A prótese peniana (também chamada de implante peniano) é um possível tratamento para a impotência sexual (disfunção erétil). Esse dispositivo, semirrígido ou inflável, deve permitir que o pênis esteja suficientemente duro, tornando a penetração possível durante as relações sexuais.
Mas como funciona a prótese dentro dos corpos cavernosos?
Índice
A prótese peniana e a anatomia do pênis
A prótese peniana será instalada no pênis, o órgão masculino utilizado durante as relações sexuais e para o ato de urinar.
O pênis é constituído por dois corpos cavernosos e um corpo esponjoso que envolve a uretra (o canal por onde é liberada a urina), antes de terminar na glande. A membrana espessa que cobre os corpos cavernosos é chamada de albugínea.
Em seguida, uma pele fina envolve o pênis (a pele visível externamente) terminando no prepúcio, uma pequena dobra de pele que cobre a glande (a menos que o homem seja circuncidado).
Por fim, os nervos e artérias que compõem o pênis permitem a ereção e fazem dele um órgão muito sensível.
O objetivo do implante peniano
A prótese peniana deve substituir o mecanismo natural de ereção do pênis (corpos cavernosos) pela instalação de implantes semi-rígidos ou infláveis.
O que é uma prótese peniana (ou implante peniano)?
É um dispositivo médico implantado diretamente nos corpos cavernosos do pênis. O implante de pênis não pode ser visto por fora, pois está bem integrado ao órgão sexual masculino.
A prótese peniana é feita de biomateriais, normalmente bem aceitos pelo corpo humano; existem, por exemplo, outras próteses com os mesmos componentes: marcapassos, próteses mamárias, próteses testiculares…
Enfim, para os homens que pretendem realizar essa operação, lembrem-se de que ela se trata de um último recurso, quando todos os outros tratamentos para impotência sexual falharam: medicação oral, injeções intracavernosas ou outros tratamentos locais.
Assim, essa condição é preferível em caso de disfunção erétil grave e irreversível.
Cirurgia de implante peniano: quanto custa e qual a melhor [Omenscast #23]
No nosso 23º episódio do Omenscast, o médico urologista João Brunhara vai falar sobre a prótese peniana, um tratamento bastante procurado por quem tem uma disfunção erétil mais grave. A transcrição do áudio você poderá encontrar aqui.
Preparação para o procedimento
Em primeiro lugar, são necessários exames de sangue e urina antes da cirurgia.
Então, o anestesista ou o cirurgião também pode prescrever exames mais específicos, dependendo do estado de saúde do paciente.
Se houver uma infecção urinária, a operação terá de ser adiada a fim de tratar a infecção.
Por fim, antes da cirurgia, os tratamentos antiplaquetários ou anticoagulantes devem ser interrompidos (quando possível).
Também se prescreve uma profilaxia antibiótica. Ocasionalmente pode-se associá-la à aplicação de antibióticos no dispositivo de implante.
Quais próteses penianas existem e para que servem? [Vídeo]
Quando se fala em problemas de ereção (a famosa disfunção erétil), uma solução que vem à mente dos homens é a prótese peniana.
Afinal, o que são as próteses penianas maleáveis, semirrígidas e infláveis? E muitos falam em prótese peniana para aumentar o pênis, mas será que isso realmente funciona? E quando se recomenda uma cirurgia de prótese peniana? O Dr. João Brunhara responde a todas essas perguntas.
Implantação da prótese peniana: 24 a 72 horas de hospitalização
O paciente é internado no hospital na véspera ou na manhã da operação. Isso porque esse curto período de tempo antes da operação ajuda nas avaliações finais e nos preparativos para a cirurgia.
O anestesista escolherá, então, entre 2 tipos de anestesia dependendo dos critérios médicos do paciente (e talvez pensando no que ele deseja): raquianestesia ou anestesia geral.
Anteriormente o urologista terá apresentado e explicado os diferentes tipos de próteses penianas, as suas vantagens, desvantagens e possíveis riscos e limitações.
No entanto, é o urologista que tomará a decisão final, devido a fatores técnicos imprevisíveis antes da operação, que podem afetar a escolha do paciente. Os caminhos cirúrgicos mais utilizados normalmente são:
- incisão penoscrotal: parte inferior do pênis e parte superior da bolsa escrotal
- incisão supra-púbica: a área em frente ao púbis, acima da base do pênis
- às vezes, uma combinação dos dois caminhos anteriores
- em casos raros, é necessária uma incisão adicional a nível abdominal
O dispositivo de implante peniano é instalado por um cirurgião urologista de acordo com as recomendações do fabricante e as condições médicas do paciente (fibrose dos corpos cavernosos, histórico médico, etc.).
