Qual a melhor pomada para candidíase? Conheça os tratamentos!

exemplo de tratamento para candidíase em creme ou pomada
BLOG OMENS / Tratamentos
logo da Omens
Escrito por

Seth Zanette

Revisado por

Dr. João Brunhara

CRMSP 161.642
Última atualização

1 de agosto 2022

A candidíase pode ser uma condição extremamente incômoda, apesar de bastante comum. É por isso que, quando ela acomete nosso corpo, queremos que passe o mais rápido possível. Mas para isso é necessário utilizar a pomada para candidíase correta ou outro tratamento mais indicado.

Hoje, vamos descobrir quais os principais tratamentos para candidíase, a melhor pomada para cada caso e qual o tempo de duração e efeitos de cada uma. Venha com a gente entender mais sobre.

O que é a candidíase?

A candidíase é uma doença provocada por um fungo chamado Candidas albicans. Esse tipo de infecção se situa na região genital tanto masculina quanto feminina.

Esse fungo já está normalmente em nosso corpo, no entanto o que acontece é que, por diversas razões, a população normal do Candidas albicans pode crescer mais do que deveria. Isso, então, causa coceira, irritação, vermelhidão e corrimento maior do que o normal. 

No caso das pessoas do sexo biológico feminino, o médico que indica o tratamento para a candidíase é o ginecologista, enquanto, no caso do masculino, o médico urologista é o indicado. É sempre importante procurar um especialista na questão antes de fazer o uso de medicamentos.

Quanto tempo dura o tratamento para candidíase?

O tratamento para candidíase é geralmente feito com pomadas antifúngicas tanto para homens quanto para mulheres, mas o tipo de pomada pode variar.

Geralmente a aplicação deve acontecer de 2 a 3 vezes ao dia e o tratamento total pode durar até 12 dias.

No entanto, existem casos em que a candidíase pode persistir mesmo após o uso de pomadas. Nesses casos, portanto, pode-se receitar um medicamento antifúngico oral para combater a infecção de dentro para fora.

Respondendo suas dúvidas sobre a camisinha masculina [Omenscast #25]

No nosso 25º episódio do Omenscast, o médico urologista João Brunhara vai explicar tudo sobre a camisinha masculina: dúvidas, como usar, alergias, problemas de ereção… A transcrição do áudio você poderá encontrar aqui.

Como curar a candidíase mais rápido?

O ideal é, além da medicação, adotar outros tipos de hábitos saudáveis. Dentre eles, podemos citar, por exemplo:

  • diminuir a ingestão de açúcar para o corpo combater melhor o fungo Candidas albicans;
  • lavar a região genital com água e sabonete neutro;
  • evitar manter relações sexuais sem proteção durante a utilização das pomadas;
  • utilizar roupa íntima de algodão;
  • evitar calças e roupas íntimas muito apertadas, principalmente no verão.

Esses hábitos vão ajudar não só na melhora da candidíase e no sucesso do tratamento de forma mais rápida, mas também vai contribuir na saúde da área genital.  

Além disso, é importante tomar muito cuidado para que não haja a reinfecção.

Como evitar a reinfecção?

A reinfecção é algo comum no tratamento para a candidíase. É por isso que se deve tomar muito cuidado durante a aplicação de pomadas para evitar que uma candidíase curada volte ou afete outras áreas do corpo. Dentre os cuidados, podemos citar se abster de relações sexuais, tomar cuidado ao limpar as áreas genitais e não compartilhar toalhas ou roupas íntimas.

Agora, vamos entender como as principais pomadas e os seus princípios ativos funcionam no tratamento da candidíase. Vamos lá?

Nistatina

Esse é um dos tratamentos mais conhecidos para candidíase. A nistatina é uma pomada que impede o crescimento do fungo que causa a candidíase. Ela é comercializada como Micostatin ou com o seu nome genérico, nistatina. Geralmente, o tratamento com a nistatina pode durar de 10 a 14 dias, ou seja, não é um tratamento tão rápido. Porém, é bastante eficaz. 

Deve-se aplicar a pomada nistatina para candidíase uma vez ao dia. Se os sintomas não passarem depois de 14 dias, é necessário consultar o médico novamente.

Clotrimazol

O clotrimazol é uma pomada que inibe o crescimento do Candidas albicans. Você encontrará esse medicamento nas farmácias com o nome de Gino-Canesten ou com o nome genérico de clotrimazol. O tempo do tratamento é bem menor, levando até 6 dias para terminar. A aplicação é de uma vez ao dia.

