O que significa “brocha”?

uma banana mole para baixo, como um pênis brocha
BLOG OMENS / Ereção
logo da Omens
Escrito por

Seth Zanette

Dr. João Arthur Brunhara Alves Barbosa
Revisado por

Dr. João Brunhara

CRMSP 161.642
Última atualização

7 de outubro 2022

Você certamente já ouviu a expressão “brocha” antes, para designar uma pessoa que chegou na hora H e seu pênis não ficou ereto. Dentro de uma ideia tóxica de masculinidade, muito se usa essa palavra como insulto, como sinônimo de fraqueza: que, se a pessoa não consegue uma ereção, ela não seria um “homem de verdade”.

Mas vamos cortar essa ideia ignorante pela raiz aqui hoje! Mesmo porque, muitas vezes, é esse tipo de pensamento primitivo que acaba provocando uma disfunção erétil em primeiro lugar: a pressão psicológica não ajuda ninguém nesse caso.

“Brochar” vai acontecer com todos


É inevitável: todo homem vai passar por esse momento. Portanto, saber lidar com ele o quanto antes possível é melhor. 

Esse tipo de situação pode advir de uma série de fatores tanto físicos quanto psicológicos. Como vamos ver no tópico seguinte, os mais variados motivos podem levar até essa situação. A idade pode ser um fator que propicia a falta de ereção, mas homens jovens também podem ter questões que os levem a “brochar”.

Mais importante do que o fato de que uma vez ou outra vai acontecer, é saber procurar ajuda quando necessário e, principalmente, saber lidar com a questão de um ponto de vista psicológico. Afinal, vivemos sim em uma sociedade em que se exige do homem que ele esteja o tempo todo pronto para o sexo.

Então, lembre-se: “brochar” (não ter uma ereção) uma vez ou outra é normal. O real problema acontece quando isso é recorrente e quando a questão afeta a sua vida sexual. A partir daí, é preciso entender o que causa o problema e procurar ajuda para tratá-lo.

Prazer, sexo oral e penetração [Omenscast #42]

No nosso 42º episódio do Omenscast, o médico urologista João Brunhara vai dar dicas de como deixar o sexo mais “diferente”! Não estamos falando de nada super inusitado, mas de uma série de dicas que tornarão a relação mais prazerosa para ambos. A transcrição do áudio você poderá encontrar aqui.

A questão da ansiedade


Você já ouviu falar de ansiedade de performance? Essa é uma das grandes razões do por que os homens (principalmente os mais jovens) brocham.

Algumas vezes os homens se sentem pressionados a apresentar uma performance sexual impressionante para seus parceiros – ainda mais quando acreditam que aquela pessoa é mais bonita ou mais interessante que o usual. Nisso, a ansiedade toma conta e atrapalha o momento, dificultando a concentração e relaxamento, o que acaba atrapalhando também a ereção.

Algumas perguntas que podem surgir durante o sexo (e que podem indicar ansiedade de performance) são:

  • E se eu não conseguir manter a ereção?
  • E se eu for rápido demais?
  • Será que o meu parceiro ou minha parceira me acha atraente?
  • Será que meu pênis é pequeno/grande demais?

Essa também é uma causa comum de falta de ereção em jovens, principalmente quando se trata da primeira vez em um momento íntimo com terceiros. O ideal nessa hora é tentar relaxar e investir em preliminares, para tentar conhecer melhor o parceiro e se concentrar no momento. 

Porém, cuidado, a ansiedade de performance pode se tornar um ciclo vicioso. Se, geralmente, durante o sexo você fica ansioso, o ideal é procurar ajuda psicológica para cuidar do assunto.

A hora de colocar a camisinha

Outro problema comum que pode levar a “brochar” é a hora de colocar a camisinha. Antes de tudo, é importante lembrar que não existe comprovação científica nenhuma de que o látex faça a ereção desaparecer. O que pode acontecer é que a pessoa não tem o costume de colocar o preservativo durante o ato sexual. Com isso, muitos homens podem perder a potência na hora de colocar a proteção.