- No caso de implante de pênis semirrígido: basta colocar uma prótese em cada corpo cavernoso
- Se a escolha for pelo implante de prótese inflável, será introduzida uma prótese em cada corpo cavernoso, além de um reservatório que fica escondido na região inguinal e uma bomba que fica colocada ao lado dos testículos, dentro da bolsa testicular.
A hospitalização é geralmente rápida, durando de 24 a 72 horas.
Obtenha um tratamento definitivo para disfunção erétil grave
Marcar Teleconsulta AgoraConsulte ONLINE um urologista especializado em técnicas modernas
Vantagens e desvantagens dos diferentes tipos de próteses penianas
Existem diferentes tipos de próteses:
- as próteses semirrígidas,
- os implantes infláveis com um total de 4 componentes.
Vamos abordar logo a seguir as vantagens e desvantagens de ambos implantes penianos:
Implantes semirrígidos ou maleáveis
São implantes de silicone, mas a sua haste é feita de um material que confere a rigidez necessária para as relações sexuais. Ele apresenta a vantagem de manter a forma dada pelas mãos.
Vantagens:
- procedimento rápido e simples
- o risco de infecção é baixo
- simples de usar: só tem que posicionar o pênis como desejar
- valores: tem custos menores, sendo coberto por boa parte dos convênios e está disponível até em alguns hospitais do SUS
- além disso, os riscos de defeitos a longo prazo são muito menores
Desvantagens:
- o implante permanece sempre rígido, mesmo quando se abaixa manualmente o pênis
- pode incomodar durante um exame urológico endoscópico através da uretra
- pode interferir na vida cotidiana, como ao se vestir com trajes de banho ou esportivos, por exemplo.
Os riscos dessa prótese:
- risco de fratura da prótese: o implante deve então ser substituído
- dor crônica (com possível erosão da glande) que requer a substituição por um outro implante
Os implantes infláveis com 4 volumes
Os dois implantes são, desta vez, cilindros ocos ligados a um reservatório e a uma bomba.
A vantagem desse processo é que assim o pênis fica flexível em repouso (estado flácido): ele infla por pressões sucessivas na bomba, enchendo os cilindros, para permitir a ereção.
Em outro local da bomba ou da prótese (dependendo do modelo), uma pressão permitirá que os cilindros se esvaziem e retornem o pênis ao seu estado normal.
Vantagens:
- é possível deixar o pênis flácido
- sua utilização é relativamente simples, mesmo que a instalação requeira um cirurgião habilitado e experiente
Desvantagens e riscos:
- às vezes complicado de usar, para alguns homens
- a bomba é às vezes visível e palpável através da bolsa escrotal
- possíveis vazamentos ou mau funcionamento da bomba: nesse caso, é possível uma revisão
- trata-se de uma prótese peniana com valores bem mais altos: além de os custos serem maiores, não é coberta pela maioria dos convênios e também não está disponível no SUS
Como os problemas de ereção podem se desenvolver com o passar dos anos [Vídeo]
Muitos pensam que problemas de ereção só ocorrem com homens mais velhos, mas a disfunção erétil em jovens está muito presente hoje em dia. Você sabe o que provocam esses problemas de ereção? Então, acompanhe com o Dr. João Brunhara a evolução da disfunção erétil, incluindo sintomas, tratamento e os problemas de ereção psicológicos.
O resultado da operação e a alta do paciente
Normalmente se faz a remoção de curativos, drenos e sondas no dia seguinte à operação. A volta para casa é, então, possível no dia seguinte ou nos dias seguintes à avaliação médica.
O paciente pode recorrer a uma enfermeira para cuidar da cicatrização, mas alguns cuidados também podem ser feitos em casa por alguns dias.
O médico prescreverá analgésicos e o paciente terá de evitar qualquer atividade sexual: nada de utilizar o implante de pênis durante cerca de 6 semanas após a operação. Dessa forma, normalmente é possível uma recuperação adequada.
Dependendo da profissão, pode ser necessária uma pausa no trabalho.
