Para que serve o pompoarismo masculino?

BLOG OMENS / Sexualidade
logo da Omens
Escrito por

Seth Zanette

Dr. João Arthur Brunhara Alves Barbosa
Revisado por

Dr. João Brunhara

CRMSP 161.642
Última atualização

21 de abril 2024

Você já ouviu falar em pompoarismo? Essa é uma técnica muito conhecida no mundo feminino, mas que também pode ser aplicada por homens para melhorar a vida sexual. Com apenas alguns exercícios diários é possível controlar melhor a ereção, melhorar a performance no sexo e contribuir para a saúde da bexiga e pélvis.

Se você ainda não conhece o pompoarismo masculino, vem com a Omens nessa e aprenda mais sobre! 

Definição


O pompoarismo é praticado em países como a Tailândia e a Índia. Trata-se de uma série de técnicas milenares que visam fortalecer o assoalho pélvico e, através disso, melhorar a performance sexual. Esse tipo de prática deriva do tantra e pode ser feita com a ajuda de bolas ben-wa (bolinhas tailandesas), feitas para serem expelidas da vagina ou do ânus através do pompoarismo. 

Apesar das bolinhas tailandesas serem comumente utilizadas para a prática do pompoarismo, nem sempre são necessárias. O que se precisa, principalmente no caso do pompoarismo masculino, é identificar os músculos a serem treinados e fazer os movimentos certos para fortalecê-los.

Pompoarismo e exercícios de kegel são a mesma coisa?

Os exercícios de Kegel foram inventados pelo ginecologista Arnold Kegel na década de 50 e também servem para fortalecer o assoalho pélvico. O Dr. Kegel estudou seus resultados clinicamente nos casos médicos que atendia como ginecologista.

O pompoarismo é conhecido bem antes disso e utilizado mesmo sem pesquisas ou estudos. Essa é a principal diferença entre os dois.

 Dentro do pompoarismo existem diversos outros movimentos, incluindo aqueles praticados nos exercícios de kegel. Quando se trata do pompoarismo masculino, os exercícios indicados são ainda mais próximos daqueles feitos por Kegel.

O assoalho pélvico masculino [Omenscast #51]

No episódio de Omenscast de número 51, o médico urologista João Brunhara vai trazer curiosidades sobre a musculatura pélvica e, de quebra, introduzir alguns exercícios para a região. A transcrição do áudio do podcast você poderá encontrar aqui.

Quando o pompoarismo masculino é indicado?


O pompoarismo masculino pode ser praticado por todo tipo de homem, inclusive aqueles que estão saudáveis. Fortalecer o assoalho pélvico é benéfico não só para tratar condições já existentes, mas para prevenir que muitas delas apareçam. Além disso, o pompoarismo pode beneficiar homens que sofrem com condições como:

  • Incontinência urinária de estresse;
  • Disfunção erétil;
  • Ejaculação Precoce;
  • Ereções fracas;
  • Pouco controle na eliminação de fezes.

Melhore suas ereções com este treinamento ONLINE


Baixar 1ª Aula Grátis

Acesse exercícios desenvolvidos por urologistas e reduza o estresse que afeta o sexo

Benefícios


O pompoarismo tem como principal função melhorar o prazer recebido e dado no sexo, além da performance sexual no geral. Para isso, a técnica visa treinar através de exercícios simples a musculatura do assoalho pélvico. No fim, os benefícios que essa técnica tem para o corpo vão mais além da esfera sexual. 

Os principais benefícios do pompoarismo são:

  • Aumento na sensibilidade genital;
  • Um maior controle sobre a ejaculação e o gozo;
  • Um maior controle sobre a ereção;
  • Aumento no tempo da performance sexual;
  • Potencializar o orgasmo;
  • Melhora na incontinência urinária ou fecal.
homem com bola de academia para fazer exercício de pompoarismo masculino

Como fazer o pompoarismo masculino


Mas afinal, como fazer corretamente o pompoarismo masculino? Bem, antes de mais nada é preciso paciência e constância. Para quem nunca sequer pensou na musculatura pélvica, a primeira semana de exercícios pode parecer desafiadora, mas em poucos dias os treinos ficarão mais fáceis. 

Para começar bem, é necessário encontrar a musculatura certa para treinar e controlar a respiração adequadamente. Então, vamos dar o primeiro passo e entender como fazer isso juntos.

Controlando a respiração

Procure um local vazio e silencioso, para que seja possível relaxar. Deite-se de costas, dobre os joelhos e respire fundo. Lembre-se de respirar pelo nariz e não pela boca. Inspire profundamente, segure o fôlego e depois expire lentamente. Repita quantas vezes for necessário e guarde as seguintes regras para quando iniciar os exercícios:

  • Nunca segure a sua respiração ao realizar o pompoarismo. Você deve inspirar e expirar de acordo com a movimentação dos músculos pélvicos;
  • Inale sempre quando contrair e solte a respiração quando relaxar a musculatura.

Se você encontrar dificuldade em respirar pelo nariz, procure treinar essa parte antes de iniciar o pompoarismo.

Aumentando a circulação sanguínea no pênis naturalmente [Vídeo]


Você já ouviu soluções milagrosas para aumentar o p3nis? O urologista Dr. João Brunhara vem explicar mais sobre a circulação sanguínea e como ela ajuda na ereção.

Identificando a musculatura pélvica

O próximo passo é identificar os músculos que serão treinados durante o pompoarismo. Para isso, existem alguns exercícios que podem ser feitos. 

O primeiro deles é contrair os músculos do assoalho pélvico durante a micção. Quando for ao banheiro, tente parar o jato de urina. Se você conseguir parar o jato, estará utilizando exatamente os músculos que precisamos treinar. Se não conseguir, tente novamente, mas não faça esse método mais do que uma vez na semana. 

Para o segundo método, se coloque na mesma posição do nosso primeiro passo: deitado de costas com os joelhos dobrados. Tente apertar o ânus e soltar sem mexer com as nádegas. Se conseguir, terá encontrado os músculos do assoalho pélvico.

Exercícios básicos de pompoarismo

Conseguiu controlar a sua respiração e contrair a musculatura do assoalho pélvico pela primeira vez? Ótimo! Agora podemos passar para os exercícios básicos de pompoarismo. Aqui vamos explicar apenas algumas das muitas técnicas existentes. 

O ideal é que suas sessões de treinamento não demorem mais que 20 minutos e que elas sejam feitas no máximo 5 dias por semana, uma vez ao dia. Lembre-se de fazer um alongamento antes dos treinos durante pelo menos 5 minutos.

Contração curta

  • Deite-se de costas com os joelhos dobrados. Comece a inspirar e expirar lentamente.
  • Contraia a musculatura pélvica enquanto inspira e segure durante 5 segundos;
  • Expire e relaxe toda a sua musculatura;

Repita esse processo durante 20 vezes. Com o passar dos dias, experimente diferentes ritmos e combinações de pulsação.

Contração longa

A contração longa será executada da mesma forma que a curta. Só que quando segurar a musculatura, faça por 10 segundos. Com o passar do tempo, em vez de modificar o ritmo da contração, aumente o tempo que você segura a musculatura. Aumente sempre de 5 em 5 segundos.

À medida que as contrações aumentam de tempo, tente outras posições para os exercícios: ficando de quatro primeiro, depois sentado e, por fim, em pé.

homem na praia praticando um agachamento

Conclusão: pompoarismo masculino funciona?


Assim como os exercícios de Kegel, o pompoarismo masculino funciona e fortalece o assoalho pélvico. Os resultados desse tipo de técnica costumam aparecer em 3 a 4 semanas se todos os treinos forem feitos como indicado.


Consulte online um médico ou psicólogo especializado em sexualidade

A Omens é uma plataforma de saúde dedicada à saúde sexual e mental, que reúne médicos urologistas, terapeutas sexuais e farmacêuticos com o objetivo de construir soluções seguras, de qualidade e acessíveis a todos.

Por isso, a plataforma permite que você consulte online médicos especialistas em temas sobre sexualidade, além de psicólogos sexólogos. As consultas online podem ser feitas por mensagens, pelo celular ou por videochamada, por exemplo, além de apresentar muitas outras vantagens:

  • Consulte um médico ou psicólogo especializado na área, que trata diariamente de problemas relacionados ao sexo.
  • Pague menos da metade do valor de uma consulta presencial com um urologista.
  • Agende uma consulta para o mesmo dia! (no Brasil, aliás, muitos pacientes têm de esperar vários meses até conseguir agendar uma consulta presencial com um urologista)
  • Peça pela plataforma os medicamentos necessários para o seu tratamento e, então, eles serão entregues discretamente na sua casa por uma farmácia certificada
  • Além disso, evite o desconforto ou a vergonha na sala de espera de um consultório ou em farmácias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?