Uretrite gonocócica: sintomas e tratamento

lápis machucado simulando uma uretrite masculina
BLOG OMENS / Sexualidade
logo da Omens
Escrito por

Seth Zanette

Dr. João Arthur Brunhara Alves Barbosa
Revisado por

Dr. João Brunhara

CRMSP 161.642
Última atualização

27 de março 2023

Você já deve ter ouvido falar da uretrite, uma inflamação causada no trato urinário que pode estar associada a diversas causas. Essa condição de saúde pode se dividir em gonocócica e não gonocócica.

No artigo de hoje, a Omens vai te ajudar a entender melhor o que é e como remediar a uretrite gonocócica, ou seja, aquela causada pela gonorreia (da não gonocócica trataremos neste outro artigo). Então, continue acompanhando e previna-se contra esse tipo de problema:

O que é a uretrite gonocócica?


Mas o que é uretrite? Se trata de uma inflamação na uretra. 

No caso, a uretrite gonocócica é a inflamação na uretra causada pela bactéria da gonorreia (Neisseria gonorrhoeae). Essa é uma infecção que pode afetar tanto homens quanto mulheres, sendo transmitida através do contato sexual.

Geralmente, a uretrite gonocócica é menos comum do que a não-gonocócica. No entanto, quando presente, a uretrite pode facilitar outros tipos de infecções sexualmente transmissíveis, como por exemplo o HIV.  Segundo pesquisas, a quantidade de vírus HIV em secreções de homens com uretrite com causas infecciosas (gonocócica ou causada por clamídia) é maior.

Uretrite gonocócica masculina

A uretrite gonocócica masculina pode ser transmitida em relações sexuais com outros homens ou com mulheres.

Na relação sexual com mulheres, é mais frequentemente transmitida através da relação sexual com penetração do que através do sexo oral. Por outro lado, no caso da relação sexual com parceiros homens, o sexo oral pode ser a forma de transmissão mais comum

Nas suas complicações, a uretrite gonocócica masculina pode passar para o ânus ou a infecção pode atingir a corrente sanguínea.

Uretrite gonocócica feminina

Quando se trata de uretrite gonocócica feminina, as chances de aquisição da infecção são relativamente menores. Assim, a incidência global desse tipo de uretrite é de 20 mulheres a cada 1.000, em comparação com 26 casos a cada 1.000 homens.

A principal forma de transmissão de homens para mulheres é através da relação sexual com penetração (de 50% até 73% dos casos).

Nos casos da uretrite gonocócica feminina as complicações afetam a fertilidade. 

Consulte um urologista ONLINE e inicie seu tratamento hoje

Marcar Teleconsulta Agora

Receba receita médica, remédios e encaminhamento para exames

Causas: o que provoca a uretrite gonocócica?


A uretrite gonocócica é transmitida principalmente através do contato sexual, seja oral, seja através de penetração (vaginal ou anal). Dessa forma, a bactéria transmitida, a Neisseria gonorrhoeae, se instala no trato urinário e provoca a inflamação na uretra. 

Existem também certos fatores de risco que podem levar à transmissão da doença. A maioria dos pacientes acometidos por essa inflamação são jovens, com vida sexual ativa, tanto homens quanto mulheres. Mas há uma incidência maior em pacientes do sexo masculino e que têm relação com outros homens.

Sintomas da inflamação na uretra


Os principais sintomas da uretrite gonocócica são:

  • prurido forte na região íntima;
  • ardência, desconforto ou dor ao urinar (disúria);
  • corrimento vaginal e dores na região pélvica;
  • sensação de peso no períneo para pacientes do sexo masculino;
  • corrimento purulento via uretral;
  • aumento do número de micções;
  • febre.

Após três meses da infecção, em mais de 90% dos casos a uretrite gonocócica se tornou assintomática. Mas ela NÃO se cura sozinha, os sintomas apenas não aparecem.

Por isso, procure um médico urologista ou ginecologista assim que aparecem os primeiros sintomas. As complicações da uretrite gonocócica podem levar a infertilidade (tanto em homens quanto em mulheres), portanto é importante tratar a infecção o quanto antes.

Quanto tempo levar para os sintomas aparecerem?

Os sintomas da uretrite gonocócica podem demorar alguns dias para aparecerem ou se instalarem nas 24 primeiras horas da infecção. O período de incubação costuma durar de 2 até 5 dias e, depois disso, os sintomas evoluem significativamente.

Mas cuidado: existem pacientes em que os primeiros sintomas aparecem em até 90 dias após a relação sexual sem proteção! Então, se você fez sexo sem camisinha e acredita que pode estar infectado, realize exames para descartar de fato qualquer infecção.

Como não perder a ereção na hora de colocar a camisinha? [Vídeo]


Problemas de ereção quando se coloca o preservativo é muito comum. “Brochar” no momento de por a camisinha infelizmente acontece mais do que esperamos, e os motivos podem ser vários: desconcentração, ansiedade, nervosismo, etc. Mas como por a camisinha sem passar por um problema de ereção? Pode ser necessário um medicamento para disfunção erétil? Entenda!

