O que é a uretrite não gonocócica e como tratá-la

lápis machucado simulando uma uretrite afetando a uretra
BLOG OMENS / Sexualidade
logo da Omens
Escrito por

Seth Zanette

Dr. João Arthur Brunhara Alves Barbosa
Revisado por

Dr. João Brunhara

CRMSP 161.642
Última atualização

27 de março 2023

A uretrite é uma inflamação na uretra e pode ser causada por gonorreia ou por outros tipos de agentes infecciosos. Aqui na Omens já falamos sobre a uretrite gonocócica (aquela causada pela gonorreia), então hoje vamos entender melhor a não-gonocócica.

Quais podem ser as causas dessa inflamação? Quais as formas de tratamento? E quais as principais diferenças entre a uretrite gonocócica e não gonocócica? Vem descobrir mais com a gente!

Uretrite não gonocócica: definição e causas


A uretrite não-gonocócica é uma inflamação na uretra com causas não relacionadas à gonorreia, ou seja, se a uretrite for causada por clamídia, por tricomoníase ou outros motivos, ela será considerada não-gonocócica

A uretrite não-gonocócica é mais comum que a gonocócica. Portanto, é necessário estar atento aos sintomas caso haja contato sexual desprotegido. Além disso, alguns sintomas podem se parecer com os da uretrite gonocócica. Então, não tente o autodiagnóstico! Procure a ajuda de médicos para receber o diagnóstico correto.

Uretrite causada por Trichomonas vaginalis

Dentre as possíveis causas de uma uretrite está a tricomoníase, causada pelo parasita Trichomonas vaginalis. Tanto homens quanto mulheres podem ter esse tipo de uretrite, apesar de ser mais comum em mulheres.

A chance de transmissão é maior na relação sexual de mulheres com homens, chegando a 72% de risco. Quando não tratada adequadamente, a tricomoníase pode levar à infertilidade, parto prematuro, entre outras complicações graves. Portanto, o tratamento correto é imprescindível para que essas complicações não aconteçam.

Uretrite causada por Clamídia

Essa é uma forma comum de uretrite, causada pela bactéria Chlamydia trachomatis. A bactéria é responsável por 50% dos casos de uretrite não-gonocócica. Além disso, estima-se que, mesmo após a cura aparente da uretrite causada por clamídia, existe a chance de que as pacientes do sexo feminino guardem consigo a bactéria, o que possibilita a reinfecção e nova infecção de parceiros.

Nesse caso, se o tratamento não continuar, pode ser que a uretrite evolua para uma doença inflamatória pélvica. Além desse tipo de complicação, problemas de infertilidade e complicações na gestão podem acontecer caso não haja um tratamento adequado.

Outras causas da uretrite

Além da clamídia e da tricomoníase, outras coisas podem gerar inflamação na uretra: são causas de origem não infecciosas, como traumas no local ou até mesmo alergias e inflamações de origem química, devido a lubrificantes ou outro tipo de produto.

Esse tipo de diagnóstico é considerado quando os tratamentos para uretrites de origem infecciosa e não-gonocócica não apresentam o resultado esperado.

Tudo sobre o Urologista [Omenscast #16]

No décimo sexto episódio do Omenscast, o médico João Brunhara vai apresentar a profissão do urologista, um especialista tão procurado por pacientes com os mais diversos tipos de dificuldades e problemas. A transcrição do áudio você poderá encontrar aqui.

Uretrite gonocócica

Aqui na Omens já temos uma publicação que explica de forma mais completa o que é a uretrite gonocócica. Mas de forma resumida, ela nada mais é do que a inflamação da uretra causada por um gonococo, ou seja, uma bactéria que causa a gonorreia. Nesse caso, o tratamento é feito com antibióticos em dose única.

Assim como os outros tipos de uretrite, a inflamação gonocócica pode acometer tanto homens quanto mulheres. Homens que têm como parceiros sexuais outros homens têm mais facilidade de adquirir a forma gonocócica da uretrite.

Tanto a forma gonocócica quanto a não-gonocócica se transmite através do contato sexual. Portanto, a melhor maneira de evitar a doença é utilizando o preservativo.

