Orgasmos mais intensos: saiba o que significa Edging

chamas vermelhas em um fundo preto, o calor explosivo da técnica do edging
BLOG OMENS / Sexualidade
logo da Omens
Escrito por

Seth Zanette

Dr. João Arthur Brunhara Alves Barbosa
Revisado por

Dr. João Brunhara

CRMSP 161.642
Última atualização

20 de outubro 2022

Você já ouviu falar de Edging? Edging significa estar à beira de gozar, mas se segurar e adiar o orgasmo. Essa técnica virou trend e nos ensina muito sobre como o sexo pode ir além de apenas “chegar lá” e parar. O sexo, para todos os corpos, pode ser muito mais do que apenas alcançar o orgasmo.

Nessa parceria entre a Omens e a Climaxxx, temos o prazer de te apresentar um pouco mais sobre essa prática e como ela pode incrementar a sua vida sexual.

Entendendo o edging: o que é e como “chegar lá”?


Edging é uma técnica de retenção orgástica que tem o significado vindo da palavra em inglês Edge, que significa estar à beira de algo. Nesse caso, estar à beira de um orgasmo.

É uma prática que pode ser feita por todos os gêneros, tanto sozinho quanto acompanhado.

Ela consiste em adiar ao máximo o orgasmo durante a atividade sexual, ou seja: frear o estímulo toda a vez que sentir o orgasmo vindo.

Mas qual é o ponto disso?

Bem, o que se deseja acima de tudo é construir um caminho de excitação, permitindo que ele seja o mais consciente e prolongado possível. Isso por si só pode resultar em orgasmos extremamente potentes e diferentes de tudo que você já sentiu até então.

É caminhar em direção àquele gozo de corpo inteiro, transformando algo que já é bom em uma verdadeira experiência de catarse e libertação.

Benefícios da técnica


Os benefícios do edging, além do prazer totalmente recompensador pelo caminho de excitação criado, incluem:

  • Entender o sexo como algo além da penetração. Uma pesquisa realizada em 2018 e publicada no Journal of Sex & Marital Therapy mostrou que apenas 18% de pessoas com vulva podem chegar ao orgasmo apenas com penetração. Dessa forma, o edging ensina a ambos os parceiros a explorar novas formas de fazer sexo e alcançar o orgasmo.
  • Pode ajudar em problemas de ejaculação precoce! Pois é, pesquisas realizadas pelo departamento de Urologia do Hospital Universitário St. James demonstram que utilizar técnicas em que o orgasmo é interrompido pode ajudar assim a prolongar a duração do sexo em pouco tempo.

Como fazer o edging


Assim como tudo na vida, edging é uma técnica. E como toda técnica, vamos ficando experts com o tempo de prática, dedicação e atenção ao próprio corpo.

Nesse ponto você já deve estar se perguntando como fazer o edging, e a gente já engata aqui mesmo a resposta: estimulando seus genitais ou zonas erógenas até chegar no clímax (ponto alto de excitação), e parar o estímulo quando sentir que o orgasmo tá chegando. 

Isso pode ser feito durante a masturbação, com ou sem sua parceria, utilizando sex toys (veja por onde começar!), durante a prática do BDSM…

Mas vamos entender melhor como o edging é praticado em cada uma dessas situações:

Praticando com a masturbação

A melhor forma de experimentar e entender se o edging é uma técnica que funciona pra você, é durante a masturbação. Aqui, o edging se torna interessante para entender melhor o seu corpo, do que você gosta e onde reside seu prazer. 

Para praticar o edging solo (na masturbação) comece como sempre: se tocando. O ideal é explorar as áreas que você já sabe que te levam até lá, mas parar quando sentir o orgasmo se aproximar. Para isso, afaste suas mãos ou reduza a velocidade. Então, respire lentamente e depois volte ao estímulo.

Você pode repetir esses passos até o momento que decidir ter o orgasmo. No início, tente repetir duas até três vezes e entenda o seu corpo. Perceba suas sensações no momento em que o orgasmo é interrompido: você se sente frustrado? Mais excitado? E, ao perder o controle, como é a sensação? Ela é mais prazerosa?

Edging no sexo

Mas e quando se está em parceria? É possível fazer o edging? Se durante a prática solo você percebeu que existe um aumento do prazer, é muito possível levar o edging para o sexo a dois. O que é necessário principalmente é entender o seu próprio corpo e saber se comunicar com o outro.

Entender o próprio corpo serve para saber o que e como estimular, a ponto de você quase chegar ao orgasmo. A comunicação, por outro lado, é extremamente necessária para alinhar sobre como será esse aviso de que se está chegando lá. Só assim é possível parar o orgasmo para depois continuar e tornar a prática efetiva. Comunicação aqui é muito importante.