Tratamento


O tratamento para uretrite é geralmente feito com antibióticos.

Pode ser utilizada a azitromicina em dosagem única, a ceftriaxona via intramuscular ou ainda a ciprofloxacina por via oral de 12 em 12 horas por 3 a 7 dias. Em algumas situações, os pacientes com uretrite gonocócica também podem receber indicação para tratamentos de infecção por clamídia. Isso porque existem chances do paciente estar com uma infecção simultânea (tanto pela gonorreia quanto pela clamídia). É importante que durante o tratamento não sejam praticadas relações sexuais, para evitar a reinfecção.

Após 7 dias da aplicação do tratamento para uretrite, os sintomas já devem entrar em remissão. Se não houver melhora, é necessário realizar novos exames e se certificar que não houve recontaminação

Como é feito o diagnóstico?

Procurar um médico urologista ou ginecologista quando existirem os primeiros sintomas ou mesmo após ter relações sexuais sem proteção é essencial. Como dissemos anteriormente, os sintomas da uretrite gonocócica podem cessar em 3 meses, mesmo que ainda haja uma infecção ocorrendo. Para evitar complicações, procurar ajuda o mais rápido possível pode ser essencial.

O diagnóstico é geralmente feito a partir da descrição de sintomas pelo paciente, coleta de secreções da uretra e realização de exames laboratoriais. Após sete dias de tratamento, é necessário reavaliar o paciente para entender se a uretrite foi de fato curada ou não.

A uretrite gonocócica pode ser confundida com outras doenças?

Para o olhar de quem é leigo, a uretrite gonocócica pode parecer outros tipos de infecções, por isso a opinião profissional de um médico é essencial para seguir o tratamento correto. Se revermos a sintomatologia da uretrite causada por gonorreia, ela se parece com diversos outros males que afetam a região genital e urinária.

Podemos dizer que, em contrapartida com a uretrite causada por clamídia, os sintomas são muito mais fortes, porém ainda assim existem outras condições a serem consideradas. O ideal é não fazer o autodiagnóstico e procurar uma opinião profissional.

Quais os medicamentos usados para tratar a uretrite?

Os principais medicamentos utilizados no Brasil para o tratamento da uretrite gonocócica são a ceftriaxona 500 mg por via intramuscular juntamente com a azitromicina 1g por via oral. Ambos em dosagem única.

Caso esses medicamentos não façam efeito esperado, o médico pode receitar novas dosagens ou outras formas de tratamento. Assim, podem ser indicados também remédios voltados para o tratamento da clamídia, caso haja suspeita de uma contaminação por esse tipo de infecção.

Consulte um urologista ONLINE e inicie seu tratamento hoje

Marcar Teleconsulta Agora

Receba receita médica, remédios e encaminhamento para exames

Conclusão


A uretrite gonocócica, apesar de menos comum do que a não-gonocócica, precisa de tratamento para não levar a complicações sérias.

Homens e mulheres podem sofrer dessa condição, mas os homens precisam estar um pouco mais atentos aos sintomas.

Se existir quaisquer suspeitas, é preciso consultar o médico urologista ou ginecologista para iniciar o quanto antes o tratamento. Lembre-se: a uretrite gonocócica NÃO se cura sozinha.

Além disso, evite o autodiagnóstico, já que ele pode levar a conclusões erradas sobre a condição e, consequentemente, ao tratamento com os medicamentos errados.

Contar com profissionais responsáveis e que se dedicam a cuidar da sua saúde é necessário para manter uma vida sexual ativa e ainda assim saudável.

Referências


Consulte online um médico ou psicólogo especializado em sexualidade

A Omens é uma plataforma de saúde dedicada à saúde sexual e mental, que reúne médicos urologistas, terapeutas sexuais e farmacêuticos com o objetivo de construir soluções seguras, de qualidade e acessíveis a todos.

Por isso, a plataforma permite que você consulte online médicos especialistas em temas sobre sexualidade, além de psicólogos sexólogos. As consultas online podem ser feitas por mensagens, pelo celular ou por videochamada, por exemplo, além de apresentar muitas outras vantagens:

  • Consulte um médico ou psicólogo especializado na área, que trata diariamente de problemas relacionados ao sexo.
  • Pague menos da metade do valor de uma consulta presencial com um urologista.
  • Agende uma consulta para o mesmo dia! (no Brasil, aliás, muitos pacientes têm de esperar vários meses até conseguir agendar uma consulta presencial com um urologista)
  • Peça pela plataforma os medicamentos necessários para o seu tratamento e, então, eles serão entregues discretamente na sua casa por uma farmácia certificada
  • Além disso, evite o desconforto ou a vergonha na sala de espera de um consultório ou em farmácias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?