Os limites da técnica “start-stop” contra a ejaculação rápida

o start stop não trata de verdade a ejaculação precoce
BLOG OMENS / Ejaculação precoce
Escrito por

Caio Vega

Revisado por

Dr. João Brunhara

CRMSP 161.642
Última atualização

18 de agosto 2021

Embora a técnica “start-stop” seja uma abordagem para controlar o próprio prazer e retardar a vontade de ejacular, ela tem certas limitações. Aliás, como veremos, ainda que esse método possa ajudar a desacelerar o ritmo, é provável que ele não seja muito prazeroso – especialmente para a parceira ou parceiro. Porque “parar e recomeçar” tem algumas vantagens… Mas várias desvantagens… Principalmente em se tratando de uma relação heterossexual, pois se sabe que o prazer feminino pode cair a qualquer momento.

Vamos propor uma forma alternativa de praticar essa técnica e de como ir além dela. Para maiores conselhos e informações, consulte um médico especializado em saúde sexual masculina.

Como aplicar o exercício?

O princípio dessa técnica é bastante simples. Ela se baseia no nosso conhecimento sobre o reflexo da ejaculação.

Veja como funciona a ejaculação masculina:

No momento do orgasmo, os músculos do períneo se contraem e, quando um certo limite é ultrapassado (também conhecido como o “ponto sem retorno”), a ejaculação ocorre inevitavelmente.

A técnica de Start Stop consiste, portanto, em saber localizar esse momento do ponto sem retorno para diminuir o ritmo e evitá-lo. Na verdade, trata-se de controlar a própria excitação e fazê-la cair antes do momento crítico do orgasmo.

O homem precisaria, assim, sentir esse reflexo da ejaculação e interromper os seus movimentos: quando a excitação tiver diminuído o suficiente, ele pode voltar à ação (o que não significa necessariamente voltar à penetração).

Daí a expressão start-stop: começar, parar, iniciar de novo…

Dapoxetina [Omenscast #6]

No sexto episódio do Omenscast, o médico urologista João Brunhara apresentará tudo sobre a Dapoxetina, incluindo como funciona a sua venda no Brasil, como utilizá-la e quais podem ser seus efeitos colaterais. A transcrição do áudio você poderá encontrar aqui.

Start-stop funciona?

Essa técnica tem pelo menos duas desvantagens.

Em primeiro lugar, ela não ensina como controlar os músculos da ejaculação: o “exercício” não se concentra no desenvolvimento muscular, mas apenas na tentativa de relaxar.

Parar e recomeçar pode ajudar a desacelerar a ejaculação, mas a pessoa não adquire realmente o controle da própria ejaculação. É apenas uma pausa, porque você sabe que a ejaculação está próxima e não consegue fazer outra coisa se não interromper o sexo, tudo para evitar o orgasmo.

Em segundo lugar, isso quebra a naturalidade da relação sexual. Possivelmente, para a sua parceira ou parceiro, parar de repente pode fazer a excitação diminuir significativamente. E, mesmo que a relação continue depois, pode não ser tão boa para ambos.

Na verdade, o Start Stop contorna um pouco o problema: ele mais esconde a dificuldade do que realmente resolve. Do ponto de vista do prazer sexual, é improvável que os parceiros se satisfaçam e se divirtam, mesmo que o sexo dure um pouco mais.

Consulte um urologista online e receba o tratamento na sua casa

Teleconsultas (por chat, vídeo ou celular) com médicos especialistas em saúde sexual masculina: a partir de R$ 69.

Prescrição médica e entrega a domicílio de medicamentos e tratamentos manipulados – incluindo a dapoxetina!

Agendar Teleconsulta

e solicitar medicamento!

Como aprimorar essa técnica?

Essa técnica pode ser melhor utilizada se o homem que está fazendo as “pausas” estiver totalmente concentrado na(o) parceira(o). Ou seja, se ele interromper os próprios movimentos para atrasar a ejaculação, não deve ficar parado e esperar que a vontade de gozar passe!

Então, se você decidir fazer essa pausa, continue com a relação sexual sem penetração mesmo e preste atenção na outra pessoa: continue com sexo oral, carícias, talvez brinquedos sexuais… Esse momento não deve ser visto como uma pausa, mas como uma continuação do sexo!

Isso pode diminuir a excitação antes focada no pênis, e depois você pode pensar em retomar a penetração. 

Uma observação rápida: pensar em outra coisa (algo pelo qual você não se sinta atraído) para diminuir sua excitação também é uma péssima opção… Você corre o risco de perder a ereção ou ter uma experiência muito ruim!

Indo além das “técnicas rápidas”!

Há várias abordagens comportamentais ou medicamentosas que proporcionam melhores resultados a longo prazo sobre a questão da ejaculação precoce. E, acima de tudo, são soluções que ajudam o homem a sentir mais prazer com sua parceira ou parceiro.

Você pode visualizar aqui todos os tratamentos disponíveis até o momento.

Para métodos baseados em treinamentos psicológicos e físicos, existe agora o Programa CONTROL.

Trata-se de uma terapia intensiva que propõe exercícios físicos e mentais que devem ser realizados todos os dias (em conjunto com uma equipe de instrutores) e permite resultados reais a longo prazo, desenvolvendo os diferentes mecanismos da ejaculação – tudo online.

Não é uma abordagem psicológica ou física, ou medicamentosa: ela engloba todos os recursos para o homem assumir o controle do próprio prazer.

Por exemplo, indo além de técnicas limitadas como o start-stop, o Programa CONTROL ensina a fortalecer a musculatura do períneo e administrar melhor a chegada da ejaculação.

Com o tempo, o objetivo é poder continuar as relações sexuais sem ter que interromper o ato e, assim, não acabar com a própria excitação e manter o sexo prazeroso para os dois!

Conclusão

Esperamos ter te dado algumas ideias de como melhorar a técnica Start Stop.

Tenha em mente que existem métodos mais abrangentes que hoje em dia permitem trabalhar os diferentes aspectos da ejaculação: tanto o psicológico como o físico.

Você pode consultar um urologista para determinar a melhor abordagem para você.

Fontes

Consulte um médico especializado em sexualidade na Omens

A Omens é uma plataforma de saúde dedicada ao homem. Ela reúne médicos urologistas e farmacêuticos com o objetivo de construir soluções seguras, de qualidade e acessíveis a todos.

A plataforma permite que você consulte online médicos especialistas em temas sobre sexualidade. A consulta online pode ser feita por mensagens, pelo celular ou por videochamada, além de apresentar muitas outras vantagens:

  • Consulte um médico especializado na área, que trata diariamente de problemas relacionados ao sexo
  • Pague menos da metade do valor de uma consulta presencial com um urologista
  • Agende uma consulta para o dia seguinte! (no Brasil, muitos pacientes têm de esperar vários meses até conseguir agendar uma consulta presencial sobre problemas sexuais com um urologista)
  • Peça pela plataforma os medicamentos necessários para o seu tratamento e eles serão entregues discretamente na sua casa por uma farmácia certificada
  • Evite o desconforto ou a vergonha na sala de espera de um consultório ou em farmácias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *