Shampoo cetoconazol: bula e outras informações

uma mão com shampoo produzido com cetoconazol
BLOG OMENS / Cabelo
logo da Omens
Escrito por

Seth Zanette

Revisado por

Dra. Aline Erthal

CRMSP 199.764
Última atualização

2 de fevereiro 2023

O cetoconazol é um princípio ativo utilizado em diversos medicamentos, cremes e shampoos para tratar condições de pele; ele pode ser encontrado na farmácia ou para venda online. 

Você conhece esse medicamento? Quer saber mais sobre sua ação no cabelo e como funciona? 

A Omens traz para você todas as informações necessárias sobre o shampoo com cetoconazol e como ele pode ajudar no tratamento de problemas como a calvície e a caspa. Vem com a gente aprender mais sobre o assunto.

Cetoconazol em shampoo: modo de ação


Mas para que serve o shampoo de cetoconazol?

O cetoconazol em shampoo atua como antifúngico e auxilia no tratamento da caspa (ou dermatite seborreica), por isso é considerado uma espécie de anticaspa.

Sabemos que existe um fungo, habitante natural da pele, chamado de Malassezia, que está diretamente relacionado ao desenvolvimento da caspa. Assim, reduzindo a população desse fungo no couro cabeludo, conseguimos uma maior eficácia no tratamento da descamação, vermelhidão e coceira nessa região.

Além da dermatite seborreica, também utilizamos o cetoconazol para o tratamento da oleosidade no couro cabeludo e da pitiríase versicolor, mais conhecida como pano branco, que também é causada pela Malassezia

No geral, esperam-se efeitos em até 1 mês de uso

Cetoconazol shampoo ajuda na calvície?


Existem, sim, alguns estudos que indicam que o cetoconazol em shampoo pode ser bom no tratamento para calvície, ou seja, ele pode ser indicado para tratar a queda de cabelo para além das indicações convencionais, como pano branco e caspa. 

Mas por que isso ocorre?

São poucas as pesquisas sobre o assunto, muitas delas não saíram dos testes preliminares em animais, portanto o efeito do cetoconazol para o tratamento da calvície ainda é pouco conhecido. Esses estudos sugerem que o cetoconazol poderia afetar o DHT (di-hidrotestosterona), que está relacionado diretamente à calvície. Além disso, ele trata os quadros inflamatórios que podem afetar o crescimento capilar.

Como estamos falando sobre estudos iniciais, com baixa evidência científica, ainda não indicamos o uso de shampoos com cetoconazol para queda de cabelo. Ainda precisamos de mais literatura sobre o assunto para comprovar a eficácia desse medicamento no tratamento da calvície.

Portanto, o uso de cetoconazol em shampoo para calvície ainda não é indicado.

Cetoconazol faz crescer novos cabelos? 

Não, o cetoconazol não faz crescer novos cabelos. Ele também não impede necessariamente a queda de cabelo. Os efeitos relatados do medicamento quando utilizado para calvície dizem respeito ao tratamento da infecção que pode desencadear queda de cabelo, ou interferindo no DHT do corpo. Além disso, a maioria dos estudos sobre o assunto foi inconclusiva sobre a ação do cetoconazol em shampoo para esse fim.

O ideal, portanto, é associar o cetoconazol quando o paciente tem, além de calvície, algum quadro de dermatite seborreica. Assim, conseguimos assegurar bons resultados.

Como usar


A dosagem (ou quantas vezes você deve utilizar o cetoconazol shampoo) vai depender do tipo de condição que se quer tratar e da intensidade do quadro. É por isso que a orientação médica é essencial, pois diferentes pacientes terão indicação de diferentes modos de uso. Assim é possível adequar o tratamento a cada caso!

Na bula do Cetoconazol Shampoo, por exemplo, existem algumas indicações a partir do problema que se tenta resolver. No caso, ao utilizar o shampoo cetoconazol como anticaspa, indica-se o uso durante 2 ou 4 semanas, duas vezes por semana para tratar a condição. Após a melhora do quadro, sugere-se o uso uma vez por semana, como manutenção. Já para casos de pitiríase versicolor, o pano branco, recomenda-se o uso uma vez ao dia durante 5 dias.

