Os limites da técnica “start-stop” contra a ejaculação rápida

o start stop não trata de verdade a ejaculação precoce
BLOG OMENS / Ejaculação precoce
logo da Omens
Escrito por

Caio Vega

Dr. João Arthur Brunhara Alves Barbosa
Revisado por

Dr. João Brunhara

CRMSP 161.642
Última atualização

6 de dezembro 2022

Embora a técnica “start-stop” seja uma abordagem para controlar o próprio prazer e retardar a vontade de ejacular, ela tem certas limitações. Aliás, como veremos, ainda que esse método possa ajudar a desacelerar o ritmo, é provável que ele não seja muito prazeroso – especialmente para a parceira ou parceiro. Porque “parar e recomeçar” tem algumas vantagens… Mas várias desvantagens… Principalmente em se tratando de uma relação heterossexual, pois se sabe que o prazer feminino pode cair a qualquer momento.

Vamos propor uma forma alternativa de praticar essa técnica e de como ir além dela. Para maiores conselhos e informações, consulte um médico especializado em saúde sexual masculina.

Como aplicar o exercício?


O princípio dessa técnica é bastante simples. Ela se baseia no nosso conhecimento sobre o reflexo da ejaculação.

Veja como funciona a ejaculação masculina:

No momento do orgasmo, os músculos do períneo se contraem e, quando um certo limite é ultrapassado (também conhecido como o “ponto sem retorno”), a ejaculação ocorre inevitavelmente.

A técnica de Start Stop consiste, portanto, em saber localizar esse momento do ponto sem retorno para diminuir o ritmo e evitá-lo. Na verdade, trata-se de controlar a própria excitação e fazê-la cair antes do momento crítico do orgasmo.

O homem precisaria, assim, sentir esse reflexo da ejaculação e interromper os seus movimentos: quando a excitação tiver diminuído o suficiente, ele pode voltar à ação (o que não significa necessariamente voltar à penetração).

Daí a expressão start-stop: começar, parar, iniciar de novo…

Dapoxetina [Omenscast #6]

No sexto episódio do Omenscast, o médico urologista João Brunhara apresentará tudo sobre a Dapoxetina, incluindo como funciona a sua venda no Brasil, como utilizá-la e quais podem ser seus efeitos colaterais. A transcrição do áudio você poderá encontrar aqui.

Start-stop funciona?


Essa técnica tem pelo menos duas desvantagens.

Em primeiro lugar, ela não ensina como controlar os músculos da ejaculação: o “exercício” não se concentra no desenvolvimento muscular, mas apenas na tentativa de relaxar.

Parar e recomeçar pode ajudar a desacelerar a ejaculação, mas a pessoa não adquire realmente o controle da própria ejaculação. É apenas uma pausa, porque você sabe que a ejaculação está próxima e não consegue fazer outra coisa se não interromper o sexo, tudo para evitar o orgasmo.

Em segundo lugar, isso quebra a naturalidade da relação sexual. Possivelmente, para a sua parceira ou parceiro, parar de repente pode fazer a excitação diminuir significativamente. E, mesmo que a relação continue depois, pode não ser tão boa para ambos.

Na verdade, o Start Stop contorna um pouco o problema: ele mais esconde a dificuldade do que realmente resolve. Do ponto de vista do prazer sexual, é improvável que os parceiros se satisfaçam e se divirtam, mesmo que o sexo dure um pouco mais.

A duração ideal do sexo [Vídeo]

Afinal, quanto dura o sexo ideal? Transar bem tem relação com o tempo? O que dizem tanto as mulheres quanto os homens com relação ao sexo? Muitos homens acham que durar mais tempo tem relação com como transar bem. Se você acredita que saber um tempo médio pode te ajudar em como transar melhor, esse vídeo pode te ajudar. E quanto tempo configura um caso de ejaculação precoce? Será que, no fim, você realmente dura pouco tempo? Venha entender mais sobre assunto, incluindo algumas dicas para o sexo!

