Como fazer sexo anal

tomatinhos enfileirados em um espeto e um abacate ilustrando o uso das bolinhas tailandesas no sexo anal
BLOG OMENS / Sexualidade
logo da Omens
Escrito por

Seth Zanette

Dr. João Arthur Brunhara Alves Barbosa
Revisado por

Dr. João Brunhara

CRMSP 161.642
Última atualização

14 de outubro 2023

A prática segura e prazerosa do sexo anal pode não ser tão divulgada quanto o necessário. É necessário preparação e mais cuidado na hora da penetração para que haja prazer durante o sexo para ambos os parceiros.

No tutorial de hoje, a Omens te dá dicas importantes para que tudo dê certo durante o sexo anal.

Se nao existe manual para o sexo, o que vamos te ensinar aqui?


É importante deixar claro que esse não é um tutorial para agradar a todos os tipos de parceiros durante o sexo anal. Cada experiência é única e pessoas diferentes gostam de coisas diferentes. Nem todas as pessoas por exemplo se interessam em fazer ou receber sexo anal.

Porém existem sim dicas que preparam o ânus para a penetração,que previnem fissuras e dor, além de protegerem contra ISTs e reduzirem as chances de sujeira.  Esse será nosso foco aqui. 

Materiais necessários


 Para a prática segura e minimizando ao máximo a dor no sexo anal você vai precisar de:

  • um ou mais preservativos;
  • lubrificante à base de água;
  • uma ducha íntima.

É ideal que para se preparar para o sexo anal, você utilize plugs ou dildos para se acostumar e experimentar antes de partir para o sexo a dois. Existem diversos dildos e plugs com tamanhos crescentes para a penetração anal, então vale a pena investir em um toy do gênero.

Como apimentar a relação? [Vídeo]


Passo 1: Antes do sexo anal


Se preparar para o sexo anal requer certa antecedência. O ideal é que antes mesmo de partir para a prática a dois, os parceiros pesquisem tudo o que precisam saber. Aqui na Omens temos outras publicações sobre posições sexuais diferentes, como fazer sexo, como utilizar camisinha e muito mais. Vale a pena dar uma olhada.

Quem vai receber a penetração anal precisa se preparar para tal. Como já dissemos, talvez seja adequado experimentar com diferentes tamanhos de dildos e plugs antes de partir para a prática com a pessoa parceira. Principalmente se a pessoa nunca experimentou tocar ou penetrar o ânus. É ideal ver o local como uma outra zona erógena e para isso, inicie pelo básico.

Primeiramente, comece com a penetração de um dedo. Quando se acostumar, vá para a penetração com toys. Aumente aos poucos o tamanho dos dildos ou plugs para que o desconforto não seja muito grande na hora de penetração a dois.

Quem irá penetrar precisa ter em mente que o cuidado e lubrificação precisam ser redobrados e mantidos durante a penetração. Além disso, uma breve pesquisa pode te indicar em que direção está a próstata (Ponto P no sexo masculino) e muitos outros detalhes para não machucar a pessoa parceira. 

Passo 2: Preparação


Então, como se preparar?

Entender que o sexo anal pode levar a alguma sujeira é essencial para não ter a expectativa quebrada durante a prática. Normalmente o reto está vazio. Por isso não é necessário se preocupar tanto. Mas é possível reduzir ainda mais as chances de sujeira realizando um enema (também conhecido como ducha anal ou chuca). Só que é importante esclarecer que a realização da limpeza anal não pode ser feita com frequência. O ideal é que não seja feita mais do que uma vez na semana. 

Outros pontos que podem ser feitos para evitar a sujeira durante o sexo anal é:

  • ir ao banheiro horas antes do sexo anal e
  • não comer laticínios ou outros alimentos que soltem o intestino.

Para fazer o enema anal, durante o banho, utilize 100-150 ml de água (não utilize muita água para não alterar o ritmo intestinal normal). Coloque a água na ducha higiênica e aplique no ânus. 

Atenção: se a água sair limpa no primeiro jato não é necessário fazer mais nada. Do contrário, aplique até a água sair clara. A partir daí já é possível fazer anal sem sujar.

Gel deslizante = mais lubrificação e suavidade

Frasco de gel deslizante (lubrificante íntimo) da Omens

Sinta-se mais confortável tanto sozinho como a dois!

Quero o meu!

Passo 3: Penetração


Durante o sexo anal sem sentir dor o ideal é ir o mais devagar que se conseguir. Principalmente se essa for a primeira vez da pessoa parceira.

