Omenscast #53: Por que não tenho mais ereções matinais?

Omenscast, o minicast da sua saúde sexual: hoje o assunto é a falta de ereção matinal
BLOG OMENS / Ereção
logo da Omens
Escrito por

Caio Vega

Dr. João Arthur Brunhara Alves Barbosa
Revisado por

Dr. João Brunhara

CRMSP 161.642
Última atualização

13 de outubro 2023

No episódio de Omenscast de hoje, o médico e urologista João Brunhara vai resolver suas dúvidas sobre a ereção matinal (ou “noturna”): o que ela é, por que acontece e o que pode significar a sua falta.

Seja bem-vindo ao blog da Omens e fique à vontade para ouvir o nosso podcast! A transcrição do áudio também está logo abaixo.

Se você nasceu com um pênis, você deve ter se acostumado a acordar com ele ereto, durante a noite ou no começo da manhã, várias vezes. Por outro lado, alguns homens começam a se assustar quando notam uma falta da ereção matinal há muito tempo. Para entender isso, vamos primeiro entender melhor o que é a ereção matinal: ela é normal? E o que pode significar a ausência de ereção matinal?

Eu sou João Brunhara, médico urologista, e esse é o Omenscast, o podcast da Omens sobre saúde masculina.

Bom, vamos começar com as explicações mais básicas, ou seja:

O que é ereção matinal?

Chamamos assim a ereção que acontece espontaneamente, durante o sono e sem ter acontecido estímulo ou desejo nenhum. Inclusive, diferente do que muitas pessoas pensam, a ereção matinal não precisa sequer ser acompanhada de um sonho erótico.

Esse fenômeno também pode ser chamado de ereção noturna. Isso porque a ereção pode acontecer tanto durante a noite, algumas vezes, quanto durante a manhã, mas normalmente ela só vai ser percebida quando coincide com a hora em que o homem acorda.

Por que a ereção matinal ocorre?

Como eu falei agora há pouco, essa ereção não depende de desejo e nem de sonhos eróticos. Ela é simplesmente uma ereção provocada mecanicamente pelo corpo durante um período de maior relaxamento dos músculos e das artérias durante o sono. Quando as artérias relaxam, elas se dilatam e com isso o pênis se enche de sangue. 

Tudo isso acontece numa fase do sono chamada sono REM, que é a última fase de cada ciclo de sono que nós temos. Normalmente, numa noite bem dormida, temos de 4 a 6 ciclos de sono completos. Sendo assim, vamos passar de 4 a 6 vezes pelo sono REM, e portanto podemos ter de 4 a 6 ereções por noite. Além de ter relação com a fase do sono, a ereção noturna também tem influências dos níveis de testosterona.

Talvez você esteja se perguntando por que o corpo humano tem esse mecanismo tão inusitado durante o sono. O que se acredita é que a função da ereção matinal é estimular a circulação local, garantindo que a saúde dessa circulação esteja ativa e em dia, mesmo que o homem não venha tendo estímulos e ereções durante o dia. 

Ausência de ereção noturna

Certo, já entendemos o mecanismo da ereção noturna. Mas o que falar para um homem que diz “não tenho ereção matinal”? “Devo me preocupar pela falta de ereção matinal?”.

A resposta é: nem sempre. Se for uma ausência de ereção matinal isolada, provavelmente esse fato não tem nenhuma importância. Mas, se é alguma coisa que vem se repetindo, pode ser necessário investigar com um urologista.

Na verdade, a falta de ereção matinal tem causas muito diversas. Como falamos agora há pouco, a ereção matinal só acontece durante uma fase do sono específica chamada sono REM. Ou seja, acordar sem ereção pode ser perfeitamente normal se a pessoa por qualquer motivo se despertar durante uma fase do sono que não seja o REM.

Para chegar nessa fase do ciclo, é preciso conseguir dormir as fases anteriores do sono sem interrupções ou perturbações. Ou seja, pessoas com sono perturbado, com interrupções ou despertares, podem ter dificuldade em ter a ereção noturna. Em especial, merecem atenção os pacientes que possuem a chamada apneia obstrutiva do sono, que roncam muito e acabam tendo pausas respiratórias e microdespertares durante a noite. Essas pessoas podem ter vários problemas de saúde, como hipertensão arterial e problemas circulatórios, e também terão mais dificuldade em ter uma ereção matinal.

Uma outra possibilidade é uma baixa de testosterona – e essa possibilidade pode ser facilmente verificada pelo seu médico através de um exame de sangue.

Disfunção erétil

Por fim, existe a possibilidade de um problema de circulação, que tende a acontecer mais em homens idosos, fumantes, com hipertensão, diabetes ou outras doenças crônicas. Nesses casos, se a artéria está obstruída, o sangue não circula tão bem, e com isso não consegue gerar uma ereção adequada. Nesses casos, se de fato existe um problema circulatório, a tendência é que também exista uma dificuldade de ereção durante as relações sexuais, quando há estímulo, porque afinal a circulação é a mesma, seja de dia ou de noite.

Por outro lado, homens que falham na ereção na hora da relação, mas que possuem uma boa ereção matinal, provavelmente têm uma disfunção erétil de origem psicológica, já que aparentemente a circulação desses homens está funcionando bem.

Resumindo, a ereção matinal é normal, e a ausência dela às vezes pode ser um problema. Se você tiver preocupação em relação a isso, procure um urologista.

E, se você tiver dúvidas ou comentários, continue essa conversa nos nossos canais no Youtube, Instagram, Facebook, TikTok, ou no blog. Te vejo lá!

Fortaleça a sua ereção: urologistas disponíveis HOJE mesmo

Marcar Teleconsulta Agora

Consulte um médico pelo celular ou computador (a partir de R$ 79)

2 comentário(s) sobre “Omenscast #53: Por que não tenho mais ereções matinais?

  1. José alves says:

    A desde 18 anos de idade nao tenho erecao matinal hoje estou com 70 anos de idade a mais de 15 anos nao consigo mais fazer sexu s nenhum urologista descobriu o meu problema na passei.por vários até agora nada descobri agora que quando ainda bebé tomei uma pancada na cabeça que não foi curada mais recente agora descobri TDAH será que e o problema.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?