Como aprimorar essa técnica?

Essa técnica pode ser melhor utilizada se o homem que está fazendo as “pausas” estiver totalmente concentrado na(o) parceira(o). Ou seja, se ele interromper os próprios movimentos para atrasar a ejaculação, não deve ficar parado e esperar que a vontade de gozar passe!

Então, se você decidir fazer essa pausa, continue com a relação sexual sem penetração mesmo e preste atenção na outra pessoa: continue com sexo oral, carícias, talvez brinquedos sexuais… Esse momento não deve ser visto como uma pausa, mas como uma continuação do sexo!

Isso pode diminuir a excitação antes focada no pênis, e depois você pode pensar em retomar a penetração. 

Uma observação rápida: pensar em outra coisa (algo pelo qual você não se sinta atraído) para diminuir sua excitação também é uma péssima opção… Você corre o risco de perder a ereção ou ter uma experiência muito ruim!

Indo além das “técnicas rápidas”!


Há várias abordagens comportamentais ou medicamentosas que proporcionam melhores resultados a longo prazo sobre a questão da ejaculação precoce. E, acima de tudo, são soluções que ajudam o homem a sentir mais prazer com sua parceira ou parceiro.

Você pode visualizar aqui todos os tratamentos disponíveis até o momento.

Para métodos baseados em treinamentos psicológicos e físicos, existe agora o Programa CONTROL.

Trata-se de uma terapia intensiva que propõe exercícios físicos e mentais que devem ser realizados todos os dias (em conjunto com uma equipe de instrutores) e permite resultados reais a longo prazo, desenvolvendo os diferentes mecanismos da ejaculação – tudo online.

Não é uma abordagem psicológica ou física, ou medicamentosa: ela engloba todos os recursos para o homem assumir o controle do próprio prazer.

Por exemplo, indo além de técnicas limitadas como o start-stop, o Programa CONTROL ensina a fortalecer a musculatura do períneo e administrar melhor a chegada da ejaculação.

Com o tempo, o objetivo é poder continuar as relações sexuais sem ter que interromper o ato e, assim, não acabar com a própria excitação e manter o sexo prazeroso para os dois!

CONTROLE a ejaculação com este treinamento online


Baixar 1ª Aula Grátis

Aprenda 13 técnicas elaboradas por urologistas e garanta tratamento DEFINITIVO

Conclusão


Esperamos ter te dado algumas ideias de como melhorar a técnica Start Stop.

Tenha em mente que existem métodos mais abrangentes que hoje em dia permitem trabalhar os diferentes aspectos da ejaculação: tanto o psicológico como o físico.

Você pode consultar um urologista para determinar a melhor abordagem para você.


Referências

Consulte online um médico ou psicólogo especializado em sexualidade

A Omens é uma plataforma de saúde dedicada à saúde sexual e mental, que reúne médicos urologistas, terapeutas sexuais e farmacêuticos com o objetivo de construir soluções seguras, de qualidade e acessíveis a todos.

Por isso, a plataforma permite que você consulte online médicos especialistas em temas sobre sexualidade, além de psicólogos sexólogos. As consultas online podem ser feitas por mensagens, pelo celular ou por videochamada, por exemplo, além de apresentar muitas outras vantagens:

  • Consulte um médico ou psicólogo especializado na área, que trata diariamente de problemas relacionados ao sexo.
  • Pague menos da metade do valor de uma consulta presencial com um urologista.
  • Agende uma consulta para o mesmo dia! (no Brasil, aliás, muitos pacientes têm de esperar vários meses até conseguir agendar uma consulta presencial com um urologista)
  • Peça pela plataforma os medicamentos necessários para o seu tratamento e, então, eles serão entregues discretamente na sua casa por uma farmácia certificada
  • Além disso, evite o desconforto ou a vergonha na sala de espera de um consultório ou em farmácias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?