O que é “crista de galo”?

bolhas de plástico que imitam crista de galo
BLOG OMENS / Sexualidade
logo da Omens
Escrito por

Seth Zanette

Dr. João Arthur Brunhara Alves Barbosa
Revisado por

Dr. João Brunhara

CRMSP 161.642
Última atualização

1 de dezembro 2022

Crista de galo é como é popularmente conhecida a verruga genital causada pela HPV. Ela recebe esse nome principalmente por sua textura que se assemelha a uma crista do galo e também por algumas vezes ser elevada.

Você conhece o HPV por esse nome? Então, acompanhe a publicação da Omens para entender se essa é uma condição que tem cura e como evitá-la. Vem com a gente:

Condiloma acuminado (HPV)


O condiloma acuminado é conhecido por diversos nomes: crista de galo, figueira, cavalo de crista ou simplesmente verruga genital

Essas verrugas são lesões provocadas pelo vírus. Elas são visíveis ao olho nu e, por isso, recebem o nome de lesões clínicas.

Dependendo do tipo de HPV que infecta a pessoa, é possível que essas lesões se desenvolvam de formas diferentes. Alguns tipos de HPV podem inclusive levar ao câncer de pênis ou câncer de colo do útero. Outras podem ser combatidas pelo próprio corpo e somem com o tempo.

Por isso, antes de começar um tratamento, é necessário consultar um médico e entender qual o tipo de HPV que afetou seu corpo.

Como é o condiloma acuminado?

Dois fatores podem alterar a forma como a verruga genital se apresenta no corpo humano: o tipo de HPV e se a lesão é clínica ou subclínica

A lesão clínica é aquela que aparece na parte exterior do corpo e que pode ser vista a olho nu. É esse tipo de verruga genital que recebe o nome de crista de galo. Esse tipo de verruga genital raramente leva ao câncer, ou seja, o tipo de HPV que as causa geralmente não é cancerígeno. Seu formato e tamanho podem variar, podendo ser altas, achatadas, pequenas ou grandes.

A lesão subclínica é mais complicada e pode ser mais perigosa. Isso porque ela não é visível ao olho nu e precisa de exames físicos para ser encontrada (por exemplo, o papanicolau para o sexo feminino). Esse tipo de verruga genital pode ser originada por diversos tipos de HPV, inclusive aqueles com alto risco de levarem ao câncer.

Câncer de pênis: sintomas na glande e relação com a fimose [Omenscast #37]

No nosso 37º episódio do Omenscast, o médico urologista João Brunhara vai falar em detalhes sobre o câncer de pênis: uma condição rara, mas com consequências desagradáveis. A transcrição do áudio você poderá encontrar aqui.

Sintoma no pênis

Geralmente, as lesões causadas por HPV não provocam sintomas, são indolores e podem se manifestar muitos meses depois da contaminação. Quando não completamente assintomáticas, pode haver coceira e ardência no local afetado. 

Algumas lesões subclínicas podem provocar desvios no jato de urina durante a micção. Portanto, se você notar esse sintoma, o ideal é procurar imediatamente um médico urologista. Mas, além do HPV, esse é um sintoma comum em outros tipos de condições de saúde que afetam o homem. 

Quando surgem as verrugas?

As verrugas relativas ao HPV nem sempre surgem logo após o contato com o vírus. Na verdade, podem demorar bastante para virem à tona. Estima-se que na maioria dos casos elas surgem em até 8 meses após a infecção. Porém, podem chegar a aparecer até 20 anos após o primeiro contato, principalmente quando a imunidade do corpo cai. 

Além do tempo extenso para o aparecimento das lesões, quando ela é subclínica, entra o fator de que o paciente não consegue observar o aparecimento delas. Com isso, a realização de exames não acontece e o vírus pode continuar agindo sem tratamento durante muito tempo.

Consulte um urologista ONLINE e inicie seu tratamento hoje

Marcar Teleconsulta Agora

Receba receita médica, remédios e encaminhamento para exames

Crista de galo tem cura?


Existe sim cura para a crista de galo. Principalmente visando a remoção da verruga e restabelecer a imunidade ideal para o corpo combater o vírus. 

Qualquer tratamento, seja ele envolvendo procedimentos cirúrgicos, aplicação de nitrogênio ou mesmo utilizando medicamentos para aumentar a imunidade precisa ser personalizado para o paciente. Isso porque existem muitas variáveis em cada caso: não só o tipo de HPV, mas o estado de saúde geral, a área afetada pela condiloma acuminado, o tamanho da lesão… Tudo isso precisa ser levado em consideração antes de aplicar qualquer tratamento.

Além disso, não é em todo caso que o tratamento dá resultados de forma rápida.

Remédios para crista de galo (HPV)


Quando falamos em tratamento e remédios para crista de galo, muitos pensam que existe uma pomada vendida em farmácia para a remoção da verruga genital. No entanto, os medicamentos para verrugas vendidos em farmácias não são os ideais para tratar as verrugas da HPV. 

