Qual a melhor pomada para candidíase? Conheça os tratamentos!

exemplo de tratamento para candidíase em creme ou pomada
BLOG OMENS / Tratamentos
logo da Omens
Escrito por

Seth Zanette

Dr. João Arthur Brunhara Alves Barbosa
Revisado por

Dr. João Brunhara

CRMSP 161.642
Última atualização

2 de setembro 2022

A candidíase pode ser uma condição extremamente incômoda, apesar de bastante comum. É por isso que, quando ela acomete nosso corpo, queremos que passe o mais rápido possível. Mas para isso é necessário utilizar a pomada para candidíase correta ou outro tratamento mais indicado.

Hoje, vamos descobrir quais os principais tratamentos para candidíase, a melhor pomada para cada caso e qual o tempo de duração e efeitos de cada uma. Venha com a gente entender mais sobre.

O que é a candidíase?


A candidíase é uma doença provocada por um fungo chamado Candidas albicans. Esse tipo de infecção se situa na região genital tanto masculina quanto feminina.

Esse fungo já está normalmente em nosso corpo, no entanto o que acontece é que, por diversas razões, a população normal do Candidas albicans pode crescer mais do que deveria. Isso, então, causa coceira, irritação, vermelhidão e corrimento maior do que o normal. 

No caso das pessoas do sexo biológico feminino, o médico que indica o tratamento para a candidíase é o ginecologista, enquanto, no caso do masculino, o médico urologista é o indicado. É sempre importante procurar um especialista na questão antes de fazer o uso de medicamentos.

Quanto tempo dura o tratamento para candidíase?


O tratamento para candidíase é geralmente feito com pomadas antifúngicas tanto para homens quanto para mulheres, mas o tipo de pomada pode variar.

Geralmente a aplicação deve acontecer de 2 a 3 vezes ao dia e o tratamento total pode durar até 12 dias.

No entanto, existem casos em que a candidíase pode persistir mesmo após o uso de pomadas. Nesses casos, portanto, pode-se receitar um medicamento antifúngico oral para combater a infecção de dentro para fora.

Respondendo suas dúvidas sobre a camisinha masculina [Omenscast #25]

No nosso 25º episódio do Omenscast, o médico urologista João Brunhara vai explicar tudo sobre a camisinha masculina: dúvidas, como usar, alergias, problemas de ereção… A transcrição do áudio você poderá encontrar aqui.

Como curar a candidíase mais rápido?


O ideal é, além da medicação, adotar outros tipos de hábitos saudáveis. Dentre eles, podemos citar, por exemplo:

  • diminuir a ingestão de açúcar para o corpo combater melhor o fungo Candidas albicans;
  • lavar a região genital com água e sabonete neutro;
  • evitar manter relações sexuais sem proteção durante a utilização das pomadas;
  • utilizar roupa íntima de algodão;
  • evitar calças e roupas íntimas muito apertadas, principalmente no verão.

Esses hábitos vão ajudar não só na melhora da candidíase e no sucesso do tratamento de forma mais rápida, mas também vai contribuir na saúde da área genital.  

Além disso, é importante tomar muito cuidado para que não haja a reinfecção.

Como evitar a reinfecção?

A reinfecção é algo comum no tratamento para a candidíase. É por isso que se deve tomar muito cuidado durante a aplicação de pomadas para evitar que uma candidíase curada volte ou afete outras áreas do corpo. Dentre os cuidados, podemos citar se abster de relações sexuais, tomar cuidado ao limpar as áreas genitais e não compartilhar toalhas ou roupas íntimas.

Agora, vamos entender como as principais pomadas e os seus princípios ativos funcionam no tratamento da candidíase. Vamos lá?

Garanta sua receita ONLINE e tratamento a partir de R$ 79

Marcar Teleconsulta Agora

Consulte um médico urologista HOJE, pelo celular ou computador

Nistatina


Esse é um dos tratamentos mais conhecidos para candidíase. A nistatina é uma pomada que impede o crescimento do fungo que causa a candidíase. Ela é comercializada como Micostatin ou com o seu nome genérico, nistatina. Geralmente, o tratamento com a nistatina pode durar de 10 a 14 dias, ou seja, não é um tratamento tão rápido. Porém, é bastante eficaz. 

Deve-se aplicar a pomada nistatina para candidíase uma vez ao dia. Se os sintomas não passarem depois de 14 dias, é necessário consultar o médico novamente.

Clotrimazol


O clotrimazol é uma pomada que inibe o crescimento do Candidas albicans. Você encontrará esse medicamento nas farmácias com o nome de Gino-Canesten ou com o nome genérico de clotrimazol. O tempo do tratamento é bem menor, levando até 6 dias para terminar. A aplicação é de uma vez ao dia.

A pomada para candidíase clotrimazol pode reduzir a eficácia do preservativo, portanto o ideal é evitar relações sexuais durante sua utilização.

Comprimido de dose única

Uma outra saída pode ser o mesmo tratamento só que em comprimido: é o caso do Gino-Canesten de dose única. Não se trata de uma pomada, mas de um comprimido que deve ser inserido na vagina.

Se a procura é por um tratamento mais rápido e eficaz, o clotrimazol pode ser bastante efetivo. Mas nunca deixe de consultar um ginecologista ou urologista para saber se a pomada pode ou não ser utilizada no seu caso.

Dicas de higiene: como limpar o pênis? [Vídeo]

É muito comum ouvirmos falar na higiene íntima feminina, mas pouco se fala na higiene íntima masculina. Aliás, você já recebeu instruções de como limpar o pênis corretamente? Muitos homens têm dúvida se existe uma forma correta de como lavar o membro ou sobre a frequência ideal, se deve secar, etc. Nesse vídeo, daremos dicas sobre a higiene do pênis, tanto para circundados quanto para não circuncidados. E, além disso: o que você sabe sobre a depilação íntima masculina? Como depilar a região? Venha entender com a gente.

Cetoconazol


Utiliza-se o cetoconazol para tratar micoses leves até infecções fúngicas que acometem órgãos internos. Ele está disponível em comprimidos ou pomadas, sendo mais utilizado como comprimido para tratar a candidíase genital, oral ou sistêmica.

O cetoconazol combate de forma adequada infecções como a candidíase, mas possui alto potencial tóxico; por isso, não é muito indicado ou utilizado em infecções leves.

O tratamento com cetoconazol, a pomada para candidíase, depende da gravidade da candidíase, mas varia de poucos dias até duas semanas. Portanto, não é um tratamento mais rápido do que o normal.

Miconazol


Por fim, a pomada para candidíase miconazol age aliviando os sintomas da candidíase e acabando com o fungo Candida albicans. Além de utilizado na região genital, ela pode ser aplicada na região anal.

A forma genérica que encontramos nas farmácias tem o nome nitrato de miconazol. Aplica-se o miconazol por 14 dias seguidos, seguindo a média de tempo de tratamento da maioria das pomadas para a candidíase. A aplicação deve ser feita uma vez ao dia.

Consulte um urologista ONLINE e inicie seu tratamento hoje

Marcar Teleconsulta Agora

Receba receita médica, remédios e encaminhamento para exames

Outras opções


Além das pomadas que citamos acima, existem outras opções com aplicação de até 7 dias. Esse é o caso do tioconazol + tinidazol e do isoconazol.

Além disso, também existem tratamentos em comprimidos, mas o tempo pode variar de acordo com a gravidade da candidíase. Não utilize medicamentos sem antes consultar um médico urologista ou ginecologista e entender ao certo sua condição. 

Conclusão


A maioria das pomadas para o tratamento da candidíase precisa de até 14 dias para realmente terminar de agir e restabelecer o equilíbrio na área genital. Mas existem algumas opções, como o clotrimazol, que podem ser aplicadas apenas durante 6 dias. Também existem opções aplicadas apenas por uma semana. 

O importante é que além do uso da medicação correta e pelo tempo necessário, você evite a reinfecção e hábitos que possam levar o tratamento a durar mais. Tomando os cuidados necessários, em poucos dias a candidíase irá se curar completamente. Do contrário, o ideal é entrar em contato novamente com o médico e escolher uma outra linha de tratamento.


Referências

Consulte online um médico ou psicólogo especializado em sexualidade

A Omens é uma plataforma de saúde dedicada à saúde sexual e mental, que reúne médicos urologistas, terapeutas sexuais e farmacêuticos com o objetivo de construir soluções seguras, de qualidade e acessíveis a todos.

Por isso, a plataforma permite que você consulte online médicos especialistas em temas sobre sexualidade, além de psicólogos sexólogos. As consultas online podem ser feitas por mensagens, pelo celular ou por videochamada, por exemplo, além de apresentar muitas outras vantagens:

  • Consulte um médico ou psicólogo especializado na área, que trata diariamente de problemas relacionados ao sexo.
  • Pague menos da metade do valor de uma consulta presencial com um urologista.
  • Agende uma consulta para o mesmo dia! (no Brasil, aliás, muitos pacientes têm de esperar vários meses até conseguir agendar uma consulta presencial com um urologista)
  • Peça pela plataforma os medicamentos necessários para o seu tratamento e, então, eles serão entregues discretamente na sua casa por uma farmácia certificada
  • Além disso, evite o desconforto ou a vergonha na sala de espera de um consultório ou em farmácias

17 comentário(s) sobre “Qual a melhor pomada para candidíase? Conheça os tratamentos!

