Cabelo ralo e fino: como fortalecer o cabelo?

homem sorrindo com cabelo ralo e encaracolado, de fios bem finos
BLOG OMENS / Perda de cabelo
logo da Omens
Escrito por

Caio Vega

Revisado por

Dra. Aline Erthal

CRMSP 199.764
Última atualização

15 de outubro 2023

Quando a pessoa reclama de cabelo ralo, pode ser que os fios careçam de volume e vitalidade, mas também pode ser sinal de uma alopecia que se desenvolve lentamente.

No entanto, também é normal passar por períodos da vida em que o cabelo fica mais fino que o de costume – e, felizmente, para esses casos, existem soluções naturais para revitalizar e fortalecer seus cabelos!

Neste artigo, damos algumas dicas sobre como cuidar do seu cabelo e como usar produtos apropriados para um cabelo saudável. Ainda assim, não deixe de consultar um dermatologista (pode ser online mesmo!) para obter as melhores soluções de acordo com as suas necessidades.

1 – Adapte os produtos cosméticos e capilares ao seu cabelo!


O primeiro produto para cabelo que nos vem à mente é quase sempre o shampoo. E isso é normal, pois é algo que normalmente usamos várias vezes na semana. Mas ele não é o único que deve nos preocupar.

Então, vamos lá, aqui estão alguns passos simples para manter seu cabelo saudável:

  • lave a cabeça  na frequência necessária para manter seu couro cabeludo livre de oleosidade (isso pode variar bastante de pessoa para pessoa);
  • use uma escova macia para pentear o cabelo, evitando puxar as raízes;
  • evite penteados que tracionem os folículos capilares (rabo de cavalo, tranças apertadas, etc.);
  • use secadores de cabelo com cuidado e evite exposições recorrentes a temperaturas excessivamente quentes – isso porque o cabelo não é muito resistente ao calor. O secador deve estar a uma distância de cerca de 10 a 15 cm dos fios, em temperatura média e deve ser utilizado sempre em associação com um protetor térmico;
  • não durma com o cabelo molhado, pois isso aumenta a chance de dermatites no couro cabeludo e torna os fios mais suscetíveis a quebra.

Por fim, você pode pedir a orientação de um dermatologista online para escolher o shampoo certo para o seu cabelo e o seu couro cabeludo. 

Consulte um dermatologista ONLINE e comece o tratamento já

Marcar Teleconsulta Agora

Receba orientação médica sobre calvície: a partir de R$ 79

2 – O cabelo está ficando ralo? Adote uma alimentação equilibrada para mantê-lo saudável!


Os suplementos alimentares têm como principal objetivo evitar a queda ocasional de cabelo. Há poucas evidências de que eles sejam realmente eficazes, embora possam fornecer nutrientes necessários para o aparecimento dos fios.

De modo geral, uma dieta equilibrada é importante, principalmente para o bom fornecimento de proteínas, magnésio, ferro, cálcio e zinco.

Ingerir ferro e proteína para manter os cabelos saudáveis

A queratina é uma proteína essencial para o crescimento e para a própria formação dos fios. A fim de estimular a produção de queratina, o corpo humano necessita de aminoácidos, principalmente daqueles que contêm enxofre.

Podemos encontrar esses aminoácidos, por exemplo, na carne e no peixe. Quanto ao ferro, além de ser possível encontrá-lo em carnes vermelhas, de aves, peixes e frutos do mar, também podemos consumi-lo no cacau em pó e no feijão, por exemplo. O ferro é um oligoelemento (micromineral) essencial para a oxigenação das raízes e para o crescimento do cabelo.

Zinco para manter a saúde do cabelo

O zinco é encontrado em frutos do mar, carnes vermelhas, peixes e grãos/sementes. Lentilhas e gema de ovo também são interessantes e contêm vários aminoácidos, incluindo ferro, zinco e vitaminas do complexo B.