Antes de começar, a pessoa parceira precisa estar o mais excitada possível. Portanto, gaste seu tempo nas preliminares. Quando estiverem preparados, comece por um dedo e aumente devagar até chegar no segundo ou terceiro dedo. A comunicação é crucial e a lubrificação também para fazer sexo anal sem machucar. Coloque lubrificante antes de penetrar e lembre-se de utilizar mais caso seja necessário. 

Quando a pessoa parceira não estiver sentindo dor e estiver acostumada com os dedos, é possível utilizar o pênis para a penetração. Não se esqueça de reaplicar o lubrificante.

Passo 4: Velocidade, Ritmo e Técnicas


O ideal é não se mexer nos primeiros minutos de penetração, para que a pessoa parceira se adeque. Após alguns minutos, é possível começar os movimentos de vai e vem devagar. Observe as reações de quem está recebendo o anal para adequar o ritmo e a velocidade. 

Algumas posições que podem ajudar nessa hora são:

  • Conchinha de lad: que possibilita uma penetração menos dolorosa e com mais intimidade entre o casal;
  • Cowgirl ou Cowboy: quem será penetrado senta em cima da pessoa que penetra, que está deitada na cama. Essa posição permite que quem está em cima controle a profundidade e ritmo da penetração.

Sex toys: como introduzir os brinquedos na relação? [Vídeo]


Querendo apimentar a relação e pensando em introduzir o uso de sex toys? A Dra. Thais Della Tonia vem te ajudar e dá algumas dicas de como fazer isso! Não se esqueça que antes de tudo todos os envolvidos têm que estar de acordo – consentimento acima de tudo! Então a sugestão de coisas novas na relação sempre precisa ocorrer de forma calma e sem pressão.

Passo 5: Após o sexo anal


Depois do sexo anal, caso se parta para o sexo com penetração vaginal, é necessário trocar o preservativo. Se essa for a primeira vez do casal, o ideal é que após terminar os parceiros parem e identifiquem se está tudo bem, se existem machucados ou algo do gênero. 

O aftercare também é necessário. Tome um tempo para relaxar, conversar e construir intimidade com a pessoa parceira após o sexo.

O que não é normal no sexo anal?


  • não é normal sentir muita dor ou ardência durante o sexo anal;
  • não é normal sangramento durante ou depois da prática;
  • por fim, não é normal sentir muita dor, ardência ou coceira após o sexo anal.

Conclusão


Calma, paciência e preparação são as palavras chaves na hora de praticar o sexo anal. Assim você garante sua segurança, a da pessoa parceira e uma atividade prazerosa para ambos. Então, se você estava se perguntando como sentir prazer anal, siga nosso tutorial e você terá uma ótima experiência.


Consulte online um médico ou psicólogo especializado em sexualidade

A Omens é uma plataforma de saúde dedicada à saúde sexual e mental, que reúne médicos urologistas, terapeutas sexuais e farmacêuticos com o objetivo de construir soluções seguras, de qualidade e acessíveis a todos.

Por isso, a plataforma permite que você consulte online médicos especialistas em temas sobre sexualidade, além de psicólogos sexólogos. As consultas online podem ser feitas por mensagens, pelo celular ou por videochamada, por exemplo, além de apresentar muitas outras vantagens:

  • Consulte um médico ou psicólogo especializado na área, que trata diariamente de problemas relacionados ao sexo.
  • Pague menos da metade do valor de uma consulta presencial com um urologista.
  • Agende uma consulta para o mesmo dia! (no Brasil, aliás, muitos pacientes têm de esperar vários meses até conseguir agendar uma consulta presencial com um urologista)
  • Peça pela plataforma os medicamentos necessários para o seu tratamento e, então, eles serão entregues discretamente na sua casa por uma farmácia certificada
  • Além disso, evite o desconforto ou a vergonha na sala de espera de um consultório ou em farmácias

COMENTÁRIOS SOBRE “Como fazer sexo anal

  1. Observador says:

    Seja relação hetera ou homo, importante é haver sintonia e, sexualizacao natural do anus: costumo dizer a questão do pênis que pode ser genital ou “função tornerinha” de forma autonoma! Já tive amigos que nem era habitual a atração mútua, mas discreto percebia o pênis dele como “em clima” e Não era “curiosidade” eu reparar, mas por começar a desejar que ele penetrasse! As vezes a iniciativa era dele de sugerir “ficar”, noutras ocasiões eu que sugeriria o “ficarmos”!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?