  1. Lucimar de souza says:

    Estou com corrimento dói muito e ardente já tomei floconazol e estou usando uma pomada já tem 10 dias parei por 3 dias e volto tudo oque faço

  2. Gilmar says:

    Tive candida no penes , começou a escorrer um líquido branco i a cosar e arder , derepemte o penes ficou cheio de manchas vermelha i enseguida a pele começou a soutar i virar ferida fui na farmácia e comprei uma pomada cetoconazol usei por uma cemana junto com complimido mas não resolveu , então fui no urologista e ele disse que erra fungo i me passou uma pomada quadriderm e gel cutisanol antiflamatorio deu uma aliviada as manchas começou a sumir mas depois de uma semana pirou tudo as feridas volto i com muito pus chegava até a escorrer na cueca eu fiquei desesperado com muito medo comecei a pesquisar em como aumentar minha imunidade e como matar fumgos de forma natural , então descobri que os fungos se alimentam de açúcar e que todos eles já existem demtro da flora do intestino , sempre que um deles acaba aumentando demtro de nos eles podem viajar pelo corpo através dos nervos e isso pode ser a causa de muitas infecções que acabam sempre voutando , então oque eu fiz parei de comer açúcar e diminuir o arroz , passei a comer alimentos que ajudam o intestino e a matar fumgos , agora vem o principal eu descobri que um dos melhores remédios mais podeso que ex-sister é o alho , olho de coco e cravo, para comer o alho eu piquei 2 demtes de alho deixei por 15 minutos no ar livre i depois pus num copo com água deichei por 8 horas e bebi fiz isso todos os dias em ceguida comia 3 cravos , e passei a comer só ovos frito com olho de coco , em seguida eu tomava um copo de água com curcuma e pimenta preta 3 pitadas de cada a curcuma é o mais poderoso antiflamatorio natural do planeta , agora gente vem a coisa mais fantástica , meu penes estava cheio de feridas que não sicatrisava i todo cheio de pus eu passei a manter o mais seco possível ou seja toda hora eu ia limpar o pus com papel higiênico e logo em seguida eu passava o OLHO DE COCO em 3 dias começou a secar i avoutar al normal em 1 cemana eu me curei grassa a Deus eu descobri o poder que tem o olho de coco , espero ter ajudado o olho de coco tem no mercado e farmácia serve para homens e mulheres

  3. Edimara says:

    Estou sofrendo muito com cândida meus grandes lábios estão todo feridos ,o que devo fazer para melhora ,sem falar q ja tome fluconazol e estou aplicando nistatina na vagina .

  4. Natalia says:

    A mais de hum tenho coceiras insuportáveis e corrimento, já fui ao ginecologista e cada ume passa um remédio e pomadas.diferentes, por favor.me.de.uma.orientacao correta que remédio é pomada devo usar..Obrigada.pela atenção e ajuda, estou no aguardo. Abraços.OBs: COLOQUE APENAS MEU PRIMEIRO NOME NATALIA.

  5. Silvana meira de Souza says:

    Tem muitos anos q sinto coceiras insuportável e tanto q coso q passo até a escova de roupa pra aliviar mas aí vem a arder porq machuquei a vagina chega até arrancar coro de tanto q eu mesma me machuco ,já não sei mais qual pomada usar ,já estou a ,3 meses assim ,sem falar q no dia seguinte tá cheio de massa branca sem cheiro pra lávar quase morro de dor porq já tá toda machucada e inchada q eu fasso até banho de acento já fiz e nada resolve

  6. Liliane says:

    Meninas, a candidíase pode estar ligada ao sistema digestório, verifiquem a alimentação de vocês, quando ela estiver resistente, evitem comer doces.

  7. Iolene says:

    Também estou sofrendo com candidíase a vários meses já usei de tdo e nada poderia me ajudar com uma pomada para combater isso por favor.

  8. Lana says:

    Estou com sintomas de candidíase e só aparece quando estou fazendo sexo frequentemente a minha vagina nas beiradas fica muito inchada e dois de mais estou usando metronidazol+nistatina pra melhorar.

  9. Mirian alves da silva says:

    Tbem estou sofrendo com candidiase.ela vai e volta..já ñ sei mas o q fazer.. pode m ajudar

  10. Maria cleiciene pereira Souza says:

    Estou sofrendo de candise ele vai volta já fiz de tudo todos tipo de pomada já usei e não cura.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?