O que é o “Onanismo”?

a expressão "descascar a banana" retratada aqui é sinônimo de "onanismo" ou "masturbação"
BLOG OMENS / Sexualidade
logo da Omens
Escrito por

Seth Zanette

Dr. João Arthur Brunhara Alves Barbosa
Revisado por

Dr. João Brunhara

CRMSP 161.642
Última atualização

17 de junho 2023

O onanismo é uma dos sinônimos de masturbação. Esse termo surge em um contexto religioso, e sua etimologia é associada a Onan, um personagem bíblico. 

No artigo de hoje, vamos entender melhor as origens dessa palavra, o que a religião nos diz sobre a masturbação e se existem contraindicações médicas na prática ou na abstinência do onanismo.

Significado da palavra


Onanismo significa masturbação na maioria dos ambientes em que é utilizada. Em alguns contextos, pode ter o significado de coito interrompido. Mas o conceito geral é o mesmo: dar prazer a si mesmo através do estímulo nos órgãos genitais sem a intenção reprodutiva. 

O termo onanismo é mais utilizado hoje em contextos religiosos, mas também foi comum como sinônimo de masturbação nos séculos XVIII e XIX, principalmente em textos que abordavam transtornos sexuais. Daí surge a associação equivocada a algum problema do gênero.

Origem do termo

O termo Onanismo foi utilizado pela primeira vez no panfleto publicado em 1716, Onania: or, the heinous sin of self-pollution and all its frightful consequences. Nessa publicação, o autor anônimo se opunha à masturbação e descrevia o ato como um grande pecado aos olhos de Deus.

O nome, onanismo e onania, deriva do personagem bíblico Onan, que devido às regras sociais da sua época foi obrigado a desposar a viúva do irmão. Como os filhos que tivesse com ela não seriam seus, mas do irmão falecido, Onan praticava coito interrompido. Ou seja, para os padrões religiosos e da época, estava desperdiçando sêmen. Por esse ato, Onan foi punido por Deus com a morte.

Uma questão religiosa…


Assim como as crenças religiosas podem variar, a decisão de se masturbar ou não também cabe a cada um. 

A interpretação de textos que embasam esse tipo de decisão (seja ela feita em conjunto, com uma congregação, ou mesmo por questões individuais) também podem variar bastante. Principalmente por que a questão do onanismo (masturbação) como pecado surge com o panfleto publicado em 1716, já citado posteriormente, pela associação com a história de Onan, e não com a bíblia explicitamente relatando que o onanismo seria pecado. Isso gera por si só muita discussão sobre o assunto entre os próprios fiéis. De qualquer forma, a escolha é individual e deve ser respeitada.

Masturbação: quando o prazer vira compulsão? [Omenscast #33]

No nosso 33º episódio do Omenscast, o médico urologista João Brunhara vai falar sobre o consumo de pornô e a prática da masturbação. Qual o limite entre o saudável e a compulsão? A transcrição do áudio você poderá encontrar aqui.

Existem problemas no onanismo reprimido?


Quando abordamos o assunto de uma maneira mais científica e médica, as principais perguntas são se existe problemas em reprimir a vontade de se masturbar ou não. Não se masturbar pode ser uma escolha que não envolve questões religiosas, por exemplo, o movimento #NoFap e #NoNuts  já levantam a tempos a questão dos benefícios (ou malefícios) de reprimir a masturbação.

Então, existe algum perigo em reprimir a vontade de se masturbar?

Se abster da masturbação e do orgasmo não causa nenhum tipo de problema na saúde física. Mesmo a hipertensão epididimal (ou mais conhecido como Blue Balls), não é nenhum risco nem para fertilidade, nem para o corpo no geral. 

Porém, é importante lembrar que é através da masturbação que a maioria das pessoas consegue alcançar um orgasmo mais facilmente e entender o que lhe proporciona prazer ou não.. Principalmente quando se trata da população feminina. A masturbação proporciona o autoconhecimento sexual e a possibilidade de entender melhor onde reside o próprio prazer.

E existe algum benefício na repressão do onanismo? Alguns estudos preliminares deram a entender que pode haver alguma relação entre a não masturbação e o aumento de testosterona. Porém, outros estudos nos dizem o contrário: que é através da ejaculação que os níveis de testosterona sabem. Portanto, um dos poucos benefícios encontrados na prática foi descartado.