Consumir ácidos graxos essenciais

O ômega-3 e o ômega-6 (que podemos encontrar no óleo de milho, amendoim, castanhas de caju, sardinhas atum,…) são fundamentais também. O ômega-3 também pode ser encontrado no salmão e outros peixes, que normalmente são ricos em proteínas, magnésio e ferro.

Não se esquecer das vitaminas B

A produção de queratina (como dissemos, uma proteína essencial para a formação do fio) é estimulada pelas vitaminas do complexo B, incluindo a biotina, conhecida como vitamina B7 ou H. Ela está presente em carnes, peixes, ovos e oleaginosas.

O que colocar no shampoo para fortalecer o cabelo? [Vídeo]


Muitas pessoas que sofrem com queda de cabelo procuram métodos caseiros para tratamento. Mas será que esses ingredientes ajudam mesmo na saúde capilar? A Dra. Aline Erthal vem mostrar a verdade nesse vídeo!

3 – Evite fontes de estresse para estimular o crescimento do cabelo


Os estados prolongados de estresse ou ansiedade podem provocar uma queda anormal de cabelo. Para controlar melhor esse estresse, sessões de descanso e relaxamento podem ser úteis. Essas situações podem predispor a um tipo de queda de cabelo conhecida como eflúvio telógeno: uma condição autolimitada, que na maioria dos casos não precisa de tratamento específico, mas que causa extremo desconforto estético 

No entanto, se você notar uma queda excessiva, é aconselhável consultar um dermatologista. Assim, o(a) médico(a) pode definir um tratamento para interromper a perda de cabelo e aumentar as chances de crescimento total.

4 – Shampoos e loções: como “encorpar” o cabelo ralo


É possível usar alguns shampoos e loções antiqueda para tornar o cabelo mais denso, apesar de sabermos que esses produtos têm eficácia bastante variável, por não serem medicamentos.

Os componentes mais frequentes nesses produtos estão listados a seguir:

  • Extrato de Gilbardeira (Ruscus aculeatus), que pode promover o desenvolvimento dos fios;
  • Nicotinato de tocoferol: um composto químico com o mesmo efeito protetor que a vitamina E, além de ter as propriedades vasodilatadoras do ácido nicotínico;
  • Outros componentes usados para reduzir o cabelo ralo incluem: ginseng-brasileiro (extrato de Pfaffia, por exemplo), casca de quinquina e arginina;
  • Aminexil: uma enzima que estimula a formação de colágeno, levando ao enrijecimento do tecido conjuntivo;
  • Por fim, as vitaminas B8 e B7 também podem ajudar a melhorar a qualidade do cabelo.

Finasterida + Saw Palmeto + Biotina EM CÁPSULAS

duas cápsulas ao lado de um frasco de finasterida com saw palmeto e biotina

Consulte um dermatologista ONLINE a partir de R$ 79

Começar tratamento agora

Cabelo ralo: conclusões


Há diversos produtos vendidos nas farmácias e na internet que lidam com o problema da queda de cabelo… Mas não é fácil separar o que é confiável do que não é.

Por isso, o mais indicado a se fazer se você acha que está com o cabelo mais fraco ou caindo mais do que o normal, procure um dermatologista. Ele é o profissional que vai fazer um diagnóstico correto e, a partir disso, determinar qual o melhor tratamento para o seu caso. 

7 comentário(s) sobre “Cabelo ralo e fino: como fortalecer o cabelo?

  1. Michel Arcari says:

    Bom dia,

    Tenho 34 anos, me cabelo começou a ficar bem fino desde metade do ano passado e agora percebi um aumento disso, e começando a perder cabelo em cima na coroa e nas laterais. Sempre tive o cabelo fino mas agora parece que piorou. Meu Pai nao é careca mas tem pouco cabelo, mas meus tios sim. Estava tomando vitamina D pra melhorar a imunidade conforme orientação médica, e vi que poderia ajudar. Outra questão que tinha começado a fazer foi usar minoxidil, mas parei e não fechei 3 meses.
    No meu caso seria alopecia androgenética iniciando. Estou usando o shampoo fortcup que é pra queda, resolve algo.
    Fico no aguardo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?