Obtenha um tratamento definitivo para disfunção erétil grave
Marcar Teleconsulta AgoraConsulte ONLINE um urologista especializado em técnicas modernas
Riscos e complicações da prótese peniana
Na maior parte das vezes, a operação corre bem e sem complicações. Mas, como qualquer ato cirúrgico, a instalação de uma prótese peniana envolve riscos e complicações:
- complicações relacionadas à saúde geral do paciente e à anestesia
- um risco de infecção raro, mas possível
- risco de hematoma
- falha mecânica da prótese que requer substituição ou revisão do procedimento
- pouca satisfação sexual apesar de um bom funcionamento do implante: redução do comprimento do pênis quando o implante é insuflado, glande mole ou sensível
Acompanhamento pós-operatório e conclusões
De 4 a 6 semanas após a operação, está prevista uma consulta para controlar a qualidade da cicatrização e o funcionamento da prótese.
Da mesma forma, várias consultas podem ser necessárias para o paciente aprender como funciona o implante e como manuseá-lo.
Além disso, certos sinais devem alertar o paciente a procurar uma consulta com um urologista ou procurar um atendimento de emergência:
- uma piora na dor
- uma cicatriz purulenta
- inchaço (hematoma, edema) do pênis acompanhado de febre
Enfim, em todos os casos, é importante seguir com o acompanhamento médico e consultar um urologista caso haja qualquer dúvida.
Fontes
- Pedro Romanelli de Castro, Raul G. Â. Pinheiro, Ricardo Hissashi Nishimoto, Luiz O. Torres, David L. Abelha Júnior, José E. F. Távora. Implante de prótese peniana maleável: análise de 87 pacientes consecutivos.
- Nuno Monteiro Pereira. Terapêutica da disfunção eréctil. Próteses penianas.
- Brazilia Journal of Health Review, volume 3, número 3 (2020). Percepção do homem sobre o implante da prótese peniana: Uma contribuição para a enfermagem.
- Blog da OMENS. Índice Internacional de Função Erétil (International Index of Erectile Function – IIFE).
Gostaria de saber depois da retirada da próstata, com quanto tempo posso passar para colocar uma prótese pensando pois estou mim organizando financeiramente?j
Estou em uma duvida atroz. Moro nos USA e tenho avprotese paga pelo meu seguro médico. Posso escolher entre inflável ou semi rígida. Pelo que li a semi rígida oferece menos risco de manutenção. Isto é correto?
Acho que tudo depende da experiência do médico ou urologista. Sou estrangeiro, tive que deslocar em São Paulo ter com Dr. P. Egídio, colocou-me uma protese estou a caminho de um ano nunca tive problemas tanto das injecções como das dores. É cara mais para a nossa saúde o dinheiro em nada serve, pelo contrário ganhei auto-estima.
QUAIS O TIPO DE EXAMES QUE O PACIENTE PRECISA FAZER PARA VER SE É POSSIVEL FAZER O IMPLANTE… E QUANTO CUSTA A CIRURGIA?
Tenho interesse.
Bom dia amigos aceita convênio Bradesco rede nacional?
011 99649-5174
Tenho interesse em receber informações sobre tratamentos com prótese peniana
Agradeço
Eu fiz e tive problema de infecção foi nescessário retirar isso após quase 60 dias. Fiquei 10 dias internado com drenos, sonda e tratamento com antibióticos com acesso central na jugular. Não tive febre somente espécie de balanite com dor moderada. Foi administrado antibióticos anteriormente em casa sem resultados. Estou aguardando a substituição da prótese maleável para daqui a 30 dias.
Gostei. Só ñ tenho dinheiro
Bom dia!
Vocês atendempara consultas prelimilares por algum plano, se não qual o valor da consulta.
Bom dia, Ricardo! No momento ainda não temos parceria com planos de saúde. Os médicos presentes na plataforma Omens atendem apenas no particular e cobram a partir de R$ 79.
Quais marcas existem de próteses peniana inflável ? Qual a melhor ? E os preços ?
Atualmente há disponibilidade no mercado brasileiro da prótese da AMS (Boston Scientific) e da Coloplast. Ambas são consideradas de boa qualidade. No Brasil boa parte dos cirurgiões têm como referência a da AMS, mas isso varia. Os valores da prótese costumam ser a partir de 60 mil reais, mas esse número é sujeito a oscilações da taxa de câmbio e outras variáveis.
Meu marido tem 72 anos e fez retirada da próstata, Ele pode colocar uma prótese peniana?
Sim, sem dúvidas é uma ótima opção para pacientes com dificuldades na ereção após essa cirurgia de próstata. Aconselhe seu marido a marcar uma consulta com urologista especializado nessa área sexual (ou até mesmo vá com ele) para descobrir as possibilidades de tratamento, desde medicações por via oral, injetáveis no pênis, até a colocação de uma prótese peniana. A prótese peniana, quando bem indicada, tem níveis de satisfação muito altos. Conte com nossa equipe parceira.