Benefícios da masturbação

Se, por um lado, a falta da masturbação não provoca nenhum mal ou bem, existem benefícios no orgasmo e no onanismo. Dentre eles podemos citar:

  • Alívio do estresse e da ansiedade masculina, pela liberação de endorfina durante o orgasmo;
  • Uma melhor autoestima;
  • Um melhor entendimento das próprias práticas sexuais e o que provoca ou não prazer;

O perigo da repressão sexual


O onanismo reprimido não faz mal, para aqueles que consentem em fazê-lo por vontade própria. Mas a repressão sexual é ainda um grande problema, já que tem efeitos nocivos para o psicológico e principalmente para a vida sexual. 

A repressão sexual é como chamamos quando o pensamento ou desejo sexual saudável, bem como a sexualidade da pessoa são impedidos de serem realizados contra a sua vontade. Isso pode acontecer em um contexto religioso, quando se é ensinado que esse tipo de pensamento ou desejo é anormal ou vai te fazer algum tipos de malefícios. Mas também acontece em outros tantos contextos além desse.

Por exemplo, mulheres são ensinadas a não desfrutarem da própria sexualidade e a não buscarem a satisfação sexual por questões sociais.

Esse tipo de repressão pode gerar consequências sérias, não só para o indivíduo que sofre com elas, mas para quem se relaciona com ele.

Dentre os problemas gerados pela repressão sexual estão:

  • Vergonha, sofrimento mental ou pensamentos negativos quando o desejo sexual surge;
  • Dificuldade em sentir prazer durante o sexo a dois ou mesmo a masturbação;
  • Baixa autoestima com relação ao corpo ou a própria performance sexual;
  • Dor ou desconforto durante o sexo;
  • Tensão muscular;
  • Atitudes negativas com relação a quem pratica sexo ou quem assume a própria sexualidade;
  • Dificuldades de aceitação da própria sexualidade e do próprio desejo sexual;
  • Dificuldade em estabelecer limites ao próprio desejo sexual e as próprias práticas sexuais.

Egg masturbador = mais prazer, com novas texturas e estímulos

Egg masturbador para pênis

Impulsione seus momentos a sós ou treine para não queimar a largada!

Quero o meu!

Vícios: onanismo compulsivo


O onanismo só é considerado um transtorno sexual quando praticado de forma compulsiva. A masturbação compulsiva, como é mais comumente chamada, é um problema sexual sério e que pode estar associado também ao vício em pornografia. 

E quando é que o onanismo (ou masturbação) passa do limite? É um pouco difícil determinarmos quantas vezes se pode masturbar ou não de forma saudável. O ideal não é só observar a quantidade de vezes, mas também:

  • se a masturbação se tornou uma necessidade;
  • se as relações sexuais a dois não proporcionam o mesmo prazer e satisfação sexual que a masturbação;
  • e se a pessoa está experimentando dificuldade em manter uma ereção ou ejacular durante relações sexuais.

Conclusão


Quando se trata de questões médicas, o onanismo não é necessariamente um problema. Nem a falta da masturbação, quando é feita por vontade própria e sem gerar culpa excessiva. O que devemos entender é que o excesso ou a repressão extrema podem sim ter seus efeitos na sexualidade e no psicológico das pessoas.

Referências


Consulte online um médico ou psicólogo especializado em sexualidade

A Omens é uma plataforma de saúde dedicada à saúde sexual e mental, que reúne médicos urologistas, terapeutas sexuais e farmacêuticos com o objetivo de construir soluções seguras, de qualidade e acessíveis a todos.

Por isso, a plataforma permite que você consulte online médicos especialistas em temas sobre sexualidade, além de psicólogos sexólogos. As consultas online podem ser feitas por mensagens, pelo celular ou por videochamada, por exemplo, além de apresentar muitas outras vantagens:

  • Consulte um médico ou psicólogo especializado na área, que trata diariamente de problemas relacionados ao sexo.
  • Pague menos da metade do valor de uma consulta presencial com um urologista.
  • Agende uma consulta para o mesmo dia! (no Brasil, aliás, muitos pacientes têm de esperar vários meses até conseguir agendar uma consulta presencial com um urologista)
  • Peça pela plataforma os medicamentos necessários para o seu tratamento e, então, eles serão entregues discretamente na sua casa por uma farmácia certificada
  • Além disso, evite o desconforto ou a vergonha na sala de espera de um consultório ou em farmácias

COMENTÁRIOS SOBRE “O que é o “Onanismo”?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?