, isso é o resultado de uma complicação cirúrgica na região do períneo (por exemplo, na próstata).

Acontece que, às vezes, um trauma ao sentar também pode causar a neuropatia no períneo. Isso pode ocorrer devido a um selim (banco) de bicicleta muito duro ou mal adaptado.

Geralmente, as neuropatias perineais e pudendas tem como caracterísita uma sensação dolorosa (ardente). Mas às vezes o nervo danificado pode resultar em formigamento ou falta de sensibilidade.

Falta de sensibilidade no pênis: nível baixo de testosterona

A testosterona é o principal hormônio sexual do homem, já que ela é responsável por uma grande parte da libido masculina. Por isso, quando os níveis de testosterona diminuem, o desejo sexual também cai.

Então, essa redução do apetite sexual masculino interfere nos impulsos nervosos recebidos pelo cérebro: se os níveis de testosterona não estiverem altos o suficiente, o cérebro não transforma mais os estímulos sexuais em excitação sexual. Quando isso ocorre, o homem pode interpretar que perdeu a sensibilidade física do pênis.

Nesse caso, porém, não existe um problema nervoso real. Os nervos sentem o estímulo, mas os baixos níveis de testosterona e a consequente queda na libido impedem que a mensagem seja convertida em excitação sexual. Ou, pelo menos, isso não acontece tão rapidamente como antes.

Consulte um médico especializado em sexologia na Omens

Omens.com.br é uma plataforma de saúde dedicada ao homem. Ela reúne urologistas, sexólogos e farmacêuticos para construir uma solução de qualidade, segura e acessível a todos.

A plataforma permite que você se consulte online com médicos especializados em sexologia. A consulta online pode ser feita por mensagem, telefone ou videochamada, além de apresentar muitas outras vantagens:

  • Consulte um médico especializado em sexualidade, que trata de distúrbios relacionados ao sexo diariamente.
  • Pague menos da metade do valor de uma consulta presencial com um urologista.
  • Agende uma consulta dentro de 24 horas (a espera média para uma consulta com um urologista especializado em sexologia no Brasil é de vários meses).
  • Peça pela internet os medicamentos necessários ao tratamento e eles serão entregues discretamente na sua casa por uma farmácia perto de você.
  • Evite o desconforto na sala de espera de um consultório ou na farmácia.

Fonte

CONSULTAR UM

UROLOGISTA ONLINE

Por que esperar para resolver algo que tem solução?

CONSULTAR UM UROLOGISTA ONLINE

Por que esperar para resolver algo que tem solução?

COMENTÁRIOS SOBRE “Falta de sensibilidade no pênis: possíveis causas

  1. Vinícius Santos says:

    Tenho 21 anos, e nunca senti prazer tanto na masturbação, quanto no sexo, a única forma de ejaculação que me ocorria era através da polução, e mesmo assim sem atingir um orgasmo. Já me consultei e tomei medicamentos de tarja preta para aumento de libido porém não surtiram efeito. Apesar de ter ereções normalmente, tenho medo de nunca poder sentir o prazer de uma relação sexual casual.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *