Você tem um sono profundo? Conhece seus benefícios?

homem dormindo profundamente com seu cachorro ao lado
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Escrito por

Caio Vega

Revisado por

Dr. João Brunhara

CRMSP 161.642
Última atualização

10 de novembro 2021

Se o sono já é benéfico para o corpo, a fase conhecida como sono profundo é ainda mais importante. Essa etapa do sono faz com que o corpo e o cérebro se recuperem, a fim de manter a saúde mental e física sob controle. Em resumo, se a pessoa não alcançar o sono profundo ou se essa fase sofrer perturbações, isso pode trazer consequências para o organismo.

Por que é importante dormir profundamente? Quais são os benefícios dessa etapa do sono? Veja aqui na Omens o que você precisa saber sobre o assunto:

O que é sono profundo?

O sono profundo é o terceiro e último estágio do sono não REM (NREM), também conhecido como sono sem movimento rápido dos olhos. Portanto, esta é a última etapa do sono NREM antes de entrar no sono REM

O sono profundo geralmente ocorre na primeira metade da noite. Ele apresenta como padrão ondas cerebrais de baixa frequência e alta amplitude, isto é, ondas delta. Por isso, também conhecemos o sono profundo como “sono de onda lenta”. 

É também durante essa fase que ocorre o sono mais reparador, por muitas razões. Durante o sono profundo, os músculos relaxam, a atividade cerebral desacelera e a pressão sanguínea diminui, assim promovendo a restauração do corpo. 

Por que é importante dormir profundamente?

Antes de apresentarmos os principais benefícios do sono profundo, é essencial que você saiba por que essa etapa do sono é crucial. Durante a fase do sono de onda lenta, se produzem vários mecanismos do corpo relativos à saúde, ou seja, processos que promovem o bom funcionamento do cérebro e dos órgãos do corpo.

Por exemplo, a pressão arterial, o metabolismo e o ritmo cardíaco caem de 10 a 20% durante essa fase devido ao ritmo circadiano.

O mesmo se aplica à temperatura corporal, que diminui pelo mesmo processo. Além disso, o corpo se recupera e se regenera graças à glândula pituitária, que secreta os hormônios do crescimento. Portanto, esses mecanismos são essenciais para o bom funcionamento do corpo.

Por isso é importante ter uma boa noite de sono para manter o corpo e o cérebro nas melhores condições. Porém, claramente os benefícios do sono profundo são muito maiores e específicos, indo além disso que apresentamos. Veja a seguir:

Quais os benefícios comprovados do sono profundo?

As pesquisas científicas são unânimes em relação aos muitos benefícios que o sono profundo traz para o corpo e o cérebro. Antes de mais nada, essa fase é crucial para o bom funcionamento de várias das partes do corpo humano. O sono profundo, por exemplo:

Melhora a memória e a capacidade de aprender

Durante a fase do sono profundo, o metabolismo desacelera, assim fica mais fácil conservar energia para o dia seguinte. Esse processo promove o aumento na metabolização da glicose, o que ajuda a melhorar a aprendizagem e a capacidade de memorização.

Dessa forma, o sono profundo ajuda a aprender melhor, tanto informações de curto prazo como de longo prazo.

Os resultados de um estudo de 2016 sobre o sono profundo nos permitiu concluir que existe comunicação entre o hipocampo e o córtex. O hipocampo é o que promove o armazenamento de memórias recém adquiridas, enquanto o córtex é o local onde se armazena a memória de longo prazo. Isso promove a memória explícita/declarativa, aquela que nos permite lembrar e descrever eventos recentes ou distantes. 

Realiza uma “limpeza” no cérebro

As toxinas e os resíduos armazenados durante o dia são eliminados do organismo durante essa etapa do sono.

A “limpeza” é realizada pelo líquido cefalorraquidiano liberado durante essa fase. Assim, o cérebro fica livre de toxinas para desfrutar de uma saúde perfeita.

Dormir profundamente, além de “lavar” o cérebro, remove os beta amiloides. Estamos falando de uma proteína tóxica que se acumula no cérebro dos pacientes com mal de Alzheimer. Para manter o cérebro limpo e totalmente funcional, é, portanto, fundamental estimular o sono profundo.

Fortalece o sistema imunológico

O sono profundo fortalece o sistema imunológico e ajuda a combater infecções e doenças. Ele também diminui as inflamações e aumenta a eficácia das vacinas aplicadas no organismo.

Mas como?

O sono profundo protege o corpo contra interferências, perturbações que podem originar doenças potencialmenteperigosas. Aliás, a falta de sono profundo pode deixar o organismo suscetível a doenças como diabetes tipo 2 e obesidade.

Assim, dormindo profundamente, nos livramos da fadiga tanto física quanto mental e mantemos o sistema imunológico potente. 

Ajuda no crescimento e na regeneração das células

Uma das funções essenciais do sono profundo é a liberação de hormônios. Esses diferentes hormônios estão envolvidos não só na limpeza do cérebro, mas também no crescimento e no desenvolvimento das crianças e adolescentes.

Como o sono profundo diminui com o passar da idade, as pessoas mais velhas precisam projetar condições mais propícias para usufruir de todos os seus benefícios. 

Aumenta a energia

Graças à metabolização da glicose, que ocorre durante a fase de sono profundo, o corpo também se abastece de energia. É por isso que também é recomendável dormir profundamente à noite: para se manter com vigor durante o dia.

Por isso que não é nada surpreendente que nos sintamos cansados pela manhã se não tivermos tido uma boa noite de sono (profundo). Quando isso acontece, é fácil cair na armadilha dos métodos perigosos de inibição do sono que encontramos por aí.

No entanto, a melhor solução seria criar as condições favoráveis para um sono profundo e reparador.

Como dormir profundamente? Como ter o sono profundo ideal?

Se o sono é uma necessidade natural, o sono profundo é uma exigência para nos mantermos saudáveis e em forma. Por muitas razões, incluindo a idade principalmente, é possível que o ciclo do sono sofra perturbações. Por isso, é importante adotar uma rotina que te permita desfrutar de um sono de qualidade:

Adote uma rotina de sono e mantenha-se fiel a ela

A melhor maneira de ter um sono profundo e restaurador é criar uma rotina que você possa respeitar todos os dias. Trata-se de acostumar o corpo a um processo que conduz à hora de pegar no sono e dormir. Desse modo, o corpo fica preparado e pode descansar facilmente.

Uma boa ideia para criar uma rotina é anotar a hora que você quer ir para a cama todas as noites. Tome um banho alguns minutos antes da hora de dormir para refrescar o corpo e vá para a cama em seguida.

Ao repetir o mesmo exercício ao longo de vários dias, seu corpo vai se acostumar a essa rotina e você vai encontrar mais facilidade em dormir profundamente.

Aumente o tempo total de sono

Os cientistas aconselham um mínimo de seis horas de sono. Portanto, dizemos que esse é o mínimo que nos possibilita passar pelas diferentes fases do ciclo do sono. Logo, quando o corpo não descansa por esse tempo mínimo, é difícil obter proveito de um bom sono profundo.

O truque, então, é aumentar a duração total do sono. Em vez de dormir por seis horas, por exemplo, seria mais benéfico dormir por cerca de sete ou oito horas. Essa é uma excelente solução para aumentar a fase do sono profundo.

Faça esportes para dormir melhor

Fazer exercícios não é bom apenas para a aparência física, é também uma boa forma de dormir bem. De acordo com vários estudos, as pessoas acostumadas a praticar exercícios físicos desfrutam de um sono mais profundo e de melhor qualidade.

Não é uma questão de se forçar a exercícios muito intensos. Sessões regulares de cardio e de um treinamento com alguns picos de alta intensidade são suficientes para se dormir bem. Portanto, você pode dedicar de 20 a 30 minutos por dia a um esporte para manter um bom ciclo de sono.

Encontre maneiras de descansar melhor e relaxar

Certamente vai ser difícil dormir bem se você estiver estressado ou não estiver relaxado. Assim, é importante relaxar para desfrutar de uma boa noite de sono. Os métodos de relaxamento podem variar de um indivíduo para outro, mas alguns são conhecidos por serem mais apropriados a um grande número de pessoas.

  • Ao tomar um banho, por exemplo, você limpa o corpo da sujeira acumulada durante o dia. Ele fica mais fresco e, consequentemente, relaxado.
  • A leitura e a meditação também podem ser úteis na preparação da mente e do corpo para o sono.
  • Além disso, é melhor evitar fontes de luz e barulhos ao redor que podem perturbar o sono. Portanto, fique longe da luz de dispositivos eletrônicos (celulares, tablets, televisão, etc.).
  • Por fim, um estilo de vida saudável é essencial também. Refeições pesadas e o consumo de estimulantes devem ser evitados antes da hora de dormir: evite álcool, bebidas açucaradas, café e energéticos à noite antes de ir para a cama.

Referências

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