Posições sexuais para diferentes tipos de corpos

bonecos um em cima do outro ilustrando posições sexuais diferentes
BLOG OMENS / Sexualidade
logo da Omens
Escrito por

Seth Zanette

Dr. João Arthur Brunhara Alves Barbosa
Revisado por

Dr. João Brunhara

CRMSP 161.642
Última atualização

18 de abril 2023

Todos querem se sentir bem durante a relação sexual, e é claro que isso envolve não só estar confortável consigo mesmo, mas também sem dor e com segurança. Buscando esse tipo de bem-estar, muitas pessoas com corpos que diferem do padrão imposto socialmente acabam escolhendo ou apenas uma posição para o sexo, ou mesmo se reprimindo na hora de tentar algo novo, por medo de se sentirem desconfortáveis.

Por isso que a Omens vai te mostrar hoje algumas posições sexuais que servem para diferentes tipos de corpos. Todas elas fáceis de praticar e que vão diversificar sua experiência sexual (algumas até se encontram no kamasutra)!

Algumas posições para quem tem mobilidade reduzida


A mobilidade reduzida pode ser temporária, devido a algum tipo de cirurgia ou fratura, ou mesmo permanente, como é o caso de pessoas que convivem com dor crônica ou que são cadeirantes. 

É importante dar visibilidade à noção de que essas pessoas também têm o direito a uma vida sexual ativa e saudável, como todas as outras pessoas. Com a falta de ênfase nos diversos aspectos da vida de uma pessoa que convive com a mobilidade reduzida, principalmente no aspecto da vida sexual, há muito preconceito sobre a questão. Então, falar sobre o assunto é o primeiro passo para uma vida sexual melhor, mais diversificada e mais interessante.

Então, quais posições sexuais tentar quando se tem mobilidade reduzida?

  • Missionário modificado: onde quem penetra fica por cima, e quem tem a mobilidade reduzida pode colocar as pernas nos ombros de quem penetra;
  • Face sitting (Queening): onde com a ajuda de uma cadeira própria para posições sexuais, a pessoa como mobilidade reduzida fica acima do rosto da pessoa parceira para o sexo oral;
  • Love Swing ou Sex Swing (não confundir com a prática sexual entre casais): são cadeiras que podem ser utilizadas para facilitar a prática sexual ou incrementá-la;
  • Usando as mãos: com a pessoa com mobilidade reduzida sentada, utilize as mãos para estimular vulva, clitóris ou pênis.

Uma dica extra: utilize toys e outros aparelhos para o sexo. Não fuja deles, já que, assim como o balanço ou cadeira para o sexo podem te ajudar a se posicionar melhor, existem outros tipos de objetos que ajudam na mobilidade e conforto.

Para gordinhos e gordinhas


Para pessoas que tem o corpo fora do padrão estético socialmente aceito, o sexo pode ser um momento constangedor ou bastante desconfortável, mas não precisa ser assim

Existem diversas posições que podem tornar a interação sexual segura, confortável e diversificada. Vamos ver algumas delas abaixo:

O homem gordinho como dominante

Uma das principais dificuldades, quando se é uma pessoa gorda que quer assumir uma posição dominante, diz respeito ao peso imposto acima da pessoa parceira. Sobre esse assunto existem milhares de piadas absurdas, e pouca informação sobre como lidar com o assunto.

Para resolver esse tipo de problema, algumas posições para homens gordinhos que desejam ser dominantes são, por exemplo:

  • Cachorrinho: onde quem penetra fica atrás da pessoa parceira, que está posicionada apoiando-se nas mãos e nos joelhos “de quatro”;
  • Frango assado: onde quem penetra se posiciona entre as pernas da pessoa parceira que está deitada de costas na cama;
  • Borboleta: onde quem penetra está em pé, fora da cama, e a pessoa parceira se encontra deitada, com as pernas no limite da cama.

Gordinho por baixo!

Para aqueles que gostam mais de ficar em baixo, existem muitas posições a serem tentadas. O ideal é conseguir um apoio para o pescoço nas posições em que exigirem estar semilevantado, assim você poupa a sua coluna.

