O pênis, principalmente a glande, é a parte mais sensível do corpo masculino. Como a glande é repleta de nervos, ela é extremamente sensível à estimulação sexual. No entanto, com o passar da idade, a pele vai ficando menos sensível, causando uma falta de sensibilidade no pênis. E isso vale não só para o órgão sexual mas também para o resto do corpo.
Em alguns casos, aliás, essa perda da sensibilidade pode acontecer de forma extremamente rápida.
A falta de sensibilidade no pênis pode ser o início de um círculo vicioso, porque ela fará com que os estímulos percam um pouco a sua eficácia. A resposta mais fraca aos estímulos, por sua vez, resultará em uma ereção mais fraca. E um pênis mais mole é menos sensível do que um pênis totalmente ereto.
Há diversos fatores que podem causar uma diminuição anormal da sensibilidade do pênis.
A falta de sensibilidade no pênis e a diabetes
A causa mais comum da perda de sensibilidade na glande e no pênis é a diabetes. Isso porque, quando o nível de açúcar no sangue permanece muito alto por muito tempo, o sistema nervoso fica prejudicado. Assim, os danos ao sistema nervoso levam à falta ou a alterações da sensibilidade.
Em casos de sensibilidade reduzida, os nervos são menos capazes de transmitir os impulsos nervosos. E é quando os nervos do pênis são afetados que falamos em neuropatia diabética.
Dependendo de até que a glicemia danificou os nervos, é possível recuperar parte da sensibilidade estabilizando os níveis de glicose no sangue.
CONSULTAR UM
UROLOGISTA ONLINE
Por que esperar para resolver algo que tem solução?
Pênis sem sensibilidade e outras causas de neuropatia
Em segundo lugar, a sensibilidade do pênis pode ser afetada por uma deterioração dos nervos (neuropatia), causada por outra coisa que não a diabetes. Na maioria das vezes, isso é o resultado de uma complicação cirúrgica na região do períneo (por exemplo, na próstata).
Acontece que, às vezes, um trauma ao sentar também pode causar a neuropatia no períneo. Isso pode ocorrer devido a um selim (banco) de bicicleta muito duro ou mal adaptado.
Geralmente, as neuropatias perineais e pudendas tem como caracterísita uma sensação dolorosa (ardente). Mas às vezes o nervo danificado pode resultar em formigamento ou falta de sensibilidade.
Falta de sensibilidade no pênis: nível baixo de testosterona
A testosterona é o principal hormônio sexual do homem, já que ela é responsável por uma grande parte da libido masculina. Por isso, quando os níveis de testosterona diminuem, o desejo sexual também cai.
Então, essa redução do apetite sexual masculino interfere nos impulsos nervosos recebidos pelo cérebro: se os níveis de testosterona não estiverem altos o suficiente, o cérebro não transforma mais os estímulos sexuais em excitação sexual. Quando isso ocorre, o homem pode interpretar que perdeu a sensibilidade física do pênis.
Nesse caso, porém, não existe um problema nervoso real. Os nervos sentem o estímulo, mas os baixos níveis de testosterona e a consequente queda na libido impedem que a mensagem seja convertida em excitação sexual. Ou, pelo menos, isso não acontece tão rapidamente como antes.
Consulte um médico especializado em sexologia na Omens
Omens.com.br é uma plataforma de saúde dedicada ao homem. Ela reúne urologistas, sexólogos e farmacêuticos para construir uma solução de qualidade, segura e acessível a todos.
A plataforma permite que você se consulte online com médicos especializados em sexologia. A consulta online pode ser feita por mensagem, telefone ou videochamada, além de apresentar muitas outras vantagens:
- Consulte um médico especializado em sexualidade, que trata de distúrbios relacionados ao sexo diariamente.
- Pague menos da metade do valor de uma consulta presencial com um urologista.
- Agende uma consulta dentro de 24 horas (a espera média para uma consulta com um urologista especializado em sexologia no Brasil é de vários meses).
- Peça pela internet os medicamentos necessários ao tratamento e eles serão entregues discretamente na sua casa por uma farmácia perto de você.
- Evite o desconforto na sala de espera de um consultório ou na farmácia.
Fonte
- Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Biológicas, Auriciene Lidório e Júlia Tataren. Disfunções sexuais masculinas.
- Hospital Prof. Doutor Fernando Fonseca EPE, Alberto Silva, Ana Cebola, Sónia Ramos. Disfunções sexuais iatrogênicas: fisiologia da ereção, disfunções erétil e ejaculatória.
- Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Faculdade de Medicina, Pós-Graduação em Clínica Médica, Maria Elvira Wagner Ferreira. Neuropatia autonômica do diabete melito: teste da ejaculação retrógrada.
CONSULTAR UM
UROLOGISTA ONLINE
Por que esperar para resolver algo que tem solução?
Tenho 21 anos, e nunca senti prazer tanto na masturbação, quanto no sexo, a única forma de ejaculação que me ocorria era através da polução, e mesmo assim sem atingir um orgasmo. Já me consultei e tomei medicamentos de tarja preta para aumento de libido porém não surtiram efeito. Apesar de ter ereções normalmente, tenho medo de nunca poder sentir o prazer de uma relação sexual casual.