Existem algumas soluções interessantes para isso:

  • pode-se treinar colocar a camisinha durante a masturbação, para que não seja difícil ou para que não se precise pensar muito na hora de colocar o preservativo com a parceria;
  • a(o) parceira(o) pode ajudar na hora de colocar o preservativo ou utilizar preservativos femininos.

Fortaleça a sua ereção: urologistas disponíveis HOJE mesmo

Marcar Teleconsulta Agora

Consulte um médico pelo celular ou computador (a partir de R$ 79)

Problemas de ereção relacionados à idade


Já citamos acima alguns dos motivos psicológicos mais comuns, mas ainda existem motivos fisiológicos, ligados à saúde do corpo. Uma delas pode ser, inclusive, a idade. Então, é verdade que homem mais velho brocha com mais facilidade? 

Sabe-se que, com o passar do tempo, é mais comum homens passarem por uma falta ou uma perda de ereção. Isso acontece mais com quem geralmente não têm uma rotina saudável ou hábitos que promovem um bem estar geral na saúde. Mas é sim possível manter uma vida sexual ativa com uma idade mais avançada, desde que se tome providências para solucionar o problema. 

Quando o homem passa dos 50 anos, pode experienciar uma série de fatores que atingem diretamente a parte sexual. Dentre elas podemos citar:

  • redução dos níveis de testosterona;
  • hiperplasia prostática benigna, um aumento da próstata não relacionado a outras condições de saúde;
  • problemas cardíacos ou de pressão arterial;
  • uso de medicamentos para a pressão arterial ou para outras condições médicas.

Essas alterações fisiológicas normais, associadas com maus hábitos como fumar, a falta de exercício físico, uma alimentação ruim ou rica em gordura, estresse do dia a dia, etc. podem levar à perda de ereção.

A boa notícia é que com o acompanhamento médico adequado, é possível reverter a maioria dos casos e voltar a ter uma ótima vida sexual. Então, não deixe que o tabu te impeça de procurar ajuda.

“Falhas” na cama: como gerenciar (e evitar) a situação [Vídeo]

A famosa “broxada”, ou “falha” na hora H é um problema de ereção em um momento específico, que acontece com muitos homens ao longo da vida. Todo homem, que faz sexo já passou por aquele momento em que pensou “broxei”, não é? Mas isso é, necessariamente, um problema de disfunção erétil? E como superar essa questão? Como driblar problemas de falta de ereção? Como manter a ereção por muito tempo? Afinal, como melhorar a ereção? Enfim, como não broxar? Entenda tudo nesse vídeo.

Outras causas fisiológicas comuns


Homens jovens também podem “brochar” por causas fisiológicas. É por isso que associar a perda de ereção à idade não é correto. Dentre os pontos mais comuns que levam alguém jovem a brochar (além das causas psicológicas que já comentamos acima), estão o uso de algumas substâncias como o cigarro, álcool e até mesmo outras drogas.

Isso porque muitas delas afetam a circulação do sangue, principal responsável pela ereção (e pela duração da mesma). Então, vamos ver quais são essas drogas e por qual motivo elas podem fazer “brochar”:

Cigarro

É verdade que cigarro ajuda a brochar? Segundo a Sociedade Internacional de Medicina Sexual (ISSM), o cigarro afeta sim a ereção masculina. Exatamente por isso que essa condição foi adicionada, desde 2014, à lista de condições que fumar pode causar.

O cigarro pode afetar alguns pontos essenciais para ter uma boa saúde sexual:

  • afeta a circulação sanguínea peniana no geral;
  • endurece as artérias;
  • enfraquece o tecido muscular que precisa relaxar para que o sangue passe para o pênis;
  • diminui a produção de óxido nítrico, importante para obter ereções.

Tudo isso pode resultar na falta ou perda de ereções, além de uma ereção fraca quando ela acontece. Portanto, quanto antes se parar de fumar, melhor será para a vida sexual e para evitar perder uma ereção.

Álcool

E uma cerveja no fim de semana pode levar a brochar? 

O álcool pode afetar a ereção tanto a curto quanto a longo prazo.

A curto prazo, pesquisas realizadas em 2018 mostraram que o álcool afeta seu sistema nervoso central, o que atrapalha a informação que o cérebro passa para o pênis durante o processo de excitação. Além disso, o álcool provoca a desidratação do corpo, que libera angiostatina e que estreita a passagem do sangue. Ou seja, prejudica a circulação peniana durante a ereção.

Já quando falamos nos efeitos a longo prazo, o álcool pode danificar seriamente nossos vasos sanguíneos e facilitar o aparecimento de doenças cardíacas. Além disso, pode danificar permanentemente nosso sistema nervoso.

Fizemos uma pesquisa aqui junto ao Datafolha que concluiu que mais da metade (61%) dos homens que tiveram um problema de ereção nos últimos dois anos têm o costume de tomar bebidas alcóolicas no mínimo uma ou duas vezes por semana.

Outras drogas

Existem outras drogas, muitas delas medicamentos de uso controlado para depressão ou para a pressão arterial que podem provocar uma perda de ereção. O importante é sempre discutir com seu médico se esse efeito pode ser contornado ou o medicamento pode ser trocado. 

Além disso, outra pergunta comum é se a maconha pode provocar algum tipo de disfunção erétil e levar a brochar. Existem poucos estudos sobre o assunto, e os que existem entram em conflito. O que se pode especular é que os casos de perda de ereção ou ereção mais fraca estão mais associados aos químicos do cigarro e ao ato de fumar (que como vimos acima, pode ser prejudicial) do que com a maconha em si. 

Outro ponto a ser considerado é o de que a maconha pode causar uma dependência emocional. Quando o homem experimenta a droga e tem relações sexuais, pode acreditar que sua performance é melhor. Quando não se utiliza a droga, pode experimentar a perda da ereção por associar mentalmente uma boa performance à maconha.

A causa da sua dificuldade é psicológica? Tente a terapia ONLINE

Marcar Teleconsulta Agora

Consulte um psicólogo HOJE, por vídeo ou telefone, a partir de R$ 89

Como o parceiro se sente nessas situações?


Quando um dos parceiros “brocha”, existe outro tipo de preocupação: como o outro se sentiu nesse momento? É comum que terceiros se culpem mentalmente pela situação. Será que a aparência estava errada? Algo foi feito para que a ereção fosse perdida?

Dúvidas e ansiedade surgem não apenas na cabeça de quem “brochou”, mas também na cabeça de quem estava junto durante o acontecimento. 

Muitos perguntam para a gente:

Como a mulher se sente quando o homem brocha?

Quando falamos de parceiras mulheres, as principais perguntas envolvem a aparência e, também, a performance sexual. Algumas delas podem nem saber o que fazer quando isso acontecer e abordar o assunto de maneira agressiva ou com brincadeiras que podem acabar piorando a situação. 

É importante lembrar: em um primeiro momento, não queira discutir a relação ou quais as motivações para a perda da ereção, principalmente se for uma primeira vez ou se estiverem se conhecendo ainda. Caso o clima não tenha acabado, troquem carícias, mas não insista na penetração.

Aquele não é o momento ideal, mais tarde pode-se comentar sobre o assunto com leveza e calma, sem piadas desconfortáveis.

Além disso, não é necessário entrar em pânico e querer fazer mil e uma coisas para que o homem volte a ter uma ereção. Provavelmente isso só vai deixar a situação mais desconfortável.

Possíveis soluções: o que fazer quando o homem brocha?

Mas o que fazer se a perda de ereção se tornar um problema frequente? Não se deve comentar nada? Apesar de, no primeiro momento, o ideal é deixar estar, posteriormente pode-se retomar a conversa.