  • Coelhinho: onde quem penetra está sentado com as costas apoiadas e a pessoa parceira se encontra ajoelhada, com as pernas de quem penetra no meio das suas;
  • Cavalgada: onde a pessoa parceira se senta no colo de quem vai penetrar, que está sentado com as costas apoiadas.

A mulher gordinha como dominante

Para as mulheres, ter um corpo fora dos padrões estéticos sociais pode impactar e muito na autoestima. Assumir uma posição dominante durante o sexo pode ajudar a construir uma melhor confiança sobre si mesma. Algumas posições sexuais em que isso é possível são:

  • Cowgirl: onde quem será penetrado se senta em cima do corpo de quem penetra, que está deitado na cama;
  • Reverse Cowgirl: a mesma posição anterior, só que quem se senta acima está com a parte frontal do corpo virada para os pés do parceiro;
  • Lap dance: onde a pessoa que vai penetrar se senta em uma cadeira e quem será penetrado se senta no colo do parceiro.
  • Posição Bônus: espanhola, uma posição em que se posiciona o pênis da pessoa parceira entre os seios para masturbação.

A gordinha por baixo!

Enfim, e quando se gosta de ficar por baixo? Além das posições que falamos no tópico “ O homem gordinho como dominante”, existem algumas posições em que o dominante é o parceiro e que facilitam a perda do controle. Para aquelas que gostam desse tipo de sensação, o indicado é testar as posições:

  • Pretzel em pé: onde a pessoa que penetra se encontra em pé, fora da cama, e a pessoa penetrada fica de lado, perto dos limites da cama, com as pernas abertas. O parceiro que penetra deve segurar e apoiar uma das pernas abertas no próprio corpo.
  • Ajoelhado e em V: onde a pessoa que penetra se encontra ajoelhada e a pessoa penetrada abre as pernas em formato de V.

E para a pessoa que está grávida?


Pessoas grávidas também podem ter uma vida sexual ativa e diversificada. É comum que gestantes experimentem de forma mais intensa e diferente o seu prazer sexual, portanto tanto a culpa como o desconforto devem estar bem longes desse processo. Os momentos de intimidade podem ser seguros e prazerosos para todos desde que se tente outras posições.

Indicações

Algumas posições vão ser mais fáceis durante os primeiros trimestres e outras mais adequadas aos últimos. O que é importante saber é que os hormônios também podem variar bastante durante a passagem dos meses. Então, não é nada estranho que a libido também flutue bastante. 

Use e abuse do sexo oral: além de deixarem todos mais confortáveis, não exige muito esforço e garantem prazer sexual.

Os toys também são mais que permitidos: todos eles desde que sejam feitos com materiais seguros para o corpo; inclusive aqueles que são de uso interno, como dildos, por exemplo. Lembre-se de sempre limpar todos os toys após o uso.

Agora, vamos às posições indicadas e praticáveis para gestante:

  • Por trás: onde a pessoa gestante fica apoiada em mãos e joelhos, com a pessoa parceira penetrando por trás;
  • De conchinha: uma posição que gera muita intimidade, onde ambos os parceiros estão deitados de lado, abraçados;
  • Em pé: onde a pessoa gestante pode se apoiar de frente na parede, e quem penetra pode se posicionar atrás.

Proibições

Durante a gravidez, existem certas precauções a serem tomadas para evitar que a pessoa gestante e o bebê sofram algum impacto. As posições sexuais proibidas para gestantes são, por fim:

  • A posição missionário, onde a mulher fica deitada com o homem em cima, já que nela pode haver compressão da circulação sanguínea, principalmente depois da 20ª semana de gestação;
  • Evitar deitar em cima da barriga, já que algumas gestantes podem achar bastante desconfortável.

Conclusão


Independente do seu tipo de corpo, existem posições sexuais bastante interessantes e diversificadas para tentar. E não esqueça que, para tornar toda a experiência ainda melhor, utilizar lubrificante e praticar o sexo com segurança para evitar ISTs é imprescindível!

COMENTÁRIOS SOBRE “Posições sexuais para diferentes tipos de corpos

  1. João Luiz says:

    Doutor, eu tenho 1.94 e minha parceira tem +- 1.50, teria alguma posição específica que aproveite essa diferença de altura?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?