Na hora de lavar os cabelos, aplique uma mão cheia do produto e deixe agindo por 5 minutos antes de enxaguar com água em abundância.

No caso do tratamento para calvície, é necessário consultar um dermatologista para entender se o uso de cetoconazol fará alguma diferença ou não no seu caso. Existem certas condições que podem contribuir para a perda de cabelo, como, por exemplo, a caspa. Então, se este é o seu caso, provavelmente o cetoconazol será um bom aliado; caso contrário, outros medicamentos são mais indicados. 

Preço do shampoo com cetoconazol


O preço do shampoo de cetoconazol pode variar bastante: encontram-se produtos que vão desde R$ 15 até mesmo R$ 40. O ideal é comprar em uma loja de confiança, optando por laboratórios conhecidos e bem estabelecidos.

O que causa fungos no couro cabeludo?


Os fungos que atingem o couro cabeludo, em sua maioria, já estão naturalmente presentes na camada mais externa da nossa pele. Eles se alimentam da queratina, componente principal dos fios de cabelo e das nossas unhas. Esse é o caso do fungo envolvido no surgimento da caspa. Entretanto, existem outros tipos de fungos, os dermatófitos, que causam infecções na pele do couro cabeludo. Quando isso ocorre, o paciente pode apresentar queda de cabelo no local da infecção.

Os principais sintomas de uma infecção no couro cabeludo causada por fungos são:

  • perda de cabelo em regiões do couro cabeludo;
  • áreas vermelhas ou inchadas;
  • aparecimento de crostas amarelas;
  • coceira e descamação.

Efeitos colaterais do cetoconazol shampoo


O shampoo com cetoconazol é um bom tratamento, possuindo pouquíssimos efeitos colaterais. Aliás, quando ocorrem, estão associados a uma sensibilidade ao produto.

Dentre os efeitos colaterais mais comuns podemos citar: 

  • sensação de ardência local;
  • coceira, vermelhidão ou irritação;
  • ressecamento dos fios.

Por outro lado, raramente podem ocorrer oleosidade e descoloração, principalmente se o seu cabelo for grisalho

Se o paciente perceber qualquer sinal de sensibilidade ao produto, é preciso interromper imediatamente o tratamento e informar ao seu dermatologista os sintomas que apareceram. Além disso, recomenda-se evitar o contato do produto com os olhos e, caso aconteça, lavá-los com água em abundância. 

Existem riscos em utilizar o cetoconazol shampoo?

Não existem grandes riscos ou contraindicações no uso de cetoconazol shampoo. Inclusive pode ser utilizado por grávidas ou puérperas na fase de amamentação, pois o cetoconazol shampoo não penetra profundamente na pele.

Recomenda-se apenas que o paciente interrompa o uso caso apresente sensibilidade ao produto. 

Pode usar condicionador logo em seguida?

Sim, é possível utilizar condicionador após aplicação do cetoconazol, mas é preciso tomar certos cuidados. 

Primeiramente, lembre-se de deixar o shampoo agindo por pelo menos 5 minutos antes de retirá-lo, e certifique-se de que o cetoconazol esteve em contato com o couro cabeludo, e não só com os fios.

Então, após esses 5 minutos, enxague o cabelo e passe o condicionador apenas no comprimento dos fios e não no couro cabeludo.

Preciso de indicação médica para usar ou comprar o cetoconazol shampoo?


Não é necessária receita para comprar o cetoconazol shampoo. Mas é importante consultar um médico dermatologista para avaliar se esse é o melhor tratamento para você, ou se você precisa adicionar mais algum produto ao seu tratamento.

Conclusão


O cetoconazol shampoo é um excelente medicamento para auxiliar no tratamento da caspa, ou dermatite seborreica, entretanto existem muitas informações equivocadas sobre a sua ação em casos de alopecia.

Para se certificar de qual é o seu diagnóstico e que, dentre as diversas opções de tratamento, essa é a melhor para o seu caso, é essencial consultar um médico dermatologista.


Referências

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?