Na realidade, precisa-se evitar o autodiagnóstico nessa condição. A presença de um médico para acompanhar todo o procedimento, avaliar exames e também entender a evolução do caso é essencial para que o tratamento seja o mais eficaz possível. 

Existem três tipos de tratamento que podem ser utilizados:

  • Tratamento tópico, com pomadas e remédios aplicados na verruga, mas que pode demorar muito mais tempo para trazer resultados: os mais comuns são o imiquimode a 5% e o ácido tricloroacético;
  • Remoção através de crioterapia;
  • Remoção através da eletrocauterização.

Guia das Infecções Sexualmente Transmissíveis [Vídeo]

Chegou dezembro e, com ele, a campanha Dezembro Vermelho. Então, preparamos um pequeno guia sobre todas as Infecções Sexualmente Transmissíveis (as ISTs). Dentre elas, o HIV (ou AIDS), gonorreia, sífilis, HPV e a hepatite B, por exemplo. E tiramos também algumas dúvidas, como os sintomas do HIV, se já há cura sobre a infecção, sífilis, o que é gonorreia, qual a diferença entre HIV e AIDS e por que não se usa mais o termo DST, mas sim IST. Confira tudo isso e mais um pouco!

O tratamento dói?


A remoção das verrugas genitais pode ser sim desconfortável, mas isso depende do tipo de tratamento, da sua duração e do condiloma acumulado em si. Tratamentos tópicos tendem a durar mais e a provocar dor e ardência, já que existe ali um ácido fazendo efeito sob a pele. Além disso, quanto mais rápido se busca ajuda, mais no início da doença é possível começar o tratamento e, portanto, alcançar uma cura.

Como se transmite o condiloma acuminado?


O HPV é transmitido através do contato com a pele ou lesão contaminada, ou seja, a crista de galo NÃO é necessariamente uma DST, já que pode ser transmitida de outras formas.

Raramente acontece a transmissão de vírus por objetos como roupas ou toalhas, já que o vírus sobrevive pouco tempo fora do corpo, mas não se pode descartar essa via de transmissão. Assim, não há como evitar 100% a transmissão do vírus, já que outros contatos pele a pele podem gerar a infecção. 

No entanto, é importante lembrar que ainda assim a camisinha consegue evitar casos de transmissão e que é a melhor forma de impedir o contato com o vírus. Principalmente a camisinha feminina que evita o contato com outras regiões próximas a vagina. 

Como posso evitar pegar HPV?

As melhores formas de se prevenir contra o HPV é:

  • utilizar camisinha (feminina ou masculina) durante as relações sexuais;
  • buscar a aplicação da vacina contra alguns tipos de HPV que já existem no mercado e disponíveis no SUS para a população;
  • fazer sempre o exame preventivo e consultas de rotina para averiguar não só o HPV, mas a saúde no geral; dessa forma, você não se torna um vetor da doença.

Consulte um urologista ONLINE e inicie seu tratamento hoje

Marcar Teleconsulta Agora

Receba receita médica, remédios e encaminhamento para exames

Conclusão


A crista de galo é o nome mais popular para as verrugas genitais da HPV.  Para tratá-la, precisamos de ajuda médica especializada, já que cada caso é diferente e o tipo de vírus pode alterar características e até mesmo a gravidade da infecção.

A crista de galo pode ou não ser uma doença venérea, já que existem outras formas de transmitir a doença através do contato com a pele. Mas, ainda assim, o preservativo é uma das formas mais eficazes de se proteger contra o vírus.

Se você notou verrugas genitais (crista de galo) no pênis, não deixe de marcar uma consulta com o médico urologista para realização de exames e para iniciar o tratamento adequado para a HPV.

Referências


Consulte online um médico ou psicólogo especializado em sexualidade

A Omens é uma plataforma de saúde dedicada à saúde sexual e mental, que reúne médicos urologistas, terapeutas sexuais e farmacêuticos com o objetivo de construir soluções seguras, de qualidade e acessíveis a todos.

Por isso, a plataforma permite que você consulte online médicos especialistas em temas sobre sexualidade, além de psicólogos sexólogos. As consultas online podem ser feitas por mensagens, pelo celular ou por videochamada, por exemplo, além de apresentar muitas outras vantagens:

  • Consulte um médico ou psicólogo especializado na área, que trata diariamente de problemas relacionados ao sexo.
  • Pague menos da metade do valor de uma consulta presencial com um urologista.
  • Agende uma consulta para o mesmo dia! (no Brasil, aliás, muitos pacientes têm de esperar vários meses até conseguir agendar uma consulta presencial com um urologista)
  • Peça pela plataforma os medicamentos necessários para o seu tratamento e, então, eles serão entregues discretamente na sua casa por uma farmácia certificada
  • Além disso, evite o desconforto ou a vergonha na sala de espera de um consultório ou em farmácias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?