O ideal é observar se o problema pode estar vindo de fatores psicológicos ou fisiológicos. Além disso, conversar sobre o assunto e indicar possíveis soluções como terapia ou mesmo uma consulta com o urologista

Importante lembrar: homens não são máquinas


Quando se tem um olhar cheio de preconceitos, desinformação e regras que, na realidade, não funcionam muito bem, a sexualidade pode se tornar algo enfadonho e complicado. Quando não se entende o outro, a situação só piora. A nossa sociedade está cheia desses pequenos preconceitos, que no fim não ajudam ninguém.

Brochar é visto como uma forma de perda da masculinidade, exatamente porque a sociedade em geral espera que o homem esteja sempre pronto para o ato sexual. E isso de forma alguma é verdade. 

Homens, assim como mulheres, não estarão “em ponto de bala” sempre que forem acariciados ou que tiverem contato com alguém que gostam. Existirão dias em que o sexo não estará em primeiro lugar.

O ideal é aproveitar a intimidade de casal de outras formas para além do sexo. Assim é possível construir uma relação saudável e prazerosa a todo momento.


Referências

Consulte online um médico ou psicólogo especializado em sexualidade

A Omens é uma plataforma de saúde dedicada à saúde sexual e mental, que reúne médicos urologistas, terapeutas sexuais e farmacêuticos com o objetivo de construir soluções seguras, de qualidade e acessíveis a todos.

Por isso, a plataforma permite que você consulte online médicos especialistas em temas sobre sexualidade, além de psicólogos sexólogos. As consultas online podem ser feitas por mensagens, pelo celular ou por videochamada, por exemplo, além de apresentar muitas outras vantagens:

  • Consulte um médico ou psicólogo especializado na área, que trata diariamente de problemas relacionados ao sexo.
  • Pague menos da metade do valor de uma consulta presencial com um urologista.
  • Agende uma consulta para o mesmo dia! (no Brasil, aliás, muitos pacientes têm de esperar vários meses até conseguir agendar uma consulta presencial com um urologista)
  • Peça pela plataforma os medicamentos necessários para o seu tratamento e, então, eles serão entregues discretamente na sua casa por uma farmácia certificada
  • Além disso, evite o desconforto ou a vergonha na sala de espera de um consultório ou em farmácias

6 comentário(s) sobre “O que significa “brocha”?

  1. CARLOS DA SILVA GARIN says:

    tenho falta de ereção, mas tenho desejo. TIVE DUAS TROMBOSES NA PERNA ESQUERDA, A ÚLTIMA FOI EM 21012. TOMO ANTICOAGULANTE VARFARINA 5MG LOSARTANA POTÁSSICA DE 50MG, SINVASTATINA E HIDROCOLOTIAZIDA. COMO TENHO “PENFIGÓIDE BOLHOSO AS VEZES TENHO QUE TOMAR LOSARTANA DE 20MG. TENHO 85 ANOS.

  2. LINDALVA Lima Freitas says:

    Namorei um homem de 73 anos nunca broxou nós deixamos e comecei com outro.
    Mas novo infelizmente o negócio é fraco
    Não consegui ficar em pé não sei o que faço.

  3. PLINIO OSVALDO BRESSAN says:

    As próteses penianas rígidas mantém o pênis tão ereto quanto na hora da ereção máxima durante o ato sexual ou ele fica “borrachudo” ?
    E quando em repouso, como ele fica? : super ereto ou semi ereto (borrachudo).

  4. PLINIO OSVALDO BRESSAN says:

    Achei o site muito bom.
    Tenho 68 anos e sempre fiz uso de Sildenafila e agora Tadalafila que resolviam o meu problema de ereção originado por “ansiedade de performance”.
    Ocorre que há algum tempo passei a tomar remédios para pressão alta (lozartana e anlodipino), hiperplasia prostática benigna (transulosina) e depressão e ansiedade (venlafaxina e rivotril) e desde então tive uma queda severa da libido, que impede ou prejudica muito as ereções, mesmo fazendo uso de tadalafila 20mg diário.
    Como resolver isso sem ter que tomar injeções intracavernosas ?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?