Sintomas


Os sintomas da uretrite não-gonocócica no homem e na mulher incluem:

  • ardência, desconforto ou dor ao urinar (disúria leve);
  • corrimento via uretral com pouca quantidade;
  • presença de sangue no corrimento, principalmente em mulheres.

No geral, os sintomas são leves e por isso podem não chamar muita atenção no início. Mas é imprescindível que, se aparecerem, o médico urologista ou ginecologista seja procurado o mais rápido possível. Isso porque, quando a uretrite evolui, pode causar complicações sérias.

Os sintomas são diferentes da uretrite gonocócica?

Os sintomas da uretrite gonocócica e não-gonocócica são os mesmos, mas se apresentam de forma mais leve na não-gonocócica. Por exemplo, durante um estudo, 11% dos pacientes do sexo masculino como uretrite não-gonocócica apresentou corrimento via uretral; então, existe uma chance muito menor que esse sintoma aconteça e os pacientes consigam observá-lo. A disúria (dor ao urinar) é outro sintoma que costuma aparecer de forma mais leve quando o paciente não possui gonorreia. 

De qualquer forma, deve-se procurar o médico para evitar complicações. Além disso, a sintomatologia da uretrite (não-gonocócica ou gonocócica) pode ser confundida por leigos com outros tipos de infecções.

Consulte um urologista ONLINE e inicie seu tratamento hoje

Marcar Teleconsulta Agora

Receba receita médica, remédios e encaminhamento para exames

Tratamentos


 O tratamento da uretrite não-gonocócica depende do agente infeccioso que provoca a inflamação.

A uretrite não gonocócica causada pela clamídia é tratada com antibióticos. O tempo de tratamento pode durar até 7 dias, exceto em casos em que se utiliza uma dose única de azitromicina.

Para a inflamação causada por Trichomonas vaginalis, são utilizados antiprotozoários, como o metronidazol, durante sete dias. 

Se a causa for algum tipo de produto químico, a utilização é suspensa para que a inflamação possa melhorar.

Após sete dias de tratamento, devem-se realizar novos exames para entender a evolução do caso. Se os tratamentos utilizados até o momento não estiverem fazendo efeito e outras causas como a reinfecção for descartada, será utilizado outro método para alcançar a cura total do paciente.

Conclusão: qual a diferença entre a uretrite gonocócica e a não gonocócica?


A principal diferença entre uretrite gonocócica e não-gonocócica é o que provoca a infecção na uretra. No caso da inflamação gonocócica, quem provoca a inflamação é um gonococo (bactéria que provoca a gonorréia), já para uretrite não-gonocócica, podem existir diversos motivos. O principal causador da inflamação é a bactéria da Clamídia (C. trachomatis), responsável pela maioria dos casos. Ainda existe a chance da inflamação ser causada por T. vaginalis ou por produtos químicos. 

Para saber com toda a certeza qual é o caso, um médico urologista ou ginecologista é necessário. Afinal, apenas através do tratamento correto é possível curar completamente a uretrite.

Referências


Consulte online um médico ou psicólogo especializado em sexualidade

A Omens é uma plataforma de saúde dedicada à saúde sexual e mental, que reúne médicos urologistas, terapeutas sexuais e farmacêuticos com o objetivo de construir soluções seguras, de qualidade e acessíveis a todos.

Por isso, a plataforma permite que você consulte online médicos especialistas em temas sobre sexualidade, além de psicólogos sexólogos. As consultas online podem ser feitas por mensagens, pelo celular ou por videochamada, por exemplo, além de apresentar muitas outras vantagens:

  • Consulte um médico ou psicólogo especializado na área, que trata diariamente de problemas relacionados ao sexo.
  • Pague menos da metade do valor de uma consulta presencial com um urologista.
  • Agende uma consulta para o mesmo dia! (no Brasil, aliás, muitos pacientes têm de esperar vários meses até conseguir agendar uma consulta presencial com um urologista)
  • Peça pela plataforma os medicamentos necessários para o seu tratamento e, então, eles serão entregues discretamente na sua casa por uma farmácia certificada
  • Além disso, evite o desconforto ou a vergonha na sala de espera de um consultório ou em farmácias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?