Também é necessário se comunicar para entender quantas vezes o edging será repetido até que o parceiro possa chegar ao orgasmo.

Essa é uma ótima forma de acrescentar ainda mais intimidade à relação de vocês.

Edging com sex toys

Outra maneira de praticar o edging (solo ou acompanhado) é com a utilização de sex toys. Você ou sua parceria podem experimentar diversos tipos e entender o que é melhor para a prática do edging.

O interessante é que, com sex toys, é possível quase chegar ao orgasmo mais rapidamente e, logo após, interromper completamente o estímulo num ímpeto.

Entendendo a relação entre agonia e prazer


Orgasmos potentes tem uma relação direta com tempo de estímulo, quantidade de sangue circulando na área, e assim como tudo na vida, com não termos aquilo que queremos no exato instante. Tudo isso faz do edging uma técnica que mexe com o nosso desejo em um nível psíquico e corporal. 

Mas é fundamental diferenciar agonia de dor! Ninguém (nem mulheres, nem homens) devem sentir dor ao experimentarem técnicas novas no sexo. A agonia é a indicação de que se quer muito algo e não se pode chegar lá (no momento) e precisa ser associada ao prazer para que o edging seja satisfatório. É comum sentir essa agonia depois de um longo e presente estímulo. Dar um tempinho faz parte, e nunca esqueça de respirar no caminho.

Saber como (e quando) chegar lá

E é aí que entra o saber como (e quando) chegar ao orgasmo. Antes de praticar essa técnica, você precisa entender como seu corpo reage e quais pontos te dão prazer, ou seja, é preciso ter chegado a um orgasmo antes para interrompê-lo no futuro.

Essa informação parece um pouco óbvia, mas temos que lembrar que mais de 14% das mulheres não têm orgasmos em relações íntimas (a chamada anorgasmia), segundo pesquisas.

Assim, o edging na masturbação pode ser interessante para entender como o seu corpo pode chegar até o orgasmo. Outra pesquisa, desenvolvida em 2014 pela International Journal of Impotence Research mostra que mulheres que praticam a masturbação (e possuem orgasmos solo) acham mais fácil terem orgasmos durante as relações com parceiros.

A técnica edging te permite entender como ter orgasmos e, para além disso, entender quando o seu corpo perde o controle e o quanto isso pode ser prazeroso.

Edging para quem tem pênis significa:

  • mais controle sobre a ejaculação, melhorando a potência no sexo;
  • uma oportunidade para conhecer melhor sua parceria;
  • uma nova forma de experimentar o sexo, sem que haja necessariamente o ciclo de preliminares-penetração-orgasmo;
  • jeitos diferentes de entender um corpo diferente ao seu;
  • experimentação com sex toys e novas sensações (por que não um lubrificante que esquenta?)

Edging para quem tem vulva significa:

  • mais conhecimento sobre o próprio corpo;
  • um melhor controle sobre o processo de orgasmo e como chegar lá mesmo quando se está acompanhade;
  • a oportunidade para se comunicar melhor com sua parceria na questão da sexualidade;
  • uma nova forma de experimentar o orgasmo (e intensificá-lo).

Ou seja…


Vale muito a pena tentar a praticar o edging, primeiro na masturbação e, depois, no sexo a dois. Além das vantagens para ambos, a experiência pode ajudar a se comunicar e se entender melhor em termos de sexualidade, intimidade, desejo e prazer. Além disso, pode apimentar ainda mais as coisas e melhorar a vida sexual de todas as pessoas envolvidas, isso é fato!

Busque o autoconhecimento e entenda, através da prática, como o edging pode funcionar para você.

3 comentário(s) sobre “Orgasmos mais intensos: saiba o que significa Edging

  1. Felipe Murassawa says:

    Muito obrigado doutor, me ajudou muito com meus problemas na hora H, essa trend veio para ficar!!!!!!

  2. Raimundo Nonato Monteiro. says:

    Quando uso tadalafila meu pênis fica um pouco mas grosso, com ereção muito boa. Quando não uso fica duro mais fino, mas estou percebendo que diminuiu o volume do meu orgasmo. O que fazer.

  3. Observador says:

    Tive um colega que, depois me disse, que por sermos cisgeneros se conteve em chegar em mim para me penetrar, sendo diretamente envolvente, mas pelo estar próximos! Umas duas horas, final do expediente ficávamos os dois, na sala! Falávamos “de tudo” menos de sexualidade! Com tempo fui querendo ele, intimamente, esfincter começando a relaxar, evoluindo para um orgasmo “fisiológico” até que num dia, no banheiro quando ia “me secar” senti ele entrando com maestria e no meu ouvido confidenciou que me desejava há alguns meses! Nunca havia sido penetrado com anus pronto, umedecido, favorecendo pênis dele deslizar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?