A pomada para candidíase clotrimazol pode reduzir a eficácia do preservativo, portanto o ideal é evitar relações sexuais durante sua utilização.

Comprimido de dose única

Uma outra saída pode ser o mesmo tratamento só que em comprimido: é o caso do Gino-Canesten de dose única. Não se trata de uma pomada, mas de um comprimido que deve ser inserido na vagina.

Se a procura é por um tratamento mais rápido e eficaz, o clotrimazol pode ser bastante efetivo. Mas nunca deixe de consultar um ginecologista ou urologista para saber se a pomada pode ou não ser utilizada no seu caso.

Dicas de higiene: como limpar o pênis? [Vídeo]

É muito comum ouvirmos falar na higiene íntima feminina, mas pouco se fala na higiene íntima masculina. Aliás, você já recebeu instruções de como limpar o pênis corretamente? Muitos homens têm dúvida se existe uma forma correta de como lavar o membro ou sobre a frequência ideal, se deve secar, etc. Nesse vídeo, daremos dicas sobre a higiene do pênis, tanto para circundados quanto para não circuncidados. E, além disso: o que você sabe sobre a depilação íntima masculina? Como depilar a região? Venha entender com a gente.

Cetoconazol

Utiliza-se o cetoconazol para tratar micoses leves até infecções fúngicas que acometem órgãos internos. Ele está disponível em comprimidos ou pomadas, sendo mais utilizado como comprimido para tratar a candidíase genital, oral ou sistêmica.

O cetoconazol combate de forma adequada infecções como a candidíase, mas possui alto potencial tóxico; por isso, não é muito indicado ou utilizado em infecções leves.

O tratamento com cetoconazol, a pomada para candidíase, depende da gravidade da candidíase, mas varia de poucos dias até duas semanas. Portanto, não é um tratamento mais rápido do que o normal.

Miconazol

Por fim, a pomada para candidíase miconazol age aliviando os sintomas da candidíase e acabando com o fungo Candida albicans. Além de utilizado na região genital, ela pode ser aplicada na região anal.

A forma genérica que encontramos nas farmácias tem o nome nitrato de miconazol. Aplica-se o miconazol por 14 dias seguidos, seguindo a média de tempo de tratamento da maioria das pomadas para a candidíase. A aplicação deve ser feita uma vez ao dia.

Outras opções

Além das pomadas que citamos acima, existem outras opções com aplicação de até 7 dias. Esse é o caso do tioconazol + tinidazol e do isoconazol.

Além disso, também existem tratamentos em comprimidos, mas o tempo pode variar de acordo com a gravidade da candidíase. Não utilize medicamentos sem antes consultar um médico urologista ou ginecologista e entender ao certo sua condição. 

Conclusão

A maioria das pomadas para o tratamento da candidíase precisa de até 14 dias para realmente terminar de agir e restabelecer o equilíbrio na área genital. Mas existem algumas opções, como o clotrimazol, que podem ser aplicadas apenas durante 6 dias. Também existem opções aplicadas apenas por uma semana. 

O importante é que além do uso da medicação correta e pelo tempo necessário, você evite a reinfecção e hábitos que possam levar o tratamento a durar mais. Tomando os cuidados necessários, em poucos dias a candidíase irá se curar completamente. Do contrário, o ideal é entrar em contato novamente com o médico e escolher uma outra linha de tratamento.


Referências

Consulte online um médico ou psicólogo especializado em sexualidade

A Omens é uma plataforma de saúde dedicada à saúde sexual e mental, que reúne médicos urologistas, terapeutas sexuais e farmacêuticos com o objetivo de construir soluções seguras, de qualidade e acessíveis a todos.

Por isso, a plataforma permite que você consulte online médicos especialistas em temas sobre sexualidade, além de psicólogos sexólogos. As consultas online podem ser feitas por mensagens, pelo celular ou por videochamada, por exemplo, além de apresentar muitas outras vantagens:

  • Consulte um médico ou psicólogo especializado na área, que trata diariamente de problemas relacionados ao sexo.
  • Pague menos da metade do valor de uma consulta presencial com um urologista.
  • Agende uma consulta para o mesmo dia! (no Brasil, aliás, muitos pacientes têm de esperar vários meses até conseguir agendar uma consulta presencial com um urologista)
  • Peça pela plataforma os medicamentos necessários para o seu tratamento e, então, eles serão entregues discretamente na sua casa por uma farmácia certificada
  • Além disso, evite o desconforto ou a vergonha na sala de espera de um consultório ou em farmácias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *